20 melhores meio-campistas de futebol de todos os tempos

20 melhores meio-campistas de futebol de todos os tempos










Os atacantes podem ganhar muita notoriedade, mas os meio-campistas são igualmente importantes no campo de futebol. Alguns dos nomes mais memoráveis ​​do jogo foram os meio-campistas e eles podem realmente ajudar a ditar o jogo em geral. Estes são os 20 melhores que atuaram no meio-campo pelo menos em algum momento da carreira.

20. Ryan Giggs

  • Média de assistências por jogo: 0,27
  • Média de gols por jogo: 0,17

A lenda do Manchester United, Ryan Giggs, teve uma carreira impressionante na Premier League. Com incríveis 13 títulos da Premier League, nenhum jogador ganhou mais do que ele.

Sua transformação no meio da carreira permitiu-lhe jogar em várias posições e terminou como um forte meio-campista. Quando o jogo está em jogo, as equipes contam com ele.

19. Michael Laudrup

  • Média de assistências por jogo: 0,04
  • Média de gols por jogo: 0,23

O que mais chamou a atenção de Michael Laudrup como jogador foi seu excelente drible ao movimentar a bola para frente. Ele era muito preciso nos dribles e raramente virava a bola.

Ele criou muitas oportunidades de gol para sua equipe e é um dos poucos jogadores que causou um impacto real no Real Madrid e no FC Barcelona.

18. Johan Cruijff

  • Média de assistências por jogo: 0,27
  • Média de gols por jogo: 0,52

A atuação de Johan Cruyff ainda é comentada até hoje, mesmo que ele esteja fora do jogo há mais de 35 anos. Ele foi um verdadeiro meio-campista ofensivo que também atuou como atacante no Ajax e no Barcelona em nível de clube, e na Holanda em nível internacional.

Sua habilidade estava muito à frente de todos os outros, e ele não tinha medo de arriscar que os times incentivassem os jogadores a aproveitar o jogo de hoje.

17. Kanté

  • Média de assistências por jogo: 0,06
  • Média de gols por jogo: 0,06

Ainda assim, bem no meio do seu auge, Kante tem a chance de subir nesta lista. Ele é um meio-campista central dinâmico que não marca muito, mas pode criar oportunidades para sua equipe e fazer pequenas coisas para que ela funcione.

O mais louco é que ele começou bem tarde no que diz respeito aos jogadores de futebol. Embora a maioria já esteja estabelecida aos 20 anos, ele só chegou às ligas superiores aos 20 anos.

16. Frank Lampard

  • Média de assistências por jogo: 0,20
  • Média de gols por jogo: 0h30

Como uma estrela memorável do Chelsea, os fãs vão se lembrar de tudo que ele conseguiu realizar durante sua carreira.

Ele também terminou com mais de 100 partidas pela seleção inglesa, o que o tornou um dos melhores jogadores de futebol de sua geração. Lampard não tinha nenhuma habilidade especial, mas era versátil e capaz de controlar os jogos de várias maneiras.

15. Ronaldinho

  • Média de assistências por jogo: 0h30
  • Média de gols por jogo: 0,36

Para o bem ou para o mal, Ronaldinho é lembrado como um jogador chamativo que se tornou viral por suas jogadas antes de se tornar rotina online.

Ele tinha todas as jogadas que uma pessoa poderia desejar, mas também era um jogador produtivo a nível de clube e internacional. O Brasil conseguiu se sair bem na Copa do Mundo com ele na seleção, e ele jogou com disciplina o suficiente para ajudar os times de clubes a vencer também.

Meio-campista completo e capaz de se movimentar por todo o campo, sem dúvida merece fazer uma lista como esta. Entrar em espaços abertos e criar era sua especialidade.

14. Kevin De Bruyne

  • Média de assistências por jogo: 0,39
  • Média de gols por jogo: 0,23

O jogo profissional do belga realmente ajudou suas equipes a alcançar o sucesso ao longo de sua carreira. Ele não necessariamente domina as manchetes com seu jogo, mas faz o trabalho para que as equipes estejam em condições de conquistar a vitória.

