9 Campeonatos com Mais Gols no Mundo










Se você sempre quis saber quais ligas têm mais gols no mundo, seja para apostar, buscar estatísticas ou apenas por curiosidade, hoje é seu dia de sorte.

Vamos trazer aqui uma lista de vários desses campeonatos para que você tire suas dúvidas.

9 Campeonatos com Mais Gols do Mundo

Usaremos apenas o número mínimo de 100 jogos disputados nesta temporada como critério.

Isso porque ligas com poucos jogos podem estar suscetíveis a alterações que afetam significativamente o número de gols apresentados por jogo.

E muitas vezes, ligas que estão apenas começando também podem apresentar discrepâncias ao longo da temporada.

É importante lembrar também que essas ligas normalmente não estão entre as mais famosas do mundo, pois nesses campeonatos temos jogadores mais qualificados.

E isso faz com que as médias caiam um pouco, mesmo que algumas competições da primeira divisão tenham médias de gols muito altas.

Então vamos à nossa lista.

9. Liga Nacional de Luxemburgo

A primeira divisão de Luxemburgo tem uma média de 3,39 gols por partida nesta temporada e 66% dos seus jogos terminam com pelo menos três gols.

Vale lembrar que Luxemburgo é um país pequeno na Europa, e diversas ligas de países como este tendem a ter médias de gols altas.

No total são 16 clubes participantes da primeira divisão e ainda o campeonato oferece vagas em competições europeias (incluindo a fase de qualificação para a Liga dos Campeões).

É bastante comum que estas equipas nem cheguem à fase de grupos.

8. Regionaliga Alemã

O campeonato alemão possui diversas divisões e a 4ª divisão do país também está dividida entre as diversas regiões daquele país.

No geral, o campeonato tem 3,1 gols por partida e 59,7% dos jogos aqui terminam com pelo menos três gols.

Vale destacar que os campeonatos das regiões que mais têm gols são os do Norte, Oeste e Bayern (que é a região da Baviera).

Neste caso, o futebol alemão é muito conhecido pela sua cultura de priorizar o jogo ofensivo e assim esta divisão consegue ter uma média superior à própria Bundesliga, primeira divisão do país.

7. Liga das Estrelas do Catar

O futebol no Catar ainda não se desenvolveu muito, apesar do país ter muito dinheiro (como notamos na última Copa do Mundo).

Outro ponto que pode ser percebido é que o país também está preocupado em investir não só no futebol, mas também em um modelo de jogo.

A seleção do país trouxe Felix Sánchez (já substituído por Carlos Queiroz), que passou muito tempo na academia do Barcelona para dar padrão de jogo ao time.

E esse padrão também foi repassado ao futebol de clubes do país, ainda que não tenha frutificado na Copa do Mundo.

O campeonato tem média de 3 gols por jogo e quase 64% das partidas com três gols ou mais.

Mostrando que embora a equipa procure mudar o seu estilo de jogo, os clubes do país continuam com o mesmo objetivo (que é priorizar o setor ofensivo).

6. Primeira Divisão Tcheca

A República Tcheca conta com alguns times que já são mais conhecidos no mundo todo, como Sparta Praga, Slavia e Viktoria Plzen, e alguns deles até participam da Liga dos Campeões da UEFA.

É também um campeonato com 16 clubes e média de 2,98 gols por jogo, além de 61,5% dos jogos terem mais de dois gols.

É também o caso de uma liga que não é tão popular na Europa, mas tem uma média de gols elevada.

5. Primeira Liga Russa

O campeonato russo tem estado cada vez mais isolado (tal como o próprio país, após a guerra contra a Ucrânia), mas o seu futebol não parou, apesar de não participar em competições internacionais.

Mesmo com esse cenário caótico, o campeonato tem média de 3,09 gols por partida e quase 62% dos jogos com mais de dois gols.

4. Liga Australiana

A primeira divisão australiana é disputada por apenas 12 clubes, mas também apresenta uma alta média de gols, com um total de 3 por partida e quase 61% dos jogos também têm mais de dois gols.

A Austrália tem procurado melhorar o nível do seu futebol participando de competições asiáticas (incluindo eliminatórias para a Copa do Mundo), já que há muito pouca competição no resto da Oceania.

Mesmo assim, o país tem participado regularmente nas últimas copas e mostrado que o nível do futebol ali praticado não é tão baixo.

O país ainda tem alguns jogadores participando das grandes ligas europeias.

3. Bundesliga Austríaca

A Áustria também é um país com poucas equipes em seu campeonato principal (são apenas 12 equipes no total), e também não é um país tão grande.

Apesar disto, a média de golos no campeonato é bastante elevada (2,93 por jogo) e 60% dos jogos terminam com mais de dois golos no marcador.

Existem também algumas equipes um pouco mais conhecidas, como LASK Linz, Red Bull Salzburg e outras que às vezes disputam competições europeias.

2. Eerste Divisie holandesa

Não é nenhum segredo que a Holanda sempre praticou um futebol extremamente ofensivo, em grande parte influenciado pela geração dos anos 70.

Em que até nomes como Johan Cruijff moldaram a identidade futebolística do país e é algo que permanece até hoje.

Assim como em outros locais onde o futebol ofensivo é tratado como prioridade, aqui temos a segunda divisão do país apresentando uma média de gols superior à primeira.

No total são 3,1 gols por jogo e 60% das partidas terminam com pelo menos três gols marcados no placar.

1. Primeira Divisão B Belga

Ao contrário do que pode parecer, esta é a segunda divisão belga (daí o “B” no nome), que também tem uma média de golos superior (2,99) à primeira divisão.

Também têm uma média de 60% dos jogos que terminam com pelo menos três golos.

Na verdade, as médias são bastante elevadas, mas existe até um projeto de a Bélgica fundir a sua primeira divisão com a dos Países Baixos para tornar o campeonato mais atrativo.

Mas pelo que vemos aqui, pelo menos as ligas deverão continuar a ter muitos golos.