As 15 maiores jogadoras de futebol de todos os tempos

As 15 maiores jogadoras de futebol de todos os tempos










O futebol feminino continua a crescer rapidamente em todo o mundo. Apenas nas últimas décadas, mais países estão a ser competitivos ao mais alto nível e as meninas estão a entrar no desporto sabendo que têm a oportunidade de se tornarem profissionais se trabalharem arduamente.

Isso tudo para dizer que a lista das 15 maiores jogadoras de futebol de todos os tempos pode parecer um pouco diferente daqui a uma ou duas décadas. Os melhores não serão esquecidos, mas os novos jogadores serão reconhecidos. Por enquanto, aqui estão os 15 melhores que o jogo já viu.

15. Megan Rapinoe

Há um ano, Megan Rapinoe não estaria nesta lista. No entanto, ela teve um excelente 2019, ganhando a melhor jogadora feminina do ano da FIFA.

Ela está com quase 30 anos, então parece que seus melhores dias já ficaram para trás, mas ela poderia continuar a aumentar seu currículo antes que tudo esteja dito e feito. Ela se tornou o rosto da seleção feminina agora, e seu ativismo fez dela uma estrela cruzada de muitas maneiras.

14. Lotta Schelin

Não há um único jogador da Suécia que tenha quase as mesmas credenciais que Lotta Schelin. Ela marcou 88 gols pelo seu país e quase conseguiu uma vitória impressionante nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 ao chegar à final.

A Suécia não conseguiu competir com algumas das melhores seleções nacionais, mas teve sucesso a nível de clubes que lhe valeu o lugar nesta lista. Nada mal para uma jogadora que no início de sua carreira foi informada de que um problema na coluna não lhe permitiria jogar futebol em qualquer nível.

13. Alex Morgan

Embora a Copa do Mundo de 2019 não tenha sido tão dominante para Alex Morgan quanto ela gostaria, os Estados Unidos ainda assim conquistaram o título. Acontece que eles não precisavam que ela fosse dominante, já que o time tem tantas armas que ainda conseguiu avançar no torneio.

O que assusta é que Morgan é a primeira jogadora da lista que ainda tem muito tempo para complementar seu currículo. Ela está saindo do nascimento do primeiro filho, mas está totalmente preparada para voltar e jogar ao mais alto nível.

Se ela conseguir vencer mais alguns campeonatos importantes, não há razão para que ela não possa estar entre os 10 primeiros e possivelmente até entre os cinco primeiros.

12. Esperança Solo

Talentosa e polêmica, Hope Solo ancorou a defesa dos Estados Unidos por quase uma década. Ela tem o maior número de derrotas na história da seleção feminina dos Estados Unidos, e suas duas medalhas de ouro e um título da Copa do Mundo falam por si.

Embora tenha se envolvido em algumas questões extracampo que às vezes atrapalham suas conquistas, ela está na discussão para ser o maior goleiro de todos os tempos.

11. Cristiane

Marta recebeu a maior parte da atenção do Brasil nas últimas duas décadas, mas Christiane também teve uma ótima carreira. Ela ainda joga neste momento, mas no seu auge foi uma das melhores do mundo.

O Brasil terminou como vice-campeão tanto na Copa do Mundo quanto nas Olimpíadas, o que pode ser o único golpe real em sua carreira. Se eles conseguissem avançar e ganhar apenas um desses títulos importantes, ela poderia estar entre os 10 primeiros.

Ela ainda é a melhor pontuação da história olímpica e mostrou que também é muito durável. Sua carreira pode estar chegando ao fim, mas demorará muito até que as pessoas se esqueçam de sua atuação em campo.

10. Ada Hegerberg

A estrela do futebol norueguesa Ada Hegerberg é uma das jogadoras mais talentosas que já jogou. No entanto, ela não é apenas conhecida como uma das melhores jogadoras do mundo, mas também como uma das jogadoras mais populares entre torcedores e companheiros de equipe.

Ela se tornou histórica ao receber o primeiro prêmio Ballon d’Or feminino em 2018, o que não foi importante apenas para Ada, mas para o futebol feminino em geral.

Ada Hegerberg já é uma jogadora de classe mundial que ficará para a história como uma das maiores de todos os tempos, porém, dentro de alguns anos, será ela considerada a maior de todos os tempos?

