Como os times de futebol ganham dinheiro

Como os times de futebol ganham dinheiro










O futebol a nível profissional é um grande negócio. Na verdade, alguns dos times de maior destaque do mundo ganham muito dinheiro todos os anos, proveniente de diversas fontes de receita. Descobrir como o dinheiro é ganho às vezes pode parecer complicado, mas existem alguns recursos lucrativos que beneficiam todos os envolvidos.

Como os times de futebol ganham dinheiro? Nos níveis mais altos, os times de futebol ganham dinheiro com direitos de transmissão, venda de ingressos, patrocínios, licenciamento, prêmios em dinheiro para diferentes competições e transferências. Embora existam outros fluxos de receitas mais pequenos, uma boa parte do dinheiro provém destas fontes.

Venda de ingressos

Esta parece ser a maneira mais óbvia de ganhar dinheiro para os times de futebol e tem sido uma fonte de receita confiável há séculos. Vender ingressos para jogos é uma grande oportunidade para os times ganharem dinheiro, especialmente se houver demanda.

Nem todos os times profissionais podem se dar ao luxo de estabelecer preços altos e saber que os torcedores ainda virão, mas dinheiro é dinheiro com a venda de ingressos. Em muitas das principais ligas internacionais, haverá cerca de 20 partidas inteiras por ano, mais ou menos. Existem muitas oportunidades de ganhar dinheiro com a venda de ingressos, e os preços podem variar de acordo com o oponente.

Algumas despesas são necessárias para operar no dia do jogo, mas a maioria dos times tenta fazer o que pode para acabar ganhando dinheiro com a venda de ingressos todas as semanas. As equipes que podem cobrar um preço premium por assentos luxuosos, suítes e muito mais podem ganhar dinheiro extra.

Direitos de transmissão

Ter a oportunidade de transmitir partidas pode ser muito lucrativo para as redes. É por isso que eles estão dispostos a pagar caro pelos direitos de transmissão se o time e a liga em que jogam forem procurados.

Parte do dinheiro gasto em direitos de transmissão é simplesmente uma loucura. A Premier League ganha muito dinheiro com seus contratos com Sky Sports e BT Sports. Eles ganham mais de 1.000.000.000 de libras por ano coletivamente como uma liga, o que significa que cada equipe recebe um pagamento de mais de 80 milhões de libras.

Dado que o futebol está a crescer e a crescer em diferentes mercados, as equipas não se limitam aos direitos de transmissão no seu próprio país. Pode haver centenas de emissoras em todo o mundo, todas tentando ganhar dinheiro com conteúdo de qualidade.

Enquanto houver demanda por equipes, as pessoas continuarão assistindo. As empresas sabem que podem ganhar dinheiro com esse investimento veiculando anúncios e adquirindo novas assinaturas, por isso sentem que vale a pena pagar essas taxas.

Patrocínios

Ame ou odeie, o patrocínio é uma grande parte do futebol. Há logotipos em todos os lugares de uma partida de futebol, seja nas laterais do campo ou nas camisas dos times. Pode parecer um pouco excessivo para algumas pessoas, mas as equipes ganham muito dinheiro com os acordos de patrocínio.

Os patrocínios também podem ir além do que é visto em uma transmissão. Talvez um time esteja fechando um acordo de patrocínio com uma marca que deseja adquirir os direitos do nome do estádio. Não é incomum que um time tenha uma água oficial de seu clube, ou um parceiro voador, nesse caso.

Sempre há uma linha tênue entre conseguir outro patrocinador e não prejudicar o produto geral. As equipes querem ganhar o máximo de dinheiro possível, mas também entendem que muitos patrocinadores podem ser ruins. Eles não querem parecer um outdoor ambulante.

Licenciamento

As equipes podem ganhar muito dinheiro vendendo seus próprios produtos e licenciando seus logotipos para determinadas empresas. Faz sentido do ponto de vista de marketing, pois ajuda a expandir a marca e conquistar novos fãs ao longo do caminho. Há uma razão pela qual as equipes lançam novos kits o tempo todo, pois isso incentiva as pessoas a sair e comprar cada vez mais coisas.

As equipes protegem muito seu licenciamento, e é por isso que nunca é bom apoiar produtos falsos ou não licenciados. Isso prejudica a própria equipe e pode ser muito frustrante para eles lidarem com isso. Também não demonstra apoio ao próprio clube, o que é uma das razões pelas quais as pessoas compram mercadorias.

