Como os proprietários de clubes de futebol ganham dinheiro?












O dono do clube é uma das pessoas mais poderosas do futebol moderno. Além de controlar os recursos financeiros do clube, o proprietário também pode determinar o destino de um clube por meio da quantidade de investimentos que faz e da gestão financeira de seu clube. Alguém como o proprietário do Chelsea FC, Roman Abramovic, mudou completamente a sorte do clube do oeste de Londres para melhor. Os seus investimentos na aquisição de grandes talentos do futebol e na aquisição dos serviços dos melhores treinadores de futebol transformaram os Blues de um clube intermédio em verdadeiros candidatos ao título, tanto a nível interno em Inglaterra como na Europa. É claro que ser presidente de um clube não é um empreendimento de caridade, pois o proprietário deseja ganhar algo com suas despesas financeiras significativas no clube. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as cadeiras do clube ganham dinheiro.

Aumento do valor das ações

A maioria dos sites europeus estão integrados nos sistemas do mercado financeiro em todo o continente. Quando um clube se sai bem na conquista de troféus e na qualificação para competições importantes, o preço das ações desse clube tende a subir, o que só pode ser uma boa notícia para o maior investidor do clube, o proprietário. Alguém como o referido Abramovich certamente ganhará muito com o preço das ações do Chelsea, que teria aumentado de valor em relação a quando ele comprou o clube pela primeira vez.

Use o futebol com negócios existentes

Muitos proprietários de futebol são empresários independentes e dirigem várias empresas aqui e ali. Para aumentar os seus outros investimentos, os presidentes dos clubes por vezes utilizam a popularidade e o grande número que o seu clube atrai para comercializar o seu negócio, garantindo maior exposição e lucro para o seu negócio principal. O falecido presidente do Leicester City, Vichai Srivaddhanaprabha, era proprietário da King Power, uma série de lojas duty-free. A associação do acordo com o Leicester City, especialmente após a conquista da Premier League inglesa, teria tido um impacto positivo no King Power. Isto leva a lucros maiores para a empresa e, inevitavelmente, para o proprietário.

Sheikh Mansour comprou o clube de futebol Manchester City do ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra em 2008. Este negócio trouxe lucros maiores para sua empresa, o Abu Dhabi United Group.

Venda de Ativos/Clube

O proprietário também pode ganhar um bom dinheiro vendendo os ativos do clube ou o próprio clube inteiro. O ex-proprietário do Chelsea, Ken Bates, ganhou uma boa quantia quando vendeu o Chelsea para Roman por £ 18 milhões em 2003, em comparação com o valor pelo qual havia comprado o clube no passado por £ 1.

Rentabilidade melhorada

Essa é uma explicação bastante simples. Se o clube de futebol ganha um bom dinheiro ano após ano com mercadorias, ofertas comerciais e vendas de ingressos, a lucratividade do clube aumenta, o que por sua vez significa melhores salários para o presidente do clube. Em 2011, a Qatar Sports Investments comprou o Paris Saint-Germain. Nasser al-Khelaifi, empresário do Catar, foi eleito presidente. Ele transformou completamente o clube ao atrair para o clube grandes estrelas como Neymar, Ibrahimovic, Cavani, Sergio Ramos e Kylian Mbappe e também conquistou 13 troféus de futebol. Isto aumentou os lucros do PSG e do seu proprietário.