As 10 melhores finais da Copa do Mundo FIFA












Disputar a Copa do Mundo da FIFA é o sonho de todo jogador de futebol e vencê-la é o ponto alto de sua carreira. É por isso que todos os países lutam para chegar à final e, finalmente, ganhar a taça.

A final da Copa do Mundo é o último jogo da competição e o resultado determina qual país será declarado campeão mundial.

Se o placar estiver empatado após 90 minutos do tempo regulamentar, serão adicionados mais 30 minutos de prorrogação.

Se o jogo continuar empatado após a prorrogação, a decisão será na disputa de pênaltis. A equipe vencedora da disputa de pênaltis será declarada campeã mundial.

79 nações participaram pelo menos uma vez nos 21 torneios da Copa do Mundo realizados até agora. Destes, 13 chegaram à final e 8 venceram.

A final da Copa do Mundo FIFA é sempre repleta de momentos memoráveis. Houve vitórias tardias, reviravoltas emocionantes e momentos polêmicos em um jogo que imortalizou os vencedores.

Neste artigo, o TOP SOCCER BLOG apresenta as 10 melhores finais de Copa do Mundo do ranking. Nossa classificação das melhores finais da Copa do Mundo da FIFA é baseada nas apostas, no entretenimento e nos eventos do jogo.

10. Argentina – Alemanha 0:1 (2014)

A final da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil foi disputada diante de 74.738 torcedores e mais de um bilhão de telespectadores.

Depois de um empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, o jogo foi para a prorrogação, com a Alemanha finalmente desfazendo o empate no segundo tempo.

Mario Götze, que entrou como reserva pouco antes do final do tempo regulamentar, recebeu com o peito um cruzamento de André Schürrle da esquerda e chutou para a rede com um voleio de esquerda para dar à Alemanha uma vitória por 1-0.

Foi uma grande dor para Lionel Messi e seus companheiros argentinos, que perderam dolorosamente a final.

9. Brasil – Alemanha 2-0 (2002)

Quatro anos após a derrota na final de 1998, Ronaldo e o Brasil avançaram a todo vapor na Copa do Mundo de 2002.

A Seleção estava em sua melhor forma e desmantelou todos os times que enfrentou no caminho para a final.

O Brasil venceu a final contra a Alemanha por 2 a 0. Ronaldo marcou os dois gols merecidos. As memórias da derrota de 1998 desapareceram.

Esta foi uma das melhores finais de Copa do Mundo, pois contou com futebol divertido e gols impressionantes.

8. Holanda – Espanha 0-1 (2010)

A Espanha também venceu a primeira Copa do Mundo na África pela primeira vez.

A final foi contra uma agressiva equipe holandesa e empatou aos 90 minutos.

A prorrogação se aproximava e a tensão aumentava. Espanha e Holanda se enfrentaram e colecionaram cartas.

No final do segundo tempo da prorrogação, a Espanha assumiu a liderança graças a um gol poderoso de Andrés Iniesta, que partiu o coração dos holandeses.

7. Brasil – França 0-3 (1998)

As finais do Campeonato Francês de 1998 foram memoráveis, mas não pelos motivos certos.

A França nunca havia vencido uma Copa do Mundo antes e a pressão recaiu sobre o país anfitrião ao enfrentar o Brasil e seu atacante Ronaldo.

Era para ser a final de Ronaldo, pois ele brilhou durante todo o torneio. Mas um certo Zinedine Zidane não quis nada com isso e dominou o jogo.

Antes do jogo havia especulações sobre a saúde de Ronaldo, que inicialmente não fazia parte do onze titular do Brasil, mas foi reintegrado ao time pouco antes do início do jogo.

No entanto, o craque parecia uma sombra de si mesmo durante todo o encontro, assim como seus demais companheiros, que ficaram visivelmente afetados pelo ocorrido.

