15 melhores partidas de futebol de todos os tempos

15 melhores partidas de futebol de todos os tempos










A história do futebol produziu algumas partidas emocionantes ao longo dos anos. Quer se trate de competições internacionais ou batalhas de clubes, alguns se destacam dos demais. Esta é uma olhada nas 15 melhores partidas de futebol de todos os tempos.

1. Argentina – Inglaterra, Copa do Mundo de 1986

  • Pontuação: Argentina 2-1 Inglaterra

Se há um jogo de que todos falam na Argentina e na Inglaterra até hoje, é o confronto das quartas de final em 1986.

A Inglaterra sentiu que tinha uma seleção capaz de vencer a Copa do Mundo, e a Argentina acabou provando que também é capaz de vencer, ao conquistar o campeonato algumas partidas depois. A forma como se encontraram naquela situação se deveu a um pouco de sorte e a uma estrela solidificando seu legado.

Com o empate logo após o intervalo, a lenda argentina Maradona venceu o goleiro inglês com uma bola. Muitos pensaram que era uma tarefa impossível até mesmo para um Maradona talentoso e, após uma análise mais aprofundada, isso mostra que foi perdida uma bola de handebol que beneficiou a Argentina.

Os árbitros nunca perceberam e, poucos minutos depois, Maradona encontrou uma maneira de marcar o que seria o gol da vitória.

A forma como marcou foi verdadeiramente notável, ao vencer individualmente cinco defesas ingleses antes de enfrentar apenas o guarda-redes à sua frente. O clipe se solidifica como um dos melhores de todos os tempos, e fez o suficiente nas semifinais e finais para ajudar a Argentina a conquistar um troféu.

2. Uruguai – Brasil, Copa do Mundo de 1950

  • Pontuação: Uruguai 2-1 Brasil

Nos primeiros dias das Copas do Mundo, o verdadeiro vencedor era decidido por uma fase de grupos envolvendo os quatro vencedores da primeira fase de grupos. Isso significa que não houve formato de mata-mata, o que geralmente significa que não haveria finais super emocionantes. Certamente não foi esse o caso em 1950, quando o Uruguai encontrou uma forma de chocar o Brasil.

Para vencer a Copa do Mundo, o Brasil só precisava empatar na final. A maioria achava que o Brasil estava com tudo trancado, mas o Uruguai marcou duas vezes nos últimos 25 minutos da partida para causar a reviravolta. A emoção e o palco colocam isso no topo de qualquer lista.

3. Inglaterra – Alemanha Ocidental, Copa do Mundo de 1966

  • Pontuação: Inglaterra 4-1 Alemanha Ocidental

Apesar de ser um país fanático pelo futebol, a Inglaterra não conseguiu vencer com a frequência que qualquer outro torcedor gostaria. A única excepção a essa regra ocorreu em 1966, quando realizaram o seu primeiro e único Campeonato do Mundo da FIFA. A maneira como eles conseguiram chegar à final foi extremamente chocante.

A partida estava empatada em 2 a 2 aos 90 minutos de jogo, então foi para a prorrogação. Geoff Hurst, um homem que marcou um dos dois gols no início da partida, somou mais dois ao seu total para se tornar o único jogador na história a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo.

Vencer a final desta forma, em casa, foi verdadeiramente marcante para toda a equipa. É chocante para muitos que desde então não tenham conseguido erguer um troféu, mas sempre terão este momento na história.

4. Itália – Alemanha Ocidental, Copa do Mundo de 1970

  • Pontuação: Itália 4-3 Alemanha Ocidental

Embora nenhuma das equipes tenha vencido o campeonato no final, a batalha nas semifinais foi uma das melhores da história das Copas do Mundo. Não só houve muitos gols na partida, mas os dois times pegaram fogo em momentos diferentes.

A Itália marcou logo no início da partida e parecia que estava pronta para chegar à vitória. No entanto, a Alemanha Ocidental encontrou uma maneira, pouco antes do final do tempo regulamentar, de igualar o placar e forçar a prorrogação.

O que começou como um empate 1-1 tornou-se num grande jogo de golos, com as equipas a combinarem cinco golos em 13 minutos. Nenhum tipo de ataque como esse foi duplicado na história da Copa do Mundo desde então.

A Itália acabou por encontrar uma forma, mas talvez estivesse um pouco cansada para fazer qualquer coisa na final. O Brasil venceu por 4 a 1 e adicionou mais uma Copa do Mundo à sua coleção.

5. Argélia – Alemanha Ocidental, Copa do Mundo de 1982

  • Pontuação: Argélia 2-1 Alemanha Ocidental

Com apenas um número limitado de seleções participando da Copa do Mundo, especialmente há mais de 30 anos, não há muitas surpresas monumentais.

