9 melhores times de futebol com camisas verdes

9 melhores times de futebol com camisas verdes










Não há nada pior do que duas equipes correndo para o campo de jogo apenas para descobrir que suas camisas se chocam; a aparente confusão sobre para quem passar, apesar de trabalhar ao lado de seus companheiros dia após dia, pode ser insuportável. Felizmente, as equipes agora vêm preparadas; um segundo kit é sempre embalado exatamente para esse tipo de emergência.

Mas e aqueles times de futebol que usam camisas verdes? É uma estratégia astuta se misturar à grama ou é porque essas equipes são espíritos livres que anseiam por uma terra mais verde? É improvável que seja qualquer uma destas razões, mas permanece o facto de que surpreendentemente poucas equipas de futebol ainda jogam em verde.

É mais difícil identificar um companheiro de equipe? A partir da temporada 2022/2023 da Série A, nenhum time verde poderá pisar no gramado sagrado. É para ajudar os jogadores a se encontrarem com aquele passe que divide a defesa? Ou para remover a vantagem?

Não, fica mais fácil identificar os jogadores enquanto os assiste na TV. O dinheiro fala e a primeira divisão italiana ouviu. Os fãs de esportes de poltrona não precisarão mais olhar com esperança para a tela enquanto tentam identificar seu atacante de 1,80 metro de altura, escondido astuciosamente à vista de todos.

Equipe Informações notáveis
Seleção dos Camarões 8 finais de Copa do Mundo; Quartas de final em 1990
Real Bétis A Liga; 5º em 2022; Ganhou a Copa del Rey 2022
SE Palmeiras Grande clube do Brasil; Rivalidade acirrada com o Corinthians
Seleção Nacional da Nigéria Usa verde; 3 vezes vencedores da Taça Africana
Seleção Mexicana Kit tricolor; Quartas de final no WC de 1986
Seleção Irlandesa Camisa verde; Forte Copa do Mundo de 1990
VfL Wolfsburgo Camisa verde; Título da Bundesliga em 2009
Sassuolo Calcio Consistente na Série A; Camisa verde banida
AS Saint-Étienne 10 títulos da Ligue 1; Joga na Ligue 2

Mas com a proibição iminente da Série A, quantos times ainda usam orgulhosamente suas camisas verdes? Vamos dar uma olhada, certo?

9. Seleção dos Camarões

Camarões é a seleção africana de futebol mais consistente da história, tendo se classificado para nada menos que oito finais de Copa do Mundo.

Os Leões Indomáveis, como a equipa é conhecida, só podem ter saído da fase de grupos uma vez, mas foram a primeira selecção africana a chegar aos quartos-de-final, onde perderam para a Inglaterra no Campeonato do Mundo de 1990.

Não é difícil perceber por que a seleção nacional joga com camisa verde, calção vermelho e meias amarelas; como muitas seleções nacionais, Camarões tirou as cores da bandeira nacional.

Os pentacampeões da Copa Africana de Nações vestem suas camisas com orgulho, e os torcedores de Camarões são alguns dos mais coloridos e expressivos do futebol mundial.

8. Real Bétis

Apesar de ser um clube ioiô perene, o Real Betis é um time em ascensão; o clube permaneceu na La Liga de 2015-16 e terminou em um elevado 5º lugar na temporada de 2022. O lema do clube,

“Viva o Betis mesmo quando perder!” conta tudo o que você precisa saber sobre as expectativas do torcedor. Na realidade, o Betis é um forte da La Liga, tendo acumulado 57 temporadas na primeira divisão.

Além de uma excelente posição no campeonato, o Real Betis conquistou a Copa del Rey em 2022, seu primeiro troféu em mais de 17 anos.

A camisa do clube é verde com listras verticais brancas, graças ao fundador do clube que estudou na Escócia. Depois de se apaixonar pelo Glasgow Celtic, o clube adotou as mesmas cores dos escoceses no retorno do fundador à Andaluzia.

