15 Maiores Times da Liga dos Campeões de Todos os Tempos

15 Maiores Times da Liga dos Campeões de Todos os Tempos










A UEFA Champions League é a maior e mais assistida competição de futebol de clubes do mundo. O torneio é realizado anualmente e envolve times de toda a Europa competindo entre si em uma série de rodadas para determinar quem é o melhor time do continente.

Muitas grandes equipes participaram dessa competição histórica e aquelas que a venceram são reconhecidas como algumas das maiores do planeta.

Você provavelmente conhece muitos dos times apresentados nesta lista dos 15 maiores times da Liga dos Campeões da UEFA de todos os tempos.

15. Estrela Vermelha de Belgrado

  • Títulos da Liga dos Campeões: 1

O maior time da história do futebol sérvio fica em 15º lugar na nossa lista, o Estrela Vermelha de Belgrado (também conhecido como Crvena Zvezda) tem um título em seu nome. O clube sérvio venceu a competição pela primeira vez em 1991, quando derrotou o time francês de Marselha nos pênaltis na final.

O Red Star teve menos sucesso nos últimos anos, muitas vezes não conseguindo se classificar para a competição final.

Apesar disso, sua atmosfera continua sendo uma das mais famosas e hostis de toda a Europa, e qualquer um que venha a Belgrado ficará abalado ao pisar em campo.

O Estrela Vermelha de Belgrado está competindo na Liga Europa da UEFA nesta temporada.

14. Borussia Dortmund

  • Títulos da Liga dos Campeões: 1

Um time que muitos pensariam que deveria estar mais alto nesta lista, o gigante alemão Borussia Dortmund tem apenas um triunfo da UEFA Champions League em seu nome. Este sucesso veio em um período de real domínio para os pretos e amarelos, com eles derrotando um time de classe Juventus na final por 3-1.

Este era um elenco famoso para o Dortmund, com estrelas como Lars Ricken, Karl-Heinz Riedle e Andreas Möller jogando na final contra um time da Juventus que continha Zinedine Zidane e outros jogadores icônicos.

O Dortmund ainda aparece com frequência nas últimas fases da competição, tendo chegado à final pela última vez em 2013.

Desta vez, eles foram derrotados pelo rival Bayern de Munique, e nem mesmo Robert Lewandowski foi suficiente para trazer o troféu de volta ao Signal Iduna Park.

13. SL Benfica

  • Títulos da Liga dos Campeões: 2

O primeiro time da nossa lista que venceu a competição em mais de uma ocasião, o Benfica, de Portugal, está em 13º lugar hoje. O clube experimentou um período de imenso sucesso e domínio quase total do futebol europeu durante o início dos anos 1960, graças a um homem chamado Eusébio.

Um dos maiores atacantes da história, a lenda portuguesa levou o Benfica a duas conquistas da Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962 (defender o troféu é, por si só, um feito raro).

Na primeira vez, o Benfica derrotou o Barcelona por 3 a 2 e, no ano seguinte, enfrentou o grande Real Madrid e saiu vitorioso por 5 a 3 naquele dia.

O clube não teve tanto sucesso desde então.

12. Floresta de Nottingham

  • Títulos da Liga dos Campeões: 2

Pode ter acontecido há algum tempo, mas o Nottingham Forest ainda é um dos melhores times da Liga dos Campeões da UEFA (Copa dos Campeões Europeus) formados na Inglaterra.

O Forest conquistou dois títulos sob a orientação de seu lendário técnico Brian Clough no final da década de 1970, mas desde então vem se afastando da competição.

O primeiro título do Forest veio em 1979, com o vermelho derrotando o time sueco Malmo por 1 a 0 na final. No ano seguinte, eles voltaram para mais e, como o Benfica, esse time conquistador defendeu o troféu ao derrotar o Hamburgo por 1 a 0 na final de 1980.

O Nottingham Forest passou grande parte de sua história recente na EFL Championship e, portanto, não compete na Liga dos Campeões da UEFA há muitos anos.

11. FC Porto

  • Títulos da Liga dos Campeões: 2

O outro dos dois grandes times de futebol portugueses, o Porto, também venceu a UEFA Champions League em duas ocasiões, mas em eras diferentes. O primeiro título do Porto veio na temporada 1986/87, quando eles derrotaram o Bayern de Munique por 2 a 1 na final, mas é o segundo título deles que é mais famoso.

Com uma história de azarão e com o técnico icônico José Mourinho à frente, o Porto desafiou as probabilidades para chegar à final da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2003/04 e venceria o jogo com facilidade ao derrotar o Mônaco por 3 a 0.

Este seria o início de um caso de amor com a competição para Mourinho, que ganhou vários troféus europeus desde que, no Porto, seu sucesso secou, ​​mas ainda aparece regularmente nas fases iniciais da competição.

10. Juventus FC

  • Títulos da Liga dos Campeões: 2

Mais um clube que se esperaria estar mais alto nesta lista, o 10º lugar vai para o super clube italiano Juventus. Os Bianconeri têm apenas dois troféus da EFA Champions League em seus armários, com eles sendo vencidos em 1985 e 1996, respectivamente.

O primeiro desses títulos foi conquistado com uma vitória de 1 a 0 sobre o Liverpool em 1985, e o segundo viu a Juventus superar um time imensamente forte do Ajax nos pênaltis em 1996. Essa era dos anos 90 poderia ter visto muito mais sucesso para o clube, com o futebol italiano no auge.

Nos últimos tempos, a Juventus sempre se viu nas últimas fases da competição, mas não conseguiu passar da linha e conquistar o terceiro título que tanto deseja.

9. Chelsea FC

  • Títulos da Liga dos Campeões: 2

Antes da virada do século, o clube londrino Chelsea tinha pouca ou nenhuma experiência em competições europeias, mas quando foi comprado pelo rico oligarca Roman Abramovich, as coisas mudaram drasticamente.

O clube começou a ter bons resultados no cenário nacional e logo se viu competindo contra os melhores da Europa, com o primeiro chegando à final em 2008, quando perdeu para o Manchester United em Moscou.

Em 2012, as coisas mudaram, quando o time liderado por Didier Drogba derrotou o Bayern de Munique nos pênaltis e conquistou o troféu pela primeira vez.

Um segundo triunfo inesperado veio em 2024, quando o Chelsea conseguiu derrotar o também clube inglês Manchester City por 1 a 0 para conquistar seu segundo título da Liga dos Campeões da UEFA.

Dado o domínio do Manchester City na Inglaterra nos últimos anos, esta vitória mostra que a experiência europeia pode realmente ajudar em uma final.

8. Inter de Milão

  • Títulos da Liga dos Campeões: 3

O segundo clube italiano da nossa lista, a Inter de Milão, é frequentemente vista como o segundo time de Milão, mas tem três vitórias na Liga dos Campeões da UEFA e está em 8º lugar hoje.

O Inter venceu a competição pela primeira vez em 1964, quando derrotou o Real Madrid por 3 a 1 na final. Este provou ser um período de sucesso sustentado para o Inter, pois eles defenderam com sucesso o título no ano seguinte, derrotando o Benfica liderado por Eusébio para o troféu em 1965.

Demorou um pouco para a Inter chegar ao topo novamente, mas eles finalmente retornaram em 2009/10. Liderado por José Mourinho, (que queria aumentar seu sucesso com o Porto) o clube derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0 na final para levantar o troféu pela terceira vez e realmente escrever a si mesmo nos livros de história.

7. Manchester United

  • Títulos da Liga dos Campeões: 3

O penúltimo time inglês a figurar nesta lista, o Manchester United também tem três títulos da UEFA Champions League. Os Red Devils foram o primeiro time inglês a vencer a competição em 1968, superando o desastre aéreo de Munique que ocorreu alguns anos antes.

Avançando para a final de 1999, e sem dúvida o momento mais icônico da história da competição. O United empatou com o Bayern de Munique no último minuto do jogo antes de Ole Gunnar Solskjaer marcar para ganhar o título para seu time.

Em 2008, os Red Devils conquistaram seu terceiro título, derrotando o Chelsea nos pênaltis, sob a chuva de Moscou, com heróis como Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e Edwin van Der Sar estrelando.

6. AFC Ajax

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4

Para um time de um país tão pequeno, o Ajax holandês tem tido muito sucesso na Liga dos Campeões da UEFA e atualmente é o único time a ter quatro títulos em seu nome.

O Ajax levou o troféu para casa pela primeira vez em 1971, 72 e 73 (uma defesa tripla da competição que ainda é vista como uma das maiores conquistas da história do futebol), antes de um período de estagnação que os deixou esperando até 1995 para retornar ao auge.

A década de 1990 foi de domínio total no mercado interno e poderia facilmente ter sido ainda mais bem-sucedida na Europa se não tivesse perdido por pouco em outras temporadas.

O Ajax vem se distanciando nos últimos anos, já que clubes mais ricos estão roubando talentos locais antes que eles tenham a chance de brilhar pelo time holandês.

5. FC Barcelona

  • Títulos da Liga dos Campeões: 5

O Barcelona, ​​cinco vezes campeão, fica em 5º lugar e por onde começamos com um time tão icônico? O clube catalão é um dos rostos do futebol europeu e, como tal, tem um pedigree à altura.

Os cinco títulos são todos triunfos impressionantes, mas quero me concentrar no time vencedor de 2008/09, que derrotou o campeão anterior, o Manchester United, por 2 a 0 em Roma.

Este time é sem dúvida o maior que já pisou em um campo de futebol, sendo liderado por lendas como Lionel Messi, Xavi e Iniesta, além de muitos outros grandes nomes.

No auge, Messi era quase imparável e só mostrou o quão bom o Barcelona pode ser quando tudo dá certo para eles.

4. Bayern de Munique

  • Títulos da Liga dos Campeões: 6

O maior clube alemão da história do país, o clube bávaro Bayern Munich é o 4º colocado em nossa lista. O Bayern venceu a UEFA Champions League em 6 ocasiões diferentes e certamente aumentará essas vitórias no futuro.

O clube venceu a competição pela primeira vez na temporada 1973/74, quando o lendário atacante Gerd Muller os levou à vitória por 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid.

O Bayern igualaria o feito do Ajax ao vencer a competição três vezes consecutivas em meados dos anos 70, antes de conquistar o troféu novamente em 2001, 2013 e 2024.

Este triunfo de 2024 aconteceu em meio à pandemia de Covid-19, com o Bayern vencendo uma final com portões fechados contra o PSG por 1 a 0, após um intenso formato de “mini-torneio” ter sido adotado para encerrar a competição.

3. Liverpool FC

  • Títulos da Liga dos Campeões: 6

Ao chegarmos ao pódio, é o último time inglês da nossa lista que fica em 3º. O Liverpool está incrivelmente orgulhoso de seu sucesso europeu, com alguns fãs considerando esse sucesso mais importante do que qualquer coisa que eles possam alcançar domesticamente (estou inclinado a concordar com eles).

Os Reds têm 6 vitórias na UEFA Champions League em seu nome, sendo o dobro da quantidade que qualquer outro clube inglês pode ostentar. O Liverpool venceu a competição em 1977, 1978, 1981, 1984, 2005 e 2019.

A final de 2004/05 é o seu melhor momento, com o Liverpool superando um déficit de 3-0 para vencer o AC Milan nos pênaltis e levantar o troféu em Istambul. Esta partida ainda é considerada a maior da história do clube e uma das melhores finais de todos os tempos.

2. AC Milão

  • Títulos da Liga dos Campeões: 7

Pode ter sido um período relativamente malsucedido para os Rossoneri, mas o Milan ainda é inegavelmente um dos maiores times da Liga dos Campeões da UEFA, devido à sua impressionante conquista de 7 títulos.

O Milan sempre se orgulhou de sua estatura europeia e tem estatísticas para sustentar as alegações de ser o maior clube da Itália. O time venceu a competição em 1963, 1969, 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007.

Esta vitória de 2007 é amplamente vista como uma vingança pela derrota que o clube sofreu nas mãos do Liverpool em Istambul apenas dois anos antes.

Um time liderado pela lenda italiana Filippo Inzaghi venceu o jogo por 2 a 1, com seu icônico atacante marcando os dois gols do Milan.

1. Real Madrid

  • Títulos da Liga dos Campeões: 14

Tudo o que precisamos dizer aqui é que o Real Madrid venceu a Liga dos Campeões da UEFA impressionantes 14 vezes e, portanto, é o melhor time que já jogou na competição.

Não vou listar todos os anos em que os Los Blancos levantaram o troféu, pois são muitos, mas seu triunfo mais recente aconteceu na final de 2024/22.

Na final contra o Liverpool, um Real Madrid “sem Ronaldo” provou que não precisava do herói português para vencer a competição e venceu por 1 a 0 um Liverpool incrivelmente forte.