É mais fácil marcar na La Liga do que na Premier League?

É mais fácil marcar na La Liga do que na Premier League?










Para muitos fãs de futebol, a Premier League é a “liga mais competitiva do mundo”. No entanto, isso é muito controverso. A La Liga é frequentemente referida como a liga com maior pontuação e pontuação nas principais ligas da Europa.

Muitos torcedores afirmarão que é mais fácil marcar gols na La Liga do que na Premier League. Normalmente este argumento surge quando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo marcam números incríveis de golos na Premier League. Este argumento também é apresentado por alguns torcedores de Cristiano Ronaldo que afirmam que, como ele teve uma taxa de gols absurda durante sua passagem pela Espanha, deve ser definitivamente mais fácil marcar na La Liga.

Agora vamos descobrir a verdade usando fatos e estatísticas. É mais fácil marcar na La Liga da Premier League?

1. Os artilheiros da La Liga também são os artilheiros da UCL

Da temporada 2008/2009 da Liga dos Campeões até a temporada 2018/2019, todos os artilheiros vieram do campeonato espanhol. Você pode facilmente adivinhar os dois jogadores que dominaram a Chuteira de Ouro da UCL nos últimos 10 anos. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar são os artilheiros da Liga dos Campeões há uma década.

Houve outros grandes atacantes da Premier League naquela década que jogaram na Liga dos Campeões. Artilheiros comprovados como Didier Drogba, Sergio Aguero, Wayne Rooney, Robin Van Persie e Mohammed Salah, mas nenhum deles chegou perto de Ronaldo ou Messi.

Se foi fácil marcar na La Liga, porque é que estes jogadores da La Liga ainda dominavam a Europa?

2. Os artilheiros de ambas as ligas, à frente de Messi e Ronaldo

Agora vamos ver quem marcou nas duas ligas antes de Lionel Messi e Ronaldo se destacarem.

Voltamos aos 16 anos antes de Messi ganhar a Chuteira de Ouro em 2009. Da temporada 1992/1993 à temporada 2007/2008 foram 16 temporadas. Nessas 16 temporadas, os jogadores da Premier League superaram os jogadores da La Liga sete vezes, enquanto os jogadores da La Liga também superaram os atacantes da EPL sete vezes. Duas vezes os artilheiros de ambas as ligas alcançaram a mesma porcentagem de gols.

De 1992/1993 a 2007/2008:

Jogadores EPL marcaram mais = 7 vezes

Os jogadores da La Liga marcaram mais = 7 vezes

Ambos terminaram com gols iguais = 2 vezes.

Agora, se era mais fácil marcar na La Liga do que na Premier League, então por que os jogadores da Premier League e da La Liga estavam no mesmo nível de pontuação antes da era Messi e Ronaldo?

3. Jogadores da La Liga

Existem alguns jogadores que passaram da La Liga para a Premier League e alcançaram melhores resultados em Inglaterra do que em Espanha.

Sergio Aguero é sem dúvida um dos maiores jogadores que já jogou na Premier League. No entanto, ele já foi jogador da La Liga.

Quando jovem atacante, foi contratado pelo Atlético de Madrid por colossais 23 milhões de euros. Passou cinco temporadas no Atlético, marcando 20 golos na sua temporada de maior goleador (2010/11). Ele se mudou para o Manchester City no verão e marcou 23 gols em sua primeira temporada na Premier League.

Na Espanha, Fernando Torres marcou 20 gols em sua melhor temporada, 2003/04. Ele se mudou para o Liverpool em 2007 e marcou 24 gols em sua primeira temporada pelos Reds. No entanto, as lesões nas duas temporadas seguintes limitaram seu número a 14 e 18.

Santi Cazorla jogou nove temporadas na La Liga antes de se transferir para o Arsenal, na Inglaterra. Durante sua passagem pela Espanha, ele nunca marcou mais de 9 gols. No entanto, ele marcou 12 gols em sua primeira temporada na Inglaterra.

E Alexis Sanchez? Nas três temporadas de Sanchez no Barcelona, ​​ele marcou um total de 39 gols; No entanto, ele marcou 53 gols nas três primeiras temporadas na Inglaterra.

Michu foi o artilheiro do Swansea na temporada 2012–13, com 18 gols em 35 jogos. No entanto, ele jogou pelo Rayo Vallecano na temporada passada e marcou apenas 15 gols em 37 jogos.

O mesmo vale para jogadores como Fernando Llorente, David Silva, Rafael Van der Vaart e Yaya Toure, que alcançaram melhores resultados na Premier League do que na Espanha.

4. Melhores marcadores da Liga Europa

Nos últimos dez anos da UEFA Europa League, dois jogadores da La Liga ganharam o prémio de melhor marcador. No mesmo período, dois jogadores da Premier League também se tornaram artilheiros da segunda competição europeia.

Diploma

Obviamente não é mais fácil marcar na La Liga do que na Premier League. A pontuação depende da qualidade do jogador e da equipe. No início da década de 1990, Alan Shearer, do Newcastle, dominou os gols, enquanto em meados e no final da década de 1990 Ronaldo de Lima e Raul dominaram os gols.

No início dos anos 2000 foi Thierry Henry quem marcou mais pontos. Portanto, seria errado dizer que é mais fácil marcar na La Liga.