4 melhores formações para usar contra 4-4-2










No que diz respeito às formações de futebol, a configuração 4-4-2 é uma das mais antigas e mais utilizadas por treinadores de todo o mundo.

É essencialmente considerada uma das formações mais equilibradas e fáceis de aprender para os jogadores e pode ser adaptada a uma série de cenários diferentes no jogo.

As equipes que usam essa formação costumam ser bastante diretas em seu estilo de jogo, usando atacantes tradicionais e alas velozes para derrotar o adversário.

Essa configuração tradicional pode ser uma das formações mais fáceis de se defender ou uma das mais difíceis, dependendo dos jogadores encontrados na equipe.

Hoje vamos nos concentrar nas melhores formações para usar contra um time que joga em uma configuração 4-4-2. Vamos lá.

Aqui estão as 4 melhores formações para usar contra o 4-4-2.

1. 4-4-2

Pode parecer um pouco estranho que um dos melhores sistemas para usar contra a formação 4-4-2 seja usar exatamente a mesma configuração, mas é uma forma comum de se defender contra uma formação que seu time luta para vencer.

Ao colocar seus jogadores na mesma formação do adversário, eles podem efetivamente ‘marcar’ os jogadores adversários e tentar tirá-los completamente do jogo.

Essa pode ser uma tática especialmente eficaz quando usada contra jogadores de pavio curto, pois eles podem ficar frustrados com a falta de serviço que estão recebendo de seus companheiros de equipe, fazendo com que percam o foco na partida.

Para usar efetivamente um 4-4-2 contra um adversário usando a mesma formação, seu time precisa ter certeza de que também pode quebrar os dois bancos de quatro sentados à sua frente.

Pode ser melhor para o seu time ser menos direto do que o adversário, ganhando tempo para atacar quando seus oponentes comprometem os jogadores para a frente.

2. 3-4-3

Como já abordamos com algum detalhe, o 4-4-2 pode ser uma formação difícil de quebrar, especialmente se o adversário tiver um time de jogadores muito fortes que frustram seus atacantes mais talentosos tecnicamente.

É aqui que ter mais largura pode ajudá-lo.

Ao jogar um sistema 3-4-3 contra um 4-4-2, você pode aumentar o nível de jogo amplo dentro de sua equipe, o que significa que seus alas podem enfrentar os laterais adversários com mais regularidade e os jogadores centrais mais fortes são levados fora do jogo com mais frequência.

Nesta configuração, seu time ainda tem quatro jogadores de meio-campo que podem sentar-se profundamente e apoiar a defesa ou mover a bola para frente para iniciar os ataques, os meio-campistas mais largos também podem avançar para apoiar os alas, fornecendo opções de sobreposição.

A principal coisa a se ter em mente ao usar o 3-4-3 é que você pode ser suscetível a uma abordagem de bola longa, isso efetivamente tiraria seus meio-campistas e atacantes da linha defensiva e poderia deixar sua defesa de três jogadores exposta a mais pacier para a frente.

3. 5-3-2

Se a sua defesa for consideravelmente mais fraca do que a linha de ataque do adversário, a melhor forma de tentar defender-se contra os dois atacantes é adicionando um jogador extra à sua linha de defesa.

Normalmente, isso vem na forma de um zagueiro central extra, uma tática que pode ser extremamente eficaz contra atacantes-alvo.

Em uma configuração 5-3-2, seu time também deve ter a opção de usar laterais. Esses jogadores são muito semelhantes aos laterais, no entanto, eles geralmente têm uma certa liberdade para atacar quando pegam a bola.

Esta é uma tática popular entre os treinadores italianos que gostam de equilibrar o ataque com a defesa mais do que outros.

Essa formação pode, às vezes, deixar você um pouco desfalcado no ataque, já que seus dois atacantes enfrentarão quatro zagueiros e seu meio-campo pode ser dominado pelo jogador extra que o adversário terá lá.

Por este motivo, esta é uma formação que é melhor utilizada quando a sua equipa não está necessariamente à procura de vencer um jogo. Embora as equipes sempre desejem o sucesso, às vezes pode ser melhor tentar segurar o empate do que sofrer uma derrota nas mãos de um time melhor.

Esta é uma tática arriscada para um treinador, pois tem que funcionar para que seja considerada um sucesso, se você ainda perder a partida, poderá ser investigado por uma formação negativa do jogador.

4. 4-4-1-1

A formação final que vemos hoje é muito semelhante a um 4-4-2, no entanto, é ligeiramente ajustada para se adequar aos jogadores mais técnicos que a sua equipa possa ter.

Como um 4-4-2, sua defesa e meio-campo estarão alinhados com a oposição, o que significa que você não deve sofrer falta de presença nessas áreas do campo.

Nesta formação, os jogadores-chave são os meio-campistas e o ‘segundo atacante’. Este é um papel frequentemente ocupado pelo jogador número 10, que normalmente deve ser o mais habilidoso do seu time.

Este jogador precisará ser excelente com a bola e ter confiança para enfrentar os zagueiros diretamente para marcar gols.

Esta não é a única maneira que esta tática pode funcionar, porém, se você quiser usar seu atacante em um 4-4-1-1, você pode jogá-los na ponta da lança e ter um homem-alvo sentado atrás deles na função de segundo atacante.

Isso permite que os meio-campistas e zagueiros enviem bolas longas por cima do adversário para que o alvo acerte o atacante mais rápido à sua frente.

Quanto aos jogadores laterais, eles precisarão fazer cruzamentos contínuos em uma boa área para o atacante maior atacar, pois os jogadores avançados podem ficar isolados se o saque do jogador mais profundo na formação não for bom o suficiente.

Aí está, as quatro melhores formações para usar contra o 4-4-2. Sua equipe usa algum deles contra adversários difíceis de jogar, ou talvez você possa sugeri-los ao seu treinador em sua próxima sessão de treinamento?