Futebol: 7 jogos com maior pontuação de todos os tempos

Futebol: 7 jogos com maior pontuação de todos os tempos










Gols vencem jogos, e quanto mais gols você marca, mais o adversário precisa marcar em resposta. É uma declaração bastante óbvia, e tem sido a premissa do futebol por mais de um século; marque pelo menos um gol a mais que o adversário.

Ocasionalmente, surge um jogo que supera as expectativas, mais gols são marcados do que o normal, e um time sai com uma vitória excelente. Os fãs vão para casa felizes porque viram um ótimo jogo; talvez até quatro ou cinco gols tenham sido marcados em uma batalha de ponta a ponta entre dois grandes times.

Em ocasiões realmente raras, há jogos em que o placar parece uma lista telefônica, onde os gols chegam a dois dígitos e um time destrói completamente o outro.

Esses jogos são tão raros que nunca são esquecidos, e hoje vamos falar sobre sete dos jogos com mais gols do futebol profissional; aperte o cinto.

7. Taiti 30 – 0 Ilhas Cook (1971)

O futebol internacional é sempre o auge da carreira de um jogador, o ápice de uma carreira que fez de você um dos melhores jogadores que seu país já produziu.

Este jogo internacional, no entanto, é provavelmente um que os jogadores das Ilhas Cook prefeririam esquecer.

Uma das menores nações da Confederação Oceânica de Futebol, as Ilhas Cook estão, sem surpresa, acostumadas a ser as azarões, mesmo quando jogam contra o poderoso Taiti.

O placar de 30 a 0 certamente levantou suspeitas, já que fez deste jogo um dos jogos com maior pontuação de todos os tempos.

6. Austrália 31 – 0 Samoa Americana (2001)

A Austrália é mais conhecida pelo críquete do que pelo futebol, mas a seleção nacional tem consistentemente produzido jogadores de qualidade que muitas vezes jogaram em algumas das maiores ligas do futebol mundial.

Esperava-se uma vitória fácil nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2001, embora provavelmente não por uma margem tão ampla.

Este placar faz do encontro entre Austrália e Eliminatórias da Copa do Mundo a partida com maior pontuação de todos os tempos.

Para piorar as coisas, a Samoa Americana também recebeu do australiano Archie Thompson o recorde de mais gols em uma partida internacional, com impressionantes 13 gols.

5. Dundee Harp 35 – 0 Aberdeen Rovers (1885)

Você não verá mais o Dundee Harps jogando nas ligas escocesas, mas o clube, agora extinto, faz parte da história do futebol graças a esta incrível vitória sobre o Aberdeen Rovers em 1885.

O jogo ficou tão ridículo que, no final, o árbitro errou na contagem dos gols marcados pelo Dundee e marcou o placar em 37 a 0.

Felizmente, um secretário honesto e provavelmente envergonhado do Dundee Harps informou o árbitro sobre o placar correto. Não que isso tenha feito bem ao Aberdeen Rovers, já que esta é uma das derrotas mais significativas da história do futebol.

Você seria perdoado por pensar que esse placar incrível era tão raro que levaria décadas para ser igualado; você estaria errado porque no mesmo dia, em Arbroath, algo igualmente insano estava acontecendo.

4. Arbroath 36 – 0 Bon Accord (1885)

É isso mesmo, no mesmo dia em que o Dundee Harps conquistava uma incrível vitória por 35 a 0, o time escocês Arbroath estava derrotando o Bon Accord com uma vitória ainda mais improvável por 36 a 0.

Incrivelmente, o Bon Accord também era sediado em Aberdeen, fazendo deste dia, 12 de setembro, o pior dia da história do futebol de Aberdeen.

Embora Arbroath ainda esteja ativo hoje na liga escocesa, Bon Accord já foi há muito tempo relegado aos livros de história. Na verdade, embora possa não ter parecido na época, essa surra de Arbroath é provavelmente a única razão pela qual ainda estamos falando sobre o clube.

O jogador escocês John Petrie se tornou o primeiro jogador a marcar 13 gols em uma única partida durante a demolição do Bon Accord.