Muitas pessoas subestimam o que ele pode fazer em campo, e sua capacidade de criar distância dos defensores pode abrir oportunidades para ele ou outros membros da equipe marcarem. Alguns o veem como o tipo perfeito de jogador de sistema para os times em que atua.

13.David Beckham

  • Média de assistências por jogo: 0,28
  • Média de gols por jogo: 0,18

As pessoas em todo o mundo ainda estão bastante familiarizadas com a aparência de David Beckham, mas podem não saber realmente o quão bom jogador ele era. Ele já está aposentado há algum tempo, mas há muita gente que o considera um dos melhores que já jogou como meio-campista.

Ele não era apenas excelente do ponto de vista criativo e de passe, mas suas cobranças de falta eram lendárias. Na verdade, essa é uma das principais razões pelas quais existe um filme intitulado “Bend it Like Beckham”.

12. Cesc Fábregas

  • Média de assistências por jogo: 0,29
  • Média de gols por jogo: 0,17

Cesc Fabregas jogou por alguns dos times de clubes mais famosos do mundo. Sua capacidade de ajudar qualquer tipo de escalação é uma das razões pelas quais ele conseguiu tanto sucesso. Esse é um cara que se contentava em ser craque em alguns clubes, enquanto assumia a função de goleiro em outros.

Faltando alguns anos de carreira, Fabregas ainda tem algumas coisas a provar. Talvez ele suba uma ou duas posições nesta lista, especialmente se conseguir ter algum sucesso individual.

11. Kaká

  • Média de assistências por jogo: 0,28
  • Média de gols por jogo: 0h30

Seja marcando em qualquer lugar do campo ou criando ataques para os outros, Kaká foi um dos melhores meio-campistas de sua geração. Ele passou o auge de sua carreira no AC Milan, e eles conseguiram bastante sucesso.

Ele também estrelou pela seleção brasileira e rapidamente se tornou um dos jogadores mais reconhecidos do mundo. Apesar de todos os elogios, muitos o consideram um dos jogadores mais esquecidos, já que tantos outros brasileiros roubam os holofotes.

10. Zico

  • Média de assistências por jogo: 0,04
  • Média de gols por jogo: 0,59

Ele não foi apenas um meio-campista extremamente versátil nas décadas de 1970 e 1980, mas também se tornou um dos melhores cobradores de falta do mercado.

Sua habilidade de curvar a bola de uma forma que passa pelos defensores o tornou extremamente valioso para as equipes recorrerem. Ele detém o recorde de mais gols profissionais de cobrança de falta, com 101.

9. Frank Rijkaard

  • Média de assistências por jogo: 0,09
  • Média de gols por jogo: 0,18

Seja estrelando pela Holanda ou por seus dois principais clubes, Ajax e Milan, Frank Rijkaard sempre encontrou uma maneira de criar oportunidades para seus companheiros. Ele era um meio-campista defensivo que não tinha medo de ser físico ao jogar em todo o campo.

Ele era um tomador de decisões inteligente que raramente ficava fora de posição e foi capaz de ajudar sua equipe a levar para casa bastante hardware por causa disso.

Se necessário, havia oportunidades para Rijkaard atuar como meio-campista ofensivo ou até mesmo como segundo atacante. Muitos jogadores nesta lista são bem pequenos, mas com 6’3 de altura e forte, ele foi um pesadelo para muitos adversários.

8. Luka Modric

  • Média de assistências por jogo: 0,18
  • Média de gols por jogo: 0,11

A Croácia fez uma campanha emocionante até à final do Campeonato do Mundo em 2018, e Luca Modric desempenhou um papel importante para alcançar esse nível de sucesso. Ele é um meio-campista voltado para a equipe que pode criar ataques de várias maneiras e, embora esteja envelhecendo, ainda tem um desempenho de alto nível em uma liga principal.

