7 Impacto da proibição da UEFA do Manchester City

7 Impacto da proibição da UEFA do Manchester City










A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) causou ondas de choque em todo o mundo do futebol quando anunciou que o Manchester City, clube da Premier League, foi proibido de participar nas suas competições nas próximas duas temporadas.

A UEFA anunciou que o City cometeu uma “violação grave” das regras do Fair Play Financeiro (FFP), uma vez que o clube “exibiu as suas receitas de patrocínio nas suas contas e nas informações de equilíbrio fornecidas à UEFA entre 2012 e 2016 foram apresentadas, declaradas demasiado elevadas ”.

A UEFA lançou a sua investigação ao Man City depois de o jornal alemão Der Spiegel ter publicado informações de documentos obtidos no site de denúncias Football Leaks. Algumas das informações vazadas acusaram o Man City de inflar seus acordos de patrocínio, com o proprietário do clube, Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, supostamente fornecendo os fundos que o clube alegou falsamente virem de seu patrocínio pela Etihad.

Além da suspensão de dois anos, o clube também foi multado em 30 milhões de euros (25 milhões de libras).

O clube criticou então a proibição “tendenciosa” da UEFA e anunciou que iria recorrer da decisão para o Tribunal Internacional de Arbitragem do Desporto (CAS). Explicou que o caso foi “iniciado pela UEFA, processado pela UEFA e avaliado pela UEFA”.

Enquanto isso, enquanto esperamos pela decisão do CAS, BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL aborda as prováveis ​​consequências caso o veredicto seja mantido.

1. PARTIDA DE GUARDIOLA

Pep Guardiola

Embora Pep Guardiola tenha declarado recentemente que permanecerá “100%” na próxima temporada, ele poderia considerar mudar sua declaração original se se sentir traído pela hierarquia do clube, que lhe garantiu no início da investigação da UEFA que o clube havia feito nada errado. E se ele levar o clube ao triunfo na Liga dos Campeões nesta temporada, não verá razão para permanecer leal ao clube, mesmo nesta confusão.

2. PERDA DE JOGADORES

Perder a Liga dos Campeões terá, sem dúvida, impacto na capacidade do clube de reter os seus melhores jogadores, que serão tentados a abandonar o barco para continuarem a competir ao mais alto nível. Além disso, muitos jogadores ingressaram no clube depois de serem tentados pela perspectiva de jogar sob o comando de Guardiola e farão o mesmo caso o técnico saia.

Já sabemos que David Silva sairá no final da temporada (não por suspensão), jogadores como Sergio Aguero, Leroy Sane, John Stones e Nicolas Otamendi têm contratos que expiram durante a suspensão do clube e estariam relutantes em fazê-lo então continue a estender suas ofertas.

3. DIFICULDADES PARA ADQUIRIR NOVAS DISTRIBUIÇÕES

Se o clube não conseguir anular a proibição do CAS do CAS, será difícil para eles atrair os melhores jogadores do jogo, como têm feito até agora, e se o treinador sair, o ‘fator Guardiola’ que o clube está usando irá para atrair jogadores, isso também significa se perder.

4. LOCAIS DE QUALIFICAÇÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES

O sistema tradicional da Premier League, segundo o qual os clubes se qualificam para a Liga dos Campeões ao ficarem entre os ‘quatro primeiros’, pode mudar para os ‘cinco primeiros’, com o Manchester City mesmo assim inelegível para jogar pela UCL, se terminar entre os primeiros. quatro; Assim, a sua vaga será atribuída ao clube na 5ª posição e isso poderá entrar em vigor a partir da próxima temporada. O mesmo procedimento se aplica à vaga na Liga Europa.

6. BASE DE VENTILADORES REDUZIDA E PERDAS FINANCEIRAS

Proibição da UEFA para o Manchester City

Ao participarem nas competições da UEFA, os clubes podem gerar uma vasta gama de receitas, incluindo subsídios da UEFA, preços de bilhetes e patrocínios. A ausência da competição terá um impacto financeiro no City e também reduzirá a sua base de adeptos, que actualmente não consegue igualar a dos seus principais rivais.

7. A PUNIÇÃO DA PREMIER LEAGUE

Sérgio Agüero

A Premier League ainda está conduzindo sua própria investigação e aguardando a decisão do CAS. Se o City for considerado culpado, também enfrentará ações sérias por parte do órgão de decisão da liga, já que as regras do FFP da UEFA são semelhantes às da Premier League.

A decisão da liga poderia ser a seguinte:

  • Pontos deduzidos
  • O título da liga conquistado durante este período (2012–16), a copa da temporada 2013/14, será retirado do vice-campeão da liga, Liverpool.
  • Exclusão da Premier League. Um regulamento atual da Liga Inglesa de Futebol (EFL) estabelece que os clubes que violarem as regras da FFP podem ser rebaixados para a camada inferior da liga de futebol (League Two). Caso isso aconteça, o City competirá ao lado de Northampton, Port Vale, Macclesfield Town, Oldham Athletic, Grimsby Town, Salford City, Bradford e similares. Em vez do Manchester United, o City jogará seus clássicos contra o Salford City – um clube de propriedade de ex-jogadores do Manchester United.

    É MUITO improvável que a Premier League tome esta decisão final.

Os amantes do futebol em todo o mundo estão divididos quanto à decisão da UEFA. Alguns esperam que a proibição do CAS seja levantada (ou reduzida se o City for considerado culpado) para continuar a desfrutar do futebol fascinante e notável que o clube joga sob o comando de Guardiola, enquanto outros apoiaram a decisão, dizendo que qualquer clube que quebrar as regras para obter uma vantagem injusta sobre os outros devem ser punidas.

Escrito por Muftaudeen Abdullahi Ishola