7 posições mais difíceis no futebol

7 posições mais difíceis no futebol










O futebol é o esporte coletivo mais popular do mundo e possui diversas posições que exigem diferentes conjuntos de habilidades. Do goleiro ao atacante, cada um deles apresenta algum grau de dificuldade.

Se você quer começar a jogar futebol, ou gosta de assistir, não faria mal nenhum saber quais são as posições mais difíceis do esporte.

Não existe nenhuma que seja significativamente mais fácil do que as outras, mas estas sete posições requerem algumas habilidades especiais se a pessoa que as joga quiser ser boa ou ter sucesso.

7. Atacante

Não, marcar gols não é tão fácil quanto parece. O jogo de hoje exige que os atacantes tenham velocidade, controle de bola, movimentação inteligente sem bola para aproveitar espaços e principalmente finalização.

A finalização separa os maus atacantes dos bons e os bons dos especiais.

Um bom atacante deve ter a consciência necessária para antecipar os movimentos dos defensores, e a habilidade de chutar com as duas pernas é uma vantagem. Boa capacidade aérea para enfrentar cruzamentos também é preferida.

Além de tudo isso, os atacantes modernos muitas vezes são obrigados a pressionar o time adversário em seu próprio meio-campo, por isso precisam estar em forma e ter muita resistência.

Um tipo específico de atacante, o homem-alvo, deve ter todas essas habilidades, além de bons passes e capacidade de segurar a bola, esperando que os meio-campistas apareçam como opções.

Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic e Robert Lewandowski são alguns dos melhores e mais famosos atacantes do mundo. Essas estrelas têm a responsabilidade de marcar gols para seus respectivos times.

Você pode aprender mais sobre a posição do atacante aqui.

6. “Varredor

Os “varredores” são chamados assim porque “varrem” quaisquer possíveis bolas perdidas com as quais os zagueiros centrais não conseguem lidar.

A posição era popular no sistema catenaccio na década de 60: numa defesa composta por cinco jogadores, o “varredor” ou líbero tinha a responsabilidade de patrulhar a zona, afastando qualquer perigo caso um dos dois defesas-centrais perdesse o seu homem.

No futebol de hoje, o líbero raramente é usado porque a maioria das defesas tem quatro homens em vez de cinco. No entanto, ainda existe até hoje, em alguns ambientes.

A posição não é fácil porque exige um excelente timing para cortar os ataques adversários e interceptar passes perigosos. Qualquer falta provavelmente pode resultar em pênalti, então esse tipo de defensor deve ter muito cuidado com seus desafios.

O líbero precisa ser um mestre no desarme e ter excelentes habilidades de passe para não comprometer a bola no início da jogada de preparação.

Franz Beckenbauer e Franco Baresi eram varredores de primeira classe naquela época. Virgil van Dijk, do Liverpool, costuma jogar como um líbero.

5. Meio-campista Central

Talvez a posição mais exigente fisicamente no futebol, o meio-campo central tem uma longa lista de requisitos para realmente dominá-lo: ritmo, passe, capacidade defensiva, remate de longa distância, desarme e consciência posicional.

O meio-campista box-to-box tem funções defensivas e ofensivas, por isso precisa cobrir muito terreno. Estes costumam aparecer entre os líderes em distância percorrida após os jogos porque precisam apoiar sua equipe defensivamente, distribuir a bola adequadamente no meio-campo, iniciar ataques e muitas vezes finalizá-los.

Paul Pogba, Leon Goretzka, Ilkay Gundogan, Luka Modric, Frenkie de Jong e Joshua Kimmich são alguns dos melhores meio-campistas centrais da atualidade.

Você pode aprender mais sobre a posição de meio-campista aqui.

4. Zagueiro

Zagueiro é uma posição extremamente difícil de jogar no futebol de hoje. Não só requer velocidade e resistência para cobrir os flancos defensivamente e ofensivamente, mas também, os laterais direitos ou esquerdos precisam de aceleração, velocidade e capacidade de cruzamento espetacular para fazerem o seu trabalho com sucesso.

Para ser um zagueiro de elite, um jogador precisa ter excelentes habilidades de marcação e desarme, combinadas com a vontade de fazer corridas inteligentes e oportunas pelo flanco, com ou sem bola. O zagueiro costuma ser uma saída para os meio-campistas confiarem na preparação.