7. SE Palmeiras

Fundado por imigrantes italianos em 1914, o Palmeiras cresceu e se tornou um dos maiores clubes de futebol do Brasil.

O clube paulista tem uma base de torcedores grande e apaixonada que rivaliza com a de muitos clubes europeus e, dados os sucessos recentes do time, é provável que isso só aumente. O clube

joga com camisa verde escura, calção branco e meias verdes escuras, e suas cores são instantaneamente reconhecíveis em todo o Brasil.

Apelidado de “Big Green”, o Palmeiras tem uma rivalidade acirrada com o Corinthians, e os clubes se odeiam apaixonadamente.

Considerada a maior rivalidade do Brasil e até uma das mais agressivas do futebol mundial, o ódio está tão arraigado que em 2024, o atacante do Corinthians, Jô, foi multado por usar chuteiras verdes simplesmente porque verde é a cor do odiado rival Palmeiras.

6. Seleção Nacional da Nigéria

Outro famoso time de futebol africano que usa as cores de sua bandeira nacional é a Nigéria; as Super Águias, como são carinhosamente conhecidas, usaram diversas variações do verde em suas camisas ao longo dos anos.

Do verde floresta e verde jade ao verde escritório usado hoje, a seleção da Nigéria é uma das mais reconhecidas na África.

Os três vezes vencedores da Copa das Nações Africanas muitas vezes superaram o cenário mundial, chegando ao 5º lugar no ranking mundial da FIFA em 1994. Embora as Super Águias estejam atualmente em 31º lugar, o fracasso na qualificação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar provavelmente irá veja essa classificação cair ainda mais.

5. Seleção Mexicana

O kit tricolor da seleção mexicana de futebol é uma homenagem à bandeira nacional do país e tem sido a camisa de fato do México desde a década de 1950. A camisa verde, o calção branco e as meias vermelhas do uniforme mexicano têm uma história rica, com o time conquistando diversos títulos ao longo dos anos.

Uma menção notável deve ser feita à Copa do Mundo do México de 1986, onde o México chegou às quartas de final, aplaudido por torcedores apaixonados da casa.

O mar de camisas verdes no Estádio Azteca foi uma visão incrível, com mais de 100.000 torcedores vendo o México empatar corajosamente em 0 a 0 com a Alemanha Ocidental. Embora extremamente decepcionante, a derrota nos pênaltis mostrou o quão bom o México era como nação do futebol.

4. Seleção da Irlanda

Um time vindo da Ilha Esmeralda, com um apelido como “The Boys In Green”, dificilmente entraria em campo vestindo uma camisa amarela. Portanto, não é nenhuma surpresa que a República da Irlanda jogue o seu futebol internacional com uma camisa verde.

A seleção nacional teve seu maior período de sucesso entre 1986-1995, quando os Meninos de Verde se classificaram para duas finais de Copa do Mundo e um Campeonato Europeu.

Sob o comando do técnico vencedor da Copa do Mundo, Jack Charlton, a República da Irlanda teve uma forte Copa do Mundo de 1990, chegando às quartas de final, onde perdeu para a Itália.

O país parou por vários dias durante a fase final, quando a seleção conquistou os corações não apenas dos torcedores irlandeses, mas também rapidamente se tornou o segundo time de todos os outros. O entusiasmo demonstrado pelos jogadores e os excelentes resultados que alcançaram rapidamente tornaram o plantel num dos mais populares do torneio.

Os torcedores da República também foram bem recebidos, com um exército de camisas verdes fervilhando por toda a Itália, fazendo amigos e se divertindo em geral.

Ao contrário dos países maiores que esperavam vencer a Copa do Mundo, os torcedores da República da Irlanda foram criar memórias e muitas delas.

3. VfL Wolfsburgo

Formado no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, numa cidade que só foi fundada em 1938 para albergar trabalhadores do que viria a ser a Volkswagen, o Wolfsburg é uma equipa da Bundesliga com uma história interessante. A equipe sempre jogou com a camisa verde e tem feito isso em todos os escalões do futebol alemão.

O Wolfsburg passou muitos anos nas ligas inferiores antes do início dos anos 1990, depois subiu para a 2. Bundesliga em 1993.

A equipe finalmente chegou à Bundesliga em 1997 e gradualmente construiu uma base que permaneceu forte. Vários flertes com o rebaixamento fizeram com que os clubes primeiro e depois conquistassem o título da Bundesliga em 2009.

Dado que os recentes desenvolvimentos na Serie A significaram que as equipas já não podem entrar em campo com camisolas verdes, é de esperar, especialmente pelos adeptos do Wolfsburgo que apoiam a sua equipa desde a sua criação, que a liga alemã permita ao clube manter sua icônica camisa de futebol como ela é.

O Wolfsburg é um clube grande e bem-sucedido, com uma grande história, e grande parte dessa história foi jogada em verde, e assim permanecerá por muito tempo.

2. Sassuolo Calcio

Fundado em 1920, o Sassuolo Calcio é um dos clubes mais pequenos da Serie A italiana, mas também um dos mais consistentes.

Tendo sido promovido à primeira divisão em 2013, o clube tem superado constantemente muitas expectativas e é um membro merecido de uma das maiores ligas do futebol mundial.

Isso torna ainda mais trágico que em breve o clube não jogue mais com a camisa verde e preta que faz parte do clube desde o início.

O famoso uniforme verde e preto do clube apareceu pela primeira vez em 1921, um ano depois de sua fundação, depois que um clube inglês, o Lancaster FC, teve que cancelar um amistoso pré-combinado.

Como pedido de desculpas, a seleção inglesa presenteou o Sassuolo com as camisas do time, e o clube joga com as cores desde então. Infelizmente, a partir da temporada 2022-2023, a Federação Italiana de Futebol decidiu que nenhum time da Série A pode jogar com camisa verde, pois isso torna mais difícil ver os jogadores na televisão.

Uma farsa para Sassuolo e, sem dúvida, uma discussão que durará algum tempo; Os torcedores do Sassuolo estão compreensivelmente com o coração partido. É improvável que a decisão seja revertida e esta será a última vez que o Sassuolo Calcio estará numa lista como esta.

Embora os não fãs de futebol fiquem perplexos com o alvoroço, os verdadeiros fãs de futebol sabem a importância das cores de um clube.

1. AS Saint Étienne

Você pode se perguntar por que um time que joga futebol na segunda divisão das ligas francesas está no primeiro lugar da nossa lista. Isso se deve em parte ao fato de o time jogar de verde, é claro, bem como ao apelido do clube, “Os Verdes”. É também porque o AS Saint Etienne conquistou dez títulos da Ligue 1, o recorde conjunto do futebol francês.

Fundado em 1920, o Saint Etienne teve seu maior sucesso entre 1956 e 1981, conquistando um recorde de dez títulos nesse período. Os Verdes são uma das equipas de maior sucesso no futebol francês, por isso o declínio gradual do clube tem sido uma pílula amarga para os adeptos engolirem.

Agora definhando na Ligue 2, o Saint Etienne espera desesperadamente retornar à primeira divisão nesta temporada. O escudo do clube é verde brilhante, assim como o kit; os jogadores vestem camisa verde, calção e meias para os jogos em casa e uma faixa toda branca para os jogos fora de casa.

Tal como o Wolfsburgo na Alemanha, os adeptos do Saint Etienne estarão a monitorizar com cautela a situação em Sassuolo e a esperar desesperadamente que a Federação Francesa de Futebol permita que as equipas que jogam de verde mantenham as suas camisolas como estão.

Com o Saint Etienne tendo uma história de quase 90 anos, perder outra icônica camisa verde do clube seria demais para suportar.