Por que a Copa do Mundo acontece a cada 4 anos?

Por que a Copa do Mundo acontece a cada 4 anos?










Às vezes, muito de uma coisa boa pode ser ruim para nós; um chocolate leva a outro, ou mais um episódio do seu programa favorito antes de dormir leva a um box set inteiro. É fácil se acostumar a ter tudo à mão quando queremos, especialmente nosso acesso a esportes de qualidade.

Depois de assistir ao seu time por uma temporada inteira, as pessoas seriam perdoadas por pensar que você ficaria feliz em ficar alguns meses longe do futebol antes da nova temporada.

Eles estariam, é claro, errados. Nunca nos cansamos de futebol, especialmente futebol de classe mundial, e um torneio de verão entre nações é uma maneira perfeita de relaxar antes que outra longa campanha da liga comece.

O problema é que a Copa do Mundo acontece apenas a cada quatro anos, então, embora fiquemos realmente animados quando outro torneio se aproxima, há uma longa espera entre cada Copa do Mundo.

Se você já se perguntou por que não podemos ter a emoção de uma Copa do Mundo todo ano, então você está no lugar certo.

Hoje vamos analisar os verdadeiros motivos pelos quais a Copa do Mundo da FIFA é realizada a cada quatro anos e não, como alguns de nós gostaríamos, a cada temporada.

Uma chance de levantar o maior troféu internacional da Terra todo verão parece muito boa para nós, então por que a FIFA não entra na onda? Não é como se eles não gostassem da renda extra.

Depois de descobrir os motivos da longa espera entre cada torneio, talvez você repense a petição que estava planejando iniciar.

Veja por que a Copa do Mundo da FIFA é disputada a cada 4 anos.

1. Tempo de preparação do país anfitrião

Independentemente de qual país vença a disputa para sediar uma Copa do Mundo, a preparação necessária para organizar e sediar um torneio de um mês é enorme.

Mesmo que a infraestrutura já esteja praticamente pronta, é preciso se preparar simultaneamente para um grande fluxo de fãs, jogadores, equipe e mídia.

Se os estádios de um país não estiverem de acordo com a regulamentação, ou se houver uma necessidade prevista de novas arquibancadas, esse trabalho pode custar milhões de dólares e levar vários anos para ser concluído.

Para uma nação como o Catar, os custos foram astronômicos; a maioria dos estádios simplesmente não existia, resultando em custos que chegaram a centenas de bilhões de dólares.

Estima-se que o Catar gastou US$ 300 bilhões se preparando para a Copa do Mundo de 2022, e esse dinheiro leva tempo para ser gasto. Ter uma Copa do Mundo a cada uma ou duas temporadas se tornaria proibitivo em termos de custo para começar.

Construir hotéis e criar ambientes seguros para fãs, centros de mídia e redes rodoviárias e ferroviárias exige muito planejamento e tempo.

2. Integrando a Competição Continental

Se você já se perguntou por que a FIFA não tentou aumentar o número de Copas do Mundo, um dos principais motivos é o fato de que a maioria dos continentes já tem outro torneio para seus fãs aproveitarem.

Com o Campeonato Europeu sendo realizado a cada quatro anos, os países europeus realizam torneios internacionais de futebol a cada dois anos.

Dois anos depois de uma Copa do Mundo terminar, acontece a Eurocopa, e então dois anos depois, há outra Copa do Mundo, e assim por diante. É o mesmo para outros países também; a Copa das Nações Africanas toma muito tempo, assim como a Copa Asiática da AFC.

A Copa América é um grande torneio na América do Sul que toma um tempo considerável para as nações daquela parte do mundo.

Tentar integrar cada um desses torneios em torno de uma Copa do Mundo anual ou mesmo bianual seria catastrófico. Não apenas os fãs teriam dificuldade para assistir a todos os jogos, mas os jogadores também ficariam exaustos.

O futebol internacional supostamente é o melhor dos melhores, com jogadores de elite competindo por grandes honrarias. Se o Brasil, a Espanha, a Itália ou qualquer outra nação que normalmente se classifica para a maioria dos grandes torneios tivesse que escalar vários times, a qualidade cairia enormemente.

Ao manter uma programação razoável, os fãs que pagam o dinheiro suado para viajar para os torneios sabem que verão o melhor que seu país tem a oferecer.

Ter muitas Copas do Mundo não é apenas um pesadelo logístico; isso custaria outros torneios que muitas vezes existem há quase um século.

3. Tempo de recuperação do jogador

Jogadores de elite que jogam por sua seleção nacional são invariavelmente parte de grandes clubes e frequentemente estão envolvidos em múltiplas competições ao longo de uma temporada. Como exemplo, um jogador africano jogando na Premier League, digamos, pelo Manchester City, poderia jogar 38 jogos da Premier League por temporada.

