9 Maiores Rivalidades da História do Futebol (Ranqueadas)










Uma das visões mais incríveis do futebol são dois rivais ferozes se enfrentando em um jogo da liga; a atmosfera sempre parece elétrica, os fãs estão mais barulhentos e o jogo sempre parece mais significativo.

As rivalidades nacionais são ótimas, embora possa haver anos entre os jogos, mas uma rivalidade da liga contra um time que luta pelas mesmas honras pode ser um dos jogos mais disputados e disputados da temporada.

Geralmente é o primeiro jogo que os torcedores procuram quando os jogos são lançados, e é o último jogo que os torcedores querem perder.

Os direitos de se gabar são importantes, mas é mais do que isso; as maiores rivalidades não são apenas sobre localização, embora ajude.

Um rival geralmente é outro time que está lutando pelos mesmos troféus que o seu time, então perder para eles pode ser a diferença entre um título da liga ou uma temporada de fracassos.

Não há nada pior do que ver seus maiores rivais levantando a taça que deveria ser sua, então hoje vamos ver algumas das maiores rivalidades do futebol mundial.

Com alguns dos maiores clubes do mundo e alguns dos torcedores mais apaixonados que você já viu, os jogos entre esses times são lendários.

Aqui estão as 9 maiores rivalidades da história do futebol.

9. Milan x Inter de Milão

O Derby della Madonnina, como é conhecido o derby de Milão, tem sido uma batalha interminável pelo direito de se gabar em Milão desde 1909. Dois dos maiores times da Itália compartilhando a mesma cidade e o mesmo estádio, é uma receita para ódio e divisão.

Com o Inter de Milão tendo sido historicamente apoiado pelas classes mais baixas do Milan e o AC tendo os torcedores historicamente mais ricos, há uma divisão social entre os dois clubes que apenas alimenta o fogo.

Ambas as equipes têm vários títulos da Série A e tiveram períodos de domínio absoluto sobre o rival da cidade e a liga.

Os dois times do Milan compartilham o mesmo estádio, mas dependendo de quem você perguntar, o estádio tem dois nomes. A Inter de Milão chama o estádio de Giuseppe Meazza em homenagem a um dos maiores jogadores da Inter de todos os tempos.

Para os fãs do AC Milan, o estádio é chamado de San Siro; a ideia de jogar em um estádio com o nome dos heróis de todos os tempos de seus maiores rivais deixa os torcedores loucos.

8. Lazio x Roma

Permanecemos na Itália para outra rivalidade entre cidades alimentada por proximidade, hostilidade e antipatia absoluta. Roma, a cidade eterna da Itália, é o lar de uma rivalidade eterna, já que a AS Roma e a SS Lazio disputam a supremacia da cidade e de seus torcedores.

Nenhuma das equipes está no seu melhor e não está há algum tempo, então, embora os clubes de Roma não estejam se desafiando por títulos ou copas domésticas, são os dois jogos a cada temporada em que a Roma joga contra a Lazio que significam tudo para os fãs.

Francesco Totti, lendário atacante da Roma, é o artilheiro do Derby della Capitale e, até o momento, houve mais de 179 encontros oficiais entre Roma e Lazio.

Essa rivalidade costuma ser prejudicada pela violência da multidão, muitas vezes se espalhando pelas ruas de Roma. Em um jogo de 2004, houve mais de 170 policiais feridos quando a agitação dos torcedores causou tumultos em toda a cidade.

7. Bayern de Munique x Borussia Dortmund

  • Liga: Bundesliga (Alemanha)

Uma rivalidade que se desenvolveu devido a ambas as equipes dominarem a Bundesliga, Der Klassiker, como é conhecido o Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund, é uma das rivalidades mais coloridas e apaixonadas que você já viu.

O Dortmund costuma ser visto como o único clube com chances de desacelerar o Bayern Juggernaut, o que torna esta partida uma das melhores da temporada.

Der Klassiker é uma das rivalidades mais jovens da nossa lista, tendo surgido apenas em 1965; ao longo dos anos, tornou-se um dos jogos mais disputados da Bundesliga. O Bayern está muito à frente do Dortmund em vitórias na rivalidade, tendo vencido quase metade dos encontros entre estes dois grandes clubes.

A maior vitória em Der Klassiker também vai para o Bayern, embora você faça bem em se lembrar de não levar a goleada de 11 a 1 para os torcedores do Dortmund.

O surgimento do Dortmund como o desafiante ao domínio do Bayern veio à tona durante a década de 1990, com o amarelo do Dortmund vencendo ligas consecutivas e parecendo que finalmente usurpariam o Bayern.

