Como funcionam as Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA?

Como funcionam as Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA?










A cada quatro anos, a Copa do Mundo da FIFA cativa a atenção do mundo inteiro. Os fãs torcem por seu país de origem se eles se classificarem. Se seu país de origem não se classificar, eles escolhem um lado para apoiar e assistir até o final.

Chegar à Copa do Mundo propriamente dita é uma conquista por si só. Cada país que faz parte da FIFA tem uma chance de se classificar antes do torneio.

O processo demora um pouco, mas os organizadores acreditam que os melhores dos melhores participam do torneio definitivo a cada quatro anos.

As eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA funcionam da seguinte forma (UEFA):

  • Fase de grupos: 10 grupos de 5 ou 6 equipes, cujos vencedores se classificam para a Copa do Mundo da FIFA.
  • Fase de play-off: 12 equipes (10 segundos colocados na fase de grupos + 2 melhores vencedores de grupos da Liga das Nações) Essas 12 nações serão divididas em 3 chaves. Para se qualificar, uma equipe precisa vencer 2 partidas de play-off (semifinal e final).
  • Os anfitriões são qualificados diretamente e não precisam se qualificar

Como são determinados os anfitriões da Copa do Mundo?

Antes de pular para as qualificações, é importante entender o que acontece antes que essa parte da Copa do Mundo comece. A escolha do anfitrião para uma Copa do Mundo acontece anos antes de ela acontecer. Por exemplo, o anfitrião da Copa do Mundo de 2022 foi oficialmente escolhido em 2009.

Há muito trabalho que precisa ser concluído antes de um dos maiores eventos esportivos. Isso significa dar a cada cidade-sede bastante tempo para acertar tudo.

Cada Copa do Mundo tem algumas candidaturas diferentes para sediar que são reduzidas com rodadas diferentes. Como exemplo, para a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2022, Catar, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Austrália estavam todos na disputa. A Austrália foi a primeira a ser eliminada, seguida pelo Japão e Coreia do Sul. Tudo se resumiu ao Catar nos Estados Unidos, com o Catar vencendo por 14 a 8.

Suborno e corrupção fazem parte do processo de seleção há algum tempo. Isso levou a muitas controvérsias, principalmente nos últimos tempos com a Copa do Mundo de 2022.

O Catar ganhou a oportunidade de sediar o torneio apesar de não ter uma rica história no futebol como todos os outros anfitriões anteriores. Mais tarde, foi descoberto que eles subornaram autoridades para consideração como uma jogada para ganhar dinheiro.

Qualificações para a Copa do Mundo da FIFA

O processo de qualificação para qualquer Copa do Mundo da FIFA é como os fãs descobrem quais 31 países se juntarão ao anfitrião. Há seis confederações e 206 países competindo por essas vagas.

A distribuição de vagas para cada confederação permanece a mesma desde 2006. Ela se divide da seguinte forma:

  • Hospedar: 1
  • UEFA: 13
  • CLARO: 0-1
  • CONMEBOL: 4-5
  • CONCACAF: 3-4
  • CAF: 5
  • AFC: 4-5

Cada confederação tem sua copa de qualificação para ver quem iria para a Copa do Mundo. Tudo é determinado com base na posição na tabela depois que os times se enfrentam.

Quando chegou ao fim, houve um playoff interconfederacional para determinar as duas vagas finais. Recentemente, eles jogaram no local real da Copa do Mundo. Essas partidas têm implicações enormes, pois podem fazer ou quebrar a janela de quatro anos para um país.

Dividindo-se em grupos da Copa do Mundo

Depois que todos os times se classificarem, o próximo passo é criar os oito grupos para a Copa do Mundo. A Copa do Mundo da FIFA de 2022 é o último torneio a ter 32 times classificados. A partir de 2026, 48 times participarão da Copa do Mundo. Isso tornará a parte do agrupamento um pouco mais complicada, mas as autoridades já discutiram os planos para isso.

Para dar início oficial à Copa do Mundo da FIFA, todos os 32 times se misturam para formar oito grupos. Embora seja aleatório até certo ponto, a FIFA faz algumas coisas para manter a justiça. Por exemplo, oito times (mais o país anfitrião) recebem sementes para que não sejam colocados no mesmo grupo. Geralmente, são os melhores dos melhores do último ano ou dois de competição internacional.

Depois disso, os times restantes são colocados em potes diferentes para espalhar o talento o máximo possível. As regras incluem tentar limitar cada grupo a dois times europeus cada, e não mais do que um de cada confederação.

Mesmo com todas essas regras em vigor, sempre haverá um ou dois grupos que parecem muito mais durões do que os demais. Esses grupos geralmente recebem o rótulo de “O Grupo da Morte”.

Como acontece a Copa do Mundo da FIFA de verdade?

Os 32 times são divididos em oito grupos diferentes para jogar o que é chamado de fase de grupos. Cada time joga contra os outros três em um grupo, com pontos concedidos com base em vitórias, derrotas e empates. Os dois melhores times avançam para a fase eliminatória, com a diferença de gols e o número de gols marcados como os dois principais critérios de desempate se o total de pontos for par.

Quando o torneio chega à fase eliminatória, o melhor classificado de um grupo joga contra o segundo colocado de outro grupo. Por exemplo, o vencedor do Grupo A joga contra o segundo colocado do Grupo B. Isso significa que, na primeira rodada da fase eliminatória, os vencedores dos grupos nunca se enfrentam.

Como o vencedor e o segundo colocado vão para lados opostos da chave, a única maneira de dois times do mesmo grupo jogarem um contra o outro é se chegarem à final. Esse formato ajuda a manter tudo o mais equilibrado possível.

A FIFA algum dia expandirá a Copa do Mundo?

A FIFA expandiu o torneio da Copa do Mundo algumas vezes em sua história. Eles estão planejando e já anunciaram uma expansão para a Copa do Mundo de 2026 também.

Contanto que crie mais dinheiro, a FIFA sempre estará aberta a trazer novos times para a mistura. Eles não querem tornar o torneio muito longo, então pode haver um máximo em algum momento.

Ao mesmo tempo, ter mais países envolvidos na esperança de ganhar nunca é algo ruim. Mesmo que percam a esperança depois da primeira semana com uma derrota, isso faz com que as pessoas sintonizem e prestem atenção.

A qualificação da FIFA é algo importante?

Apenas alguns países a cada ano podem presumir que chegarão à Copa do Mundo. No entanto, os times precisam cuidar dos negócios para não ficarem de fora do maior torneio.

A Europa pode parecer um caminho particularmente fácil para chegar à Copa do Mundo, já que eles recebem 13 lances automáticos. No entanto, apenas na última Copa do Mundo, a Itália foi excluída do torneio. Os lances começam a ir bem rápido, e alguns resultados ruins podem levar a um momento muito embaraçoso.

A maioria dos torneios de qualificação da FIFA obtém classificações muito boas, pois os países querem apoiar seus times na Copa do Mundo. Pode não ter o apelo internacional que a Copa do Mundo por si só terá, mas eles geralmente são bem frequentados.

Pensamentos finais

Seria impossível ter uma verdadeira Copa do Mundo com todos os 200+ países ao mesmo tempo. A qualificação permite que a nata suba ao topo. A maioria das pessoas sente que 32 times fazem um bom trabalho representando o melhor dos melhores, mas 48 devem resolver quaisquer problemas marginais.

Mesmo mudando para 48 times, as eliminatórias da Copa do Mundo ainda terão implicações enormes. Países tentando fazer sua primeira Copa do Mundo de repente terão uma chance muito melhor a partir de 2026.