9 melhores formações de futebol (guia e segredos) | Clássicos ao Moderno












No futebol, parece que não existe uma formação verdadeiramente destacada no jogo. São tantos times que tiveram sucesso em diferentes tipos de formatos, e podem até mudar no meio do jogo dependendo do pessoal.

Quais são as melhores formações gerais do jogo moderno? Os nove listados abaixo fornecem assistência específica para jogadores que tenham uma boa configuração geral. Em última análise, desde que uma equipe tenha pessoal adequado para as posições-chave, ela pode jogar sem problemas.

1. 4-3-3

Popularizado pela seleção italiana, o 4-3-3 com meio-campo triangular é excelente para equipes que possuem muita velocidade. As equipes que possuem meio-campistas centrais muito bons podem usar esses jogadores para criar, e todos os demais podem preencher as lacunas.

Os alas das equipes que utilizam esse formato também precisam ser extremamente talentosos quando a formação muda de tempos em tempos. Embora seja conhecido como 4-3-3, ele se transforma em 4-5-1 na defesa. Isso deixa as equipes com muito terreno a percorrer e precisando de um pouco de versatilidade em todo o campo.

O 4-3-3 continua sendo a melhor formação de futebol de todos os tempos. Alguns dos melhores clubes do mundo utilizam esta formação, e uma equipe pode colocar sete jogadores no ataque quando têm o controle da bola. Qualquer escalação que tenha muito poder ofensivo pode funcionar muito bem, mas também deixa alguma vulnerabilidade para desistir de gols. Basta um passe errado na hora errada e o adversário terá boas chances de contra-ataque.

2. 4-3-2-1

Esta formação muito estreita conta com o meio-campista central como principal craque. É chamada de “formação de árvore de Natal” pela forma como aparece no papel, e houve muita pressão sobre os zagueiros para ajudar nas laterais.

Algumas equipes ainda usam essa formação, mas ela está começando a perder popularidade em todas as ligas principais. Existem apenas opções gerais melhores que fazem praticamente a mesma coisa, e as equipes estão caminhando nessa direção.

A melhor vantagem neste formato é defensivamente, já que à sua frente estão três médios centrais e dois médios ofensivos. Os oponentes têm dificuldade em construir qualquer tipo de impulso com a bola, mas ela simplesmente não fornece muito poder de fogo devido à falta de alas excelentes. Uma equipe pode não conseguir marcar tão rápido, mas passes precisos vão deixar as equipes malucas ao enfrentar esse formato.

3. 4-4-2

Quem gosta de assistir a Bundesliga reconhecerá o 4-4-2. Mesmo que esteja saindo um pouco de moda, as equipes usarão isso para equilibrar as coisas. Quando uma equipe tem a bola e pode começar a atacar, ela é mais do que capaz de fazê-lo. Se eles precisam recuar e jogar uma defesa sólida, isso também faz sentido.

A razão pela qual está saindo um pouco de moda é que os alas tradicionais estão começando a desaparecer. Se uma equipe não tiver com quem contar, não vai dar certo.

Esta formação é usada em vários níveis diferentes e é bastante simples, com profundidade defensiva e bons números de ataque. Cada jogador também tem uma função bem definida, o que facilita o ensino desde os mais jovens.

Nos níveis mais altos, dois atacantes de destaque tornarão esta opção muito difícil. Na maioria dos casos, as equipes terão um atacante grande para lidar com cruzamentos e força, enquanto um atacante mais rápido é usado para todo o resto.

4. 4-5-1

Para equipes com mentalidade defensiva, a formação 4-5-1 é uma ótima opção. A maioria das equipes forçará os dois alas do meio-campo a ficarem um pouco mais atrás, atacando apenas quando sentirem que estão disponíveis. Depois, ele se transforma um pouco em 4-3-3, mas a maioria das equipes é bastante cautelosa ao fazer isso demais.

Pode não ser um futebol emocionante, mas é uma formação que alguns times adotam para manter a liderança ou lutar pelo empate. O único atacante que existe está um pouco ilhado, então o meio-campo precisa ajudar ofensivamente.

Somente equipes disciplinadas encontrarão sucesso sustentado com este tipo de formação. Tentar trabalhar como freelancer vai bagunçar tudo, principalmente no ataque. Há alguma flexibilidade tática disponível quando a bola está em posse, mas ela precisa voltar à formação padrão rapidamente para evitar contra-ataques.

