7 melhores jogadores número 4 de todos os tempos












No papel, a camisa número 4 é uma das menos icônicas de vestir quando um jogador pisa em um campo de futebol; no entanto, ao longo dos anos, ela foi vestida por alguns dos melhores jogadores que já agraciaram o jogo.

A camisa número 4 costuma ser usada por zagueiros ou meio-campistas defensivos e, como tal, compõem a lista atual dos 7 melhores jogadores número 4 de todos os tempos.

7. Cesc Fábregas

  • País: Espanha
  • Posição: Meio-campo Central
Jogos Metas Assistências
723 125 215

O primeiro da nossa lista é um jogador oriundo da famosa academia La Masia de Barcelona, ​​Cesc Fabregas foi um dos melhores meio-campistas que já jogou.

Nesse período treinou ao lado de lendas espanholas como Xavi e Iniesta, jogadores com quem mais tarde jogaria na seleção espanhola.

Aos 16 anos, Fabregas mudou-se para a Inglaterra e para o Arsenal, onde foi preparado para substituir Patrick Viera, que estava saindo, no núcleo da equipe.

O espanhol assumiu esta função imediatamente e se tornou um dos melhores meio-campistas que o clube já teve, fazendo mais de 200 partidas em uma passagem de 8 anos no norte de Londres.

Conhecido por sua variedade de passes sedosos e bolas longas requintadas, Fabregas voltaria ao Barcelona e jogaria com os homens com quem treinou quando criança durante três anos.

O Chelsea então bateria à porta e Fabregas não poderia recusar o retorno à Premier League. Ele se restabeleceria como um dos melhores jogadores da Liga antes de partir para o Mônaco em 2019.

Fabregas atualmente joga pelo Como na Série B italiana, perto da aposentadoria.

6. Vicente Kompany

  • País: Bélgica
  • Posição: Defesa Central

O homem conhecido pelos torcedores do Manchester City em todo o mundo como ‘Capitão Fantástico’ ocupa o 6º lugar da nossa lista.

Kompany começou a sua carreira na sua terra natal, a Bélgica, no Anderlecht, clube de Bruxelas, passando três anos na equipa antes de se transferir para a Alemanha e para o Hamburger SV.

Depois que o Manchester City foi comprado por seus atuais proprietários ricos, eles se concentraram em montar um time que pudesse trazer o sucesso esperado ao lado azul do Manchester.

Kompany foi comprado em 2008 e estreou quase imediatamente, estrelando um 3 a 0 sobre o West Ham United.

O capitão belga passaria a maior parte de sua carreira na Inglaterra, fazendo parte do time de maior sucesso do Manchester City na história do clube, incluindo quatro títulos da Premier League e duas Copas da Inglaterra.

Mais tarde, Kompany voltaria ao Anderlecht em 2019 e se aposentaria do clube. Agora ele atua como técnico do Burnley no Campeonato EFL.

5. Cláudio Gentile

Incorporar do Getty Images

  • País: Itália
  • Posição: Defesa Central

Em 5º lugar está um jogador que não pode ser verdadeiramente reivindicado como o número 4, no entanto, devido à quantidade de números que vestiu ao longo dos anos, pode ser associado a ele tanto como a qualquer outro número.

Claudio Gentile foi um dos melhores defensores e meio-campistas das décadas de 1970 e 80, estrelando por vários times italianos de ponta ao longo de sua carreira.

Gentile era conhecido principalmente por ser um defensor duro que nunca tinha medo de desafiar, mas também era relativamente rápido e era capaz de passar pelas defesas adversárias para dar passes aos atacantes.

Apesar de ter iniciado a carreira no Arona e no Varense, é na grande Juventus que Gentile é mais lembrado.

O italiano passou 11 anos nos 'Bianconeri' e fez parte de uma das equipes defensivas mais fortes que o mundo já viu, jogadores como Dino Zoff, Sergio Brio, Gaetano Scirea e Antonio Cabrini estão ao lado de Gentile no clube.

4. Fernando Hierro

  • País: Espanha
  • Posição: Defesa Central
Jogos Metas Assistências
694 130 17

Em 4º lugar está um zagueiro que realmente tinha talento para acertar o fundo da rede. Fernando Hierro teve uma ilustre carreira juvenil antes de ingressar no Real Valladolid em 1986, onde permaneceria apenas por três temporadas (jogando também pelos reservas por um ano).

