7 Campeonatos de Futebol Onde Mais Aparece o Over 2.5












Hoje vamos falar um pouco sobre os campeonatos onde mais acontece o over 2.5.

7 campeonatos de futebol onde mais de 2,5 aparece mais

Para quem não sabe, isso significa que estes são os campeonatos onde ocorrem 3 ou mais gols em uma partida, com maior frequência no campeonato.

Naturalmente, várias destas ligas são também as que apresentam maior número de golos no geral, sendo normalmente ligas mais pequenas e sem tanta expressão.

E também com uma duração mais curta (embora existam algumas ligas maiores onde esta marca também tende a ser atingida com mais frequência.

Com isso, vamos direto ao ponto.

7- Ykkonen (segunda divisão da Finlândia)

O maior diferencial do campeonato finlandês é o elevado número de gols, e por isso não poderia ficar de fora desta lista.

Neste caso estamos falando da segunda divisão do país, um campeonato de curta duração.

Muito graças ao inverno tipicamente rigoroso dos países nórdicos, que inviabiliza a maior parte das atividades naquele país (e também graças ao reduzido número de equipas, apenas 12).

Na temporada passada tivemos uma média de 2,81 gols por jogo e foram marcados mais de 2,5 gols em 52,5% das partidas, o que é um número muito elevado.

6- Premier League de Singapura

Outro campeonato de curta duração e com muitos gols, disputado por apenas 8 times e também a única competição oficial em Cingapura.

Mas isso dá vagas na fase de qualificação da Liga dos Campeões Asiáticos e também na Copa da Ásia.

Só recentemente voltou às práticas normais, pois a competição foi suspensa por um longo período em 2022 graças à pandemia de Covid-19, que teve um surto local.

Mesmo não sendo uma liga famosa, muita gente conhece esta liga justamente pela enorme quantidade de gols que ocorrem em seus jogos.

Na temporada passada, além da média de 3,98 gols por jogo, tivemos mais de 2,5 em 78,6% dos jogos.

5- OBOS-Ligaen

Também conhecida como 1. Divisão, esta liga é na verdade a segunda divisão norueguesa, outra liga de curta duração devido ao baixo número de equipes e ao longo inverno nórdico.

Ainda assim, participam nesta competição 16 equipas, o que não é um número tão baixo.

Na edição passada tivemos uma média de 3,19 gols por jogo e o over 2,5 apareceu em 60,5% das partidas.

4- 1. Detalhes

A segunda divisão islandesa é outro campeonato da lista dos campeonatos mais curtos e também tem uma duração não muito longa, também mais uma vez graças ao famoso inverno nórdico.

Com apenas 12 equipes (mas não só com algumas vagas como recompensa pelo desempenho das melhores equipes, mas também com rebaixamento para a terceira divisão).

Na temporada passada tivemos uma média elevada de 3,62 gols por jogo e mais de 2,5 ocorreram em 74,2% dos jogos, outro número bastante surpreendente.

3- Bundesliga

A primeira grande liga da nossa lista, que vem de um país historicamente conhecido pelo seu futebol ofensivo e que conta com muitos times que atacam em busca do gol com força total.

Às vezes abrindo mão da parte defensiva do jogo (algo que as grandes seleções do país não fazem com tanta frequência, pois possuem melhores jogadores disponíveis no setor defensivo).

O próprio Bayern de Munique é o maior time do campeonato, com várias vitórias, mas há muitos outros times que também praticam um futebol mais ofensivo.

Assim como o Borussia Dortmund (que é ainda mais ofensivo que o Bayern), o Eintracht Frankfut, que venceu a última Liga Europa, e também o Red Bull Leipzig, que com um time formado quase inteiramente por jovens é uma das sensações do momento.

E também causa alguma polémica, dada a sua associação à famosa marca de bebidas energéticas.

O Bayer Leverkusen também é um time muito tradicional no país e costuma fazer jogos com muitos gols.

No geral, o campeonato teve uma média de 3,12 gols por jogo na última temporada e o over 2,5 apareceu em 58,5% dos jogos na última temporada.

2-Eredivisie

Temos aqui mais uma competição de um país onde o futebol ofensivo é quase um património cultural.

Pois remonta à década de 70, época em que o famosíssimo Rinus Michels (que para muitos é o melhor treinador da história, e até a própria FIFA já o elegeu como tal).

Tendo a oportunidade de implementar a sua filosofia de “futebol total” em duas gerações na própria seleção holandesa.

Onde foi vice-campeão mundial em 74 e 78, além de vencer um Europeu com uma geração totalmente diferente em 1988.

Além disso, o Ajax, maior time do país, segue até hoje a filosofia do futebol ofensivo.

Assim como os seus rivais Feyenoord e PSV, estão entre as equipas com maior expressão, mas no geral os clubes holandeses também seguem esta filosofia de jogo.

Na temporada passada tivemos uma média de 2,87 gols por jogo, sendo que o over 2,5 apareceu em 55,5% dos jogos.

1- Série A italiana

É surpreendente que o campeonato italiano esteja nesta lista, pois o campeonato tinha sido um dos piores entre as principais ligas da Europa.

Isso foi resultado de anos de escândalos que abalaram o futebol, que por muito tempo foi considerado o melhor do mundo, acostumado a grandes craques e grandes somas de dinheiro.

Mas foram corroídos pela corrupção, fraudes nos resultados dos jogos e também brigas de torcedores que alienaram o público.

Porém, nos últimos anos, a Serie A conseguiu, ainda que lentamente, reverter esta situação, atraindo mais investidores e trazendo de volta equipas como Inter e Milan, que permaneceram na sombra da Juventus durante uma década inteira.

Além disso, a Itália também era conhecida por ter um futebol muito defensivo e baseado na disciplina tática.

Algo que mudou nos últimos anos (a disciplina tática ainda existe, mas de forma mais ofensiva).

Com isso, na temporada passada tivemos uma média de 2,87 gols por jogo (a mesma da ultraofensiva Eredivisie), além de termos o over 2,5 ocorrendo em 55,8% de suas partidas.