Pênalti no futebol: significado, regras e estratégia

Pênalti no futebol: significado, regras e estratégia










Uma das maiores porcentagens de arremessos no futebol é quando os jogadores têm a oportunidade de cobrar um pênalti. Pode acontecer após uma infração grave durante a partida, ou no final o placar está empatado e é necessário um vencedor.

Um pênalti no futebol é uma grande parte da partida e pode determinar se um time pode vencer ou não. Saber quando eles ocorrem, as regras e muito mais é uma grande parte do jogo.

O que é um pênalti no futebol?

Um pênalti no futebol ocorre a partir do ponto de pênalti na grande área do campo de futebol. É essencialmente um confronto um-a-um entre quem executa o chute e o goleiro.

Assim que a bola for chutada durante o regulamento, a bola estará viva para todos os outros jogadores em campo jogarem. Se for um pênalti no final de um jogo empatado, não há chance para os outros jogadores jogarem a bola após ela ser rebatida.

Pênaltis durante o jogo regulamentar

Um pênalti vai para uma equipe se houver uma falta marcada dentro da área de pênalti. Em vez de cobrar um tiro livre direto, o jogador tem a chance de chutar contra o goleiro da marca do pênalti.

A marca do pênalti fica a 11 metros da linha de gol e fica no centro do campo. Favorece em grande parte o jogador que arremessa, especialmente nos níveis mais altos. A maioria dos jogadores pode colocar a bola onde quiser, então, desde que o goleiro não adivinhe corretamente, isso leva ao gol.

Devido à grande chance de marcar um gol, essas são partes essenciais do jogo. As faltas que ocorrem dentro da grande área costumam ser bastante discutidas por causa disso.

Todos os outros jogadores das equipes devem permanecer fora da área de grande penalidade e a pelo menos 10 jardas da marca de grande penalidade. É aqui que o arco de penalidade entra em jogo nas linhas.

Os goleiros podem se movimentar antes que a bola seja chutada, mas devem permanecer na linha e entre a trave quando o chute acontecer. Um pé precisa estar tocando ou alinhado com a linha de gol quando o chutador faz contato com a bola.

Como esta é uma batalha um contra um, há muitos enganos e movimentos de distração feitos tanto pelo batedor de pênalti quanto pelo goleiro. Tudo acontece tão rápido que é principalmente um jogo de adivinhação sobre para onde a bola irá. Os goleiros do mais alto nível farão questão de estudar os adversários e captar as tendências no que diz respeito a onde gostam de chutar escanteios de vez em quando.

Assim que a bola for chutada, todos os outros jogadores podem entrar na área de grande penalidade para um possível rebote. Isto pode criar o caos no meio de uma partida e também levar a oportunidades de gol logo após o pênalti. Somente o chutador está impedido de fazer contato com a bola até que alguém a toque primeiro.

Regras de pênalti

Existem algumas regras que acompanham os pênaltis, e isso significa que punições são necessárias para manter a integridade do jogo. Estas são uma olhada nas regras mais comuns relacionadas aos pênaltis.

Meta: Um gol é válido, a menos que haja uma violação por parte da equipe atacante. Se eles forem punidos por uma violação, um novo chute será necessário.

Fora dos limites: Na maioria dos casos, uma bola que sai de campo sem tocar no goleiro resulta em um tiro de meta. Se o goleiro cometer uma violação, será necessário um novo chute.

Rebotes e bolas seguradas: O jogo continua assim que houver um rebote do goleiro ou do gol, ou se o goleiro agarrar a bola e segurá-la. Se houver violação por parte da defesa, ocorre um novo chute.

Fora de campo do goleiro: Sem violação, o escanteio vai para a equipe atacante. Eles recebem um novo chute se a defesa cometer uma violação, mas se a violação for da equipe atacante, ela muda para um tiro livre indireto.

Disputa de pênaltis durante a prorrogação

Se os pênaltis decidirem quem vence a partida após o tempo regulamentar e a prorrogação, existem regras diferentes para eles. Nesse caso, cada equipe tem cinco oportunidades de cobrança de pênalti, e a equipe que tiver mais acaba vencendo a disputa.

  • 5 pênaltis para cada equipe

As duas equipes alternam chutes enquanto todos os demais permanecem no círculo central. Se forem necessários mais de cinco gols, haverá morte súbita a cada rodada subsequente. Se uma equipe tiver uma vantagem intransponível, a partida termina.

Um exemplo disso é se uma equipe marca em cada uma das três primeiras tentativas, enquanto a outra equipe erra nas três tentativas. Como é impossível o time que está perdendo se recuperar, a partida acabou.

A controvérsia em torno dos pênaltis

Há muitas pessoas que acreditam que os pênaltis não são exatamente a maneira mais justa de determinar qual time é melhor. Plenty se opõe fortemente à cobrança de pênaltis, muito menos como forma de determinar um campeão.

Existem pontos positivos e negativos nas cobranças de pênaltis, pois não existe uma solução perfeita. Há uma oportunidade para jogadores e equipes continuarem indefinidamente até que alguém marque, mas isso pode afetar gravemente a saúde do jogador. As equipes têm apenas uma quantidade limitada de substituições, o que torna difícil jogar uma quantidade infinita de minutos até que alguém consiga passar.

No final das contas, é uma ótima televisão quando duas equipes estão lutando e tentando fazer com que o último gol vença. Pode não ser a forma mais justa de determinar o vencedor, mas depois de tanta competição entre as duas equipes, esta é a forma mais definitiva de determinar o vencedor.

Como os goleiros traçam estratégias durante os pênaltis?

Os jogadores no gol geralmente têm vantagem na defesa durante a ação normal, mas a situação muda com um pênalti. De repente, o chutador é quem está em vantagem, pois marcará com mais frequência.

Os goleiros tendem a usar uma de duas estratégias para fazer o melhor para evitar a entrada de pênaltis. A primeira é tentar ler o chutador com base em sua abordagem em direção à bola. Ao reagir, será tarde demais. Aprender as leituras é a melhor opção ao tentar se inclinar de uma determinada maneira.

Outra tática é pesquisar o máximo possível a história do chutador. Com muito mais dados disponíveis, as equipes observam todos os jogadores que podem cobrar pênaltis do time adversário. Se um jogador tende a ir em uma determinada direção, os goleiros podem trapacear dessa forma para ter sucesso.

A palavra final sobre pênaltis

Ame-os ou odeie-os, os pênaltis vieram para ficar. Parece improvável que quaisquer mudanças importantes nas regras ocorram, então torcedores e jogadores precisam se acostumar com sua importância. As defesas precisam ter um cuidado especial quando estão na grande área, pois uma falta nessa área pode resultar em pênalti.

Se as equipes quiserem evitar colocar seu destino em risco na disputa de pênaltis, elas precisam ser mais agressivas durante o jogo regulamentar. Os underdogs às vezes usam isso como estratégia, pois aproveitam as chances nos pênaltis em vez de lutarem tradicionalmente.

Os pênaltis costumam ser confundidos com cobranças de falta – você pode aprender mais sobre cobranças de falta neste post.