O Bayern voltou forte e venceu muitas das Bundesliga subsequentes, e agora tem 32 títulos da liga, em comparação com os cinco títulos do Borussia Dortmund. No entanto, no que diz respeito aos torcedores, o Dortmund é superior, é conhecido por ter a melhor torcida do mundo.

É um dos melhores jogos da temporada, muitas vezes com alguns dos futebol mais impressionantes que você verá durante todo o ano, vale a pena adicioná-lo à sua lista de desejos.

6. Corinthians x Palmeiras

  • Liga: Brasileiro Série A (Brasil)

Os brasileiros são conhecidos por seu apoio insanamente leal, mas os torcedores de dois dos clubes mais antigos de São Paulo, Corinthians e Palmeiras, levam as coisas a um nível totalmente diferente de insanidade.

O Derby Paulista é conhecido mundialmente como um dos maiores jogos do calendário brasileiro. Um dos clássicos mais antigos do Brasil, as duas equipes se enfrentaram centenas de vezes em vários torneios.

Com mais de 100 anos de história por trás desses dois gigantes brasileiros, não é de admirar que a rivalidade seja tão disputada. Dois rivais da cidade se enfrentam em várias competições a cada temporada; cada vitória parece melhor e cada derrota parece o fim do mundo.

Corinthians e Palmeiras se enfrentaram quase 400 vezes desde 1917, e com mais de 1.000 gols marcados entre os dois clubes, é um dos jogos mais emocionantes e cheios de gols da história do Brasil.

5. Manchester United x Liverpool

  • Liga: Premier League (Inglaterra)

O Northwest Derby é considerado o maior do futebol inglês. Com os dois clubes, Liverpool e Manchester United, conquistando mais títulos da primeira divisão do que qualquer outro, é um dos jogos mais esperados do calendário da Premier League.

Manchester e Liverpool estão a apenas 35 milhas de distância, e a rivalidade entre essas duas cidades remonta ao século 19, com ambas competindo pela supremacia industrial.

O Liverpool teve domínio absoluto no campo de futebol nas décadas de 1970 e 1980 e se tornou um dos clubes de maior sucesso do mundo.

Quando o Manchester United contratou Alex Ferguson como técnico em 1986, em uma de suas primeiras coletivas de imprensa, o escocês declarou que “derrubar o Liverpool do poleiro” era seu objetivo principal.

Nos anos seguintes, Ferguson faria exatamente isso e, quando se aposentou em 2013, o clube havia ultrapassado o Liverpool, tendo conquistado mais títulos da liga do que seus rivais de Merseyside.

Hoje, o Northwest Derby é um dos jogos mais vistos do futebol mundial, com centenas de milhões de fãs assistindo esses dois gigantes ingleses se enfrentarem na Premier League.

Pode não ser a rivalidade mais feroz do futebol mundial, mas é sem dúvida uma das mais esperadas.

4. FC Barcelona x Real Madrid

Além de ser uma das maiores rivalidades do esporte, os jogos entre Barcelona e Real Madrid são alguns dos jogos mais vistos do mundo.

El Clasico é um dos principais jogos da La Liga, assistido por centenas de milhões de fãs em todo o mundo. E não é nenhuma surpresa; são dois dos maiores clubes do mundo, com os melhores jogadores, disputando os maiores prêmios do futebol.

Com os dois clubes lutando pela liga e copas nacionais por mais de um século, não é de admirar que exista tal rivalidade entre os dois clubes.

A rivalidade entre Madrid e Barcelona tem tanto a ver com a política quanto com as rivalidades competitivas, com o Barcelona sendo um clube ferozmente catalão e o Madrid tendendo para uma identidade espanhola mais centralizada.

Misturar política com futebol raramente dá certo e, com o tempo, os torcedores dos clubes passaram a se odiar com incrível ferocidade.

Tanto o Real Madrid quanto o Barcelona têm Ultras, grupos de torcedores hardcore que costumam usar a violência como uma ferramenta na contínua animosidade entre os clubes.

Os jogadores sentem claramente a rivalidade em campo, e os jogos do El Clasico costumam ser jogos carregados de falta de chutes, mergulhos e cartões vermelhos.

Alguns dos melhores jogadores do planeta fizeram exibições incríveis de habilidade nas partidas do Clasico. Ainda assim, cada jogo entre Real Madrid e Barcelona tem uma corrente de malícia que é impossível ignorar.

