O que significam os números das camisas de futebol (um guia completo)

O que significam os números das camisas de futebol (um guia completo)










Sempre que você se senta para assistir a um jogo de futebol em casa ou no estádio, deve ter notado que todos os jogadores têm números diferentes nas costas das camisas. Você deve ter se perguntado o que todos esses números realmente significam?

Hoje explicamos o que significa cada número tradicional de camisa de futebol e quais lendas usaram esse número no passado.

Os números de 1 a 11 são considerados os números de camisa ‘tradicionais’ no futebol, embora qualquer número até 99 possa ser usado (todos os números acima de 11 são considerados números de seleção, que qualquer jogador pode escolher).

Posição do número da camisa

número 1 goleiro
número 2 Volto logo
número 3 deixado para trás
Número 4 zagueiro
número 5 zagueiro
número 6 Volante
número 7 ala
número 8 meio-campista centro
número 9 atacante
número 10 meia-atacante
número 11 ala

número 1 – goleiro

Começamos, claro, no final do campo e no primeiro número de um time de futebol. A camisa número 1 costuma ser reservada ao goleiro titular do time e é considerada uma grande honra para qualquer goleiro.

O papel do goleiro é simplesmente atuar como a última linha de defesa quando o adversário está atacando e usar todos os meios necessários para evitar que o atacante coloque a bola na rede.

Um goleiro é frequentemente considerado o jogador mais importante em um time de sucesso porque, por mais simples que pareça, se você não sofre gols, não perde jogos.

Alguns dos usuários mais notáveis ​​da camisa número 1 ao longo da história são Gianluigi Buffon, Edwin Van der Sar, Iker Casillas e Petr Cech. O atual usuário da camisa USMNT nº 1 é Matt Turner, que não é o goleiro titular do país (Ethan Horvath prefere usar a nº 18).

Número 2 – Lateral-direito

Em segundo lugar na nossa lista está a camisa número 2, tradicionalmente usada pelos laterais-direitos de um time.. Algumas equipes leem o elenco da direita para a esquerda e, portanto, o primeiro jogador além do goleiro a aparecer na lista de uma equipe é na verdade o lateral-direito, embora nem sempre seja o caso.

O papel de um lateral-direito é atuar como lateral e dar cobertura aos zagueiros, que muitas vezes são vulneráveis ​​a ataques pelas laterais devido ao seu ritmo relativamente lento.

No entanto, nos tempos modernos, os laterais-direitos tiveram que se ajustar a uma função mais versátil e muitos gerentes preferem usá-los como laterais que precisam atacar muito mais do que os laterais normais.

Embora muitos garotos da lateral-direita tenham pouco desejo de ser lateral-direito, existem algumas verdadeiras lendas do jogo que jogaram nesta posição e, portanto, vestiram a camisa número 2.

Mais notavelmente Gary Neville, Cafu e Kyle Walker. Deandre Yedlin, o primeiro lateral-direito do USMNT, é o atual portador da camisa número 2.

Número 3 – Lateral Esquerdo

Em seguida vem a camisa 3 e como é de se esperar, esse número é dado ao outro lateral em campo (o lateral-esquerdo). O papel do lateral-esquerdo é muito semelhante ao do lateral-direito, mas é claro que é jogado do outro lado do campo.

Essa mudança torna mais atraente ter um jogador canhoto nesta posição, pois é mais fácil para ele cobrir efetivamente seu lado do campo e fazer cruzamentos na área para seu atacante segurar.

A função do lateral-esquerdo de pé direito costuma ser atuar como craque na linha lateral, virando a bola para dentro sempre que possível.

A camisa 3 foi usada por nomes como Roberto Carlos, Paulo Maldini e Patrice Evra ao longo dos anos. Para o USMNT, a camisa número 3 atual é Walker Zimmermann.

Listei os jogadores de futebol mais famosos com o número 3 neste post.

Número 4 – Defesa Central

A camisa 4 geralmente é usada por um dos zagueiros de um time, mas também pode ser usada por alguns meio-campistas defensivos.

Esta camisa é usada hoje em dia por um jogador que tem habilidade técnica com a bola, ao contrário de um zagueiro brutal que poderia tê-la usado no passado.

Com isso em mente, o papel do número 4 costuma ser construir o jogo por trás e iniciar os ataques de um time, além de atuar como um dos principais componentes defensivos de um time.

O zagueiro costumava ser um dos jogadores mais subestimados de um time de futebol, mas hoje em dia é valorizado como deveria ser.

Usuários famosos da camisa número 4 incluem Sergio Ramos, Virgil Van Dijk e Pep Guardiola. O atual USMNT #4 é Tyler Adams.

Número 5 – Defesa Central

Assim como a camisa 4, o número 5 é tradicionalmente usado pelo outro zagueiro e sua função é quase idêntica à do número 4.

É uma vantagem se esse jogador for mais forte do outro lado de seu parceiro de defesa, pois isso pode criar equilíbrio e, portanto, uma parceria defensiva mais forte.

A camisa número 5 foi usada por lendas como Franz Beckenbauer, Fabio Cannavaro e Rio Ferdinand. Antonee Robinson veste a camisa número 5 do USMNT.

Número 6 – Médio Defensivo

Por muitos anos, a camisa 6 também foi usada por zagueiros centrais (geralmente em times que usavam o número 4 como meio-campo). Nas últimas temporadas, porém, o número 6 tornou-se sinônimo da função de meia-defensivo.

O trabalho de um meio-campista defensivo é atuar como a “âncora” de uma equipe. Isso significa que ele se senta na frente da linha defensiva e tenta desviar os ataques antes que eles cheguem aos zagueiros ou ao goleiro.

Os usuários da camisa número 6 costumam ser defensores difíceis, que podem espalhar a bola pelo campo para lançar seus próprios ataques. Isso pode torná-los jogadores incrivelmente valiosos.

Usuários famosos da camisa número 6 incluem Bobby Moore, Franco Baresi e Xavi. O meio-campista Yunus Musah atualmente usa o número 6 do USMNT.

Número 7 – Ala

Indiscutivelmente a camisa mais famosa de todos os tempos, o número 7 é frequentemente usado pelo jogador estrela ou ala de um time. Não há preferência real quanto ao lado do campo em que o número 7 joga. No entanto, se eu fosse escolher uma posição, diria que um ponta-esquerda se adequaria melhor a esta camisa.

O papel de um ala é adicionar amplitude ao ataque de uma equipe. Costuma ser o jogador mais rápido e técnico em campo e tem a capacidade de vencer um zagueiro com facilidade. Esses jogadores também contribuem com muitos gols e assistências para sua equipe.

O número 7 esteve intimamente associado à lenda de Cristiano Ronaldo nos últimos anos, mas também é usado por lendas como David Beckham, Figo e Eric Cantona. Esta camisa é atualmente usada por Paul Arriola para o USMNT.

Número 8 – Meia Atacante

A camisa número 8 permanece no meio-campo e é tradicionalmente usada pelo meia-atacante de um time. Este é um dos papéis mais dinâmicos e variados dentro de um time de futebol, pois pode envolver muita caminhada e requer um tremendo cérebro tático.

Muitas vezes o jogador mais criativo de uma equipe, o número 8 tem a habilidade de selecionar um passe e passar a bola por quase qualquer lugar do campo.

Eles também devem ser capazes de marcar gols à distância e geralmente são os lances de bola parada designados em uma equipe. Isso significa que eles cobram escanteios, cobranças de falta e, às vezes, pênaltis.

Esta é uma camisa cobiçada por jogadores criativos e, como tal, foi usada por várias estrelas ao longo dos anos, incluindo: Steven Gerrard, Iniesta e Juan Mata. O atual USMNT número 8 é Weston McKennie.

Número 9 – Atacante

Esta é outra camisa que pode ser considerada a camisa mais famosa, pois geralmente é redefinida para o artilheiro de um time, o atacante. Isso é especialmente verdadeiro quando uma equipe usa uma formação que tem apenas um atacante na equipe. Isso pode significar que muitas vezes há muita pressão nos ombros do número 9.

O papel do número 9 é marcar gols, mas ela também pode fazer isso, e isso a torna uma das jogadoras mais comentadas e caras do mundo. Os atributos de um número 9 podem variar muito, mas todos devem ter olho para o gol e um chute mortal.

Camisas famosas com o número 9 incluem Ronaldo, Alan Shearer e Johan Cruyff. Pela USMNT, o número 9 é ocupado por Jesús Ferreira.

Número 10 – Meia Atacante

Para mim, a camisa 10 é a mais icônica do jogo e foi usada por alguns dos melhores jogadores que já pisaram em um campo de futebol. O número 10 costuma ser usado por meio-campistas atacantes ou um atacante secundário quando a formação permite.

Esses jogadores geralmente não são os mais produtivos em uma equipe, mas devem ter um equilíbrio perfeito entre quase todas as outras funções em campo (exceto goleiro). Isso torna o número 10 de um time a peça central de quase todas as atividades e, portanto, é frequentemente considerado o melhor jogador de um time.

Jogadores notáveis ​​do número 10 incluem os grandes nomes Lionel Messi, Diego Maradona e Pelé. O atual usuário da camisa 10 do USMNT é Christian Pulisic, indiscutivelmente o melhor jogador do time.

Número 11 – Ala

O último número em um time de futebol é 11, com os alas geralmente vestindo esta camisa. O papel de um número 11 é quase idêntico ao de um número 7, embora às vezes esses jogadores sejam mais sobre cruzamentos e passes do que ritmo e ritmo brutos.

Alguns números 11 famosos são Gareth Bale, Marco Reus e Romário. Brenden Aaronson veste a camisa número 11 do USMNT.

Se você já se perguntou o que significam os números das camisas de futebol, não se pergunte mais!