Jogar futebol com pés chatos: é um problema?










Como regra geral, os pés da maioria das pessoas têm seções distintas, ou seja, calcanhares, dedos e arcos e, embora os problemas com as duas primeiras partes mencionadas sejam bastante raros, os problemas com os arcos são relativamente comuns.

Muitas pessoas em todo o mundo sofrem de arcos altos, uma doença que pode fazer com que seus pés pareçam mais altos. Um problema igualmente comum é ter pés chatos, que é o oposto de ter arcos altos.

As pessoas que sofrem de problemas nos pés geralmente se perguntam se isso afetará sua capacidade de praticar certos esportes, especialmente esportes como futebol, que exigem o uso constante dos pés.

Hoje veremos mais de perto o que são os pés chatos, se algum profissional sofre com eles, formas de limitar seu impacto e o quanto isso afeta a capacidade de desempenho dos jogadores de futebol.

Ter pés chatos não afeta muito sua capacidade de jogar futebol, você pode ocasionalmente sentir dores e desconfortos, mas estes podem ser controlados comprando palmilhas que foram especialmente projetadas para pessoas com pés chatos. Muitos jogadores famosos sofrem de pés chatos, incluindo Luis Figo, Karim Benzema e Diego Costa.

O que são pés chatos?

Para entender completamente se ter pés chatos é um problema em termos de jogar futebol, devemos primeiro entender exatamente o que são. Para começar, ter pés chatos é um problema incrivelmente comum que não é uma ameaça à vida de forma alguma, eles também não alteram particularmente a vida.

A condição em si é causada por um problema nos arcos dos pés, nos quais eles são naturalmente mais baixos do que o normal. Quando a pressão é aplicada na base do pé ao caminhar ou correr, o pé parece achatar mais do que os outros.

Isso pode causar algum desconforto para aqueles que sofrem da doença e, em alguns casos extremos, pode levar a complicações adicionais nos tornozelos e no equilíbrio (no entanto, isso é muito raro).

Na maioria das vezes, o pé chato é algo que ocorre quando você é muito jovem; portanto, se você estiver lendo isso em nome de uma criança pequena, é possível que ela supere a condição quando atingir cerca de 6 anos de idade. Claro, se você estiver preocupado com seu filho, consulte um médico imediatamente.

Para aqueles que não superam a condição ou a desenvolvem mais tarde na vida, é um problema vitalício que pode ser controlado de várias maneiras que discutiremos mais adiante neste artigo.

Algum jogador profissional tem pés chatos?

Como já mencionamos, ter pés chatos é um problema muito comum na sociedade e os jogadores de futebol não fogem a essa regra.

Alguns dos maiores atletas de todos os tempos lutaram contra os pés chatos, mesmo antes do desenvolvimento de palmilhas que podem combater o problema. Talvez o esportista mais notável de todos os tempos a sofrer com os pés chatos seja a lenda do sprint americano Jesse Owens.

Em termos de grandes jogadores de futebol que jogaram com pés chatos, alguns dos mais famosos que o fizeram são Luis Figo, Karim Benzema e Diego Costa (entre muitos outros).

É claro que os atletas profissionais têm acesso a equipamentos e fisioterapia de melhor qualidade do que o Joe comum, mas o ponto principal é que essas pessoas ainda chegaram ao topo de seu esporte enquanto lutavam com pés chatos.

Ter pés chatos torna o equilíbrio um pouco mais complicado para esses jogadores e, como tal, é algo que eles precisam treinar regularmente para acompanhar seus companheiros de equipe. Se você está lutando com seu equilíbrio, tente atividades como traves de equilíbrio para trabalhar nele sem nenhum custo.

Maneiras de limitar os impactos

Existem várias maneiras de evitar que os impactos de ter pés chatos se tornem um fator limitante em sua vida ou carreira esportiva, sendo a principal delas encontrar as palmilhas certas para suas chuteiras e tênis.

Essas palmilhas funcionam apoiando a base dos pés mais do que as palmilhas normais. Ao fornecer maior amortecimento à medida que você aplica pressão na base dos pés, a quantidade de dor e fadiga acumulada deve ser reduzida.

Dada a natureza individual dos pés chatos, muitas vezes pode levar algumas tentativas para encontrar as palmilhas certas para você e, como tal, a paciência é uma coisa importante a considerar ao comprá-las.

Se seus pés chatos estão se tornando um grande problema em sua vida, também existem maneiras mais extremas de corrigi-los. Um procedimento conhecido como cirurgia de reconstrução do pé chato pode reconstruir o arco dos pés, alterando a posição e a forma dos ossos e tendões do pé.

Este procedimento pode ser caro nos EUA e levará até 12 semanas para se recuperar parcialmente e até um ano antes de você estar totalmente recuperado, portanto, certifique-se de ter certeza antes de se comprometer com a operação.

Quais são as melhores palmilhas para pés chatos?

Há uma grande variedade de opções quando se trata de comprar palmilhas para pés chatos, no entanto, algumas são muito caras quando não precisam ser para pessoas comuns.

A melhor opção para quem simplesmente quer jogar futebol em um nível casual são as palmilhas esportivas Scholl, pois podem ser compradas por cerca de US $ 10 a US $ 20 o par e cortadas em casa para caber em qualquer tipo de calçado de sua preferência. Você pode verificar o preço atual na Amazon aqui.

As palmilhas funcionam fornecendo uma camada de gel acolchoado sob a base dos pés, ajudando a reduzir o acúmulo de pressão e, com sorte, limitando o desconforto.

Espero que este pequeno guia tenha ajudado a familiarizá-lo com o que são os pés chatos, bem como com o fato de que eles não afetam sua capacidade de jogar futebol em nível casual ou profissional.

Conforme expresso anteriormente neste artigo, não tenha medo de procurar assistência médica se seus pés chatos estiverem causando muita dor e desconforto.