9 melhores jogadores de futebol africanos de todos os tempos (rankings de 2023)

9 melhores jogadores de futebol africanos de todos os tempos (rankings de 2023)










A África é um lugar muito grande, o que significa que quando você escreve sobre os nove melhores jogadores de futebol africanos de todos os tempos, você tem uma lista e tanto para escolher. O que isso significa para nós é que podemos escolher os melhores jogadores de cada país neste continente deslumbrante, fazendo uma lista incrível para escolher.

O melhor dos melhores de um continente que produziu jogadores de qualidade por mais de uma geração, então você não ficará surpreso ao ver alguns dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos em nossa lista.

Jogadores de Camarões, Egito, Senegal, Costa do Marfim e Libéria têm suas histórias e histórias únicas, então vamos ao que interessa; A África é um grande lugar para cobrir.

9. Roger Milla (Camarões)

Incorporado da Getty Images

jogos Metas assistências
124 46 N / D

Um verdadeiro grande da história do futebol africano, Roger Milla foi um pioneiro para Camarões e jogadores de futebol africanos como um todo. Milla levou Camarões às quartas de final de uma Copa do Mundo, a primeira vez que um time do continente africano o fez.

Milla se destaca não apenas como jogador de futebol, mas como um símbolo de como as nações africanas do futebol estavam evoluindo para o estágio em que deveriam ser levadas a sério.

Aos 38 anos, Milla disputou mais uma Copa do Mundo, marcando impressionantes quatro gols, tornando-se o jogador mais velho a marcar em uma final de Copa do Mundo.

Como se isso não fosse impressionante o suficiente, Milla voltou quatro anos depois. Aos 42 anos, idade em que a maioria dos jogadores já estava aposentado há vários anos, Milla marcou em sua última Copa do Mundo contra a Rússia.

Internamente, Milla jogou a maior parte de seu clube de futebol na França, onde marcou notáveis ​​405 gols no campeonato em 666 jogos no campeonato. Um porta-estandarte para jogadores africanos, muitas vezes é fácil esquecer o quão bom Roger Milla era como jogador.

Fora as Copas do Mundo, seu histórico de gols foi excelente e sua contribuição para o futebol africano é inquestionável.

8. Kolo Toure (Costa do Marfim)

A lenda da Costa do Marfim, Kolo Toure, jogou por alguns dos maiores clubes da Premier League por mais de 16 anos; Arsenal, Manchester City e Liverpool se beneficiaram do zagueiro central.

Depois de ingressar no Arsenal em 2002, Toure foi rapidamente transferido para a defesa central para fazer parceria com Sol Campbell, formando uma parceria formidável com o zagueiro da Inglaterra.

Alto, rápido e cheio de energia, Toure se tornou um dos melhores defensores da Premier League e um dos jogadores de maior sucesso que a Costa do Marfim já produziu.

Uma mudança para o Manchester City em 2009 viu Kolo Toure eventualmente se juntar a seu irmão Yaya. Os dois se tornaram os favoritos dos torcedores devido ao ritmo de trabalho e ao compromisso de tornar o Manchester City uma força na Premier League.

7. Riyad Mahrez (Argélia)

jogos Metas assistências
437 122 96

Membro do time do Leicester City que ganhou a promoção para a Premier League e depois chocou todo o mundo do futebol ao vencer a Premier League em 2016, Mahrez conquistou a liga com várias exibições de alto desempenho.

Um membro vital da equipe, Mahrez joga predominantemente na ala direita, cortando para dentro para criar chances ou chutar ele mesmo.

Um finalizador letal para um ala, Mahrez é versátil o suficiente para jogar em qualquer lugar e às vezes foi destacado como atacante, meio-campista atacante e ala.

Seu recorde de gols e assistências levou Mahrez a ser comprado pelo Manchester City em 2018, e ele se tornou uma excelente adição ao que rapidamente se tornou o melhor time do país.

6. Didier Drogba (Costa do Marfim)

jogos Metas assistências
687 301 126

A lenda do Chelsea, Didier Drogba, era um atacante gigante; ele usou sua força e finalização letal para se tornar um grande jogador da Premier League e o artilheiro da Costa do Marfim.

Primeiro jogador africano a marcar 100 gols na Premier League, Drogba chegou tarde ao futebol, onde a maioria dos profissionais assinou seu primeiro contrato aos 16 anos; Drogba recebeu seu primeiro contrato aos 21 anos.

O homem-alvo perfeito, Drogba era rude, forte e gostava de nada mais do que invadir os adversários para fazer um chute a gol.

Uma das contratações da era Abramovich, o marfinense se tornou o favorito dos torcedores graças à sua determinação e esforço e entrará para a história como um dos maiores atacantes da Premier League.

5. Sadio Mané (Senegal)

jogos Metas assistências
455 193 95

Depois de chegar ao Southampton vindo do Red Bull Salzburg em 2014, Sadio Mane rapidamente mostrou a determinação e as habilidades de finalização que o transformariam em um dos melhores atacantes da Europa.

Em Southampton, Mane estabeleceu um novo recorde na Premier League para o hat-trick mais rápido da história, marcando três gols em apenas 176 segundos na goleada por 6 a 1 sobre o Aston Villa.

Uma mudança para o gigante da liga Liverpool em 2016 impulsionou Mané para o grande momento, com a estrela do Senegal ajudando o Liverpool a várias finais da Liga dos Campeões e ajudando o clube a conquistar seu primeiro título da liga em décadas.

Uma parceria fenomenal com Mohamed Salah transformou Mane em uma parte do ataque mais temido do futebol. Uma mudança em 2022 para o Bayern de Munique provavelmente será igualmente produtiva para o talentoso e trabalhador atacante senegalês.

4. Yaya Toure (Costa do Marfim)

  • Posição: meio-campo central
jogos Metas assistências
622 101 70

Yaya Toure não é apenas considerado um dos maiores jogadores de futebol africanos de todos os tempos, mas também é frequentemente citado como o melhor meio-campista box-to-box de sua geração.

Atleta soberbo, Toure fez seu nome no Barcelona e no Manchester City, onde suas corridas rápidas costumavam causar medo nos adversários.

Considerado um dos jogadores mais fortes do mundo, Toure era tão hábil no desarme quanto no passe e costumava interromper um ataque em uma extremidade do campo e levar a bola para o meio-campo adversário.

Amplamente considerado o meio-campista completo, Toure podia jogar em todas as posições pela lateral, desde a defesa central, meio-campo, meio-campo ofensivo e segundo atacante.

Com mais de cem partidas pela Costa do Marfim, Toure foi, junto com o irmão Kolo Toure, um dos jogadores africanos mais influentes da época.

Vencedor da Copa Africana de Nações em 2015, Toure também tem três títulos da Premier League, dois títulos da La Liga e uma medalha de campeão da Liga dos Campeões, tornando-o um dos jogadores mais bem-sucedidos da nossa lista.

3. Samuel Eto’o (Camarões)

jogos Metas assistências
724 362 117

Quatro vezes jogador de futebol africano do ano, Samuel Eto’o foi jogador de futebol profissional por mais de vinte anos e é considerado um dos maiores atacantes da história.

Formado nas categorias de base do Real Madrid, Eto’o nunca chegou ao nível do Real Madrid, o que torna seus 108 gols no campeonato em apenas 144 jogos pelo Barcelona ainda mais irritantes para os torcedores do Real Madrid.

Eto’o marcava gols por onde passava, um atacante implacável e egoísta que tinha uma coisa em mente, acertar o fundo da rede. Eto’o foi igualmente letal para Camarões, marcando 56 gols em 118 partidas. Eto’o tinha ritmo, força, um chute certeiro e podia usar os dois pés e também a cabeça para fazer gols.