A França assumiu a liderança pouco antes da meia hora, quando Zinedine Zidane saltou sobre Leonardo em um escanteio interno e finalizou de cabeça.

Pouco antes do intervalo, o talismã Zidane marcou outro gol com outra cabeçada de escanteio, dando à França uma vantagem de 2 a 0. Petit marcou o terceiro gol nos acréscimos do segundo tempo para completar a notável vitória da França por 3 a 0.

6. Itália 1:1 (5:3 nE) França (2006)

A final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, não será uma lembrança duradoura para o futebol.

Embora Zinedine Zidane tenha marcado um pênalti logo no início e Marco Materazzi tenha empatado aos 20 minutos, esses dois jogadores criaram um momento de loucura no final do jogo.

Materazzi provocou Zidane dizendo coisas desagradáveis ​​sobre sua irmã. Enfurecido, Zidane derrubou o infame italiano com uma cabeçada em um dos eventos mais infames da história do futebol.

Zidane então recebeu cartão vermelho. Imagens dele passando pelo troféu após ser expulso alcançarão para sempre o status de cult.

Foi um triste final para uma carreira fantástica para o craque francês, que se aposentou do futebol imediatamente após a final da Copa do Mundo.

Com o placar ainda empatado na prorrogação, o jogo teve que ser decidido nos pênaltis. E a Itália venceu na disputa de pênaltis.

O francês David Trezeguet, que marcou o gol de ouro contra a Itália na final do UEFA Euro 2000, foi o único jogador a não converter o pênalti depois que seu chute acertou a trave.

Fabio Grosso marcou o pênalti decisivo e a Itália venceu por 5 a 3.

5. Argentina – Alemanha Ocidental 3-2 (1986)

(Foto de Paul Popper/Popperfoto via Getty Images/Getty Images)

O famoso gol “Mão de Deus” de Diego Maradona ajudou a Argentina a derrotar a Inglaterra nas semifinais e a chegar à final da Copa do Mundo de 1986.

A final contou com a presença de 114.600 espectadores e foi uma das finais de Copa do Mundo mais dramáticas de todos os tempos.

A Argentina dominou a ação desde o início e conseguiu uma vantagem de 2 a 0, mas a Alemanha reagiu de forma incrível e empatou o jogo em 2 a 2.

Um momento brilhante aconteceu aos 83 minutos, quando Maradona colocou a bola perto do meio-campo.

Fez o que muitos consideram o melhor passe da história, preparando o passe de Jorge Burruchaga, que marcou de forma brilhante o golo decisivo.

4. Inglaterra – Alemanha Ocidental 4-2 (1966)

Esta foi possivelmente a final de Copa do Mundo mais polêmica de todos os tempos e sem dúvida a maior, pois teve de tudo um pouco, o que a tornou uma das melhores finais de Copa do Mundo.

Foram marcados muitos gols, a Alemanha marcou no último toque de bola no tempo normal e houve polêmica sobre se o terceiro – e decisivo – gol da Inglaterra havia cruzado a linha do gol ou não.

Até o momento não há nenhuma evidência convincente disso. E a vitória da Inglaterra em casa contra a Alemanha Ocidental ainda é controversa em ambos os países.

Hurst se tornou o primeiro e único jogador a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo FIFA.

3. Alemanha Ocidental – Hungria 3:2 (1954)

Quatro anos depois da espetacular vitória do Uruguai, a República Federal da Alemanha também surpreendeu a Hungria.

A final da Copa do Mundo FIFA de 1954 foi a quinta da história. O jogo foi disputado em 4 de julho de 1954, no Wankdorfstadion, em Berna, Suíça.

A República Federal da Alemanha venceu a extremamente talentosa “Geração de Ouro” da Hungria por 3-2. Foi um dos maiores jogos da história da Copa do Mundo e ao mesmo tempo uma das surpresas mais inesperadas.

