7 jogadores com mais títulos da Série A

7 jogadores com mais títulos da Série A










A Série A é uma das mais antigas competições de liga do futebol mundial, tendo sido formada em 1898 e depois alterada em 1929 para ser o formato de todos contra todos que conhecemos hoje. Lar de alguns dos clubes mais conhecidos, bem apoiados e bem-sucedidos do futebol.

A Serie A é uma das melhores ligas do mundo e foi o lar de alguns jogadores verdadeiramente de classe mundial, hospedou alguns dos times mais incríveis e deu aos fãs do mundo todo um dos jogos de futebol mais emocionantes que já vimos. Os italianos amam futebol; acompanhar seu clube é quase uma experiência religiosa.

Ganhar o Scudetto é difícil, uma temporada de 38 jogos contra alguns dos melhores jogadores do planeta, com algumas das defesas mais cruéis já vistas. O futebol italiano sempre foi conhecido por sua destreza defensiva; chegar ao topo da tabela da liga e permanecer lá é uma grande conquista.

Hoje, vamos relembrar alguns dos jogadores realmente extraordinários da Série A para ver quais não apenas brilharam mais, mas também ganharam mais títulos da Série A.

Aqui estão os 7 jogadores com mais títulos da Série A:

7. Franco Baresi – AC Milan – 6 Títulos

Não conseguimos escolher todos os jogadores que ganharam vários scudettos, então tivemos que selecionar a nata da safra para cada seção. Vários jogadores ganharam seis títulos da Série A, mas Franco Baresi está no topo da pilha por pura qualidade, fama e talento.

Ao vencer sua primeira Série A com o Milan em 1979, Baresi, sem dúvida um dos maiores zagueiros de todos os tempos, conquistaria seu último título em 1996, incríveis 17 anos após o primeiro.

Jogador de apenas um clube, Baresi passou toda a sua carreira de 20 anos no centro da defesa do Milan, tornando-se um dos jogadores italianos mais respeitados de todos os tempos.

Um jogador calmo e majestoso, a lenda italiana deslizava pelo campo, desarmando jogadores, iniciando movimentos de ataque e, em geral, parecendo imperturbável. O AC Milan aposentou sua camisa número 6 ao se aposentar, entendendo muito bem que preenchê-la seria impossível.

6. Ciro Ferrara – Napoli & Juventus – 7 Títulos

Outro defensor de nível realmente épico foi Crio Ferrara, um lateral italiano que passou uma década no Napoli, ganhando dois títulos da Série A, antes de se mudar para Turim, para a Juventus, onde, na década seguinte, conquistaria mais cinco scudettos.

Com 16 anos entre seu primeiro título e o último, Ferrara foi outro jogador cuja longevidade ajudou em sua contagem final, mas não contou toda a história. Você não fica no coração de uma defesa italiana, da Juventus ou do Napoli por quase 20 anos sem ser um jogador excepcional.

E ele era extraordinário; agressivo, inteligente, composto; Ferrara era soberbo em marcar jogadores fora do jogo e podia jogar em várias posições. Com um incrível senso posicional, Ferrara estava sempre na área certa, derrubado como um leão furioso e tinha a forma física para jogar em alta velocidade durante os 90 minutos completos.

Sete títulos da Série A em uma carreira incrivelmente bem-sucedida fazem de Ciro Ferrara um dos defensores italianos mais bem-sucedidos e respeitados de todos os tempos. Um jogador do seu calibre hoje valeria mais de US$ 100 milhões e valeria bem o investimento.

5. Alessando Costacurta – AC Milan – 7 Títulos

Deve haver algo na água na Itália porque os defensores parecem ser capazes de jogar no topo de sua profissão por décadas. Assim como Franco Baresi e Ciro Ferrara, Alessandro Costacurta foi um defensor cuja carreira durou impressionantes 21 temporadas.

Outro jogador de um só clube, Costacurta, passou toda a sua carreira no coração da defesa do Milan, conquistando sete grandes títulos da Série A.

O zagueiro completo, Costacurta, podia jogar em qualquer lugar da linha de defesa, mas era usado principalmente como parte de uma parceria de defesa central, geralmente com Baresi ou Paolo Maldini.

Quanto mais velho Costacurta ficava, melhor sua defesa se tornava; sua experiência, habilidade e comprometimento total com a defesa fizeram dele um dos jogadores mais fortes da Série A. Costacurta tinha reflexos insanos, uma consciência incrível e era um excelente comunicador.

Confiantes e calmos, os atacantes temiam enfrentá-lo e raramente saíam com algo além de uma surra forte.

Com sete títulos da Série A e uma série de outros títulos e troféus, Costacurta continua sendo um dos melhores e mais bem-sucedidos defensores da história.

