15 maiores jogadores da Liga dos Campeões de todos os tempos

15 maiores jogadores da Liga dos Campeões de todos os tempos










A glória na Liga dos Campeões é o ápice da carreira de todos os jogadores de futebol, o cume da montanha, o Santo Graal da prata.

Um dos torneios mais prestigiados e mais difíceis de vencer do futebol mundial, a Liga dos Campeões reúne as melhores equipas europeias, colocando alguns gigantes conhecidos e uma ocasional equipa surpresa, ano após ano.

Lendas são feitas e quebradas na Liga dos Campeões, os jogadores são elevados através de suas atuações ou destruídos por seus erros.

Aqui está uma olhada nos 15 maiores jogadores da Liga dos Campeões de todos os tempos.

15. Gianluigi Buffon

  • Títulos da Liga dos Campeões: 0 (3 finais)
Partidas Objetivos concedidos Lençóis limpos
124 118 53

Ok, nem todos podem ser vencedores, e em 15º lugar na nossa lista está o lendário goleiro da Juventus e da Itália, Gianluigi Buffon.

Indiscutivelmente o melhor goleiro do futebol em mais de uma década, Buffon foi vice-campeão da Liga dos Campeões nada menos que três vezes, algo comovente para um jogador do seu calibre. Com 124 participações no torneio, é difícil deixá-lo de fora.

14. Kenny Dalglish

  • Títulos da Liga dos Campeões: 3

O Liverpool não seria Liverpool sem Kenny Dalglish, uma das lendas de todos os tempos do futebol britânico.

Três vezes vencedor da Liga dos Campeões pelos gigantes de Anfield, Dalglish deve ser considerado um dos jogadores mais importantes de qualquer geração.

Depois de se transferir do Celtic para o Liverpool, Dalglish pegou o clube pela nuca e levou o Liverpool a sucesso após sucesso.

13. Luka Modric

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4

O internacional croata Luka Modric mudou-se para o Real Madrid em 2012 e passou de um meio-campista habilidoso a um dos melhores jogadores do planeta.

Quatro medalhas na Liga dos Campeões depois, ele ainda comanda o clube espanhol e, aos 36 anos, não dá sinais de que vai relaxar na carreira.

Um dos jogadores mais talentosos tecnicamente, Modric tem puxado os cordelinhos do clube e do país durante anos.

12. Raul

  • Títulos da Liga dos Campeões: 3
Partidas Metas Ajuda
142 71 33

Quando você pode ser identificado mundialmente apenas pelo seu primeiro nome, você sabe que deixou uma marca em sua profissão, e a lenda do Real Madrid, Raul, certamente deixou sua marca.

Um dos atacantes mais prolíficos da história espanhola, Raul passou 16 temporadas no time principal do Real Madrid, conquistando três troféus da Liga dos Campeões em uma carreira estelar.

11. Iker Casillas

  • Títulos da Liga dos Campeões: 3
Partidas Objetivos concedidos Lençóis limpos
177 201 59

Foram 177 jogos impressionantes na Liga dos Campeões do icônico goleiro do Real Madrid, culminando com três medalhas de vencedor e a eterna gratidão dos fiéis madridistas.

Um guarda-redes de classe mundial pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso, e Casillas no seu melhor foi quase imbatível.

Uma carreira incrível, mas com tantas participações na competição, nenhuma lista de grandes nomes da Liga dos Campeões pode ficar sem o guarda-redes mais bem sucedido da sua história.

10. Gareth Bale

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4

Não entre em pânico, nem todos os jogadores da nossa lista são do Real Madrid, embora com os quatro títulos de Gareth Bales nesta prestigiada competição não o possamos deixar de fora.

E depois do seu gol impressionante na final de 2018 contra o Liverpool, seu gol pode ser considerado o maior gol de todos os tempos em uma final. Empatando em 1 a 1 em sua estreia, aos 61 minutos, Bale esteve em campo por dois minutos antes de um chute surpreendente colocar o Real Madrid de volta na frente, antes de vencer por 3 a 1 naquela noite.

Jogador surpreendente com um registo fantástico na principal competição da UEFA, Bale ainda tem tempo a seu favor para ganhar ainda mais medalhas antes de pendurar as chuteiras.

9. Andrés Iniesta

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4
Partidas Metas Ajuda
130 11 29

Parte do time conquistador do Barcelona em 2008-12 e um dos meio-campistas mais cultos de qualquer geração, Andrés Iniesta esteve na Liga dos Campeões por mais de uma década, acumulando 130 partidas e quatro títulos.