Isso não quer dizer que você não deva assistir a esses dois grandes clubes lutando pelo domínio da liga, mas se você está procurando um futebol elegante e fluido, o El Clasico pode ser um choque.

Este acessório é uma batalha do começo ao fim; perder é impensável para ambos os clubes.

3. Fenerbache x Galatasaray

  • Liga: Super Lig (Turquia)

Se você acha que os torcedores brasileiros são apaixonados pelo futebol, os torcedores argentinos são os mais barulhentos e os torcedores espanhóis os mais leais, então você nunca viu uma partida de futebol turca. E o mais barulhento e louco de todos é o Derby Intercontinental entre Fenerbache e Galatasaray.

A rivalidade mais acirrada da história do futebol turco, é conhecida como Eterna Rivalidade, e com razão, os clubes se odeiam com paixão.

Mas nem sempre foi assim, e até se falou na fusão dos dois clubes de Istambul em 1912, mas felizmente as negociações fracassaram.

Os dois clubes costumavam jogar entre si em amistosos e, antes que surgisse qualquer animosidade, os encontros entre os clubes eram chamados de Derby da Amizade.

No final de 1934, os dois clubes tiveram um grave colapso na comunicação e se distanciaram desde então. Notavelmente, o Derby of Friendship logo foi renomeado como Derby of Hate.

É um conto muito familiar; dois clubes, uma cidade e apenas um desses clubes podem conquistar o título da liga turca. Jogue em milhões de fãs; a certa altura, 60% da população da Turquia torcia para o Fenerbache, e você tem uma receita para uma das maiores rivalidades do futebol.

Se você tiver a chance de ir a este jogo, aproveite; apenas lembre-se dos tampões de ouvido.

2. Boca Juniors x River Plate

  • Liga: Primeira Divisão Argentina (Argentina)

O Superclássico entre Boca Juniors e River Plate é outra rivalidade local frequentemente descrita como a rivalidade mais intensa do futebol mundial.

Os dois clubes de Buenos Aires têm seguidores massivos, e estima-se que mais de 70% dos argentinos torcem pelo Boca ou pelo River.

Essa rivalidade insanamente disputada remonta ao início do século 20, com os dois clubes disputando a supremacia desde então. Os jogos entre Boca Juniors e River Plate costumam ser os mais barulhentos, coloridos e às vezes os mais violentos do mundo.

Ambos os clubes têm torcedores apaixonados que odeiam seus rivais com uma intensidade às vezes assustadora. Até os jogadores são afetados pela rivalidade.

A passagem de um jogador do Boca Juniors para o River Plate, ou vice-versa, é quase considerado um ato de traição, e os jogadores que passaram pelos dois clubes muitas vezes não ousam voltar ao antigo clube por medo de represálias.

Costuma-se dizer que, para um verdadeiro fã de futebol, fazer a viagem para assistir ao Superclássico é uma necessidade absoluta; assistir a esses dois gigantes do futebol argentino em La Bombonera ou no estádio El Monumental é uma experiência única na vida.

Os dois times foram equilibrados ao longo dos anos, com o Boca vencendo 91 vezes e o River Plate vencendo 84.

1. Glasgow Celtic x Glasgow Rangers

  • Liga: Scottish Premiership (Escócia)

O Old Firm Derby é uma das rivalidades de futebol mais acaloradas e conhecidas do futebol mundial, com Celtic e Rangers lutando pela supremacia no futebol escocês desde 1888.

Os dois clubes mais importantes e bem-sucedidos da história escocesa, os dois clubes de Glasgow se enfrentaram centenas de vezes na liga e nas copas domésticas.

O Old Firm Derby é um dos mais antigos do futebol e tem raízes em conflitos religiosos e de identidade nacional.

Com o Rangers sendo historicamente um clube protestante com sólidas inclinações para ser um clube britânico, era inevitável que surgissem problemas com o Celtic e suas tendências predominantemente católicas de tendência irlandesa.

Diferenças religiosas à parte, a proximidade dos dois clubes e de seus torcedores sempre gerou desentendimentos; ambos reivindicam ser o maior clube da Escócia e ambos têm histórias ricas com histórias de sucesso incríveis.

É improvável que a animosidade entre esses dois grandes clubes algum dia diminua, e até mesmo o rebaixamento do Rangers em 2012 para o nível mais baixo do futebol escocês devido a irregularidades financeiras diminuiu o fogo.

Depois de voltar à primeira divisão, Rangers e Celtic agora lutam mais uma vez pelo domínio do futebol escocês.