Além disso, eles poderiam jogar até uma dúzia de partidas de copa doméstica. Como o Manchester City é um time da Champions League, o internacional africano também poderia jogar outros dez jogos da Champions League na mesma temporada se o City avançasse para a final.

Adicione amistosos internacionais, eliminatórias da Copa do Mundo e a Copa Africana de Nações e, na temporada seguinte, o jogador joga a temporada toda antes de ir para a Copa do Mundo.

Logo, você vai se esgotar, e jogadores exaustos vão se machucar. Os clubes veem seus jogadores como ativos, às vezes valendo 100 milhões de dólares ou mais; é do interesse deles protegê-los e mantê-los saudáveis.

Uma Copa do Mundo que passasse de ser realizada a cada quatro anos para a cada um ou dois anos tornaria impossível para os jogadores descansarem. A viagem por si só seria irracional, e os clubes logo encontrariam motivos para tirar seus jogadores de compromissos internacionais.

Lesões misteriosas apareceriam, impedindo os jogadores de viajarem com sua seleção nacional para jogar quatro amistosos do outro lado do planeta. Funciona nos dois sentidos também; um jogador que está desesperado para jogar por sua nação pode temer ficar esgotado ou, pior, machucado pouco antes de um grande torneio.

De repente, um jogador começa a receber cartões vermelhos ou amarelos e se vê suspenso de jogos de clubes nacionais. Um tendão tenso de repente se transforma em uma lesão completa; a equipe médica do clube não consegue provar isso não machucar tanto quanto o jogador diz, e algumas semanas de descanso são concedidas. Um jogador pode então se curar milagrosamente bem a tempo de partir para o dever internacional.

4. Apelo à Escassez

Como já discutimos, muito de uma coisa boa pode ser ruim para você, e um dos maiores apelos para ter um torneio de Copa do Mundo a cada quatro anos é o valor da escassez. Se sua seleção nacional perder na semifinal ou final de uma Copa do Mundo, é algo de partir o coração.

Mas é muito importante porque é muito raro; se você pudesse simplesmente voltar no ano seguinte e tentar novamente, a emoção desapareceria.

Uma Copa do Mundo é marcante; ainda olhamos para torneios anteriores e lembramos dos grandes jogos e jogadores que crescemos idolatrando. Se tiverem sorte, os melhores jogadores jogam em três Copas do Mundo, os realmente grandes, talvez até quatro.

Esta é uma das principais razões pelas quais a Copa do Mundo da FIFA é tão popular: se fosse disputada todos os anos, não teria a mesma repercussão.

Pouquíssimos jogadores chegam a cinco torneios da Copa do Mundo, e esses são os jogadores que se tornam lendas. Ser bom o suficiente dos 17 aos 18 anos e manter esse nível de habilidade por mais de 20 anos é uma grande conquista.

Tirar essa conquista de ter uma Copa do Mundo a cada temporada ou duas diminuiria a conquista dos jogadores; deve ser difícil montar um time para a Copa do Mundo, especialmente para um país maior com uma liga nacional forte.

Se os treinadores nacionais tivessem que equilibrar três equipes de jogadores, garantindo que as partidas de qualificação fossem vencidas, e o time fosse competitivo em cada torneio, os níveis de qualidade cairiam drasticamente.

Imagine chegar ao seu primeiro torneio da Copa do Mundo como fã, gastar milhares de dólares em viagens, ingressos e despesas de moradia, e então assistir aos times B de duas nações em um jogo chato. Você ficaria furioso, e com razão.

Conclusão

Depois de analisar todos os motivos pelos quais uma Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos, estamos inclinados a concordar com os especialistas; qualquer coisa antes de quatro anos arruinaria a Copa do Mundo. É o torneio de futebol número 1 do mundo por um motivo.

Nós, como fãs, amamos que seja difícil vencer; queremos ver os melhores jogadores no maior palco. Esperamos que o próximo jogo seja o melhor jogo de futebol que já vimos, e você não pode ter isso se os torneios são todos os anos.

Para nações emergentes como o Catar, sediar uma Copa do Mundo pode ser a realização das ambições esportivas de sua nação. Se o Catar tivesse tido apenas dois anos para se preparar, criar infraestrutura e até mesmo construir os estádios reais que não estavam no lugar, eles não poderiam ter ficado prontos a tempo.

Quatro anos, embora pareça muito tempo para esperar pela exibição de futebol mais significativa do planeta, é, na verdade, o período de espera perfeito entre cada Copa do Mundo.

Quando chegar a Copa do Mundo de 2026, estaremos novamente privados deste torneio fantástico e ansiosos para ver os Estados Unidos, o Canadá e o México sediarem as 32 melhores seleções do mundo.