Ironicamente, Bon Accord significa boa vontade, algo que o clube certamente demonstrou ao Arbroath, já que os jogadores passaram o jogo inteiro dando aos adversários todo o espaço necessário para essa goleada incrível.

3. Máquina Policial FC 67 – 0 Bubayaro FC (2013)

O dia 12 de setembro de 1885 pode ter sido um dia incrível para o futebol, com dois jogos com um total de 71 gols entre Arbroath e Dundee Harp, mas o dia 7 de julho de 2013 supera isso de longe.

Com o Police Machine FC marcando 67 gols e o Plateau United Founders marcando 79, esta data deve ser considerada o dia com maior pontuação na história do futebol.

Em um jogo que exalava manipulação de resultados e vergonha, o ironicamente chamado Police Machine FC derrotou o Bubayaro FC por 67 a 0 em um jogo que será lembrado para sempre como uma das exibições mais vergonhosas do futebol.

Apesar dos pedidos de banimento vitalício para ambos os clubes, o Police Machine FC continua forte hoje, embora nas ligas inferiores do futebol nigeriano.

É improvável que o clube marque tantos gols novamente. Na verdade, muitos times não marcam 67 gols em uma temporada, muito menos em um jogo.

2. Plateau United Founders 79 – 0 Akurba FC (2013)

A segunda metade desse ato de comédia acontece no Plateau United Founders, outro time de futebol nigeriano, onde no mesmo dia em que o Police Machine marcou 67, o Plateau United foi ainda melhor, bem, doze vezes melhor, ao derrotar o Akurba FC por 79 a 0.

Em um dia sombrio para a integridade do futebol nigeriano, o Plateau United estava na frente por 7 a 0 no intervalo, antes do jogo implodir.

Estar perdendo por 7 a 0 no intervalo já é ruim o suficiente, mas sofrer outros 72 gols é quase impossível. O tempo gasto para reiniciar o jogo após cada gol deveria ter tomado tempo suficiente para ver o jogo terminar.

Um jogador marcou 11 gols, outro jogador infeliz marcou três gols contra, e o jogo se transformou em uma farsa que ficará na memória por muito tempo.

Considerando que ambas as partidas foram disputadas no mesmo dia, no mesmo país e tiveram resultados inacreditáveis, as autoridades estavam certas de que houve manipulação de resultados.

O que os jogadores achavam que estavam fazendo, em ambos os jogos, onde o placar precisava ser superior a 60 gols, é uma incógnita.

1. AS Adema 149 – 0 SO Emyrne (2002)

Sim, você leu o placar corretamente, 149-0. Em um jogo que só pode ser descrito como um exercício de tirar a bola da rede, este jogo de 2002 entre AS Adema e Stade Olympique L'Emyrne é provavelmente o jogo de maior pontuação que o mundo já viu, profissional ou amador.

Este não foi um exercício criminoso e desonesto de manipulação de resultados; o Stade Olympique parou de jogar durante todo o jogo em protesto contra as decisões da arbitragem em jogos anteriores, permitindo que seus arquirrivais

AS Adema para correr para a vitória. Em outras circunstâncias, o árbitro normalmente abandonaria o jogo se um time se sentasse no chão em protesto mudo.

Considerando que os jogadores do Stade Olympique estavam acusando o árbitro e seus colegas de incompetência, você pode entender por que, neste caso, o árbitro simplesmente deixou um time jogar enquanto o outro ficou sentado.

A única razão pela qual o jogo terminou 149-0 foi que os jogadores do Adema tiveram que correr de volta para seu próprio campo para reiniciar o jogo.

Este jogo é recordista do Guinness Book como o maior número de gols em uma única partida (o que não é nenhuma surpresa) e continuará sendo um dos exemplos mais estranhos e divertidos de revolta de jogadores já vistos.

Só podemos imaginar o que os fãs no estádio pensaram enquanto os gols continuavam acontecendo, embora, se você for um torcedor do Stade Olympique, as risadas provavelmente acabaram bem rápido.