Um jogador difícil de desapossar e ainda mais difícil de pegar, Eto’o tinha todos os atributos necessários para ser um atacante de classe mundial.

Um jogador obstinado com opinião sobre tudo, Eto’o era, no entanto, um excelente jogador de equipe. Ele costumava ser usado fora de posição devido ao seu ritmo de trabalho, resistência e capacidade de rastrear.

Você não encontrará um finalizador mais clínico no futebol mundial do que Samuel Eto’o no seu melhor, e a lenda camaronesa é agora o presidente da Federação Camaronesa de Futebol.

2. Mohamed Salah (Egito)

jogos Metas assistências
506 234 117

A estrela egípcia, Mohamed Salah, pode ter levado um tempo para se atualizar; seu início de carreira foi muitas vezes desconexo, com várias mudanças antes de finalmente encontrar uma casa no Liverpool, mas agora que ele está em um clube que combina com ele, ele decolou como um foguete.

Apesar de ser considerado uma perspectiva excepcional em sua juventude, Salah nunca conseguiu fazer a transição para a classe mundial, e as passagens pelo Chelsea, Roma, Fiorentina e Basel foram bastante assombrosas. Portanto, uma mudança para o Liverpool em 2017 levantou as sobrancelhas. Por que o Liverpool compraria um conhecido de baixo desempenho?

No entanto, os olheiros e o técnico do Liverpool claramente sabiam o que fazer, já que o egípcio rapidamente se transformou no jogador que havia se mostrado tão promissor.

Mohamed Salah é hoje um dos atacantes mais temidos do futebol mundial. Salah é o atacante completo em três frentes no Liverpool, capaz de marcar gols, dar assistência e colocar companheiros de equipe em posições de gol.

Vencedor da Liga dos Campeões com o Liverpool, Salah também ajudou o clube de Merseyside a conquistar seu primeiro título da Premier League em três décadas e terminar como vice-campeão em mais duas finais da Liga dos Campeões. Uma FA Cup, EFL Cup e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA também ocupam um lugar de destaque no armário de troféus do jogador.

1. George Weah (Libéria)

jogos Metas assistências
459 184 58

Quando um jogador de futebol é tão popular que consegue, após a aposentadoria, ingressar na política e se tornar presidente de seu país, você sabe que ele é especial.

George Weah, da Libéria, foi um jogador especial; um dos jogadores mais prolíficos e talentosos dos últimos 50 anos, Weah foi um atacante rápido, forte e clínico.

Junto com os outros atacantes Romário e Ronaldo, Weah ajudou a transformar o que significa ser um atacante. Um centroavante não podia mais ficar sentado na entrada da área de seis jardas e esperar que os companheiros criassem chances.

Weah foi fundamental na evolução de uma nova geração de atacantes; os atacantes agora tinham que criar suas próprias oportunidades, sair da área e correr para o gol de mais longe.

Graças à sua resistência, força, ritmo de trabalho e finalização clínica, Weah foi o jogador perfeito para fazer a transição para este novo estilo; ele podia correr o dia todo e era poderoso o suficiente para passar pelas defesas.

Uma carreira de 18 anos viu Weah marcar quase um gol a cada dois jogos, com o atacante marcando 194 gols no campeonato em apenas 413 partidas.

Um gol em particular resumiu a genialidade de George Weah quando jogou pelo Milan contra o Verona em 1995. O atacante do Milan pegou a bola na entrada de sua própria área e disparou para cima do campo, desviando de desafio após desafio, antes de marcar um dos gols gols incríveis que a Série A já viu.

George Weah é frequentemente eleito o jogador africano mais influente de todos os tempos, não apenas por ser um excelente jogador de futebol, mas também por seus incríveis esforços humanitários.

É uma tragédia que Weah nunca tenha jogado uma Copa do Mundo ou conquistado um título da Liga dos Campeões, mas ele está no topo da nossa lista dos melhores jogadores de futebol africanos de todos os tempos por talento absoluto e importância cultural.