9. Nadine Angerer

A primeira goleira a fazer parte desta lista é a alemã Nadine Angerer, e é realmente impossível argumentar contra. Ela foi duas vezes Melhor Jogadora do Ano da FIFA e apoiou uma defesa que ajudou a vencer dois campeonatos da Copa do Mundo.

Ela teve que esperar sua vez atrás de Silke Rottenberg, mas depois mostrou que na verdade era uma opção ainda melhor. Ela fez seu nome internacionalmente, mas também liderou as equipes de seu clube com muito sucesso.

8. Carli Lloyd

A história ainda não está completa, mas Carli Lloyd ainda é uma das 10 melhores jogadoras, mesmo que nunca mais jogue. Ela dominou o nível de clubes internacionais por muito tempo antes de sua corrida em 2015, quando levou os Estados Unidos a uma Copa do Mundo.

Ela desempenha mais um papel de mentora na seleção internacional atualmente, mas ainda tem algo sobrando em curtos períodos.

7. Sol Wen

É impossível falar de futebol chinês sem mencionar Sun Wen. Ela foi verdadeiramente dominante durante seu auge e mostrou que era indiscutivelmente a melhor jogadora do mundo em 1999, quando ganhou a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo.

Ela é um pouco esquecida hoje em dia, mas a verdade é que ela foi a Jogadora Feminina do Século da FIFA no encerramento da temporada de 2000.

6.Christine Sinclair

Fale com qualquer fã de futebol no Canadá e Sinclair estará no topo de sua lista. Ela tinha credenciais para ser uma estrela em qualquer time e dominava todos os níveis.

O Canadá não teve muito sucesso internacional, mas dois campeonatos WPS e dois campeonatos NWSL a colocaram na lista dos maiores jogadores de clubes da história recente.

5. Abby Wambach

A versátil atacante Abby Wambach está na lista dos maiores jogadores de todos os tempos, mas ganhar apenas um prêmio de Jogadora do Ano prejudica seu caso. Ela conseguiu muito no que diz respeito ao sucesso da equipe e ainda é a única jogadora que pode desafiar Mia Hamm como a melhor dos Estados Unidos.

Ela tem um dos gols mais memoráveis ​​da história do futebol, marcando uma cabeçada no último minuto nas finais das Olimpíadas de 2004 para dar aos Estados Unidos a medalha de ouro. Ela também ajudou a dar início a uma nova trajetória dominante da seleção feminina na Copa do Mundo, levando para casa o título em 2015.

4. Birgit Prinz

Prinz é um grande motivo pelo qual a Alemanha se tornou um time dominante na Copa do Mundo. Ela foi capaz de ajudá-los a vencer dois campeonatos da Copa do Mundo, e seu sucesso individual levou a três prêmios de Jogador do Ano.

Com 410 gols marcados entre jogos internacionais e de clubes, Prinz é facilmente considerada a melhor jogadora do futebol feminino alemão. O país ainda busca voltar à relevância internacional.

3. Homare Sawa

Entrando em cena no início da década de 1990, Sawa rapidamente se tornou o rosto do futebol feminino japonês. Ela se tornou uma heroína nacional ao conquistar o título da Copa do Mundo para seu país. No total, ela competiu em seis Copas do Mundo e quatro Jogos Olímpicos.

Ela quase sempre foi a jogadora preferida no ataque, transformando o Japão em uma ameaça legítima.

2. Mia Hamm

Se alguém pode defender o número um além de Marta, é Mia Hamm. Embora tenha ganhado apenas dois prêmios de Melhor Jogadora do Ano da FIFA, ela conseguiu muito mais sucesso em equipe.

Ela ganhou duas Copas do Mundo com os Estados Unidos, além de uma medalha de ouro olímpica. Ela também ganhou quatro campeonatos nacionais na faculdade e ajudou a pavimentar o caminho para a Liga Profissional de Futebol Feminino.

1. Marta

O destaque pela seleção brasileira tem seis prêmios de Melhor Jogadora do Ano da FIFA em seu nome. Embora ela nunca tenha conseguido vencer um campeonato importante com seu país, é impossível ignorar seu talento individual.

Ela foi capaz de marcar gols de maneira criativa, abrir espaço para os outros, driblar tão bem quanto qualquer um e se transformar em uma força imparável de muitas maneiras. Isso a torna a melhor jogadora de futebol que já viu.