Eventualmente, sua habilidade foi notada pelo Real Madrid, e 'Los Blancos' contratou Hierro em 1989 e ele recebeu a camisa número 4 junto com ela.

O espanhol foi um dos jogadores defensivos mais versáteis do mundo durante seus primeiros anos e poderia ser destacado como zagueiro central ou como meio-campista, conforme fosse adequado.

Hierro ficou conhecido pela grande variedade de passes e pela calma com a bola, o que lhe deu a capacidade de desmanchar os ataques e colocar seu time em suas próprias investidas no ataque.

Durante a sua passagem por Madrid, Hierro marcou mais de 100 golos, uma estatística inédita para um defesa-central.

3. Patrick Vieira

  • País: França
  • Posição: Meio-campo defensivo

À medida que chegam os lugares do pódio, temos uma lenda da França e do Arsenal no 3º lugar. Patrick Viera era um excelente meio-campista central conhecido por sua tenacidade e muitas vezes por um temperamento bastante furioso (bem como por sua rivalidade com o jogador do Manchester United, Roy Keane).

O francês é considerado o maior número quatro a jogar na Premier League e passou nove anos no time do norte de Londres.

Antes dessa mudança, Viera passou uma temporada no Cannes e no AC Milan. Uma vez em Londres, porém, sua força e poder fizeram dele o melhor meio-campista e ele também poderia ser usado em uma variedade de funções em sua equipe.

Viera também era amplamente conhecido por seu conhecimento tático, que estava em níveis acima de alguns dos melhores jogadores do mundo. Esta capacidade deu-lhe a plataforma para construir uma carreira de gestão de sucesso, estando actualmente no comando de uma rejuvenescida equipa do Crystal Palace.

2.Ronald Koeman

  • País: Holanda
  • Posição: Defesa Central / Médio Defensivo
Jogos Metas Assistências
646 224 73

Uma escolha difícil, mas em 2º lugar da nossa lista está o dínamo holandês Ronald Koeman. Alguns de vocês que estão lendo isto podem não estar cientes de que o ex-técnico do Barcelona, ​​Southampton e Holanda teve uma carreira estelar como jogador antes de assumir a gestão. No entanto, ele foi um dos melhores números 4 que o jogo já viu antes de sua mudança de carreira.

Koeman começou sua carreira na Holanda, sua terra natal, onde permaneceria por muitos anos, atuando pelo Groningen, Ajax e PSV Eindhoven. Eventualmente, Koeman seria contratado pelo Barcelona, ​​já que o lendário técnico Johan Cruyff queria que ele fizesse parte de seu 'time dos sonhos' mundial.

Em seus 6 anos no Camp Nou, Koeman ajudou o Barcelona a conquistar quatro títulos da La Liga, bem como a Copa da Europa em 1992. Neste jogo, Koeman conseguiu marcar uma cobrança de falta fantástica para dar aos gigantes catalães uma vitória por 1 a 0 e o como resultado, um troféu.

1. Sérgio Ramos

  • País: Espanha
  • Posição: Defesa Central
Jogos Metas Assistências
736 107 39

Como alguns de vocês já esperavam, o 1º colocado e portanto o melhor jogador número 4 de todos os tempos é, claro, Sergio Ramos. Tal como o seu compatriota Hierro que apareceu anteriormente nesta peça, Ramos é um excelente defesa goleador que tem atitude para o reforçar.

Apesar de seu histórico disciplinar muitas vezes desaprovado (ele é o jogador com mais cartões amarelos e vermelhos de todos os tempos), sua habilidade como zagueiro foi incomparável por anos.

Ramos ingressou no Real Madrid em 2005, após uma breve passagem pelo Sevilla, onde passou grande parte de sua carreira juvenil. Foi em Madrid que o futuro capitão espanhol e vencedor da Copa do Mundo faria sua a camisa número 4, passando 16 anos no Real Madrid e ganhando incríveis 22 troféus durante sua passagem por lá.

Eventualmente, embora tenha ficado claro que era hora de seguir em frente e com o novo dinheiro do Paris Saint-Germain, Ramos decidiu mudar-se para França na tentativa de trazer ao clube o seu primeiro título da UEFA Champions League. Até agora Ramos disputou 16 partidas e marcou dois gols pelo PSG.