Em 1982, a Argélia chocou muitos ao derrotar a Alemanha Ocidental com dois gols em cerca de um minuto de ação. No meio do segundo tempo, a Argélia montou uma série de ataques que levaram à vitória impressionante.

O ataque é ótimo, mas a defesa também deve receber muitos elogios por conter a Alemanha Ocidental e seu ataque tático no final da partida. Eles enfrentaram uma investida para tentar pelo menos tentar o empate, mas no final conseguiram aguentar.

6. Itália – Brasil, Copa do Mundo de 1982

O Brasil tem sido extremamente dominante na história da Copa do Mundo, conquistando o troféu cinco vezes na história. Embora o país esteja muito orgulhoso dos cinco títulos, a Copa do Mundo de 1982 parecia que estava à sua disposição. Porém, a Itália tinha outras ideias, montando uma defesa muito forte que segurou o Brasil o suficiente para mandá-lo embora.

O Brasil parecia estar a caminho do campeonato, mas tudo mudou na última partida do Grupo C da Copa do Mundo de 1982. Ambas as seleções conseguiram derrotar a Argentina, mas a Itália mostrou o quão forte era com uma combinação de ataque e defesa que resultou em uma partida quase perfeita.

Tudo ia e voltava, mas a Itália encontrou uma forma de fechar o jogo aos 74 minutos. Depois disso, levaram a defesa a uma vitória que daria o tom para o resto do torneio. Eles não enfrentariam um teste mais difícil no resto do caminho, derrotando a Alemanha Ocidental por 3 a 1 na final.

7. Bélgica – União Soviética, Copa do Mundo de 1986

  • Pontuação: Bélgica 4-3 União Soviética

A União Soviética parecia um rolo compressor do ataque na Copa do Mundo de 1986, marcando nove gols nas três primeiras partidas no México.

Eles ainda conseguiram marcar rapidamente contra a Bélgica, mas não conseguiram defesas suficientes para sair da vitória. A Bélgica intensificou o seu ataque de uma forma que ninguém via há algum tempo, e isso levou o país a avançar para as semifinais.

Eles terminaram em quarto lugar, mas seu jogo chocou muitos durante todo o torneio. Muitos pensavam que era o único time que continuava surpreendendo, e nada resumia melhor esse time do que a vitória sobre a União Soviética.

8. Argentina – Inglaterra, Copa do Mundo de 1998

  • Pontuação: Argentina 2-2 Inglaterra (4-3 após pênaltis)

Doze anos depois do memorável confronto no México, os dois países se enfrentaram novamente na França. Desta vez, seria nas oitavas de final, mas os dois times se sentiram muito confiantes para entrar no jogo.

Havia muito poder de estrela em ambos os lados, já que a Inglaterra sentia que tinha jogadores que poderiam enfrentar muito bem qualquer tipo de estilo. A Inglaterra também teve o controle da partida, mas um colapso tardio levou ao empate, e ninguém conseguiu ganhar vantagem na prorrogação.

Quando chegou aos pênaltis, era páreo para qualquer um. A Inglaterra parecia não conseguir ter nenhum tipo de ritmo nas cobranças de pênaltis e perdeu por 4 a 3 e voltou para casa arrasada. A Argentina não conseguiria aproveitar essa magia desta vez, pois perdeu a partida seguinte para a Holanda.

No entanto, ficou claro que a Argentina não era exatamente um país muito querido quando mencionado entre os torcedores ingleses dessa época.

9. Itália – Alemanha, Copa do Mundo de 2006

O futebol pode ser frustrante sem gols, mas a partida semifinal entre Itália e Alemanha foi tão emocionante quanto possível. A partida parecia caminhar para um empate em 0 a 0, a ser decidido nos pênaltis. De alguma forma, a Itália marcou aos 119 minutos e marcou apenas um minuto depois para levar para casa uma vitória por 2-0.

As duas equipes tiveram chances logo no início da partida, mas os ataques não estiveram na mesma página em determinados momentos. Não há dúvida de que ambas as equipes tiveram defesas incríveis em 2006, mas deveria ter havido oportunidades de gol para quebrar o empate sem gols antes dos 119 minutos.

Para completar, a Itália conseguiu fazer isso diante dos torcedores alemães. Muitos ficaram chocados com o resultado e a Itália aproveitou o momento para conseguir uma vitória sobre a França na final. Na verdade, eles precisavam de uma disputa de pênaltis na final e converteram todos os cinco chutes.

