4 Melhores Posições Para Jogadores Baixos

4 Melhores Posições Para Jogadores Baixos










A altura de uma pessoa não deve afetar sua habilidade de jogar futebol profissionalmente. O mundo do futebol está cheio de jogadores de estatura mais diminuta que passaram a dominar o esporte.

Às vezes, ser mais alto tem suas vantagens, na defesa, por exemplo, mas em outras ocasiões, ser menor geralmente permite que um jogador se mova pelo campo com mais manobrabilidade.

Lionel Messi e Xavi Hernandez são dois jogadores notavelmente baixos que dominaram o mundo do futebol; embora ambos os jogadores tenham sido considerados pequenos demais para ter sucesso, ambos provaram ser os melhores jogadores de todos os tempos em suas respectivas posições.

Um jogador baixo pode atuar em praticamente qualquer posição no time, exceto na posição de goleiro; é uma função que, compreensivelmente, requer certa estatura para se destacar.

No entanto, há várias funções dentro da equipe que são ideais para jogadores rápidos e de constituição leve.

Hoje, vamos discutir quatro das melhores posições onde um jogador baixo pode ser escalado.

4. Meia-defensivo

Um volante tem que ser rápido, ágil e tenaz. Seu único objetivo no jogo é interromper os ataques adversários e então fazer a transição da bola para seus companheiros de equipe.

Altura não é um pré-requisito para ser um volante de classe mundial; basta perguntar a N'Golo Kanté, do Chelsea, sem dúvida o melhor volante da Europa, com apenas 1,71 metro de altura.

Agressividade, velocidade e uma excelente leitura de jogo fazem com que Kanté se posicione, interrompa ataques, persiga e derrube jogadores adversários e raramente erre.

Ser mais baixo que vários jogadores não tem relação direta com a capacidade de um jogador de ser um DMC; você está atrás da bola nos pés do adversário, não tentando vencer batalhas aéreas.

Ser baixo geralmente significa um centro de gravidade baixo; para um volante, isso significa ser capaz de mudar de direção rapidamente. Ser capaz de alterar o curso em um piscar de olhos permite que um volante feche os jogadores mais facilmente, persiga bolas soltas ou tente interceptar um passe.

A função de volante é uma das mais importantes do time e, se a altura fosse um problema, o jogador da posição não seria escolhido se fosse muito baixo.

Há um argumento a ser defendido de que um jogador menor pode se movimentar mais rapidamente e contornar os adversários para fazer tackles de forma mais eficiente se estiver no lado menor.

3. Meia-atacante

Da mesma forma que um volante precisa ser móvel, um volante precisa ser ágil e rápido; ele busca bolas longas, chutes de longa distância e espaços para atuar.

A altura é irrelevante para um meia-atacante, pois ele geralmente é o jogador mais habilidoso em campo.

Com a bola nos pés, o AMC é mortal, constantemente em movimento, correndo com a bola e colocando os atacantes em direção ao gol.

Em sua posição atrás dos centroavantes, o meia-atacante não precisa cabecear a bola; eles são os que fazem o passe, e uma bola longa no campo deve ir em direção ao atacante-alvo, não ao meia-atacante.

Se um atacante for contratado, a pessoa perfeita para passar a bola é o meia-atacante, que deve estar avançando em apoio.

Neste ponto, com tempo e espaço em mãos, o AMC pode mover a bola para as alas, jogar a bola para frente ou correr com a bola. Independentemente de sua escolha, o meia-atacante é o criador, não o finalizador.

As posições centrais de um time geralmente são um excelente lugar para ter alguém com altura, mas devido ao papel mais recuado que o meia-atacante ocupa, se um cruzamento vem em sua direção, geralmente é um cruzamento desviado. Coletando afastamentos dos defensores adversários, é para os pés deles que o jogador olha.

Se altura não é um dos seus atributos, mas você é rápido e ágil, então a vaga de meia-atacante pode ser sua. Futebol deve ser divertido, então desempenhar um papel no qual você pode se destacar torna tudo ainda mais agradável. Tentar jogar na defesa central com 1,50 m de altura não é impossível, mas é mais complicado do que deveria ser.

