Atacante no futebol: um guia completo

Atacante no futebol: um guia completo










Para quem assiste ou joga futebol, alguns dos momentos mais emocionantes do jogo são quando a bola vai para a rede. Freqüentemente, quem chuta a bola para a rede joga na posição de atacante.

Se você perguntar a um grupo de torcedores de futebol quem é o melhor atacante, será difícil chegar a um consenso. No entanto, existem atacantes famosos que se tornaram nomes conhecidos, e fizeram isso concentrando-se em ser capazes de marcar quando for preciso.

O que é um atacante no futebol? O atacante é o jogador que dribla os adversários, joga próximo à rede adversária e consegue manejar a bola com grande precisão. Esses jogadores se especializam em fazer a bola passar pelo goleiro e chegar à rede, com foco em superar o adversário.

Coloque dentro das formações

Os times de futebol podem se organizar em uma variedade de formações diferentes, projetadas para informar aos jogadores onde eles devem permanecer mais ou menos em campo. Os números nessas formações mostram como a equipe montou suas posições de defesa, meio-campo e ataque. Portanto, os atacantes estão incluídos no último número da formação.

Por exemplo, na formação 4-4-2, há quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes. Um desses jogadores avançados é o atacante. Porém, algumas formações possuem mais jogadores na linha de ataque e, nesse caso, podem haver posições adicionais de atacante nomeadas na escalação, como o segundo atacante.

responsabilidades principais

1. Marcar gols

Mais do que tudo, cabe ao atacante colocar a bola na rede. Outros jogadores geralmente procuram oportunidades de levar a bola ao atacante, já que são provavelmente os goleadores mais habilidosos do time.

Atacantes habilidosos podem marcar em muitas posições diferentes no campo, embora tendam a jogar o mais próximo possível da rede. Os atacantes também precisam fazer chutes a gol, entrando ou não.

Este jogo agressivo acabará por levar a gols marcados, e um atacante precisa ser capaz de aproveitar todas as oportunidades. É fundamental que o atacante não desanime se os chutes não entrarem, pois isso diminuirá sua confiança no final do jogo.

2. Fique aberto, fique na posição e fique do lado de fora

Como seus companheiros sem dúvida tentarão passar a bola para eles, é fundamental que o atacante esteja sempre pronto. Isso significa que o atacante precisa usar sua velocidade e consciência de campo para criar espaços abertos, além de não permitir que os zagueiros o tirem de sua zona.

Eles também precisam ter certeza de que os defensores não os estão colocando em uma armadilha de impedimento. É devastador quando um gol é feito, mas tem que ser retirado porque o jogador foi impedido.

3. Fique no controle

Existem duas maneiras de um atacante ganhar vantagem e se preparar para marcar. Eles podem ultrapassar o adversário correndo mais rápido do que eles e chutando a bola em movimento, ou podem ser confiantes e fortes de costas para a rede, o que os ajuda a criar o espaço necessário para virar e chutar para o gol.

Muitos atacantes utilizam movimentos sofisticados e fintas para confundir o oponente, o que funciona da mesma forma que um cruzamento no basquete. Ter esse controle detalhado sobre a bola tornará o atacante muito mais eficaz.

4. Passe a bola

O atacante deve usar sua velocidade e controle de bola para se abrir para um passe ou para afastar os zagueiros de seus companheiros, criando uma oportunidade na rede. Além disso, é fundamental que o atacante tenha habilidade suficiente para ler o campo e entender se deve chutar ou passar a bola para um companheiro em melhor posição.

Ao fazer esses passes, o atacante deve ter uma perna forte para fazer a bola atravessar o campo, além de um chute certeiro para evitar que ela seja roubada pelo time adversário. Portanto, além do controle de perto mencionado acima, o atacante também precisa ter controle de bola em longas distâncias.

O segundo atacante

A posição do atacante é geralmente associada à camisa número nove e, como tal, o segundo atacante às vezes é chamado de número 10 (conhecido como craque). Esses jogadores geralmente desempenham uma função um tanto livre, alternando entre receber a bola de seus companheiros e atacar o adversário.

É claro que o segundo atacante precisa ser capaz de marcar, caso surja uma oportunidade.

Tipo geral de corpo de um atacante

Jogadores altos e poderosos são adequados para a posição de atacante, pois podem superar os adversários com sua velocidade e comprimento de passada em um esforço para chegar ao gol. No entanto, também existem atacantes mais baixos que apresentam níveis mais elevados de agilidade do que defensores mais altos.

A altura do jogador, é claro, importa menos do que se ele pode ou não usar qualquer tamanho que tenha a seu favor para colocar a bola na rede. Geralmente, também se espera que eles sejam capazes de marcar com qualquer um dos pés, além de serem capazes de marcar com passos largos.

Você pode aprender mais sobre os tipos de corpo dos atacantes neste post.

Dicas para ser um atacante melhor

1. Atire o máximo possível com os dois pés

Os atacantes precisam conhecer o campo e entender, por exemplo, o quão forte eles precisam chutar a bola de uma determinada posição para levá-la à rede. Um atacante também precisa saber como é diferente chutar uma bola enquanto corre, em vez de parado. Esse tipo de coisa é aprendido por meio de muitas, muitas repetições.

Além de chutar a bola, os atacantes precisam praticar o recebimento da bola de seus companheiros em diversas posições. O primeiro toque na bola de futebol pode fazer ou anular uma jogada, e primeiros toques eficazes podem mover a bola para o espaço, o que pode ser a diferença entre marcar ou não.

2. Aprenda a fazer malabarismos e praticar footwork

Fazer malabarismos com uma bola de futebol é divertido e é uma forma de impressionar amigos e familiares, mas também é uma boa forma de aumentar o controle da bola.