Cafú e Roberto Carlos são amplamente considerados os melhores zagueiros da história. Hoje, Trent Alexander-Arnold, Alphonso Davies, Reece James e Theo Hernández são alguns dos melhores jogadores na posição.

3. Meio-campista ofensivo/”Número 10″

Existem vários tipos de meio-campistas ofensivos no mundo do futebol. Nas décadas de 1990 e 2000, o “número 10” ganhou notoriedade devido ao sucesso de jogadores como Carlos Valderrama, Alessandro Del Piero, Francesco Totti, Zinedine Zidane e outros jogadores igualmente habilidosos.

Eles tinham habilidade e alcance de passe fantásticos, muitas vezes desbloqueando defesas com essas características. Alguns deles não eram os mais rápidos, mas tinham um mapa do campo na cabeça e muitas vezes estavam um ou dois passos à frente dos seus pares.

Hoje em dia, os homens encarregados de carregar o peso ofensivo das suas equipas são mais rápidos, têm mais velocidade e são mais completos: podem não ter a capacidade de passe de um Riquelme ou de um Valderrama, mas são mais velozes, mais rápidos e têm mais habilidade de ataque.

Por isso a posição é tão difícil: esses jogadores precisam agir com rapidez e tomar as decisões corretas nas zonas do campo com mais trânsito e zagueiros.

Lionel Messi, Kevin de Bruyne e Eden Hazard são alguns dos criadores de jogo da atualidade: máquinas de ataque completas, capazes de causar danos de várias maneiras. Eles criam jogadas para si e para seus companheiros.

2. Meio-campista defensivo

O objetivo do futebol de hoje é interromper o fluxo do jogo, ganhar posição e encontrar a maneira de atacar com sucesso espaços e zonas vulneráveis ​​na defesa.

O meio-campista defensivo talvez seja a posição de campo mais exigente da modalidade, pois quem o atua tem que conter o ataque do time adversário, atuar como estrategista e treinador em campo e iniciar a jogada com compostura e um bom primeiro passe.

Um meio-campista defensivo precisa estar fisicamente apto para acompanhar o fluxo do jogo por 90 minutos ou mais, ao mesmo tempo em que é mentalmente forte para manter a calma em situações difíceis. Além disso, ele/ela deve ser inteligente o suficiente para cobrir possíveis erros de companheiros de equipe.

Não é uma posição fácil de jogar: imagine ser encarregado de impedir o ataque do PSG a Messi, Neymar e outros.

Requer uma combinação única de habilidades que vão desde “intangíveis”, como sacrifício e trabalho em equipe, até características físicas, como resistência, velocidade e força.

N’Golo Kanté é de longe o melhor meio-campista defensivo do mundo, enquanto Casemiro, Wilfred Ndidi e Marcelo Brozovic também são muito bons. Roy Keane, Claude Makelele, Patrick Vieira, Dunga e Lothar Matthaus são alguns dos melhores da história.

1. Goleiro

Pode não parecer, mas o goleiro é na verdade a posição mais difícil de se jogar no futebol. Às vezes, se um jogador não for bom o suficiente para atuar em uma posição externa específica, a situação pode passar despercebida ou não afetaria gravemente o placar.

O goleiro é a posição mais importante no futebol. Quando um goleiro não é bom, isso fica evidente. Este jogador sofre uma enorme pressão para não cometer erros que possam comprometer o trabalho dos seus companheiros.

Um bom goleiro precisa estar fisicamente apto e ágil, com reflexos felinos e notável força na parte inferior do corpo.

Ele/ela também deve antecipar as intenções dos jogadores adversários, sufocar os atacantes e pressioná-los a fazer chutes ruins. A capacidade de passe passou de uma vantagem a um requisito nos últimos anos.

Marc-André ter Stegen, Thibaut Courtois, Hugo Lloris, Gianluigi Donnarumma, Manuel Neuer, Alisson e Jan Oblak são alguns dos melhores goleiros do mundo do futebol atualmente.

Oliver Kahn, Lev Yashin, Peter Schmeichel e Gordon Banks são alguns dos melhores goleiros da história.

Estabelecer as posições mais difíceis para jogar no futebol é um exercício um tanto subjetivo, mas algumas delas são objetivamente difíceis.

Você pode aprender mais sobre a posição do goleiro aqui.