Modric nunca vai superar seu adversário fisicamente, mas ele compensa isso com inteligência em campo para tornar muito difícil para as equipes preverem exatamente o que ele está fazendo. Ele também é enganosamente rápido e faz movimentos intencionais o tempo todo.

7. Paul Scholes

  • Média de assistências por jogo: 0,10
  • Média de gols por jogo: 0,21

Logo atrás de Girard está outro jogador inglês clássico, Paul Scholes. Ele era conhecido principalmente por ser um dos jogadores mais técnicos de sua geração, e seu passe ainda não tem muitos rivais. No geral, ele era um tipo de jogador muito cerebral e fez uma transição suave de atacante em seus primeiros dias para meio-campista.

Talvez o mais revelador de tudo seja que ele é um dos jogadores mais respeitados de uma geração. Todos os grandes que jogaram com ou contra ele sentiram que ele fez de tudo para criar oportunidades para seus companheiros. Ele é um dos melhores companheiros de equipe que alguém pode encontrar.

6. Steven Gerrard

  • Média de assistências por jogo: 0,21
  • Média de gols por jogo: 0,26

O maior meio-campista da longa história do futebol inglês é Steven Gerrard. Ele passou quase toda a sua carreira profissional no Liverpool e terminou com 114 internacionalizações pela seleção inglesa.

Ele tinha uma versatilidade excepcional em campo, trabalhando duro de área em área para criar oportunidades. Ele também tinha uma das melhores habilidades de trocação em qualquer time para o qual se preparava.

5. Andrea Pirlo

  • Média de assistências por jogo: 0,16
  • Média de gols por jogo: 0,10

Pirlo não era o mais rápido, o mais forte ou mesmo o mais talentoso quando se olha para os seus atributos físicos. Ele conseguiu compensar tudo isso sendo um zagueiro muito tático, que criava oportunidades pensando no jogo.

Ele tinha uma visão excepcional ao criar o ataque e sua expectativa era incomparável. As equipes não conseguiram descobrir uma maneira de atrasá-lo quando começou no Milan, na Juventus ou na seleção italiana.

4. Iniesta

  • Média de assistências por jogo: 0,21
  • Média de gols por jogo: 0,10

No final de sua carreira, Iniesta está no topo de sua lista como um dos melhores meio-campistas que o futebol já viu. Um verdadeiro meio-campista por excelência, foi capitão do Barcelona por três temporadas.

Seu excelente controle de bola permitiu que ele se tornasse um grande atacante, e ele contou com precisão e técnica para compensar algumas vezes a derrota devido à sua menor estatura.

3. Xavi

  • Média de assistências por jogo: 0,25
  • Média de gols por jogo: 0,13

A habilidade mais marcante de Xavi foi a capacidade de aproveitar espaços abertos. Ele foi um excelente craque durante seu auge e conseguiu se manter sólido mesmo mais tarde em sua carreira, como alguém que poderia preparar alguns dos jogadores mais talentosos para marcar gols pelo Barcelona ou pela Espanha.

2. Zinedine Zidane

  • Média de assistências por jogo: 0,19
  • Média de gols por jogo: 0,19

Conhecido por muitos como o maior jogador de futebol francês de todos os tempos, ele também se tornou um técnico de muito sucesso. Durante o seu auge, ninguém foi melhor meio-campista tático do que Zidane.

Suas façanhas na última Copa do Mundo mancharam um pouco sua reputação, mas as pessoas ainda se lembram dele por suas habilidades de liderança no meio-campo.

1.Maradona

  • Média de assistências por jogo: 0,09
  • Média de gols por jogo: 0,46

Algumas pessoas defendem que Maradona não é apenas o melhor meio-campista de todos os tempos, mas também um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Seja pelo sucesso em clubes ou pela maneira de levar a Argentina ao título da Copa do Mundo, ele foi capaz de realizar praticamente tudo. Ele era simplesmente um mágico com a bola, capaz de fazer qualquer coisa em campo para ajudar seu time a vencer.

Melhores jogadores de futebol de todos os tempos em outras posições: