O que GA, GF e GD significam no futebol?

O que GA, GF e GD significam no futebol?










GF=Metas para GA = Gols Contra GD = diferença de metas

Com o surgimento da Internet, houve um enorme aumento na disponibilidade de informações para os torcedores de futebol se debruçarem e dissecarem.

Canais de TV dedicados, cobertura 24 horas por dia e um foco cada vez maior nas estatísticas e resultados dos times e jogadores resultaram em cada vez mais maneiras de comparar resultados.

Agora existem tantas maneiras de comparar times ou posições na liga que as abreviações estão espalhadas por toda parte.

A necessidade de colocar o máximo de informações possível em uma tabela de classificação fez com que o torcedor médio quase tivesse que falar em código para poder assimilar cada gol, cada assistência, cada vitória.

Vamos nos aprofundar em algumas das abreviações mais importantes do futebol voltadas para estatísticas para ver o que significam, como foram criadas e que efeito podem ter nas chances de sucesso de seu time.

Gols Contra (GA)

O que significa Gf no futebol?

A temida coluna Gols Contra, a única estatística que você espera que seja zero, aquela que lhe diz se sua defesa é sólida ou tão furada quanto uma meia cheia de água.

Cada gol que sua equipe concede é adicionado à coluna GA, e é do seu interesse que essa estatística permaneça a mais baixa possível.

Como discutiremos mais adiante, as equipes têm interesse em um valor de GA baixo, pois combinado com o valor de Goals For, uma equipe pode ser recompensada ou sofrer no final de uma temporada.

Matematicamente, o valor do GA é direto: cada gol contra o seu time, em qualquer competição em que esteja, é adicionado ao total acumulado, portanto, quanto menor esse valor, melhor.

Em um nível mais emocional, as estatísticas do GA são um indicador de quão bem ou mal sua equipe está indo. Para os torcedores leais que vão a todos os jogos em casa e fora, um número baixo aqui significa que eles não precisam sofrer a dor ou o estresse de ver seu time sofrer gol após gol.

Metas para (GF)

A única figura que importa para um time de futebol? Não exatamente, mas a coluna Metas para não é apenas vital para o seu time, mas, assim como esperar por uma pontuação GA baixa, quanto maior o valor do GF, melhor o desempenho do seu time poderia estar em sua liga.

E embora isso não seja garantido, marcar quatro gols em um jogo em que você sofreu cinco é um caminho rápido para a zona de rebaixamento, os torcedores adoram gols, então quanto mais seu time marca, mais felizes ficam os torcedores.

Embora três pontos por vitória sejam o verdadeiro juiz do desempenho de uma equipe, geralmente acontece no final da temporada que a equipe que marca mais gols ou que está pelo menos no topo da tabela de pontuação é geralmente uma das equipes disputando títulos.

Até as finais da Copa do Mundo de 1970, o Goals For participava de uma tabela de classificação devido a algo chamado média de gols, em que o número de gols marcados era dividido pelo número de gols sofridos, para chegar a uma média de gols.

Cinco anos após a Copa do Mundo de 1970, a Liga Inglesa de Futebol adotou uma nova forma de desempate, que incentivou um estilo de futebol mais ofensivo.

Considerando que, ao usar o sistema de média de gols, talvez encorajasse uma equipe que assumiu a liderança a se sentar e manter o placar limpo, o sistema de desempate mais recente seria muito mais benéfico para uma equipe com pontuação alta, e esse novo sistema seria chamado de Sistema de diferença de metas (GD).

Diferença de gols (GD)

Desde a adoção da diferença de gols em relação à média de gols, essa estatística se tornou um dos pilares para definir o sucesso de uma equipe em suas ligas.

Na sua forma mais simples, GD significa basicamente gols marcados, menos gols sofridos. Por exemplo, o Time A marcou 100 gols, mas sofreu 50 em uma temporada e tem um GD de +50. A equipe B marcou 75 gols, mas sofreu 20 e tem GD de +55.

O exemplo acima mostra como o GD é resolvido, mas e se essas duas equipes terminassem na liderança da mesma liga com os mesmos pontos? É aí que entra o GD do seu time.

Desde 1975, o GD tem sido o desempate de fato em uma competição onde duas ou mais equipes terminam com os mesmos pontos ao final de uma temporada completa. E você ficaria surpreso com a frequência com que as equipes acabam precisando de uma sólida diferença de gols para ultrapassar a linha.

Um exemplo de GD no seu melhor é a temporada 2011-2012 da Premier League, onde Manchester City e Manchester United, arquirrivais e líderes da Premier League daquele ano, chegaram ao 38º e último jogo da temporada empatados com 86 pontos cada.

Uma superioridade GD de +8 para o Manchester City sobre seus rivais entre cidades significava que, desde que igualassem ou superassem o resultado do Manchester United, o título iria para o Manchester City. Porém, se o United ou o City perdessem e o outro time vencesse, o GD não seria necessário e o título iria para o time com mais pontos.

Este cenário levaria a um dos últimos dias mais impressionantes para qualquer liga do mundo, já que uma vitória do Manchester United por 1 a 0 significou que o Manchester City teve que vencer o Queens Park Rangers para vencer a liga no GD.

A caminho dos acréscimos, o City estava, incrivelmente, perdendo por 2 a 1 para o QPR, ameaçado de rebaixamento, apenas para marcar duas vezes em dois minutos para vencer o campeonato com segundos de sobra.

Embora este final de temporada emocionante tenha sido um verdadeiro épico para torcedores e especialistas, foi o Manchester City marcando 93 gols e sofrendo apenas 29 ao longo da temporada, deixando-os com +64 GD em comparação com o Manchester United e seus +56 GD isso significava que a metade azul do Manchester emergiria com o título.

O GD é mais importante que o GA e o GF?

De uma forma indireta, sim, o GD é um marcador integral do sucesso de uma equipe, juntamente com a contagem final de pontos.

Portanto, neste sentido, o GD é absolutamente vital para uma equipa, e não se esqueça que o GD também é relevante para as equipas mais abaixo na tabela de classificação, pode ser a diferença entre a sobrevivência ou a despromoção.

Pode até significar a diferença entre a 11ª e a 12ª posição na liga, o que pode significar um aumento no prêmio em dinheiro. Então o GD é muito importante, mas a única maneira de o GD ajudar é marcando mais do que sofre.

Como sempre no futebol, o “objetivo” do jogo é, enfim, marcar gols. Quanto mais você marca, melhor você se sai, quanto menos você sofre, menos você perde, certo?

Subtrair os gols sofridos dos gols marcados é apenas mais um marcador para decidir se seu time é vencedor ou perdedor.

GA e GF também são vitais, mas no último dia de uma longa temporada, esperemos que seu GD seja melhor que seus rivais.