2. Volta completa

As duas últimas posições da nossa lista são focadas em cruzar a bola; altura não é um fator quando você é quem está chutando. Os fullbacks precisam de várias habilidades para ter sucesso, incluindo resistência, ritmo, habilidade de tackle e habilidades de cruzamento.

Em funções defensivas, um lateral precisa ser capaz de recuar rapidamente e ajudar os defensores fazendo desarmes.

Para jogadas defensivas, a altura certamente ajuda, mas há outras tarefas defensivas a serem consideradas também, como marcar os postes ou marcar jogadores na borda da área de pênalti. Usar os laterais para essas tarefas anula sua falta de altura, ao mesmo tempo em que mantém as coisas firmes na defesa.

Depois que a posse de bola é conquistada, é o lateral que precisa voar pela ponta para dar largura ao ataque, especificamente, para cruzar a bola para os atacantes.

Como fornecedor do cruzamento, o lateral não precisa ser mais alto do que qualquer outro no campo. Ele só precisa ter resistência e velocidade para se movimentar para cima e para baixo no flanco durante os 90 minutos completos.

Ashley Cole do Arsenal e da Inglaterra e Roberto Carlos do Real Madrid e do Brasil foram dois dos maiores laterais ofensivos de todos os tempos. Ambos podiam passar e cruzar a bola soberbamente e fornecer solidez defensiva. Ambos os jogadores também eram relativamente baixos, ou certamente não mais altos do que a média, mas tiveram carreiras realmente extraordinárias.

1. Ponta

A principal função de um ponta é ser rápido como um raio e ter a habilidade de colocar a bola na cabeça do atacante com uma precisão alarmante.

O importante é conseguir passar pelos defensores e lançar a bola para os companheiros de equipe; cabecear a bola raramente é uma preocupação para jogadores que ficam na linha lateral.

Com exceção de Cristiano Ronaldo, muitos pontas são de constituição leve. Eles raramente são incrivelmente altos, confiando em seu ritmo e habilidade de passar pelos jogadores antes de cortar para dentro para um chute ou cruzamento.

A lenda brasileira Garrincha é perfeita se você procura um ponta de classe mundial que não dependa de sua altura para ter vantagem.

Com apenas 1,70 m de altura, o ponta direita foi um dos jogadores mais talentosos de todos os tempos e usou seu excelente jogo de pés, truques e agilidade para virar os defensores do avesso.

Com um centro de gravidade baixo, Garrincha conseguia girar em seis pence e ficar com a bola enquanto seu marcador ainda tentava se virar.

Ser baixo aumenta o centro de um jogador, permitindo que ele manobre em espaços mais apertados, o que é uma característica ideal para se ter em um ponta. Quanto mais alto o jogador, mais desajeitado ele costuma ser, então, para um ponta, ser baixo costuma ser uma vantagem.

Há também a vantagem de ser menos chamativo; um ponta de 2,01 m se destaca como um polegar machucado, enquanto um ala de 1,65 m pode passar despercebido até que seja tarde demais.

Conclusão

Alto ou baixo, o valor de um jogador para o time deve ser sempre medido por sua habilidade e contribuição para o sucesso do clube.

Dito isso, assim como um zagueiro alto tem uma vantagem sobre um jogador mais baixo, um ponta ou meia-atacante pequeno geralmente descobre que sua estrutura menor permite que ele passe pelos jogadores com facilidade.

O time do Barcelona liderado por Pep Guardiola tinha vários jogadores baixos, como Xavi, Messi e Iniesta, e esse time se tornou, sem dúvida, o time de clube mais incrível de todos os tempos. O baixo centro de gravidade de Xavi permitiu que ele controlasse o meio-campo completamente.

Messi conseguia correr entre os jogadores como se eles não estivessem ali, e Iniesta flutuava como um fantasma, invisível até aparecer com um passe ou gol incrível.

Vários jogadores do jovem time do Barcelona foram identificados como excelentes jogadores, mas provavelmente não teriam sucesso no nível mais alto devido ao seu tamanho. E veja como isso funcionou.

Você pode aprender mais sobre a altura ideal para um jogador de futebol neste post.