10 Maiores Treinadores Manchester United Todos Tempos










O Manchester United surgiu em 1878 e é o maior e mais consagrado time da Inglaterra – para os fanáticos, o maior do mundo.

Mas o que faz um time realmente grande, além de seus jogadores?

Sim, um daqueles técnicos de tirar o chapéu, estrategistas que sabem usar as peças à sua disposição da forma mais eficaz.

10 maiores treinadores do Manchester United de todos os tempos

Aqui vamos destacar, entre os 28 treinadores que o Manchester já teve, os 10 mais bem sucedidos. Vamos a eles:

10. Scott Duncan

Pouco conhecido do público do futebol em geral, o escocês Scott Duncan comandou o United de 1932 a 1937 e foi o grande responsável pela atual grandeza do time.

Ele foi jogador do Rangers e do Newcastle United antes de se tornar técnico. Em 1923 assumiu o comando do Hamilton Academical FC e em 1925 mudou-se para o Cowdenbeath FC, onde liderou até 1932, quando se mudou para Manchester.

Nos 5 anos à frente do time, sua maior conquista foi levá-lo de volta à primeira divisão na temporada 1935-1936. No ano seguinte, o time caiu novamente e Duncan partiu para Ipswich Town, onde ficou por 18 anos.

9. David Moyes

Após a aposentadoria de Alex Ferguson em 2013 e por ele indicado, quem assumiu o clube foi o também escocês David Moyes.

No comando do Everton desde 2002, Moyes chegou ao Manchester sabendo que teria um trabalho difícil pela frente. Criticado pela imprensa e pelos torcedores, ele conquistou a Supercopa da Inglaterra de 2013, derrotando o Wigan por 2 a 0.

Ficou por menos de 1 ano e, demitido, foi para o West Ham United, onde tem contrato até 2024.

8. Ole Gunnar Solskjaer

O norueguês Solskjaer, ex-atacante, era aguardado com ansiedade pelos torcedores do United, que careciam de campanhas vitoriosas.

Depois de passar por Cardiff City e Molde FK, da Noruega, chegou ao clube inglês e conquistou, em seus dois anos e meio de liderança ali, uma boa margem de vitórias de mais de 50%, mas sem títulos – chegou ao vice-campeonato vencedor da Liga Europa 2024-2024 (perdendo nos pênaltis para o Villarreal da Espanha) e vice-campeão da Premier League da mesma temporada.

Há rumores de que houve uma revolta entre jogadores descontentes em seu último ano lá, o que teria desestabilizado o time e prejudicado melhores campanhas. Depois de deixar o United, ele não ingressou em outro time.

7. Louis Van Gaal

Após encerrar a carreira como jogador no AZ Alkmaar, o holandês Louis Van Gaal iniciou uma trajetória de sucesso como treinador, do Ajax à seleção de seu país, passando por Barcelona, ​​AZ Alkmaar, Bayern e Manchester United, onde permaneceu por quase 2 anos (julho de 2014 a maio de 2016).

Em sua gestão, deu oportunidade a jogadores jovens como Marcus Rashford, por entender que o time precisava dessa revitalização após as crises internas anteriores.

Dois dias antes de deixar o time, conquistou a FA Cup, ao vencer o Cristal Palace por 2 a 1 na prorrogação, conquistando o primeiro título de peso após a era Ferguson.

Depois de deixar o United, ele comandou a seleção holandesa de 2024 a 2022.

6.Tommy Docherty

O escocês Tommy Docherty jogou pelo Chelsea pela última vez em 1962 e, desde então, começou como treinador no próprio Chelsea, passando por várias equipas como Roterdão, FC Porto, entre outras, incluindo a seleção da Escócia, até chegar ao Manchester United em 1972, onde permaneceu até 1979.

Vivendo más temporadas, em 1974 o clube caiu para a segunda divisão, quando Docherty reestruturou o time e voltou com ele para a divisão principal no ano seguinte, terminando a competição em terceiro.

colocação. Em 1976 foram finalistas e, em 1977, campeões da FA Cup contra o Liverpool.

Ele deixou o time naquele mesmo ano, assumindo o Derby County e comandando vários outros clubes até encerrar a carreira no Altrincham FC em 1988.

5. Ron Atkinson

O inglês Ron Atkinson chegou ao Manchester em 1981 após encerrar a carreira como jogador no Oxford United 1971 e começar como técnico no Kettering Town FC, passando pelo Cambridge United e West Bromwich, onde obteve resultados expressivos e chamou a atenção.

Durante sua passagem pelo United, mesmo sem alcançar o grande objetivo da Premier League, conquistou 2 títulos da FA Cup e 1 FA Super Cup, em 1983.

Ele ficou lá até 1986, quando voltou ao West Brom e liderou vários clubes até se aposentar no Kettering em 2007.

4. José Mourinho See More

Em 2016, o técnico exaltado como o melhor do mundo na época chegou ao clube inglês. O português José Mourinho teve a responsabilidade de levar o Manchester de volta ao topo na Inglaterra e na Europa, depois de construir sua reputação lendária à frente de times como Benfica, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid, entre outros.

Em sua primeira temporada (2016-2017), apesar de estar longe do título da Premier League, conquistou pela primeira vez a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra e a tão esperada Liga Europeia, derrotando o Ajax por 2 a 0 na Grande final.

Ele deixou o United no final de 2018, assumindo o Totteham em 2019, onde ficou até 2024, quando se transferiu para seu atual clube, o Roma, da Itália.

3. Ernest Mangnall

Após três anos à frente do Burnley, o inglês Ernest Mangnall chega em 1903, um ano depois de o clube mudar de nome de Newton Heath para Manchester United.

Com ele no comando, o time inglês conquistou seu primeiro título na chamada primeira divisão em 1908, além de outros 5 troféus durante os 9 anos em que permaneceu como técnico.

Lá ficou até 1912, sendo decisivo para a mudança do time para seu atual estádio, o Old Trafford, em 1910. Foi para o rival Manchester City, onde ficou até pendurar as chuteiras em 1924.

Até hoje, o período em que Mangnall esteve à frente do United é reconhecido como um dos mais vitoriosos da história do clube, que amargaria uma fila de 40 anos até conhecer mais um título de sua primeira divisão.

2. Senhor Matt Busby

Depois de jogar pelo Manchester City e pelo Liverpool, Sir Matt Busby assumiu a direção técnica do Manchester United logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o comprometimento moral que o contexto exigia.

O que se seguiu foi um período de grandes vitórias, com um total de 13 títulos considerando suas duas passagens como treinador do clube, incluindo a Liga dos Campeões da Europa de 1968, a primeira conquistada por um time inglês, derrotando o Benfica por 4 a 1 na prorrogação.

Permaneceu no United como técnico de 1945 a 1969 e de 1970 a 1971, atuando também como técnico da seleção da Grã-Bretanha em 1948 e da Escócia em 1958, além de assumir a direção geral do clube de 1969 a 1979 e sua presidência em 1980, permanecendo até 1994, quando se aposentou.

1. Sir Alex Ferguson

Considerado o melhor treinador do Manchester United de todos os tempos, o escocês Sir Alexander Chapman Ferguson começou a sua carreira como jogador no Drumchapel Amateur FC, passando por várias equipas escocesas até terminar a carreira em 1974 no Ayr United FC. A partir daí, ele começou sua jornada de treinador no East Stirlingshire, também em 1974, treinando St. Mirren, Aberdeen e a seleção escocesa, antes de ingressar no United em 1986.

Na época, sua capacidade era questionada pela pouca idade, mas o tempo e o trabalho de Ferguson mostraram do que ele era capaz: nos 27 anos à frente do clube, conquistou 38 troféus,

13 títulos da Premier League, 2 títulos da Liga dos Campeões da Europa e o único Mundial de Clubes da FIFA em 2008, quando derrotou a LDU do Equador por 1 a 0.

Em 1999, ele foi premiado com Sir pela Rainha da Inglaterra por serviços prestados ao futebol – uma honra que só ele e Matt Busby alcançaram.

Manteve-se como treinador até 2013, altura em que se tornou membro do Conselho de Administração do clube e Analista de Jogos da UEFA até aos dias de hoje, além de adepto e embaixador do Manchester United, regularmente presente nas bancadas de Old Trafford.