Ao lado do próximo jogador da nossa lista, Xavi, Iniesta era um dos meio-campistas mais temidos do planeta, seu alcance de visão, passes e brilhantismo técnico assustavam os jogadores adversários.

Uma das lendas do torneio e do futebol em geral, Iniesta continuará sendo um dos jogadores mais condecorados e influentes da Liga dos Campeões de todos os tempos.

8. Xavi

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4
Partidas Metas Ajuda
151 11 32

Tão ligado a Iniesta que é difícil pensar em um jogador sem que o outro nome apareça quase imediatamente, Xavi, assim como seu companheiro de equipe Iniesta, acumulou quatro títulos em sua carreira e disputou a competição incríveis 151 vezes.

Um meio-campista genial que raramente parecia sem fôlego ou sem ideias, Xavi é simplesmente um dos melhores jogadores que já vestiu a camisa do Barcelona.

Inteligente com e sem bola, provavelmente não é exagero dizer que sem ele o Barcelona não teria conquistado tantos títulos como conquistou.

Fechando o círculo, o lendário jogador é agora o treinador do Barcelona, ​​e não ficaríamos surpresos em vê-los competir novamente pelo título da Liga dos Campeões nos próximos anos.

7. Clarence Seedorf

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4
Partidas Metas Ajuda
125 11 27

Vários jogadores da nossa lista têm várias medalhas de vencedores da Liga dos Campeões, alguns até têm a rara honra de terem vencido por dois clubes diferentes, mas o único homem na história a vencer o torneio por três clubes é Clarence Seedorf.

Vitórias com o Ajax em 1995, com o Real Madrid em 1998 e duas vezes com o AC Milan, em 2003 e 2007, colocam Seedorf firmemente no topo da lista quando se trata de títulos.

Um dos jogadores mais condecorados do futebol holandês, Seedorf conquistou títulos em quatro países ao longo de duas décadas em algumas das ligas mais difíceis do mercado. Mas são as suas façanhas na Liga dos Campeões que elevam a sua estatura como um dos verdadeiros grandes nomes da competição de clubes.

6. Alfredo di Stefano

  • Títulos da Liga dos Campeões: 5

Há uma razão pela qual o Real Madrid é o time de maior sucesso de todos os tempos na Liga dos Campeões. 13 títulos são fenomenais, 6 vezes mais que o AC Milan, que está em segundo lugar, e a razão é que de 1955 a 1960, o Madrid venceu todos os anos.

Uma grande influência neste domínio europeu foi o grande Alfredo di Stefano, vencedor de cinco Ligas dos Campeões consecutivas.

Dado que disputou o torneio no formato pré-grupo, onde uma equipe tinha que vencer todos os adversários para avançar, seu feito ainda é tão incrível hoje quanto foi em 1955. Com 49 gols em 58 partidas, di Stefano também é um dos atacantes mais mortíferos que o torneio já viu.

É difícil afirmar a importância de di Stefano para o Real Madrid e, mesmo mais de 60 anos depois, ele ainda é visto com reverência pelos adeptos do Real Madrid em particular, mas também pelos adeptos do futebol em geral.

5. Steven Gerrard

  • Títulos da Liga dos Campeões: 1

Com apenas uma medalha de vencedor em seu nome, você pode ser perdoado por se perguntar como Steven Gerrard está na nossa lista de jogadores com cinco medalhas em sua sala de troféus.

É por sua tenacidade que Gerrard, um jogador que às vezes literalmente carregou seu amado Liverpool nas eliminatórias da Liga dos Campeões, jogos de grupo, jogos de mata-mata e até mesmo uma final, faz parte da nossa lista.

A sua influência, a sua determinação em transformar a derrota em sucesso e, sim, a final em Istambul, tornam Gerrard invencível.

Assistir à final de 2005 em Istambul, quando o Liverpool perdeu por 3-0 ao intervalo, e aos 45 minutos seguintes, em que o jogador local do Liverpool apurou a sua equipa para empatar, é uma demonstração surpreendente de desejo e habilidade.

É difícil pensar em outro capitão de clube, em um time aparentemente tão derrotado e disputado como o Liverpool durante longos períodos daquela final épica, sendo capaz de exigir (e obter) quase sozinho um resultado que parecia impossível.

4. Paulo Maldini

  • Títulos da Liga dos Campeões: 5

Cinco medalhas da Liga dos Campeões adornam a estante de troféus de um dos maiores defensores que já enfeitou um campo de futebol. Em quarto lugar da nossa lista está o lendário lateral-esquerdo Paolo Maldini, possivelmente o maior capitão de todos os tempos a erguer o cobiçado troféu.

