4 Melhores Formações Para Usar Contra Um Time Mais Forte

4 Melhores Formações Para Usar Contra Um Time Mais Forte










No futebol, não existe conclusão certa; um time de azarões, bem treinado e seguindo um plano, pode vencer, e muitas vezes vence, times de força superior.

Um grupo que consegue manter uma formação e restringe um adversário mais forte começa a ganhar confiança à medida que a partida avança, e o time mais forte começa a duvidar de si mesmo.

Claro, ajuda quando os azarões jogam com tudo, mas todo fim de semana você verá aquele time que, no papel, deveria estar levando uma surra, desafiar as probabilidades e vencer ou empatar.

É trabalho do gerente colocar seus jogadores no estado de espírito certo; o time passa a semana praticando jogo defensivo, e as bolas paradas se tornam vitais, assim como a formação do time. A formação correta pode manter um time na forma certa para suportar a pressão esperada de um time mais forte.

Quais formações se mostram eficazes contra times mais fortes? Uma grande parte do sucesso de uma formação depende dos jogadores disponíveis; você não pode jogar com alas se seu time não tiver nenhum. Um atacante de alvo solitário é um grande trunfo, mas e se seu atacante tiver 1,68 m e pesar 54 kg?

Hoje, veremos quatro das melhores formações que uma equipe pode empregar ao enfrentar uma equipe mais forte; com os jogadores certos e uma unidade coesa, eles podem manter até os oponentes mais fortes afastados.

1. 4-2-3-1

A formação 4-2-3-1 é uma das mais utilizadas no futebol moderno, mas com alguns ajustes, pode ser muito eficaz contra times mais fortes.

Com uma defesa de quatro pessoas, seu time tem uma base sólida para se defender contra um adversário mais forte, mas a dupla de meio-campistas pode fazer a diferença.

Em vez da versão mais ofensiva dessa formação, que emprega dois meio-campistas centrais, a formação de meio-campo defensivo 4-2-3-1 recua os dois meio-campistas.

Atuando como uma barreira para a defesa, os dois volantes aumentam a presença no meio do campo e tentam bloquear ameaças de ataque.

A outra vantagem dessa formação é que, embora o time adversário possa ser tecnicamente superior, ele ainda precisa se proteger para que o seu time não marque gols no contra-ataque.

Os três meias-atacantes, geralmente compostos por dois pontas e um meia-atacante ou falso 9, significam que até os adversários mais fortes precisam manter os jogadores na defesa.

Dizem que a melhor forma de defesa é atacar e, embora essa formação certamente tenha uma ameaça de ataque, os jogadores avançados estão focados em manter o adversário em seu próprio campo.

Um time bem treinado que cobre sua defesa, bloqueia jogadores atacantes e então passa a bola para os pontas que podem atuar como atacante solitário pode ser mortal contra um time mais forte.

Prós

  • A maioria dos times tem jogadores que podem jogar nas posições necessárias.
  • Oferece uma ameaça de ataque.
  • Os volantes podem fortalecer uma defesa.
  • Pontas velozes podem causar estragos.

Contras

  • É preciso disciplina para manter.
  • Os volantes devem manter sua posição.
  • Ele deixa espaço no meio-campo; os adversários podem contornar os atacantes e sobrepujar a defesa.

2. 4-1-4-1

Uma das maneiras mais seguras para uma equipe combater um oponente de habilidade superior é permanecer compacta e reduzir o espaço disponível.

A formação 4-1-4-1 é excelente para manter os jogadores próximos, com os espaços entre a defesa e o meio-campo compactados e facilmente defendidos.

Uma defesa de quatro pessoas oferece ao goleiro uma barreira defensiva que, embora não seja impenetrável, é pelo menos mais difícil de contornar.

O volante fica como âncora na frente dos zagueiros, tentando atravessar as bolas e marcar qualquer meia-atacante que esteja à espreita.

É essencial que o volante não seja levado muito para fora da posição, porque o meio-campista de quatro pessoas também ficará bem recuado, formando um banco adicional de jogadores que tentarão impedir que um time mais potente dite o jogo.

Se você estiver jogando contra um time excelente, as linhas defensivas começarão a recuar ainda mais, o que dará ao seu time uma chance muito maior de manter os adversários afastados.

Embora isso seja algo bom, significa que você está abrindo mão da posse e da mobilidade. Um ótimo time pode passar a bola à vontade, tentando tirar os jogadores da posição.

Se um time que emprega o 4-1-4-1 não for taticamente rígido, as aberturas aparecerão, e o jogo logo se tornará uma goleada. Esta é uma tremenda formação defensiva quando se joga contra times mais fortes, mas suas chances de marcar gols são mínimas. Um atacante solitário, muito longe de qualquer suporte, precisa de muita sorte para ter uma oportunidade de marcar gols.

Prós

  • Fácil de aprender a formação.
  • Linhas planas de defesa e meio-campo oferecem estabilidade.
  • O volante pode circular livremente para cobrir os defensores.

Contras

  • Uma defesa plana e estática pode ser prejudicada por passes longos.
  • A armadilha do impedimento tem que ser perfeita.
  • Pouca ameaça de ataque permite que o oponente avance.

3. 5-3-2

Diferentemente da formação 4-1-4-1, a formação 5-3-2 de ala-armador oferece ao seu time uma saída mais ofensiva. Essa formação emprega três zagueiros, todos os quais precisam ser bons no ar, rápidos e trabalhar bem como um time.

Os dois laterais podem se esconder para se tornarem laterais invertidos e adicionar uma cobertura defensiva adicional, ou podem ser uma maneira de o time usar as pontas como uma saída para o contra-ataque.

Os laterais são a chave para essa formação; eles devem ser adaptáveis ​​o suficiente para se esconderem e fornecerem cobertura rapidamente, mas rápidos o suficiente para receber a bola e avançar com ela.

Um meio-campo de três pessoas é a primeira linha de defesa, e os meio-campistas centrais precisam pressionar o adversário para tentar recuperar a bola.

Se a posse de bola for ganha, os laterais podem bombardear na ponta e fornecer cruzamentos para os dois atacantes. Se o controle for perdido, o meio-campo e os laterais recuam e cortam qualquer espaço.

Esta formação é uma combinação soberba de solidez defensiva e ameaça de contra-ataque. Ainda assim, ela precisa de jogadores que sejam posicionalmente sólidos e em forma o suficiente para se movimentar para cima e para baixo no campo por 90 minutos.

Usado corretamente, a formação 5-3-2 de alas pode sufocar um time mais forte, ao mesmo tempo em que os força a recuar para defender sua própria área.

Prós

  • Os laterais representam uma séria ameaça.
  • Três zagueiros centrais oferecem cobertura contra passes longos.
  • Dois atacantes forçam os adversários a defenderem fundo.
  • Quando bem utilizado, ele proporciona excelente cobertura ofensiva e defensiva.

Contras

  • Fácil de perder a forma.
  • Difícil de dominar.
  • Os laterais precisam estar incrivelmente em forma.
  • Sem a posse de bola, se os jogadores não recuarem, não há cobertura para a defesa.

4. 4-3-3

A formação 4-3-3 é a mais versátil e amplamente utilizada, e quando usada contra um time muito mais forte pode ser altamente eficaz.

Essa tática pode alternar rapidamente entre uma formação 4-3-3 e uma formação mais defensiva, onde dois dos meio-campistas podem recuar para o meio-campo defensivo, e dois atacantes podem recuar para o meio-campo.

O 4-3-3 pode se tornar um 4-2-3-1 de forma rápida e fácil, com dois volantes cobrindo a defesa, dois dos jogadores de ataque recuando para uma posição de meio-campo aberto e um único atacante na frente.

Sem posse de bola contra um time forte, o 4-3-3 muda para um 4-2-3-1, e vários jogadores recuam para uma unidade mais defensiva.

De volta à posse de bola, o time pode rapidamente empurrar os jogadores para frente novamente, e a tática reverte para um 4-3-3 mais perceptível.

Uma vantagem dessa tática é que ela força o oponente a ter cuidado para não ser contra-atacado, tornando-o menos propenso a empurrar todos para frente. Isso a torna uma das melhores formações para contra-ataques.

A desvantagem é que, embora seja uma tática excelente, leva tempo para acertar.

Se o time que utiliza o 4-3-3 não for rápido o suficiente para converter para o 4-2-3-1 e trazer jogadores de volta para ajudar a defesa, seu time pode ser rapidamente dominado por um time forte.

Chegar quase na hora não é suficiente; se o meio-campo não recuar ou os dois atacantes laterais não recuarem para o meio-campo, acabou.

Prós

  • A formação multifacetada permite defesa e ataque.
  • Permite que uma equipe com jogadores versáteis cubra diversas áreas e funções.
  • Tática comumente usada.
  • A equipe pode rapidamente recuar para posições defensivas.

Contras

  • As equipes precisam ser taticamente astutas.
  • Difícil de aprender e fácil de perder o controle.
  • Pode deixar as asas expostas.
  • O trio de meio-campistas precisa se mover rapidamente para posições defensivas.

Pensamentos finais

Táticas, formações e jogadores; os gerentes tentam encontrar a fórmula perfeita há mais de um século. Mas, na realidade, não existe formação ideal, apenas excelentes intenções. Contra um time mais forte, as formações acima podem e se mostram eficazes.

Mas no final do dia, são os jogadores que importam. Um time mais fraco, bem treinado e confiante em suas habilidades, não importa o quão capazes eles realmente sejam, pode resistir e até derrotar um oponente mais forte.

Uma formação só é uma formação quando os jogadores a seguem. Um time forte e talentoso pode desmantelar um time mais fraco, destruindo quaisquer planos ou formações. Cabe aos jogadores saberem seus papéis, se concentrarem durante todo o jogo e tentarem virar o jogo contra seus oponentes.