9 melhores jogadores do Everton FC de todos os tempos (classificados)

9 melhores jogadores do Everton FC de todos os tempos (classificados)










Em 1878, o Everton Football Club foi formado. Permaneceu um marco nos níveis mais altos do futebol inglês desde então, com apenas quatro temporadas passadas no rebaixamento.

O Everton é uma instituição do futebol inglês de primeira divisão, ocupando o segundo lugar na tabela de recordes para o time que joga há mais tempo e o terceiro lugar no ranking de pontos de todos os tempos do futebol de primeira linha.

Ao longo deste quase século e meio de história, o Everton teve alguns jogadores incríveis, e vamos separar 9 dos melhores que já vestiram o azul e branco.

9. Gary Lineker

Incorporado da Getty Images

  • Anos no Everton FC: 1985 -1986
  • Posição: centroavante

Pode parecer estranho incluir nesta lista um jogador que passou apenas uma temporada no Everton, mas a curta passagem de Gary Lineker pelo Everton foi explosiva, para dizer o mínimo. Ele fez 40 gols em 57 partidas pelo clube.

Nesta temporada, ele marcou três hat-tricks contra Birmingham City, Manchester City e Southampton. Lineker também saiu com estilo, acertando dois no fundo da rede contra o West Ham United em seu último jogo pelo Everton.

Mas Lineker não quebrou apenas recordes de pontuação quando estava no Everton. Ele é o único jogador na história registrada a ter passado uma temporada como artilheiro em três clubes diferentes (Leicester City, onde jogou de 1978 a 1985, Everton e Tottenham Hotspur, onde jogou de 1989-1992).

Lineker é uma lenda e foi para as ondas da televisão para ter uma longa e contínua carreira como locutor esportivo.

8. Kevin Sheedy

Incorporado da Getty Images

  • Anos no Everton FC: 1982 – 1992
  • Posição: Meio-Campo Esquerdo

Kevin Sheedy sobrepôs muito de sua carreira no Everton ao número dois da nossa lista, Graeme Sharp, e os dois tiveram muitos dos mesmos sucessos. No entanto, antes de Sheedy mudar para o Everton, ele fez três aparições em quatro temporadas com o maior rival do Everton, o Liverpool.

Assim que chegasse ao Everton, Sheedy marcaria 67 gols pelo time. Sheedy era conhecido por sua proficiência em cobrar faltas, incluindo um gol famoso no jogo da FA Cup de 1985 contra o Ipswich Town.

Ele deu um segundo chute depois que o primeiro foi anulado e, como acertou o primeiro chute no canto direito da rede do goleiro, ele enrolou o segundo no canto esquerdo do goleiro. Ele chegou a fazer referência a esse dueto de cobranças de falta no título do livro que publicou em 2014: “Tão bom que fiz duas vezes”.

Sheedy jogou com estilo, muitas vezes aparecendo como meio-campista esquerdo, ao qual fez referência no subtítulo desse mesmo livro de 2014. O título completo é “So Good I Did It Twice: My Life From Left Field”. Ele também era um jogador canhoto, o que sem dúvida acrescentou ao seu estilo e aos mitos em torno do jogo de Sheedy.

7. Alan Ball Jr.

Incorporado da Getty Images

  • Anos no Everton FC: 1966 – 1971
  • Posição: meio-campo central

Alan Ball passou cinco anos no início de sua carreira no Everton, transferindo-se para o time de Merseyside após sua aparição recorde na Copa do Mundo de 1966, que a Inglaterra viria a vencer. Aos 22 anos, ele era o jogador mais jovem da seleção inglesa.

Seu desempenho levou à maior taxa de transferência (na época) de Blackpool para Everton. Em seu tempo com o Everton, Ball jogou 259 vezes e marcou 79 gols antes de ir para o Arsenal.

Ball seria fundamental para levar o Everton às finais da FA Cup em 1968 e vencer o Campeonato da Liga de Futebol de 1970.

6. Bob Latchford

Incorporado da Getty Images

  • Anos no Everton FC: 1974-1981
  • Posição: centroavante

Embora Bob Latchford tenha jogado por nove times diferentes em sua carreira de jogador de 19 temporadas, ele teve de longe o maior número de partidas pelo Everton. Na verdade, 236 de suas 550 aparições foram para o The Toffees.

E ele estava ocupado enquanto estava lá. Por seis temporadas consecutivas, Latchford marcou mais gols do que qualquer um de seus companheiros de equipe do Everton e, na temporada de 1977-78, ganhou 10.000 libras britânicas por marcar 30 gols em uma única temporada.

O Everton FC não pagou a ele um bônus por esse feito incrível. Em vez disso, foi um jornal nacional que apresentou o prêmio ao primeiro jogador de futebol a atingir essa conquista.

Ele não é o único jogador a escrever um livro sobre seu tempo no Everton. Em 2006, ele escreveu a história daquela histórica temporada de 1977-78 e os 30 gols que marcou. Ele doa os lucros do livro para a Everton Former Players Foundation.

5.Leighton Baines

  • Anos no Everton FC: 2007 – 2024
  • Posição: Deixado para trás

Quando criança, Leighton jogou pelo time juvenil do Everton e, após cinco temporadas no Wigan Athletic, voltou ao Everton, onde jogou o resto de sua carreira profissional.

Durante suas 13 temporadas no Everton, ele fez 378 partidas e 35 gols. Baines é amplamente conhecido como um forte zagueiro, geralmente jogando na posição de lateral-esquerdo.

Ele também foi capaz de marcar de forma confiável em lances de bola parada e pênaltis, um dos quais foi eleito o Gol da Temporada do Everton na temporada 2010-11. Baines também foi ótimo em dar oportunidades para seus companheiros de equipe, frequentemente dando assistências.

Ele até permaneceu na organização depois de se aposentar como atleta e agora é o treinador de desenvolvimento profissional da academia de juniores do Everton. Além disso, ele é o assistente técnico interino do time sub-18 do Everton, e há rumores de que um dia ele será o técnico do Everton.

4. Edgar Chadwick

jogos Metas assistências
270 97 N / D
  • Anos no Everton FC: 1888 – 1899
  • Posição: Segundo Atacante

Edgar Chadwick não estava jogando no Everton desde o início (isso foi em 1878), mas Chadwick entrou no time do Everton nos primeiros anos. Em sua carreira de 20 temporadas, Chadwick jogou 11 temporadas com o Everton, fazendo 270 partidas e marcando 97 gols.

Muitos consideram Edgar Chadwick a primeira das grandes lendas do clube devido à sua pontuação prolífica e ao seu estilo em campo. Ele costumava enganar os goleiros, atraindo-os para a trave antes de atirar por cima de suas cabeças.

Ele estava no time quando o Everton venceu o campeonato da Football League na temporada de 1890-91 e fez parte de dois times que chegaram às finais da FA Cup, embora não tenham vencido.

Em 1893 e 1897, Chadwick e seu time do Everton foram derrotados na final da FA Cup pelo Wolverhampton Wanderers e pelo Aston Villa, respectivamente.

3. Neville Southall

Incorporado da Getty Images

jogos Objetivos concedidos Lençóis limpos
578 677 269
  • Anos no Everton FC: 1981 – 1998
  • Posição: Goleiro

Este jogador galês fez parte do Everton FC por 13 temporadas, passando quatro temporadas no Everton emprestado a várias equipes do país.

Ele fez 578 jogos entre os postes pelo Everton, um recorde de mais jogos pelo time na liga. Ele também detém o recorde de mais jogos sem sofrer golos, que foi de 269.

Essa matemática se decompõe em uma estatística impressionante: Em quase metade dos jogos de sua carreira no Everton, ele não sofreu um único gol.

2. Graeme Sharp

Incorporado da Getty Images

  • Anos no Everton FC: 1980 – 1991
  • Posição: centroavante

Este atacante de Glasgow teve uma carreira no futebol profissional que durou quase duas décadas, onde fez 469 partidas por três times diferentes. Seus 11 anos no Everton foram incrivelmente prósperos.

Durante suas 322 partidas pela equipe, ele marcou 111 gols. Ele também fez parte da equipe que ajudou o Everton a vencer a FA em 1984, a Copa da Europa em 1985 e os campeonatos da liga inglesa em 1985 e 1987.

Ele jogou com o Everton durante uma época em que eles estavam frequentemente no topo, vencendo ou chegando às finais em muitos jogos importantes do campeonato. O Everton foi à final da FA Cup em 1986 e 1989, perdendo ambas as vezes para seu maior rival, o Liverpool.

Apesar dessas duras derrotas, Sharp ganhou respeito pelo Everton contra seus rivais no derby. Em 1984, Sharp encerrou uma seca de vitórias de 14 temporadas em Anfield, o famoso campo de jogo do Liverpool.

Seu foi o único gol daquele jogo e levou o time a uma vitória estatisticamente rara contra os Reds. Nos 291 confrontos das duas equipes desde 1894, o Liverpool venceu 123 times. Everton venceu apenas 83 das partidas e 85 foram empatadas.

Sharp foi um artilheiro prolífico durante seu tempo com Everton, estabelecendo um recorde de gols marcados que não foi igualado na era do pós-guerra, com apenas o número 1 nesta lista, Dixie Dean, superando-o.

Sharp quebrou o gol de Bob Latchford (que é o número 7 nesta lista) no pós-guerra para o Everton. O recorde de pontuação de Latchford permaneceu por oito anos. A Sharp’s permanece até hoje.

1. Dixie Dean

Incorporado da Getty Images

jogos Metas assistências
433 383 N / D
  • Anos no Everton FC: 1925 – 1937
  • Posição: centroavante

Dixie cresceu como torcedor do Everton FC depois de ir a um jogo com seu pai durante a temporada de 1914-15. Depois de jogar no clube local Tranmere Rovers por dois anos, ele ingressou no Everton FC como atacante.

O tempo de Dixie Dean no Everton foi incrivelmente bem-sucedido. Na verdade, ele ainda detém o recorde que estabeleceu na temporada 1927-28.

Até hoje, Dixie Dean é o único jogador inglês a ter marcado 60 gols em uma única temporada, o que fez quando tinha 21 anos. Ele também detém o recorde de pontuação pré-Segunda Guerra Mundial para o Everton, que é mais do que o dobro do recorde de pontuação pós-Segunda Guerra Mundial de Graeme Sharp. Dean marcou 383 gols contra 159 de Sharp.

Naquela temporada, o Everton conquistou o título da Primeira Divisão, e o time teria uma montanha-russa nas próximas temporadas.

Dixie permaneceu com o time quando eles foram rebaixados para a Segunda Divisão em 1931, ajudou-os a serem promovidos de volta à Primeira Divisão em 1932 e depois a ganhar a FA Cup em 1933. Nenhum time inglês repetiu essa queda drástica desde então. naquela época.

Conclusão

A frase em latim “Nil satis nisi optim” está impressa abaixo do escudo azul no logotipo do Everton FC e se traduz como “Nada além do melhor é bom o suficiente”.

Ao longo de sua história, o Everton FC escolheu jogadores que os ajudaram a alcançar seu objetivo de ser o melhor.