Alguns historiadores acreditam que o jogo teve um impacto duradouro na história alemã e húngara do pós-guerra, além do futebol.

Antes da Copa do Mundo, a Hungria estava invicta há quatro anos. Os golos madrugadores de Ferenc Puskas e Zoltan Czibor ajudaram a Hungria a alcançar a esperada vantagem de 2-0.

A Alemanha empatou em 20 minutos, com gols de Max Morlock e Helmut Rahn abalando a confiança da Hungria.

Seis minutos antes do final, Rahn marcou o gol dramático da vitória, que teria muito mais do que apenas significado esportivo para a nação dividida.

Na Alemanha, a final de 1954 é mencionada Milagre de Berna (“O milagre de Berna”).

2. Brasil – Suécia 5:2 (1958)

Segundo Pelé, a seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958 foi a mais talentosa que o país já produziu.

A final aconteceu entre o Brasil e a anfitriã Suécia.

A Suécia assumiu a liderança logo aos 4 minutos, após uma excelente finalização do capitão Nils Liedholm. No entanto, a vantagem não durou muito, já que Vavá empatou apenas 5 minutos depois.

Aos 32 minutos, Vavá marcou mais um gol, dando ao Brasil vantagem de 2 a 1 no intervalo. Aos dez minutos do segundo tempo, o Brasil ampliou a vantagem graças a um gol brilhante de Pelé, de 17 anos.

No segundo tempo, o Brasil abriu vantagem por 4 a 1 graças a gol de Mário Zagallo. A dez minutos do final, Simonsson reduziu a desvantagem para a Suécia, mas já era tarde demais.

Com uma cabeçada nos acréscimos, Pelé selou a vitória do Brasil por 5 a 2.

Este jogo contou com os artilheiros mais jovens e mais velhos de uma final de Copa do Mundo: Pelé (17 anos e 249 dias) e Nils Liedholm (35 anos e 263 dias), respectivamente.

Além disso, a final da Copa do Mundo de 1958 também detém o recorde de maior número de gols marcados em uma final de Copa do Mundo.

1. Uruguai – Brasil 2-1 (1950)

Um jogo que ficará para a história como o “Maracanazo” porque foi disputado no Estádio do Maracanã, no Brasil. É sem dúvida a melhor final de Copa do Mundo de todos os tempos.

O povo brasileiro aceitaria tudo menos a derrota e estava ansioso para ver seu time ser coroado campeão mundial em casa.

Um público recorde de 210 mil pessoas lotou o estádio para assistir a um jogo onde se esperava apenas uma vitória brasileira. Na verdade, o público oficial foi de 173.850 pessoas, e o Maracanazo pode deter o recorde de jogo de futebol mais assistido de todos os tempos, com mais de 200 mil espectadores.

A torcida brasileira comemorou antes do jogo e cantou canções de vitória. Um jornal local até parabenizou a equipe pelo triunfo antes do início do jogo.

Isso irritou o capitão uruguaio Obdulio Varela, que comprou o maior número possível de exemplares do jornal e ordenou que sua tripulação fizesse xixi neles.

O Brasil entrou em clima de vitória e saiu na frente aos 46 minutos. O Uruguai surpreendentemente reagiu, empatou e depois marcou o gol decisivo.

O Uruguai surpreendeu o Maracanã com um jogo que será lembrado como uma das maiores surpresas da história do futebol.

Após o jogo, alguns torcedores brasileiros cometeram suicídio no estádio e vários casos de suicídio foram registrados em todo o país – foi um dos momentos mais sombrios da história do Brasil como nação.

VOCÊ TAMBÉM DEVE SABER:

  • Lista de países que nunca se classificaram para a Copa do Mundo FIFA
  • 10 possíveis futuros anfitriões da Copa do Mundo de 2030 a 2042
  • Lista de países que venceram a Copa do Mundo FIFA
  • Os 10 maiores artilheiros da história da Copa do Mundo FIFA