4 Melhores Posições Para Jogadores Altos

4 Melhores Posições Para Jogadores Altos










Antes de 1990, não era incomum que um jogador de futebol fosse anormalmente alto se jogasse em certas posições. Não é difícil adivinhar o porquê; o garoto mais alto da classe seria empurrado para se tornar o goleiro ou enviado para a frente para escanteios se fosse um defensor alto.

No jogo moderno, o tamanho não é um problema tão grande, a menos que você seja um goleiro; o que mais importa são as habilidades do jogador.

Isso não quer dizer que não haja certas vantagens em ser um jogador alto, especialmente se você joga em certas posições. Um ponta atacante, por exemplo, não tem utilidade para altura, pois são eles que cruzam a bola para a área.

Jogadores alas em geral, incluindo laterais, têm menos necessidade de altura, mas há áreas importantes em que ser magro traz benefícios claros.

Hoje, vamos dar uma olhada em quatro posições-chave onde um jogador alto pode ser útil para sua equipe.

Altura não compensa habilidade, e um jogador alto ainda precisa ter talento, comprometimento e trabalho em equipe para ter sucesso, mas, usado nos momentos certos, aquele seu jogador de 2,13 m pode se tornar uma grande arma secreta.

4. Meio-campista central

Embora ser um meio-campista central não exija necessariamente que o jogador seja alto, há vantagens óbvias em estar um palmo acima dos seus adversários.

Diferentemente das outras três posições da nossa lista, ter um meio-campista central mais alto só será uma vantagem clara se as táticas do time forem adequadas.

Se olharmos para o Barcelona por volta de 2009, com meio-campistas baixos como Xavi e Iniesta, a tática ditava que a bola estava sempre nos pés; Pep Guardiola ouviu falar do sistema de bola longa, mas decidiu há muito tempo que não era para ele.

Nesse tipo de tática, a altura do seu meio-campo é irrelevante, pois a bola deve permanecer no chão.

Para um time com menor habilidade tática, bolas longas do goleiro e dos defensores para os meio-campistas têm uma vantagem estratégica; se houver um meio-campista alto que possa cabecear a bola para os atacantes com mais frequência, o time pode contornar os adversários e atacar mais rápido.

Também é ótimo ter jogadores mais altos que possam se posicionar na área de pênalti para cobranças de bola parada, como escanteios.

Um jogador alto no primeiro poste pode ser mortal, tanto atacando escanteios e cobranças de falta quanto recuando para sua própria área para se defender deles.

Se o seu time tiver um meio-campista central alto, utilize-o para oferecer uma vantagem adicional ao seu time.

3. Centroavante

Um atacante alto pode ser uma das ferramentas mais mortais no arsenal de um técnico. Quando utilizado corretamente, um atacante pode segurar a bola, marcar cabeceios altos e tornar a vida dos oponentes geralmente perturbadora.

Um atacante com porte alto pode ser escalado sozinho para a frente, permitindo que o time sobrecarregue o meio-campo, sabendo que quando a bola vai para frente, há uma grande chance de o atacante receber a bola e segurá-la.

Enquanto os pontas ou o meio-campo avançam e fazem a transição para o ataque, o time pode rapidamente sobrecarregar a defesa.

Para jogadas de ataque, um atacante alto é um grande trunfo. Ele praticará cabeceios com mais frequência, estará mais atento a onde precisa estar para marcar um gol e a defesa não poderá combater sua altura.

Você pode marcar um jogador alto o quanto quiser; se a bola estiver no ar, você terá limitações em relação ao que pode fazer.

O ex-atacante da Inglaterra e do Liverpool, Peter Crouch, era um atacante gigante, soberbo no ar e igualmente hábil com os pés. Para atacar bolas paradas, Crouch era um pesadelo para marcar; apenas sua presença afetava os defensores enquanto eles tentavam combater sua estrutura de dois metros de altura.

Para continuar usando Peter Crouch como exemplo, o ex-atacante da seleção inglesa também era excelente com os pés, mas, simplesmente por ser alto, sua presença na área para lances de bola parada fazia os defensores entrarem em pânico.

Marcar um atacante de 2,13 metros de altura parece fácil; não é como se você não os visse no meio da multidão, mas quando eles conseguem pular 60 centímetros mais alto que os defensores, há problemas pela frente.