Uma carreira impressionante de 25 anos num dos maiores clubes da Europa, o AC Milan, fez com que Maldini se tornasse o padrão a que todo defensor deveria aspirar.

Maldini teve tanto sucesso que devemos presumir que ele terá que alternar os troféus que exibe, apenas para abrir espaço para todos eles.

Defensor culto e inteligente, Maldini conquistou a Liga dos Campeões em 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007, tornando-se um dos vencedores mais populares e bem-sucedidos do futebol.

3. Francisco Gento

  • Títulos da Liga dos Campeões: 6

Com mais troféus na UEFA Champions League do que qualquer outro jogador do planeta, seria rude não ter Francisco Gento entre os três primeiros da nossa lista.

Membro da equipa conquistadora do Real Madrid de meados ao final dos anos 50, Gento, ao lado de Alfredo di Stefano, venceu cinco torneios consecutivos, de 1955 a 1960.

O que diferencia Gento de seus companheiros de equipe é que em 1966 Gento conquistou outra medalha de vencedor, tornando-o o único jogador a conquistar 6 títulos da Liga dos Campeões.

Considerando que Gento disputou 8 finais, seu recorde poderia ter sido ainda mais impressionante, mas 6 medalhas ao lado de seu recorde de 12 títulos da La Liga ainda é uma conquista incrível, que provavelmente nunca será superada.

Infelizmente, Gento não é nem de longe tão famoso quanto di Stefano ou Ferenc Puskas, seus companheiros de equipe, mesmo com seu recorde, mesmo depois de ter sido eleito o maior jogador de futebol espanhol de todos os tempos pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).

É uma pena, mas para os fãs de futebol que se preocupam em olhar as estatísticas, Francisco Gento está muito acima dos demais.

2. Lionel Messi

  • Títulos da Liga dos Campeões: 4
Partidas Metas Ajuda
155 125 41

Se você gosta de estatísticas, Lionel Messi pode nos fornecer algumas estatísticas verdadeiramente impressionantes, dignas do maior jogador de todos os tempos.

Com quatro títulos da Liga dos Campeões até agora, em 2006, 2009, 2011 e 2015, foram marcados 125 gols (até agora) em impressionantes 154 partidas. E se isso não for bom o suficiente para entrar em nossa lista no número 2, nada é.

As atuações de Messi pelo Barcelona na Liga dos Campeões enquanto ainda estava no clube catalão foram de tirar o fôlego, enquanto os torcedores assistiam o mágico argentino destruir times quase sozinho.

Lionel Messi era tão bom que nem sempre era um caso de se ele marcaria um gol, mas quando. E agora que Messi está atuando no Paris Saint-Germain, na França, há todas as chances de que seus gols, aparência e possivelmente seu recorde de vitórias em torneios ainda possam aumentar.

Se um jogador do calibre de Lionel Messi está no número 2, o número 1 da nossa lista dos maiores jogadores da Liga dos Campeões de todos os tempos deve ser um jogador absoluto; felizmente, ele é.

1.Cristiano Ronaldo

  • Títulos da Liga dos Campeões: 5
Partidas Metas Ajuda
181 140 48

Não é a primeira lista que Cristiano Ronaldo lidera e é pouco provável que seja a última, mas dado o seu domínio nesta competição nas últimas duas décadas, não há mais ninguém que se compare ao volúvel jogador português.

Vamos tirar as estatísticas do caminho antes de elogiarmos mais um jogador que não mostra sinais de permitir que ele ou seus companheiros tirem o pé do acelerador.

Cinco medalhas de campeão da Liga dos Campeões, uma pelo Manchester United em 2008 e quatro pelo Real Madrid, em 2014, 2016, 2017 e 2018.

140 gols em ridículas 181 partidas, e lembre-se que atualmente Ronaldo está de volta a Manchester e ainda joga na Liga dos Campeões, então essas estatísticas só vão melhorar, tornando Ronaldo inexpugnável no topo de uma lista de jogadores de muito prestígio.

Incluímos alguns jogadores de futebol verdadeiramente excelentes em nossa lista, alguns de cujos legados permanecem fortes mesmo depois de meio século. É quase impossível imaginar que daqui a 50 anos as pessoas não olhem para jogadores como Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi e pensem “essas estatísticas devem ter sido inventadas, isso não pode estar certo”.

Aqueles de nós que tiveram a sorte de testemunhar em primeira mão o nível de desempenho dos jogadores desta lista no cenário europeu saberão melhor, estes jogadores são realmente os melhores.