Ganhos

Há várias competições diferentes ao longo de uma temporada regular de futebol, e os prêmios em dinheiro vão para os times quando eles vencem. A maioria das pessoas pode não perceber que, além do direito de se gabar do troféu, também há prêmios em dinheiro envolvidos na vitória em diferentes competições.

Pode não ser uma grande fonte de receita em comparação com todo o resto, mas faz a diferença. Adicionar um pouco de prestígio ao time ao longo do caminho também nunca é demais, e esse é o principal motivo pelo qual tantas pessoas estão competindo.

Transferências

Os que têm e os que não têm no futebol podem, às vezes, fazer com que pareça um jogo injusto. Uma maneira de equilibrar um pouco as coisas é cobrar taxas de transferência ao vender um jogador importante. Sim, um time está perdendo um jogador que pode ganhar jogos, mas pode usar esse dinheiro para atualizar o time de outras maneiras mais tarde.

A maior transferência até o momento foi quando Neymar foi do Barcelona para o Paris St. Germain em 2017. O clube francês pagou 222 milhões de euros para tê-lo no elenco. Houve 10 transferências na história do futebol que ultrapassaram os 100 milhões de euros. Para muitos clubes de nível inferior, esse tipo de dinheiro pode transformar uma equipe.

Quanto dinheiro os times de futebol podem ganhar?

Para as melhores equipes do mundo, elas acarretam muitas despesas, mas também acabam ganhando muito dinheiro. Os melhores dos melhores podem ganhar centenas de milhões de euros por ano, o que lhes permite tornar-se maiores e melhores com o passar do tempo.

Times como Real Madrid, Barcelona, ​​​​Manchester United, Bayern de Munique, Paris St. Germain, Liverpool, Chelsea, Arsenal, Manchester City e Juventus são apenas alguns dos que ganham muito. Obviamente, vale a pena estar nas principais ligas nacionais, e é por isso que as equipes estão constantemente lutando para garantir que não cometem erros.

É também uma das principais razões pelas quais algumas das competições mais competitivas de cada ano acontecem quando as equipes estão lutando para chegar à primeira divisão. O simples facto de fazer parte da primeira divisão de um país pode significar a diferença entre milhões e milhões de euros.

Os times de futebol podem perder dinheiro?

Há muitos times que ganham muito dinheiro a cada ano, mas também há um lado diferente no futebol profissional. Algumas das equipes não ganham dinheiro algum, enquanto outras perdem dinheiro enquanto tentam crescer.

Pode haver vários motivos pelos quais uma equipe acaba perdendo dinheiro. Talvez eles estivessem originalmente em uma divisão superior, mas foram rebaixados recentemente. De repente, eles não estão ganhando quase a mesma quantia de dinheiro e suas despesas começam a aumentar.

Também pode ser o caso de uma equipe não trazer o mesmo tipo de apoio de antes. Talvez precisem de um novo estádio, o time não esteja produzindo em campo, ou algo mais. Os fãs podem ser inconstantes em certas situações, e deixar de ouvi-los pode causar alguns problemas.

Finalmente, existem tantas oportunidades para os torcedores assistirem ao futebol que sempre haverá times e ligas inteiras deixados de fora da mistura. A menos que uma pessoa realmente queira prestar atenção a um determinado tipo de futebol, ela pode facilmente ignorar uma partida da liga inferior. O futebol é extremamente popular, mas é difícil ganhar muito dinheiro em alguns cenários.

O dinheiro no futebol veio para ficar?

O futebol é um dos esportes que apresenta ótimas perspectivas no geral. Não só já é um dos esportes mais populares do mundo, mas parece estar crescendo também em outras seções. As pessoas nos Estados Unidos e na Ásia assistem ao futebol mais do que nunca, o que só vai aumentar o perfil geral das equipas de topo.

Os direitos de transmissão continuam a atingir níveis astronômicos e, ao contrário da televisão tradicional, as pessoas sempre vão querer assistir esportes ao vivo. Não fazer isso significa que há uma chance de uma pessoa descobrir os resultados antes de assistir. As pessoas podem assistir ao seu seriado favorito com atraso de fita, mas os grandes jogos de futebol são sempre marcados na televisão.