2. Zagueiro

A vantagem de ter um zagueiro gigante deveria ser óbvia; um zagueiro que consegue interceptar qualquer cruzamento na área deixa o time infinitamente mais seguro na defesa.

Ritmo também seria uma combinação incrível aqui, e há muitos exemplos dos melhores defensores do futebol sendo altos e rápidos.

A principal função de um zagueiro alto é manter a bola longe de sua própria rede, mas para atacar escanteios, é sempre útil lançar jogadores altos para causar um pouco de confusão na área adversária.

Desde cabecear a bola para outros jogadores até chegar atrasado na área e marcar um gol certeiro, um zagueiro vertical tem vantagem sobre os adversários.

Há algo estranhamente perturbador em ser marcado por um defensor alto; eles se aproximam de você, bloqueando o sol, e de repente você está menos focado na bola ou em marcar um gol e mais interessado em tentar despistar seu marcador.

É um grande benefício para a equipe e pode gerar recompensas incríveis em ambos os lados do campo.

Era moda durante as décadas de 1970 e 1980 ter zagueiros enormes no time e, embora isso ainda seja um grande benefício hoje em dia, um zagueiro alto ainda precisa ser móvel.

Um time rápido e forte simplesmente passará um defensor desajeitado, então você terá que garantir que o defensor seja muito rápido ou tenha antecipação para garantir que ele encontre a posição correta.

1. Goleiro

  • Altura média: 188 cm (6'2″)

A posição número um na nossa lista das melhores posições para jogadores altos é a de goleiro; além do basquete, talvez não haja melhor exemplo de como a forma física de um jogador pode ter impacto em sua habilidade.

Do futebol juvenil até as ligas profissionais, ter um goleiro alto pode e vai adicionar pontos à sua contagem da temporada.

As chances de goleiros jovens chegarem a um time de ponta são insignificantes se eles não atingirem a altura necessária até uma certa idade.

Velocidade e capacidade atlética são essenciais, assim como uma boa leitura do jogo e um conhecimento sólido da sua posição, mas se o goleiro não tiver cerca de 1,80 m de altura ou mais, ele será derrotado com muita facilidade.

Jogadores altos têm a vantagem óbvia de saltar, mas os goleiros acrescentam braços mais longos, maior alcance e maior alcance de mergulho à mistura.

Conseguindo estreitar o ângulo para dificultar a tarefa do atacante de marcar gols, abrindo os braços para parecer mais imponente, um goleiro alto tem uma vantagem clara sobre um rival mais baixo.

Para um atacante ir até a área de pênalti para um escanteio ou cobrança de falta, encontrar um goleiro gigante pairando sobre ele pode ser bem intimidador. Quanto maior o goleiro, mais fácil é ultrapassar o adversário.

Se o goleiro também for musculoso, sua estrutura física parecerá ainda mais difícil de ser ultrapassada; um goleiro forte precisará intimidar os adversários para conseguir fazer cruzamentos, e altura e peso tornam a vida muito mais fácil para o goleiro.

Aliado a dois zagueiros altos, você tem a receita para uma defesa formidável.

Conclusão

Embora normalmente você tenha problemas por escolher um jogador por causa de sua altura, por que jogadores mais baixos devem ser punidos por sua estatura mais diminuta? É benéfico para um time ter jogadores altos em posições cruciais.

O goleiro é essencial; você raramente verá um time de ponta com um goleiro de 1,50 m de altura, pois o adversário ficaria furioso.

Jogadores largos não precisam se preocupar com altura. Embora um atacante mais baixo possa ter um impacto enorme, não é surpresa que, historicamente, uma força de ataque de dois jogadores, um jogador mais alto combinado com um mais baixo, tenha tido enorme sucesso. Se você é mais baixo, listei as melhores posições para jogadores baixos neste post.

Se o seu time tiver um goleiro alto, um zagueiro alto e um atacante imponente, a espinha dorsal do seu time parecerá incrivelmente forte, com os atributos necessários para serem jogadores-chave para o time.

Se você espera um time que jogue um futebol fluido, com a bola sendo passada para os pés, então um centroavante colossal pode não ser tão vital assim.

Você pode aprender mais sobre a altura ideal para jogadores de futebol neste post.