Ao praticar malabarismo, os jogadores ganham uma melhor consciência de como a bola se sente e como ela se move quando atinge uma determinada parte do pé ou da perna. Embora você não esteja necessariamente fazendo manobras no meio do jogo, a habilidade de familiaridade com a bola se traduzirá diretamente no campo.

Mais do que tudo, o atacante deve se sentir confortável ao movimentar a bola quando um defensor tenta impedi-lo. Mesmo que você, como atacante, consiga vencer o zagueiro em uma corrida a pé, não importará muito se você não puder levar a bola com você.

3. Use o acelerador e o freio

Todo mundo sabe que todos os jogadores de futebol correm muito durante o jogo, e os atacantes não são exceção. Mas além de ter uma boa base cardiovascular, um atacante precisa de muita velocidade para se posicionar ou ultrapassar o adversário.

Mas eles também precisam saber como parar a bola e a si mesmos. Ser capaz de mudar rapidamente de direção ou gaguejar enquanto corre fará de você uma arma muito mais poderosa contra os jogadores defensivos.

4. Estude o jogo

Claro, há valor em estar em campo e conseguir essas repetições, mas como um atacante é um dos líderes do time, ele ou ela precisa entender o jogo nos níveis macro e micro, conhecer seus companheiros e compreender as fraquezas do seu oponente.

Isso também o ajudará a reconhecer quando os defensores estão tentando tirá-lo de posição ou impedi-lo. Ao observar o jogo de seus companheiros, você também entenderá seus pontos fortes e saberá quando seria vantajoso passar a bola para eles em vez de tentar o placar sozinho.

Para mais 20 dicas para se tornar um atacante melhor, confira este post.

Atacantes famosos

Existem muitos grandes atacantes de futebol para citar, mas compilamos uma lista de alguns que achamos que realmente exemplificam as habilidades e qualidades necessárias para ser um atacante.

Pelé

Esse brasileiro é sinônimo de futebol e é um dos grandes. Alguns o consideram o melhor jogador de futebol de todos os tempos, e ele é listado pela FIFA e pelo Guinness World Records como tendo o maior número de gols na carreira no futebol.

Ele era um driblador de elite e um chutador poderoso, e era capaz de equilibrar sua habilidade técnica com uma visão criativa do jogo e a resistência para sobreviver aos outros jogadores ao seu redor. Essa habilidade técnica durante todo o jogo é a marca registrada de um grande atacante.

Thierry Henrique

Como as posições no futebol são muito mais fluidas do que em outros esportes, Thierry Henry jogou como ala em seus dois primeiros times, mas voltou à posição de atacante quando foi transferido para o Arsenal em 1999.

No entanto, no início dos anos 2000, a formação do time do Arsenal foi alterada para 4-5-1, então ele disputou muitas partidas como único atacante. Ser capaz de se defender como o único atacante é um elemento crucial de um grande atacante e requer foco mental e habilidade física.

Henry era um jogador formidável que conseguia chutar de fora da área e correr para a área para pressionar o goleiro e fazer o placar.

Alex Morgan

Presente na Seleção Feminina dos EUA desde 2010, Alex Morgan compartilha o recorde de número de gols marcados por uma única jogadora em um único jogo da Copa do Mundo da FIFA. Em 2019, ela marcou cinco gols contra a Tailândia, igualando a conquista de Michelle Akers em 1991.

Morgan também estabeleceu um recorde de velocidade no futebol feminino, chutando a rede em 12 segundos no jogo das Eliminatórias Olímpicas da CONCACAF 2016 contra a Irlanda. Foi também o gol mais rápido marcado na história da Seleção Feminina dos Estados Unidos.

Seu estilo agressivo de jogo e consciência de campo a levaram a marcar gols com rapidez e frequência, o que outros atacantes também deveriam tentar imitar. Esse estilo de jogo fez com que, em 2012, ela se juntasse à estimada Mia Hamm como a única mulher americana a marcar 20 gols e 20 assistências em um ano civil.

Harry Kane

Em 2024, Kane quebrou um recorde de 94 anos ao marcar mais de 12 gols pela Seleção Inglesa em um ano civil. Dixie Dean marcou 12 em 1927, e Kane marcou 16 gols em um ano civil, apenas para garantir.

Ele é um artilheiro prolífico e tem sido eficaz ao longo de sua passagem pela Premier League ao somar pontos no placar. Mas Kane é um jogador completo que consegue se movimentar pelo campo, controlar a bola e jogar bem na defesa.

Kane também é muito bom na cobrança de pênaltis, o que, como os torcedores ingleses sabem, é uma área onde precisamos fortalecer o jogo da nossa seleção.

Kylian Mbappé

Este jogador francês foi comparado a Pelé e Thierry Henry. Algumas das comparações com Pelé vêm de sua agilidade e estilo de jogo, mas também são estatísticas. Pelé e Mbappe são os únicos dois jogadores de futebol que marcaram dois gols em uma partida da Copa do Mundo quando eram adolescentes.

Ele é forte no centro de campo e, do ponto de vista da velocidade, Mbappé é devastador para os defensores, ultrapassando-os enquanto controla a bola como se ela estivesse presa ao seu corpo. Ele sem dúvida fez treino após treino para aumentar suas habilidades e, com apenas 23 anos, Mbappe é alguém a ser observado se você quiser ver como um atacante se desenvolve ao longo do tempo.

Os atacantes são bem conhecidos no mundo do futebol porque sua função principal é marcar gols, e a maioria dos atacantes profissionais são muito bons em seu trabalho. Um atacante combina sua força, controle de bola e consciência de campo para colocar a bola na rede de forma consistente e levar seu time à vitória.

Listei os maiores atacantes de todos os tempos neste post.

Outros guias de posição no futebol: