Como funcionam as academias de futebol?

Como funcionam as academias de futebol?










Agora é prática comum para a maioria dos clubes de futebol profissional criar academias onde jovens jogadores são treinados para se tornarem futuras estrelas do futebol. Seus processos variam de clube para clube, mas como funcionam exatamente?

O que são academias de futebol?

Antes de nos aprofundarmos em como as academias de futebol realmente funcionam, o que exatamente elas devem fazer? No sentido mais amplo, pode-se dizer que as academias de futebol são uma espécie de escola de aperfeiçoamento para jovens jogadores de futebol. Lá eles aprendem os fundamentos do jogo sob a supervisão de treinadores e profissionais treinados e experientes, cujo objetivo é desenvolver o talento bruto que existe na maioria desses jovens jogadores. Além dos exercícios regulares de futebol e dos jogos práticos, os jogadores também aprendem disciplinas regulares, como nas instituições de ensino normais. Isso significa que eles têm uma vasta experiência acadêmica. Essas academias costumam ter internato, mas existe a opção de a criança participar dos programas em casa.

Gols das academias de futebol

O principal objetivo das academias é produzir as próximas superestrelas, geralmente para o benefício do clube que administra a academia. Devido ao facto de o mercado de transferências tender a ser inflacionado hoje em dia e os jogadores serem vendidos a preços ridiculamente elevados, é mais rentável para os clubes desenvolverem os seus próprios jovens talentos que eventualmente substituirão os membros estabelecidos da selecção nacional sénior.

Clubes como Ajax Amsterdam, Barcelona e Bayern Munique são bons exemplos disso. Essas equipes normalmente promovem muitos de seus jogadores da academia para o time principal, para acostumá-los a competir em alto nível, para que possam ser úteis ao clube por muitos anos.

Financeiramente, possuir uma academia tem suas vantagens, pois nem todo jovem jogador chega ao time titular do clube, podendo ser adquirido por outros clubes menores onde pode ganhar tempo de jogo e se desenvolver.

As academias também ajudam a familiarizar os jovens jogadores com a cultura futebolística do clube, para que o estilo de jogo e a identidade do clube continuem a ser mantidos. As academias normalmente procuram jovens talentos localmente, embora algumas possam procurar crianças de todo o mundo. Lionel Messi é um exemplo perfeito disso. O Barcelona descobriu o argentino quando ele tinha apenas 10 anos em sua cidade natal, Rosário, e o trouxe de volta ao Camp Nou. Eles deram a ele o melhor treinamento de futebol e cuidados médicos, o que ajudou a torná-lo um dos melhores jogadores que o mundo já viu.

Freqüentemente, espera-se que os jogadores das academias de futebol progridam no clube e, eventualmente, joguem no time titular.

Em resumo, se você deseja dar ao seu filho ou comunidade uma vantagem inicial no mundo do futebol, escolha uma academia ideal para matriculá-lo e colocá-lo no caminho do estrelato.

  • 7 jogadores de futebol que nunca jogaram em uma academia
  • As 5 melhores academias da MLS
  • As 5 melhores academias de futebol da Nigéria