5.3-5-2

Durante as décadas de 1980 e 1990, o formato 3-5-2 era bastante popular. Equipes de sucesso o usavam às vezes, e ele até ressurgiu um pouco nos últimos anos. Funciona de forma muito semelhante ao 5-3-2, mas usando três zagueiros e dois laterais para o ataque.

As equipes vão se divertir muito tentando coisas diferentes com este formato, e isso mantém os adversários alertas. O maior problema com esse formato é que ele leva tempo para ser aperfeiçoado. Muitas equipes experimentaram o formato e depois se viram vulneráveis ​​porque não têm tudo sob controle total. É fácil ser arrastado para fora de posição, o que nenhum treinador quer que aconteça.

6.3-4-3

As equipes devem ter meio-campistas versáteis se quiserem fazer o 3-4-3 funcionar. Eles precisam não apenas ajudar no ataque, mas também recuar na defesa. Caso contrário, o adversário poderia avançar e marcar gols com bastante facilidade. Nem todo time tem meio-campistas preparados para tanto defender, por isso não é para todos.

Muitas equipes usarão isso como uma opção, e não como a formação principal. Talvez contra certos confrontos isso funcione para desacelerar jogadores talentosos, mas nem sempre é considerado uma solução de longo prazo.

7.5-3-2

Esta formação inclui quase sempre um dos três defesas centrais atuando como líbero. Isto proporcionará uma abordagem muito equilibrada, permitindo que as equipes os leiam e busquem certas oportunidades. Se uma equipe tiver laterais talentosos, esta pode ser uma formação muito letal para o adversário.

A maioria das equipes que acabam usando isso não quer correr muitos riscos, mantendo as coisas bem apertadas na retaguarda para evitar gols fáceis. Ainda há uma boa oportunidade de capitalizar ofensivamente, especialmente no contra-ataque, mas as partidas provavelmente terão poucos gols. Não é um tipo de futebol particularmente emocionante, mas pode vencer partidas.

8. 4-2-2-2

Comumente chamado de Retângulo Mágico, muitas equipes começaram a usá-lo e a ajustar um pouco tudo na década de 1980. Para criar o retângulo, há dois meio-campistas e dois atacantes no meio-campo. É uma formação muito equilibrada e que permite às equipas serem muito dinâmicas quando têm oportunidades para marcar.

É um pouco complicado para os torcedores verem todas as diferentes formações 4-2-2-2, simplesmente porque existem tantas variações. Por exemplo, alguns permitirão que ele se transforme em 3-4-3 no ataque, enquanto outros irão transformá-lo em 4-6-0. Tudo se resume principalmente aos jogadores de cada equipe e ao que eles são totalmente capazes.

9. 4-2-3-1

Em todas as ligas principais, aparece a formação 4-2-3-1. A maioria irá rotulá-lo antes de mais nada como um formato defensivo, mas pode ser muito flexível para as equipes quando elas precisam marcar. As equipes que estão sendo um pouco mais agressivas vão empurrar os laterais e os zagueiros para o ataque.

O objetivo inicial desta formação é controlar a bola e impedir ataques fáceis do adversário. O controle no meio-campo é muito importante, mesmo que isso deixe apenas um atacante disponível. Considerada uma das melhores formações modernas do mercado, equipes mudaram com sucesso para esta opção com diferentes tipos de talentos. Os zagueiros que são capazes de assumir funções de ataque podem tornar esta opção bastante perigosa.

Qual é a melhor formação geral de futebol?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que não existe uma formação de futebol realmente melhor. Se houvesse, haveria poucos motivos para tentar qualquer outra coisa. Uma das belezas do futebol é que existem muitas maneiras diferentes de jogar, e estilos diferentes criam confrontos diferentes.

Dito isto, o 4-3-3 é uma formação muito flexível que os gestores podem personalizar para se adequar ao seu pessoal. Alguns optarão por um tipo de jogo mais defensivo, enquanto outros vão querer marcar de forma mais consistente.

A única constante neste formato é que os médios centrais precisam de ser jogadores de alto nível. Embora a formação já exista há algum tempo, é uma opção predominante até hoje.

Leia também: