25 melhores defensores de futebol de todos os tempos










Todo grande time de futebol pode parar quando é mais importante. Isso começa com uma ótima defesa. Os defensores individuais podem ajudar a derrubar até os melhores jogadores do mundo. Alguns até conseguem contribuir ofensivamente.

Estes são os 25 melhores defensores de futebol de todos os tempos. Não é nenhuma surpresa que todos tenham desfrutado de bastante sucesso de equipe ao longo do caminho.

1. Paulo Maldini

  • Tornou-se profissional: 1985
  • Aposentado: 2009

Sempre há um debate sobre quem é o melhor dos melhores, mas muitos fãs de futebol concordarão que ele é o maior zagueiro de todos os tempos. Ele foi um jogador dominante no Milan por mais de 25 anos e também foi titular na seleção italiana.

Maldini soube fazer tudo em campo pela sua equipe. Ele poderia bloquear completamente os talentos individuais, ao mesmo tempo que jogava uma excelente defesa de equipe. Ele era um líder naquele lado do campo e aparentemente sempre se encontrava na posição certa.

2. Franz Beckenbauer

  • Tornou-se profissional: 1964
  • Aposentado: 1983

Muitas pessoas o consideram o inventor da posição moderna de varredor. Ele foi um jogador de destaque e também um técnico da Alemanha, levando-os ao título da Copa do Mundo.

Os alemães tiveram muitos grandes defensores ao longo dos anos, mas ele ainda está acima dos demais. O aspecto técnico do seu jogo certamente o colocou em outro nível.

3. Franco Beresi

  • Tornou-se profissional: 1977
  • Aposentado: 1996

Outro destaque do AC Milan, Franco Beresi é o capitão que conseguia fazer tudo na defesa. Ele fez parte de uma excelente unidade defensiva e um dos defensores mais completos que já jogou futebol.

Ele era forte o suficiente para enfrentar qualquer tipo de jogador, e sua resistência fazia com que parecesse impossível que ele se cansasse.

4. Cafú

  • Tornou-se profissional: 1989
  • Aposentado: 2008

Todos os artilheiros chamam a atenção quando se fala do futebol brasileiro, mas Cafu é o melhor zagueiro que o país já viu. Ele foi um grande motivo pelo qual o Brasil disputou três finais consecutivas de Copa do Mundo, e conseguiu ter sucesso graças à excelente habilidade de sua posição.

Alguns dizem que ele é o defensor mais habilidoso de todos os tempos e, ao assistir a vídeos antigos, é difícil argumentar a favor de qualquer outro.

5.Roberto Carlos

  • Tornou-se profissional: 1991
  • Aposentado: 2015

Outro forte zagueiro brasileiro, ele também teve uma carreira de destaque no Real Madrid. Ele era um líder natural para qualquer time em que se encaixasse e encontrou uma maneira de evoluir para um dos laterais-esquerdos mais ofensivos que o jogo já viu.

6. Carlos Puyol

  • Tornou-se profissional: 1996
  • Aposentado: 2014

O Barcelona teve muitos grandes defensores ao longo dos anos, mas ele pode ser o melhor de todos. Ele teve uma carreira muito longa e produtiva não só no clube, mas também na Espanha. Ser capitão do Barcelona há mais de dez anos mostra o quanto ele também era um jogador de equipe.

7. Sérgio Ramos

Ainda jogando hoje, existe a possibilidade de Sergio Ramos subir na lista em algum momento. Ele atua como zagueiro do Real Madrid desde 2005, ao mesmo tempo em que somou mais de 180 partidas pela seleção espanhola.

Com quase 100 gols entre clubes e seleções, ele também encontra maneiras de marcar de forma criativa como zagueiro. Muitos torcedores pensam que ele faz parte da atual geração de defensores, tendo que neutralizar ataques mais complexos do que nunca.

8. Fábio Cannavaro

  • Tornou-se profissional: 1991
  • Aposentado: 2015

A temporada de 2006 para Cannavaro se solidificou como uma das notas do jogo. Ele foi o Bola de Ouro e o Jogador do Ano da FIFA naquela temporada, e também conseguiu muito sucesso no time.

Sua expectativa e consciência compensaram talvez o fato de ele não ser o jogador mais talentoso fisicamente como zagueiro. Mesmo que ele não estivesse tão bem fisicamente falando, seu espírito competitivo garantiu que nenhum jogador levasse a melhor sobre ele.

9. Philipp Lahm

  • Tornou-se profissional: 2002
  • Aposentado: 2017

Sendo um dos jogadores mais consistentes da Alemanha durante a sua passagem, Lahm teve sucesso graças, em grande parte, ao seu conhecimento geral e versatilidade. Sendo um jogador bastante baixo, que frequentemente enfrentava adversários muito maiores, ele ainda encontrava maneiras de ter sucesso.

Lahm foi muito cerebral em seu jogo, colocando-se nas posições certas para fazer a jogada certa. Em vez de correr muitos riscos, seu estilo mais conservador garantiu que ninguém levasse a melhor sobre ele em looks fáceis.

10. Alessandro Nesta

  • Tornou-se profissional: 1993
  • Aposentado: 2013

Havia algo sobre Nesta como jogador profissional, encontrando maneiras de ter sucesso contra alguns dos melhores jogadores do jogo.

Ele tinha uma das melhores coberturas individuais que alguém jamais encontrará no futebol e parecia nunca perder um passo. Seu maior impacto veio no Milan, mas também passou uma década na Lazio.

11. Bobby Moore

  • Tornou-se profissional: 1958
  • Aposentado: 1978

Os fãs de futebol ingleses nunca se cansam de Bobby Moore. Se fosse apenas pela partida contra o Brasil na Copa do Mundo de 1970, ele já seria uma lenda.

Ele fez muito mais do que isso ao longo de sua carreira e mostrou ao mundo que os defensores ingleses poderiam ficar com qualquer um.

12. Giacinto Facchetti

  • Tornou-se profissional: 1961
  • Aposentado: 1978

Poucos conseguiram marcar como zagueiro como Giacinto Facchetti. Outro jogador de destaque da Inter de Milão, não teve medo de arriscar como um zagueiro muito à frente de seu tempo na década de 1960.

Ele é um daqueles jogadores de futebol que poderia jogar em qualquer época e encontrar uma maneira de ter muito sucesso.

13. César Maldini

  • Tornou-se profissional: 1985
  • Aposentado: 2009

Seu filho pode receber todo o amor como zagueiro, mas Cesare Maldini era um jogador muito talentoso. Ele jogou pelo Milan durante as décadas de 1950 e 1960 e atuou 14 vezes pela Itália no cenário nacional.

Sua excelente técnica foi transmitida ao filho e o resto é história. Os torcedores do futebol italiano de certa idade ainda se lembram de Cesare como o primeiro jogador a tornar o nome Maldini tão conhecido.

14. Frank Rijkaard

  • Tornou-se profissional: 1980
  • Aposentado: 1996

Algumas pessoas diriam que ele não se qualifica para esta lista por causa de sua mudança de posição para o meio-campo, mas ele foi um forte zagueiro ao longo de seu clube e de sua carreira internacional.

Suas habilidades individuais são difíceis de igualar e, com tantos meio-campistas fortes por aí, faria sentido colocá-lo na defesa em muitos times de todos os tempos. Essa habilidade nunca desapareceu.

15. Daniel Passarela

  • Tornou-se profissional: 1971
  • Aposentado: 1989

Quando a Argentina venceu tudo em 1978, Passarella era o capitão. Foi um zagueiro ofensivo que marcou 134 gols na carreira e sempre surpreendeu os times com seu posicionamento.

Como um zagueiro puro, ele conseguia fazer defesas que poucos outros jogadores eram capazes. Por alguma razão, o argentino nem sempre recebe o reconhecimento que merece no mundo de hoje, mas os verdadeiros fãs sabem o que ele conquistou.

16. Ruud Krol

  • Tornou-se profissional: 1967
  • Aposentado: 1986

Seja estrelando pela Holanda ou pelo time do seu clube, o Ajax, Ruud Krol era um zagueiro completo, capaz de enfrentar os melhores jogadores do jogo.

Sua versatilidade para jogar em praticamente qualquer posição defensiva lhe permitiu movimentar-se pelo campo quando necessário. Ele também foi um dos defensores mais táticos que o jogo já viu.

17. Fúlvio Collovati

  • Tornou-se profissional: 1976
  • Aposentado: 1993

Muitos defensores começaram pela Itália, e Fulvio Collovati foi um dos melhores durante a vitória da Itália na Copa do Mundo de 1982. Ele era um zagueiro muito forte fisicamente, que conseguia criar jogadas dinâmicas quando tinha oportunidade.

Outro jogador muito técnico e que consegue fazer tudo, a sua capacidade de enfrentar diferentes tipos de jogadores fizeram dele um dos grandes.

18. Mauro Tassotti

  • Tornou-se profissional: 1978
  • Aposentado: 1997

Às vezes, um zagueiro como Mauro Tassotti pode passar despercebido com tantos jogadores de qualidade ao seu lado. Porém, quando esteve no Milan ou na seleção italiana, foi um grande zagueiro com excelente consciência e força para enfrentar jogadores físicos.

19. Gerard Piqué

Mesmo para os padrões dos defensores, Gerard Piqué é um dos defensores modernos mais altos do jogo. Ele é uma estrela do Barcelona desde 2008 e construiu uma carreira internacional muito produtiva na Espanha. Ele é um jogador muito completo que estrelou pela Espanha durante sua campanha mais impressionante.

Sua carreira está chegando ao fim, então é provável que ele nunca mais suba, mas conseguiu tudo o que se poderia desejar.

20. Alessandro Costacurta

  • Tornou-se profissional: 1985
  • Aposentado: 2007

Os excelentes defensores italianos continuam aparecendo, já que Alessandro Costacurta ajudou a impedir times do Milan por mais de 20 anos. Ele fez parte de uma defesa de destaque geral durante sua carreira, jogando com alguns outros que fizeram parte desta lista.

Sua capacidade de jogar em qualquer lugar da linha de defesa permitiu-lhe permanecer e ter uma carreira muito longa e produtiva. Mover-se na defesa é mais complicado do que algumas pessoas imaginam, mas ele fez com que parecesse fácil.

21. Lilian Thuram

  • Tornou-se profissional: 1991
  • Aposentado: 2008

Ele conquistou muito em sua carreira, inclusive se tornando o jogador com mais partidas pela seleção francesa.. Com 142 jogos, o momento mais memorável ocorreu em 1988, quando a França sediou a Copa do Mundo.

Ele também teve muito sucesso em clubes, jogando por gigantes como Mônaco, Parma, Juventus e Barcelona.

22. Lúcio

  • Tornou-se profissional: 1997
  • Aposentado: 2024

Lucio foi capaz de usar seu tamanho e força geral para dominar vários times. Ele foi peça importante da seleção brasileira, terminando com 105 internacionalizações.

Ele obteve muito sucesso no Bayern de Munique e no Inter de Milão em nível de clube, e sua longa carreira acabou de terminar.

23. Aldair

  • Tornou-se profissional: 1985
  • Aposentado: 2009

Mais um zagueiro brasileiro que merece um lugar na lista dos 25 melhores é Aldair. Integrante da seleção vencedora da Copa do Mundo de 1994, ele também teve uma passagem longa e produtiva pela AS Roma.

Foi capitão do time por alguns anos e mostrou que foi um dos jogadores mais versáteis do seu auge.

24. Manfred Kaltz

  • Tornou-se profissional: 1970
  • Aposentado: 1991

Na Bundesliga, poucos laterais-direitos tiveram uma carreira como Manfred Kaltz. Ele passou quase duas décadas no Hamburger SV, encontrando maneiras de mantê-lo competitivo contra equipes mais talentosas.

Embora seja um grande zagueiro, também foi um excelente cobrador de pênaltis, marcando 53 vezes nesse quesito. Esse nível de versatilidade foi útil muitas vezes para seu time.

25. Cláudio Gentile

  • Tornou-se profissional: 1971
  • Aposentado: 1988

Estrelando pela seleção italiana e pela Juventus, Claudio Gentile teve uma longa e excelente carreira. A nível de clubes, conquistou seis títulos nacionais e dois grandes troféus europeus.

É claro que o momento mais memorável de sua carreira aconteceu em 1982, quando a Itália venceu a Copa do Mundo. A defesa sempre foi um grande cartão de visita da Itália e, embora não esteja na discussão como o melhor dos melhores, ainda assim desempenhou um papel importante.

Melhores jogadores de futebol de todos os tempos em outras posições: