Por que o futebol é o esporte mais popular do mundo

Por que o futebol é o esporte mais popular do mundo










Os fãs de esportes em todo o mundo elegem o futebol como seu esporte favorito, e os números mostram que é o esporte mais popular do mundo. Quer sejam pessoas jogando ou assistindo, elas amam o esporte carinhosamente conhecido como “o jogo bonito”.

Embora seja praticamente aceite que o futebol está no topo a nível mundial, porque é que o futebol é o desporto mais popular do mundo?

Muitos fatores diferentes explicam por que o futebol é tão popular. Não só é acessível e fácil de aprender em um nível fundamental, mas também possui nuances suficientes para intrigar um fã mais sofisticado. O fato de craques virem de todo o mundo também dá a todos aquele sonho de infância de um dia ser o melhor do mundo.

Pode parecer uma resposta bastante genérica, mas a verdade é que há muitas razões pelas quais o futebol é o desporto mais popular do mundo. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais é o rei dos esportes.

1. Barato

Em algum momento, todo mundo já brincou com uma bola de futebol na vida. Mesmo nos países mais pobres, onde talvez não tenham dinheiro suficiente para comprar uma bola de futebol, qualquer coisa pode ser chutada para simular o jogo. É o único equipamento real necessário, o que o torna um dos esportes mais baratos do mundo. Aqui estão todos os custos de jogar futebol.

O esporte fica mais caro em níveis mais altos, mas isso é de se esperar. Acaba custando uma boa quantia de dinheiro jogar futebol em viagens e obter o treinamento adequado para se tornar um jogador profissional. No entanto, muitos clubes começarão a investir em jogadores mais jovens se perceberem potencial. Isso pode limitar severamente o fardo que algumas famílias têm de suportar se os seus filhos se mostrarem promissores.

Aqui estão minhas recomendações atualizadas de bolas e chuteiras de futebol baratas:

2. Jogável em todas as condições

O futebol é praticado predominantemente ao ar livre, mas o clima não precisa ser ideal para praticar o esporte. Há partidas que acontecem na neve, sob chuva torrencial ou em temperaturas bem acima de 100 graus.

Ter um esporte que pode ser jogado em todos os momentos ajuda a desenvolver o jogo. Há mais oportunidades para os jogadores mais jovens aprenderem o jogo, e os fãs não precisam se preocupar com possíveis adiamentos ou cancelamentos, quase tanto quanto alguns dos outros esportes por aí.

Do ponto de vista dos torcedores, os times fazem o máximo possível para construir estádios que tornem as condições o mais confortáveis ​​possível. Quer se trate de uma sombra adequada durante o meio do dia, ou mesmo de um teto retrátil em alguns casos para condições climáticas adversas, é bastante fácil assistir a uma partida em comparação com outros esportes ao ar livre.

3. Orgulho Nacional

Nenhum esporte desperta o orgulho nacional tanto quanto o futebol. Parte da razão pela qual explodiu globalmente é que há tantos países diferentes que acreditam ter uma chance genuína de ser campeão da Copa do Mundo. Equipas de todos os continentes representam os seus países no maior evento a cada quatro anos. Existem também competições em determinadas regiões que permitem que as equipes sejam as melhores daquela área.

Ligas profissionais competitivas estão em todo o mundo e, embora variem em níveis de jogo, ainda é futebol profissional. O talento em campo está por toda parte, e os torcedores adoram apoiar seu país e torcer por times com os quais possam se conectar.

Uma vitória de um país pode ter um impacto significativo nos próximos anos. Nenhum outro esporte coletivo tem tantos concorrentes reais como o futebol. Ao olhar para outros grandes esportes coletivos, o basquete é dominado principalmente pelos Estados Unidos, com apenas um punhado de países nesse nível abaixo. O beisebol só é popular em partes do mundo. O futebol é jogado em todos os lugares.

4. Adapta-se perfeitamente a qualquer programação

À medida que os eventos esportivos se tornam cada vez mais longos, o futebol permanece praticamente o mesmo há décadas. Isso porque não há tempos limite ou paradas no meio da partida, e ela consiste em dois tempos de 45 minutos. Sim, há um intervalo e acréscimos no final de cada tempo, mas cada partida vai se encaixar perfeitamente nessa janela de duas horas.

Isso mantém as coisas dentro do cronograma para quem quer tirar uma folga para ver uma partida. Vá a um jogo de beisebol, por exemplo, e ninguém sabe quanto tempo isso vai demorar. Alguns jogos demoram pouco mais de duas horas, enquanto outros podem demorar cinco horas ou mais. Mesmo em esportes com tempo, o basquete e o futebol podem ultrapassar facilmente as três horas se houver muitos intervalos, replays, lesões e muito mais.

5. Ligas profissionais em todos os lugares

Eles sempre serão os times mais ricos e poderosos do mundo, com muitos torcedores. Vá a qualquer continente e haverá camisetas representando o FC Barcelona, ​​Manchester United, Bayern de Munique e muito mais. No entanto, para além de muitos outros desportos, mesmo as equipas menos bem-sucedidas conquistaram muitos adeptos apaixonados, mesmo que não conseguissem tanto respeito a nível mundial.

Os Estados Unidos estão crescendo em grande parte por causa da Major League Soccer. Existem ligas profissionais nos menores países da Europa, até o Sudeste Asiático. Eles podem não pagar tanto ou ser tão competitivos, mas há futebol profissional em todos os lugares.

Aqui está uma lista das 20 melhores ligas de futebol do mundo.

6. Um esporte coletivo com grandes estrelas individuais

O futebol tem tudo a ver com o time, mas isso não significa que não existam verdadeiras estrelas no jogo. Na verdade, pode ser apenas o esporte coletivo que permite que um craque seja comercializado mais do que qualquer outra opção disponível.

Para começar, há muito pouco uso dos jogadores de futebol, o que permite identificar os melhores jogadores. No futebol americano, no beisebol e no hóquei, os jogadores ficam presos sob capacetes ou chapéus durante a maior parte do jogo. Isso prejudica o marketing individual e impede que os torcedores identifiquem rapidamente alguns jogadores.

Jogadores de futebol que são verdadeiras estrelas podem se destacar e se tornar heróis do esporte internacional. Eles não são apenas sonhos de marketing porque muitas pessoas assistiram aos seus jogos, mas também são geralmente jovens, em forma e fisicamente atraentes para ajudar.

Como muitos jogadores de futebol passam algum tempo em países diferentes, saber falar vários idiomas também ajuda no marketing. Tudo isso resulta no melhor dos melhores nomes conhecidos em todo o mundo. Há uma razão pela qual alguns dos melhores jogadores de todos os tempos são conhecidos simplesmente por um nome.

7. Rica história

Algumas versões iniciais do futebol já existem há séculos, mas só começaram a tomar forma como um jogo moderno na década de 1850.. Isso ainda o torna um dos esportes mais antigos e, com uma Copa do Mundo que acontece a cada quatro anos desde 1930, também construiu um pouco de história.

Todos que vivem hoje cresceram com o futebol sendo uma grande parte dos esportes. Os jovens atletas têm consciência de que se treinarem e se tornarem um dos melhores, receberão uma grande recompensa pelo seu esforço. O fandom da equipe se desenvolve desde o início e é difícil desaparecê-lo de alguma forma.

Beisebol e críquete são dois esportes coletivos que já existem há algum tempo, mas não têm o mesmo apelo global que o futebol. O basquetebol e o futebol americano ainda estão a acompanhar o seu crescimento global.

Leva tempo para construir uma história rica e talvez o futebol perca vantagem nas próximas décadas. Por enquanto, eles ainda se destacam.

8. Marketing voltado para crianças

Todo esporte tenta aproveitar a geração mais nova, mas o futebol faz isso melhor do que a maioria. Parte disso já foi abordado, seja a facilidade de jogo ou a construção dessas bases de fãs graças à nacionalidade.

O que as pessoas também precisam entender é que algo tão simples como os videogames pode manter as crianças interessadas no jogo e na aquisição de conhecimento geral. Quer se trate do mais recente jogo FIFA da EA Sports ou do Pro Evolution Soccer, isto expõe as crianças a jogos com visuais e estilo de jogo muito realistas.

Nos países mais fanáticos pelo futebol, é difícil não ser exposto a algum tipo de marketing. Os restaurantes exibem equipamentos nas paredes, os jogadores aparecem em comerciais e na televisão e muito mais. Eles têm muito dinheiro para gastar em marketing e, coletivamente, o futebol faz um excelente trabalho para manter seu esporte muito popular. Mais uma vez, ajuda o fato de as estrelas poderem ser totalmente visualizadas, para que até mesmo as crianças possam identificar rapidamente seus ídolos.

Como o futebol é considerado o esporte mais popular do mundo?

O futebol tem os maiores números de participação e o número de visualizações dos principais eventos é imbatível em nível global. Estima-se que cerca de mil milhões de pessoas assistem à final do Campeonato do Mundo a cada quatro anos, e a final anual da UEFA Champions League também pode atrair entre 250 milhões e 300 milhões de espectadores. Ter um público global ajuda significativamente esses números e realmente não tem comparação neste momento.

Dentro de países específicos, pode haver outros esportes com maior audiência. Os Estados Unidos são um exemplo, já que o futebol ainda está atrás de alguns outros esportes. No entanto, o domínio global é certamente algo que os coloca no topo.

Nenhum esporte chega tão perto do futebol, então não espere que eles desistam do título tão cedo.