Relembrando o primeiro título da Liga Europa do Atlético em 2010

Relembrando o primeiro título da Liga Europa do Atlético em 2010










Neste artigo celebramos o décimo aniversário do primeiro título da Liga Europa do Atlético Madrid. Desde então, o clube espanhol repetiu o feito mais duas vezes, mas a vitória de 2010 é sem dúvida a mais famosa.

Reviveremos o triunfo dos Colchoneros das oitavas de final até as oitavas de final, culminando no confronto final com o Fulham, clube da Premier League inglesa, no HSH Nordbank Arena, em Hamburgo.

Desistiu da Liga dos Campeões

O Atlético de Madrid foi sorteado para as oitavas de final da Liga Europa depois de não ter conseguido passar da fase de grupos da Liga dos Campeões. Este provou ser um formato popular de competição, permitindo que alguns dos maiores clubes da Europa permaneçam activos no cenário internacional por mais tempo.

Depois de derrotar o Panathinaikos por 5-2 no total no play-off, a equipa espanhola foi sorteada para o Grupo D ao lado de Chelsea, Porto e APOEL. Mas quando não conseguiram vencer um único jogo, seus sonhos de avançar foram frustrados.

No entanto, isso não significa que eles não eram competitivos. Um empate em casa com o Chelsea destacou as suas capacidades, embora os decepcionantes empates em ambos os jogos contra o APOEL e as duas derrotas frente ao Porto tenham sublinhado as suas limitações.

Atlético de Madrid vence a Liga dos Campeões de 2010

Uma segunda chance

O terceiro lugar deu ao Atlético uma nova oportunidade na Liga Europa, com o Galatasaray a emergir como vencedor nos 16 avos-de-final. Ao empate na primeira mão seguiu-se uma vitória por pouco na segunda mão, que viu a equipa avançar frente ao Sporting.

Não houve diferença entre as duas equipes nos últimos 16 jogos. Houve um empate 0-0 em Madrid e um empate 2-2 em Portugal. Embora não tenha havido um vencedor decisivo, foi o suficiente para ver o Atlético prevalecer nos golos fora.

Foi uma história semelhante nas quartas-de-final, desta vez quando o Atlético enfrentou o Valência, rival da La Liga. As duas equipes são consideradas azarões na La Liga nesta temporada, com Barcelona e Real Madrid se enfrentando novamente.

O domínio interno dos dois clubes é tal que as competições europeias são uma grande prioridade para as equipas espanholas. Desta vez quase não houve chances entre os dois, no jogo de ida houve um empate em 2 a 2 em Valência. No empate 0-0 na capital espanhola, uma semana depois, o Atlético voltou a progredir graças aos golos fora.

Depois vieram os ingleses

O Atlético enfrentaria a concorrência inglesa tanto nas semifinais quanto na fase final da competição. O primeiro foi o Liverpool, cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões, que apresentou adversários fortes em ambos os jogos.

No final das contas, Diego Forlán, que jogava pelo Manchester United, marcou o gol da vitória nos acréscimos – mais um gol fora de casa – e garantiu a vaga do Atlético na final, onde enfrentaria o time surpresa do Fulham.

Os Cottagers terminaram em segundo lugar no grupo da Liga Europa, depois de sobreviver a duas fases de qualificação. Eles haviam derrotado Shakhtar Donetsk, Juventus, Wolfsburg e Hamburgo no caminho para a final e pareciam capazes de causar surpresa.

Mas Forlán esteve mais uma vez na vanguarda quando o Atlético conquistou o troféu pela primeira vez. O uruguaio marcou aos 32 minutos e novamente na etapa final da prorrogação, após Simon Davies empatar para o Fulham.

Forlán foi eleito o Melhor em Campo por seu desempenho ao gravar seu nome no folclore do clube.