10. Holanda – Espanha, Copa do Mundo 2014

  • Pontuação: Holanda 5-1 Espanha

Depois de perder uma final difícil para a Espanha em 2010, a Holanda parecia estar em busca de vingança em 2014. Talvez não tenha compensado a perda do título do Campeonato do Mundo, mas uma vitória fácil por 5-1 agradou muitos adeptos holandeses durante o torneio.

Desde os primeiros minutos parecia que a Holanda estava a jogar num nível totalmente diferente. Eles tiveram um ataque que estava clicando em todos os cilindros e nunca recuaram em nenhum momento.

Eles iriam mais uma vez avançar no torneio, mas uma derrota nos pênaltis nas semifinais para a Argentina significou que eles precisavam se contentar com o terceiro lugar.

11. Alemanha – Brasil, Copa do Mundo 2014

  • Pontuação: Alemanha 7-1 Brasil

A Copa do Mundo de 2014 é memorável não apenas pela explosão acima, mas também por esta. No Brasil, a Alemanha destruiu totalmente a atordoada seleção brasileira por 7 a 1 nas semifinais. Muitos pensaram que o Brasil poderia ir até ao fim com o apoio do seu país, mas a Alemanha marcou cinco golos nos primeiros 29 minutos e colocou o jogo fora de alcance.

No segundo tempo, a Alemanha encontrou uma maneira de marcar mais dois gols, constrangendo o país anfitrião e preparando o terreno para a vitória na Copa do Mundo ao derrotar a Argentina por 1 a 0 na final. Os torcedores brasileiros ainda estão surpresos com o resultado, e ver um time tão dominante passar por uma derrota como essa é impressionante.

12. Argentina – Islândia, Copa do Mundo 2018

  • Pontuação: Argentina 1-1 Islândia

A Argentina chegou a esta partida da fase de grupos com muito talento, encabeçada por Lionel Messi. Todos esperavam que eles alcançassem uma vitória bastante fácil, especialmente enfrentando uma seleção da Islândia que estava muito feliz por estar lá.

Porém, desde cedo mostraram que estavam ali para competir e fizeram exatamente isso ao responder à Argentina com um gol próprio no meio do primeiro tempo.

A defesa da Islândia conseguiu travar o poderoso ataque argentino e um empate 1-1 foi essencialmente uma vitória para o país. A equipe recebeu muita atenção para a partida e, embora não tenha feito muito depois, ficou claro que ninguém esquecerá aquele empate tão cedo.

13. Manchester United – Bayern de Munique, Liga dos Campeões de 1999

  • Pontuação: Manchester United 2-1 Bayern Munique

Simplificando, esses eram os dois times de clubes mais dominantes do mundo na época. Ambas as equipes encontraram uma maneira de dominar suas ligas nacionais e ganhar suas taças. Eles queriam adicionar outra peça de hardware para encerrar a temporada na final da Liga dos Campeões.

O Bayern de Munique assumiu o controle cedo, marcando na cobrança de falta e parecendo que iria entrar em modo de prevenção que levaria à vitória. No entanto, o Manchester United fez as substituições certas para dar impulso ao seu ataque, e dois gols nos acréscimos levaram a uma vitória impressionante de recuperação.

14. Liverpool – AC Milan, Liga dos Campeões 2005

  • Pontuação: Liverpool 3-3 AC Milan (3-2 após pênaltis)

O AC Milan não só entrou na partida como favorito, mas também saltar para uma vantagem de 3 a 0 certamente parecia que tinha tudo garantido para o título.

No entanto, o Liverpool nunca desistiu e, embora o AC Milan tenha ajudado um pouco ao derreter, merece muito crédito por marcar três golos e forçar o que acabariam por ser cobranças de grandes penalidades.

Até hoje nem todo mundo sabe como o Liverpool conseguiu a vitória, mas foi o quinto título europeu do clube. Também é talvez uma das vitórias mais memoráveis ​​da história do futebol.

15. Barcelona-Arsenal, Liga dos Campeões de 2006

  • Pontuação: Barcelona 2-1 Arsenal

A última partida para entrar nesta lista não é isenta de polêmica, já que o Arsenal viu seu goleiro ser expulso aos 18 minutos após uma falta. O Arsenal sabia que enfrentaria uma jornada difícil jogando com um homem a menos, mas aguentou no final da partida, apenas para finalmente perder uma final difícil por 2 a 1.

A estratégia defensiva funcionou até certo ponto, já que o Barcelona não sabia exatamente o que fazer para conseguir a vitória. Só aos 76 minutos é que conseguiram empatar o jogo e, quatro minutos depois, voltaram a marcar para conseguir a vitória.