Assistências no futebol: o guia definitivo












Assistir no futebol: uma visão geral

Algo que jogadores de futebol profissionais e amadores sabem: não se trata apenas de gol. O jogador que recebe a assistência também é fundamental.

Mas, o que é uma assistência e como funciona? Veremos tudo o que você precisa saber neste artigo.

O que é uma assistência no futebol? Uma assistência no futebol é quando um jogador ajuda a marcar um gol passando a bola para o artilheiro. Embora não seja tecnicamente considerado nas Leis do Jogo, na Copa do Mundo FIFA de 1986, a estatística de assistências foi medida pela primeira vez.

Uma nova estatística

Desde que o futebol é jogado de maneira organizada, times e torcedores acompanham todo tipo de coisa. Por exemplo, há uma lista de todos os gols da primeira Copa do Mundo FIFA – que aconteceu em 1930.

A partir daí, foram necessários 56 anos para que alguém começasse a olhar para o jogador que tinha a bola antes do goleador. Mas, claro, foi a FIFA quem começou a rastrear esses armadores.

Soccer Assist: a definição e suas nuances

O que conta como assistência no futebol é muito simples: Um jogador que passa a bola para um companheiro de equipe de forma que leve a um gol recebe uma assistência. Não importa se o goleiro passa por um zagueiro e ele consegue driblar todo o time e marcar, o goleiro ainda será recompensado com uma assistência.

Uma assistência significa simplesmente que eles estavam “ajudando” outro jogador a marcar. No entanto, só é contado quando um passe é feito. Bloquear os defensores ou outras coisas que possam ser a razão pela qual um jogador conseguiu marcar não contará como uma assistência.

Isso também significa que as assistências não são contabilizadas em todos os gols. Se um jogador marcar sem receber a bola de um companheiro, a assistência não será contada. Um jogo de futebol que termina 3-3 pode não incluir 6 assistências; na verdade, pode haver 0 assistências nesse jogo.

Critérios da Copa do Mundo FIFA

O Grupo de Estudos Técnicos da FIFA desenvolveu os primeiros critérios para determinar o que conta como uma assistência.

Os primeiros critérios para o que contava como assistência incluíam seis pontos-chave:

  • Uma assistência é concedida ao jogador que passou a bola para o artilheiro.
  • Em alguns casos, podem ser dadas assistências ao passador e ao penúltimo passador (segunda assistência).
  • Nos gols de bola rebatendo na trave, o jogador que fez o chute original ao gol recebeu uma assistência.
  • Nos gols marcados em cobranças de pênalti, o jogador que sofreu a falta recebeu o crédito pelo ponto. (Isso foi alterado na Copa do Mundo de 1990 para que o jogador que sofreu a falta receba crédito apenas pela assistência).
  • Se um artilheiro marcou sem receber a bola como passe de um companheiro de equipe, nenhuma assistência será concedida.
  • Se o artilheiro aproveitar um passe errado de um adversário, nenhuma assistência será concedida.
  • Na Copa do Mundo de 1994, assistências foram usadas para ajudar a determinar o desempate da Chuteira de Ouro entre Hristo Stoichkov e Oleg Salenko.

    Limitações da Assistência

    A partir do momento em que o passador libera a bola para o eventual artilheiro, não importa quanto tempo decorre entre o passe e o gol. Isso dá ao artilheiro tempo para se posicionar adequadamente e fazer o gol.

    Além disso, se o jogador que recebe a bola dribla os zagueiros, ele ainda mantém a assistência. Não é obrigatório que o passador passe a bola e o recebedor imediatamente coloque o pé sobre ela e chute para o gol. O recebedor pode controlar a bola por quaisquer meios necessários antes de fazer o placar.

    Como os prêmios de diferentes ligas ajudam

    Na Ligue 1 da França, foi concedido um troféu ao jogador com os passes mais decisivos em uma temporada. Esse Troféu de Meilleur Passeur foi concedido desde a temporada 2007-08.

    A Premier League do Reino Unido considera as assistências como parte do Índice Actim de desempenho dos jogadores desde 2006-07. Em 2018, o prêmio Playmaker da Temporada da Premier League foi criado e concedido ao jogador com mais assistências.

    Os nomes dos troféus da Premier League e da Ligue 1 destacam a importância de uma assistência, pois igualam quem recebe a assistência a quem faz a jogada.

    Do outro lado do Atlântico, desportos norte-americanos como o hóquei no gelo e o basquetebol já registavam assistências, por isso, quando as ligas de futebol norte-americanas começaram, também o fizeram. Além disso, o conselho administrativo da faculdade (NCAA) monitora estatísticas de assistência para jogadores de futebol masculinos e femininos em suas diversas divisões.

    Embora não haja um troféu específico distribuído, na temporada de 2024, Carli Lloyd, da Seleção Feminina dos Estados Unidos, teve o maior número de assistências da temporada, com seis.

    Líderes em assistências

    Como a maioria das ligas e torneios monitoram assistências hoje em dia, mesmo que nem todos sigam exatamente os mesmos padrões, os fãs de esportes têm uma ideia sobre quem tem mais assistências em seu nome.

