Pep Guardiola é o melhor treinador da Premier League?

Pep Guardiola é o melhor treinador da Premier League?










As raízes de Pep Guardiola no futebol remontam a 1981, quando começou a jogar no clube juvenil catalão Gimnàstic de Manresa.

Três anos depois, aos 13 anos, chamou a atenção da La Masia, a lendária academia de juniores do Barcelona.

Ele foi recrutado e jogou pela academia por seis anos, eventualmente fazendo sua estreia no time principal sob a liderança do ícone do Barça Johan Cruyff.

Ele foi inicialmente convocado por Cruyff para substituir o suspenso Guillermo Amor antes de se tornar titular titular na temporada 1991/92.

Guardiola foi parte integrante da equipe que conquistou os troféus da La Liga e da Copa da Europa naquele ano e tornou-se parte integrante do famoso 'Dream Team' de Cruyff durante sua passagem de oito anos no Camp Nou.

Guardiola jogou mais de 300 vezes pelo Barcelona em todas as competições antes de se transferir.

Embora sua carreira de jogador depois do Barça tenha sido relativamente tranquila, foi somente no final que ele começou a aprender sobre o lado técnico do futebol.

Apesar de saber que queria treinar com Bobby Robson em 1997, Guardiola cita seu amigo e técnico do clube mexicano Dorados, Juan Manuel Lillo, como uma de suas maiores influências.

Depois de se aposentar do futebol, voltou ao Barcelona para treinar o time B, onde passou apenas uma temporada antes de substituir Frank Rijkaard como técnico do time principal.

Ele encerrou uma primeira temporada sem precedentes no Barcelona ao vencer a tripla, a primeira equipe espanhola a fazê-lo.

Com apenas 38 anos, ele também foi o treinador mais jovem a vencer a Liga dos Campeões.

O estilo de jogo que utilizou no Barcelona permaneceu com ele até sua transferência para o Manchester City em julho de 2016, quando substituiu Manuel Pellegrini.

O seu futebol altamente disciplinado e baseado na posse de bola tem encantado adeptos e especialistas há mais de uma década, e o seu estilo de treinador tem sido elogiado por jogadores como Thierry Henry, Xavi Hernández e Lionel Messi.

Na verdade, ele é um dos dirigentes de futebol com mais troféus.

Embora o seu currículo falasse por si, muitos se perguntavam se o seu estilo de posse de bola se traduziria no futebol inglês.

Com a liga conhecida por sua fisicalidade, alguns acreditavam que seus times seriam simplesmente pressionados a mudar de tática.

(Foto de Simon Stacpoole/impedimento/impedimento via Getty Images)

No entanto, todos os críticos logo se mostraram errados, já que Guardiola conquistou seu primeiro título da Premier League em sua segunda temporada no clube, e de forma incrivelmente dominante.

No final do ano, eles quebrariam vários recordes, incluindo mais pontos (100), mais vitórias (32), mais vitórias fora de casa (16) e mais gols (106) em uma temporada. Nas apostas esportivas, o City é mais uma vez o favorito para conquistar o título da liga nesta temporada.

Este domínio continuou no lado azul do Manchester, com Pep no comando, conquistando o título da Premier League quatro vezes nas seis temporadas até o momento.

Na verdade, sua primeira temporada desde que ingressou no City é a única sem troféus no Etihad desde sua transferência.

Por mais de meia década, as habilidades de Guardiola como treinador zombaram da “liga mais competitiva do mundo” e levantaram a questão: ele é o maior técnico da Premier League de todos os tempos?

O primeiro nome que está na boca de todos neste debate é, claro, a lenda do Manchester United, Sir Alex Ferguson.

Ele passou incríveis 27 anos em Old Trafford, ganhando 13 títulos da Premier League, três títulos da Liga dos Campeões, cinco títulos da FA Cup e uma série de prêmios individuais.

Como o técnico mais condecorado da Premier League de todos os tempos, há um argumento claro de que ele é o GOAT.

No entanto, não há como negar que Guardiola dominou a Premier League como nenhum outro treinador, como prova esta temporada recorde.

Ele também provou seu valor em todo o continente e teve sucesso no Barcelona e no Bayern de Munique, onde conquistou um total de seis títulos da liga em sete temporadas.

No entanto, há apenas uma coisa que lhe escapou durante a sua passagem pelo Manchester City. Estiveram perto, mas sob a sua liderança ainda não conquistaram o troféu da Liga dos Campeões.

Pep é o troféu de maior prestígio do futebol de clubes e não vence o torneio desde a sua segunda vitória no Barcelona em 2011.

Embora ele tenha afirmado que não está preocupado com a falta de sucesso no torneio desde que se mudou para a Inglaterra, para muitos isso é pelo menos um asterisco na discussão sobre os maiores dirigentes da Premier League de todos os tempos.

Troféu da Liga dos Campeões ou não, suas habilidades como treinador são inegáveis.

Liderar uma equipe que quebrou tantos recordes em sua segunda temporada na Premier League é uma conquista insanamente grande e que dificilmente veremos quebrada, a menos que seja apenas ele.

Jogadores como Ferguson e Wenger podem ter tido uma expectativa de vida maior durante sua gestão, mas Guardiola pode ser o melhor de todos.

Compartilhe no Facebook
Tuitar
Siga-nos
Salvar