As 9 melhores temporadas de jogadores na história do futebol

As 9 melhores temporadas de jogadores na história do futebol










O futebol é, naturalmente, um esporte de equipe, em que cada jogador precisa dar o melhor de si para que seu time tenha uma temporada de sucesso.

Apesar disso, muitas vezes há equipes que são levadas ao triunfo por um jogador que marca mais gols, faz mais desarmes ou defende mais chutes.

Hoje, daremos uma olhada nesses líderes e nas temporadas que eles tiveram, para descobrir quais são as 9 melhores temporadas de futebol de todos os tempos.

9. Andriy Shevchenko – 2000/01

  • País: Ucrânia
  • Clube: AC Milão
  • Posição: Centroavante

Enquanto começamos este artigo alegando que os jogadores dentro dele ajudaram a levar seus times ao sucesso, o primeiro homem da nossa lista simplesmente salvou seu clube da humilhação total. A temporada 2000/01 foi terrível para o AC Milan, eles terminaram em 6º na Série A e nunca pareceram desafiar o Scudetto.

Foi a mesma história na Europa, pois eles foram eliminados na Segunda Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA. A lenda ucraniana, Andriy Shevchenko, foi a luz brilhante durante essa péssima campanha.

O atacante marcou um total de 34 gols em todas as competições, incluindo 24 na Série A. Para referência, o AC Milan marcou apenas 56 gols durante toda a sua campanha no campeonato, o que significa que Shevchenko registrou quase metade dos gols da equipe.

A temporada seguinte foi menos bem-sucedida para Shevchenko, pois ele marcou apenas 17 gols em todas as competições e o time voltou ao top quatro do futebol italiano.

8. Ruud van Nistelrooy – 2002/03

  • País: Holanda
  • Clube: Manchester United
  • Posição: Centroavante

Quando o atacante holandês Ruud van Nistelrooy fez a transferência do PSV Eindhoven para o gigante da Premier League Manchester United, muito já era esperado do seu novo homem. Foi uma era de relativa falta de sucesso para os Red Devils, com o Arsenal se mostrando o mais forte nos últimos anos.

Em apenas sua segunda temporada em Manchester, Van Nistelrooy se tornaria o atacante letal que ele havia sido contratado para ser. O holandês marcou 25 gols na Premier League a caminho de derrotar Thierry Henry na disputa pela chuteira de ouro.

O Manchester United retomaria o título da Premier League no final da temporada, com Van Nistelrooy também ganhando o prêmio de jogador do ano na Inglaterra. Na UEFA Champions League, Van Nistelrooy marcou 12 gols em 9 jogos e seria creditado como o melhor atacante da Europa naquele ano.

7. James Norwood – 2018/19

  • País: Inglaterra
  • Clube: Rovers de Tranmere
  • Posição: Centroavante

Você provavelmente já ouviu falar dos outros jogadores desta lista, pois alguns são lendas do jogo e já atuaram na primeira divisão do sistema de ligas de seus respectivos países. No entanto, às vezes gosto de incluir algumas bolas curvas, e em 7º lugar está o atacante inglês James Norwood.

Norwood jogou pelo Tranmere Rovers, da Liga 2, neste ponto de sua carreira, com o clube de Wirral tendo acabado de ser promovido da Liga Nacional (5ª divisão). Pouco se esperava dos novatos, com seus fãs simplesmente satisfeitos por estarem de volta à Liga de Futebol.

O que se seguiu foi uma temporada um tanto miraculosa na qual Norwood se tornou a ponta de lança. O atacante levou seu time a um 6º lugar e aos play-offs que se seguiram, com Tranmere derrotando Newport County para ganhar a promoção para a League 1.

Norwood terminou a temporada com 34 gols em todas as competições, tornando-se o maior artilheiro de todo o futebol inglês. Suas façanhas lhe renderiam uma transferência para o Ipswich Town no verão seguinte.

6. Dixie Dean – 1927/28

Incorporar de Getty Images

  • País: Inglaterra
  • Clube: Everton FC
  • Posição: Centroavante

Ficamos no Norte da Inglaterra (e outro ex-jogador do Tranmere Rovers) para o 6º colocado em nossa lista, o herói do Everton, Dixie Dean. O atacante inglês teve a melhor temporada da Primeira Divisão que já houve durante a campanha de 1927/28, com ele marcando 60 gols ao longo da temporada.

Este é um recorde que permanece inquebrável até hoje e que dificilmente será igualado, dado o alto nível de competição que existe agora na Inglaterra. Esta é a única razão pela qual Dean não está mais alto nesta lista; o nível era muito mais baixo e, como tal, pode ter sido mais fácil para um homem de sua qualidade marcar gols.

Em termos da campanha geral que seu clube teve, o Everton teve uma das melhores temporadas de sua história. Os Toffees conquistaram seu terceiro título da Primeira Divisão com Dean no centro de tudo, mas esse sucesso não duraria, pois o clube foi rebaixado apenas dois anos depois.

5. Lev Yashin – Temporada 1962/63

  • País: Rússia
  • Clube: Dínamo de Moscou
  • Posição: Goleiro
Jogos Objetivos concedidos Lençóis limpos
27 6 6

O único goleiro da nossa lista hoje, Lev Yashin é sem dúvida um dos maiores a ter jogado entre os postes. O goleiro russo é famoso por usar um boné sempre que pisava em campo, o que o tornou um ícone do jogo por décadas.

Seu melhor ano veio em 1962/63, quando Yashin se tornou o primeiro (e único) goleiro a ganhar o prêmio FIFA Ballon d'Or. Yashin recebeu o apelido de “Aranha Negra” devido à sua incrível habilidade de defesa de chutes, dizem que ele defendeu mais pênaltis do que qualquer outro goleiro na história.

Durante esta campanha, Yashin também brilhou pela União Soviética na campanha da Copa do Mundo da FIFA de 1962. Os soviéticos conseguiram liderar seu grupo, que continha uma equipe da Iugoslávia de aparência forte, antes de eventualmente perderem para o anfitrião Chile na Segunda Rodada.

4.Robin van Persie – 2012/13

  • País: Holanda
  • Clube: Manchester United
  • Posição: Centroavante

Nenhum torcedor gosta de ter seu time acusado de ser um “time de um homem só”, mas talvez os fãs do Manchester United me desculpem por fazer essa declaração sobre a temporada 2012/13 em que conquistaram o título da Premier League.

O atacante holandês Robin van Persie já era um dos melhores atacantes do mundo quando chegou ao clube vindo do Arsenal, mas queria ganhar a Premier League antes de deixar a Inglaterra. O holandês escolheu o United em vez do rival Manchester City e queria provar que estava certo.

Van Persie marcaria alguns dos gols mais importantes para o Manchester United naquele ano, incluindo uma sublime cobrança de falta em seu primeiro clássico de Manchester para dar a vitória aos Red Devils no último minuto.

O United conquistou seu 20º (e último) título da Premier League com van Persie terminando a temporada com 26 gols e ganhando a Chuteira de Ouro e o prêmio de jogador do ano pelo Manchester United.

3. Gerd Müller – 1972/73

Incorporar de Getty Images

  • País: Alemanha
  • Clube: Bayern de Munique
  • Posição: Centroavante

Inegavelmente o maior atacante alemão e da Bundesliga a ter jogado, Gerd Muller fica em 3º lugar na nossa lista por sua incrível campanha de 1972/73. Seu time do Bayern de Munique estava no topo de seu jogo durante esse período, com o lado bávaro sendo o atual campeão da temporada anterior.

Muller já havia marcado uma infinidade de gols pelo clube antes do início desta temporada, mas o que se seguiu é coisa de lenda na Alemanha. O atacante marcou 66 gols em 49 jogos enquanto o Bayern avançava para outro triunfo da Bundesliga da Alemanha Ocidental.

Em Muller também terminaria a campanha como artilheiro, com 11 gols em seu nome. O Bayern teria que esperar até a temporada seguinte para levar a Taça dos Campeões Europeus para casa, já que foi eliminado pelo eventual vencedor Ajax nas Quartas de Final.

2. Cristiano Ronaldo – 2011/12

  • País: Portugal
  • Clube: Real Madrid
  • Posição: Centroavante

Depois de passar alguns anos em Madri, Cristiano Ronaldo realmente se tornou o “CR7” que ele estava destinado a ser. A temporada 2011/12 foi sua melhor com a camisa branca do Real Madrid.

Ronaldo teria a melhor campanha de um jogador do Real Madrid de todos os tempos, a lenda portuguesa marcou 46 gols na La Liga e 60 gols em todas as competições. Junto com esses números impressionantes de gols, Ronaldo também conseguiu 15 assistências para acompanhá-los.

Esses números ajudaram o Real Madrid a conquistar o título na Espanha, com 'Los Blancos' alcançando a marca de 100 pontos e terminando nove pontos à frente do Barcelona em 2º. Foi uma temporada realmente incrível que só poderia ser igualada por um homem…

Listei todas as melhores temporadas da carreira de Ronaldo neste post.

1. Lionel Messi – 2011/12

  • País: Argentina
  • Clube: FC Barcelona
  • Posição: Ponta direita

Aqui estamos então, a melhor temporada que um jogador individual já teve na história do futebol veio na mesma liga e na mesma temporada que o segundo colocado. Lionel Messi teve sua melhor temporada individual em 2011/12.

O maior jogador a pisar em um campo de futebol, o argentino marcaria inacreditáveis ​​73 gols em todas as competições, incluindo 50 na La Liga para levar a chuteira de ouro na Espanha. Não seria o suficiente para impedir o Real Madrid de levar o título, como mencionamos anteriormente, com o Barcelona ficando em 2º lugar.

Na UEFA Champions League, Messi marcaria mais 14 gols quando seu time chegou às semifinais. Foi em competições de copa que o Barcelona provou o sucesso este ano, com eles vencendo a Copa del Rey, a Supercopa da Espanha, a Supercopa da UEFA e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Listei todas as melhores temporadas da carreira de Messi neste post.

O que você acha da nossa lista? Talvez você conheça um jogador do seu time que teve uma temporada ainda melhor e deveria ser incluído.