    Os 5 jogadores com mais assistências no futebol da história:

    Jogador Assistências (carreira)
    1. Lionel Messi 358
    2. Luis Suárez 277
    3.Cristiano Ronaldo 272
    4. Thomas Müller 269
    5. Anjo Di Maria 261

    O maior número de assistências em uma Copa do Mundo é, não surpreendentemente, de Pelé. Em uma única Copa do Mundo, ele teve o recorde de nove assistências.

    Jogadores com mais assistências de futebol na Copa do Mundo FIFA:

    Jogador Assistências (Copa do Mundo)
    1. Pelé 10
    2. Lionel Messi 6
    3. James Rodrigues 5
    4. Juan Quadrado 5
    5. Thomas Müller 4

    Ao longo da sua carreira, Cristiano Ronaldo somou 42 assistências nos jogos disputados na UEFA Champions League.

    Jogadores com mais assistências na Liga dos Campeões:

    Jogador Assistências (Liga dos Campeões)
    1.Cristiano Ronaldo 42
    2. Lionel Messi 36
    3. Anjo Di Maria 34
    4.Ryan Giggs 31
    5. Xavi 30

    Na Premier League, o jogador do Manchester United Ryan Giggs tem o maior número de assistências na carreira em jogos da PL, com 162.

    Jogadores com mais assistências na Premier League:

    Jogador Assistências (Premier League)
    1.Ryan Giggs 162
    2. Cesc Fábregas 111
    3. Wayne Rooney 103
    4. Frank Lampard 102
    5. Dennis Bergkamp 94

    Assistências e Fantasy Sports

    Não há dúvida de que a ascensão das ligas virtuais de fantasia mudou os esportes como os conhecemos. Os fãs interagem com o jogo de uma maneira totalmente nova, e as ligas de fantasia dependem fortemente das estatísticas dos jogadores.

    As regras oficiais da Fantasy Premier League relaxaram os padrões do que é considerado uma assistência em seu programa. Principalmente, os toques inadvertidos dos adversários não descontam automaticamente a assistência se a bola ainda atingir o alvo pretendido.

    Ao considerar uma bola que é cabeceada ou rebatida no peito, o jogador que cabeceia ainda pode receber a assistência se um gol for marcado após o jogador cabecear para a área geral do artilheiro, em vez de passá-la diretamente para o gol. marcador.

    Goleiros e assistências

    Apesar de ocuparem uma posição única na equipa que pode parecer excluí-los desta estatística específica, os guarda-redes também podem obter assistências. É mais raro, mas se um goleiro faz um passe longo para um companheiro de equipe que marca, o goleiro recebe uma assistência.

    Isso geralmente acontece mais tarde no jogo, quando as defesas estão cansadas. Paul Robinson, ex-goleiro de vários clubes da Premier League, detém o recorde do PL de cinco assistências de goleiro na carreira.

    Goleiros com mais assistências:

    Goleiro Assistências
    Paulo Robinson 5
    Pepe Rainha 4
    David Seaman 4
    Tim Howard 3
    Pedro Schmeichel 3

    Assistências e Egos

    No mundo do futebol profissional, certamente existem jogadores que lutam para dar assistências. Não porque sejam tecnicamente incapazes de fazer o passe, mas porque querem acertar o ponto diretamente.

    Porém, alguns dos melhores jogadores do mundo sabem que o jogo depende da união de todos os jogadores para conseguir os gols.

    Em várias ligas europeias, vários jogadores alcançaram o que às vezes é chamado de duplo-duplo, o que significa que têm gols e assistências de dois dígitos em uma única temporada.

    Os seguintes jogadores marcaram o maior número de duplas duplas em 2024. Este feito é ainda mais notável devido ao tempo de jogo reduzido em muitas ligas devido ao COVID-19.

  • Lionel Messi, do Barcelona, ​​marcou 25 gols e 21 assistências, o maior número de qualquer europeu em qualquer liga.
  • Mohamed Salah, do Liverpool, marcou 19 gols e 10 assistências enquanto jogava na Premeir League.
  • Domenico Berardi, da seleção italiana Sassuolo, marcou 14 gols e 10 assistências.
  • Esses jogadores, juntamente com os jogadores mencionados acima, estão entre alguns dos melhores do mundo. A correlação entre grandes jogadores com altos níveis de gols e assistências mostra a maneira como esses jogadores podem deixar seus egos de lado.

    Praticando Assistências

    Embora o futebol não tenha jogadas estruturadas da mesma forma que o futebol americano, os times treinam para cenários que podem então implementar em campo. Ao se posicionarem em relação à bola, os atacantes e meio-campistas podem se preparar para dar assistências e marcar.

    Alguns exercícios têm como objetivo ensinar os jogadores a continuar atacando quando a bola se dirige para o gol. Outros ajudam os jogadores a praticar a consciência situacional em campo.

    As equipes também podem optar por implementar essas jogadas estrategicamente. Ao atrair a defesa para um jogador que normalmente faz uma jogada de gol e depois fazer com que esse jogador passe a bola, isso pode deixar o jogador receptor aberto para marcar.

    Embora cada equipe tenha jogadores mais fortes e mais fracos, o fato é que o futebol é um esporte coletivo que depende de uma equipe que joga em conjunto com um objetivo comum.

    O crescente interesse em rastrear assistências mostra que o jogo é muito mais do que apenas a pessoa que coloca a chuteira na bola e a coloca no fundo da rede.