4. Andrea Barzagli – Juventus – 8 Títulos

Tente conter sua surpresa quando descobrir que Andrea Barzagli está em nossa lista; um defensor cuja carreira durou mais de duas décadas e cujas habilidades eram lendárias. Ao contrário de muitos outros defensores em nossa lista, Barzagli não começou em um clube de ponta e foi ganhar título após título.

Passando 13 temporadas mudando de clube para clube, Barzagli jogou em muitos clubes menores da Itália, antes de subir lentamente na carreira.

Jogando por clubes como Piacenza, Chievo, Ascoli e Palermo, antes de se transferir para o Wolfsburg, da Alemanha, em 2008, Barzagli passou três temporadas na Bundesliga antes de se transferir para a Juventus em 2011.

Foi em Turim que Barzagli finalmente atingiu o grande momento e ganharia o título da Série A em sua primeira temporada com o clube. Incrivelmente, o internacional italiano ganharia o título novamente e novamente por oito temporadas consecutivas.

Depois de passar mais de uma década mudando de clube, Barzagli se tornou um dos jogadores de maior sucesso na história do futebol italiano.

3. Leonardo Bonucci – Inter de Milão e Juventus – 9 títulos

Um jogador de futebol experiente cuja longa carreira o levou a jogar pela Inter de Milão, Genoa, Bari, Milan e Juventus, Leonardo Bonucci é um dos três únicos jogadores que já venceram a Série A italiana nove vezes.

Um excelente defensor com excelente alcance de passes, Bonucci é um zagueiro com habilidades completas, bom no jogo aéreo, sólidos tackles e marcação de nível de elite.

Durante seu tempo na Internazionale, Bonucci ajudou o time a conquistar o título da Série A de 2006 antes de se transferir para a Juventus em 2010.

Foi na Juventus que o internacional italiano ganharia seis títulos consecutivos da Série A antes de uma temporada com o AC Milan. Um rápido retorno à Juventus veria o quarto italiano com mais jogos disputados de todos os tempos ganhar mais dois títulos.

Estar no time certo na hora certa certamente ajuda, mas Bonucci era um zagueiro tão completo que merece tal carreira.

Considerado por Pep Guardiola um dos melhores jogadores de todos os tempos, Bonucci é um dos jogadores italianos mais condecorados da história da Série A.

2. Giorgio Chiellini – Juventus – 9 Títulos

Ganhar nove títulos da Série A é obsceno; ganhar nove títulos seguidos é insensato, mas foi exatamente isso que Giorgio Chiellini fez enquanto jogava pela Juventus por 18 temporadas incríveis.

Um zagueiro gigante e um grande trunfo nas cobranças de falta ofensivas e defensivas, Chiellini é um dos melhores zagueiros da história do futebol.

Dando a aparência de ser um zagueiro central à moda antiga, Chiellini era na verdade um leitor astuto do jogo, com incrível capacidade atlética e antecipação. Chiellini era um forte,

defensor composto e implacável que usou sua força e capacidade de marcação individual para deter os atacantes.

Apelidado de “King Kong” pelos fãs da Juventus por suas emocionantes comemorações de gols, Chiellini marcou 34 gols na liga e oito pela Itália em uma carreira que rendeu ao zagueiro 117 partidas internacionais.

Chiellini se tornou capitão da Juventus e da Itália e é um dos defensores mais respeitados da história, com uma marca na Série A que só um jogador consegue superar.

1. Gianluigi Buffon – Juventus – 10 títulos

O goleiro mais extraordinário de sua geração e, sem dúvida, de qualquer era, Gianluigi Buffon é o único jogador na história a ter vencido dez títulos da Série A. Incluindo seu título da Ligue 1 pelo Paris Saint Germain, Buffon tem incríveis 11 títulos da liga em seu nome.

Vencendo sua primeira Série A com a Juventus em 2002 e a última em 2024, Buffon é um dos jogadores mais antigos do clube e um dos maiores goleiros que a Itália já viu.

Se o escândalo do Calciopoli não tivesse levado a Juventus ao rebaixamento em 2006 e o ​​clube não tivesse perdido um título, o goleiro italiano poderia muito bem ter encerrado sua carreira com mais de uma dúzia de títulos da liga.

Ganhando um título da Série B antes de um rápido retorno à primeira divisão, Buffon escolheu ficar na Juventus e ajudar o time a se reconstruir. E eles se reconstruíram; de 2012 a 2018, a Velha Senhora de Turim ganhou seis títulos consecutivos, justificando a escolha de Buffon de permanecer leal ao clube.

Depois de uma temporada no PSG, Buffon retornou à Juventus por mais duas temporadas, conquistando seu último scudetto em 2024.

Atualmente, de volta ao seu clube de infância, o Parma, o maior goleiro da Itália está em seu 44º ano e, embora seus reflexos possam não ser tão aguçados, a experiência e a inteligência que Buffon traz para seu jogo significam que ele ainda é um dos melhores no que faz.

Um recorde de dez títulos da Série A é um legado surpreendente e que dificilmente será igualado.