14 melhores documentários de futebol de todos os tempos

14 melhores documentários de futebol de todos os tempos










A rica história do futebol gerou algumas histórias muito interessantes ao longo dos anos. Muitas pessoas tentaram montar documentários que vão desde jogadores individuais até equipes, mas apenas alguns realmente se destacaram como os melhores dos melhores.

Estes 14 abaixo são alguns dos melhores documentários para assistir, independentemente de quais times de futebol uma pessoa acompanha regularmente. Eles contam histórias interessantes de maneiras interessantes para atrair o espectador tanto quanto possível.

1. Zidane: um retrato do século XXI

A história de Zinadine Zidane ainda não acabou, mas seus dias de jogo já passaram. Em 2006, foi feito um documentário que aborda apenas uma partida de sua carreira.

Na partida, Zidane jogava pelo Real Madrid e um total de 17 câmeras acompanhavam cada movimento que ele fazia. É definitivamente um tipo diferente de documentário, que tem recebido muitos elogios por pensar fora da caixa e criar algo novo e único.

O New York Cosmos, a certa altura, parecia ser o maior sucesso do esporte. Eles tinham jogadores mundialmente famosos em seu elenco, estavam ajudando a desenvolver o futebol e estavam prontos para enfrentar qualquer time do mercado.

Infelizmente, a equipe se desfez tão rapidamente quanto se tornou uma potência. Com alguns problemas financeiros, a equipe nunca assumiu o controle da América do Norte como pensavam. Demoraria um pouco até que o futebol voltasse a ter uma chance legítima, mas esta é uma olhada no que o time poderia realizar na cidade de Nova York.

3. Hillsborough

A maioria dos torcedores de futebol já ouviu falar daquele dia em que 96 torcedores do Liverpool morreram nas arquibancadas de Leppings Lane, mas talvez não conheçam toda a história.. Um dos melhores para contar a história é este documentário ESPN 30 por 30, onde capturam algumas das emoções cruas daquele dia em particular.

A quantidade de pessoas com quem conversam para o documentário também é notável, ajudando as pessoas a reviver um dia desastroso na história do esporte. É feito com bom gosto e agrada a muitas pessoas até hoje.

4. Sunderland até eu morrer

Foi uma queda difícil quando o Sunderland foi expulso após uma temporada desastrosa em 2017. A Netflix capturou a campanha seguinte, com o objetivo de voltar à Liga dos Campeões.

Infelizmente para o Sunderland, as câmeras capturaram um clube de futebol que estava realmente passando por dificuldades de muitas maneiras diferentes. Eles não estavam correspondendo às expectativas e isso pesava sobre todos os torcedores da zona nordeste da cidade. Eles fazem um ótimo trabalho com este documentário, e quem acompanha a Premier League deveria tentar.

5. Pelada

Há algumas pessoas que acreditam que este é o melhor documentário de futebol de todos os tempos. Segue dois ex-jogadores de futebol universitário que não conseguiram se destacar como profissionais. Eles fazem tudo o que podem para continuar jogando o jogo que amam, viajando pelo mundo e encontrando tantos tipos diferentes de pessoas.

Muitas pessoas ficam motivadas a ir lá e jogar novamente depois de assistir ao documentário. Mesmo que não sejam considerados os jogadores profissionais que esperavam ser, eles perseguem o que realmente amam.

6. Tudo ou Nada: Manchester City

Durante a temporada 2017-2018, o Manchester City realmente decolou como o melhor clube da Inglaterra. Esta é uma visão desse nível de sucesso de uma forma diferente que permite às pessoas reviver aquele ano notável.

Às vezes é difícil encontrar todos os tipos de acesso de um clube da Premier League. Esta é a primeira vez que as pessoas puderam ter uma visão tão sincera, e o Manchester City teve a temporada perfeita para fazer exatamente isso.

7. George Best: sozinho

A vida de George Best é perfeita para qualquer documentário. Muitas pessoas tentaram abordar o que ele traz para a mesa, mas ninguém faz isso melhor do que este filme. Ele foi um dos melhores para jogar, mas a batalha contra o alcoolismo será um dos momentos decisivos de sua vida.

Muitas pessoas que apoiam o Manchester United, ele ainda é um grande jogador de todos os tempos. Mesmo que tenha falecido há mais de 15 anos, o irlandês do norte ainda é muito reconhecido. Ser capaz de mergulhar fundo em sua vida é algo que a ESPN fez um excelente trabalho do começo ao fim.

8. Próxima meta ganha

Não há nada como tentar levar um time com poucos jogadores ao topo do mundo do futebol para a história definitiva do azarão.. Foi exatamente isso que se tentou para a Copa do Mundo de 2014, enquanto a Samoa Americana tentava fazer tudo o que podia para se classificar.

Este documentário mostra os altos e baixos dessa corrida. Ninguém sabia realmente o que esperar e, embora tenham ficado aquém, é interessante ver quão pouco têm em termos de recursos. Em vez de obter toda a aparência dos que têm, é interessante ver os que não têm.

9. Pegue a bola, passe a bola

Uma das equipes mais divertidas dos últimos tempos foi a do Barcelona liderada por Pep Guardiola. Eles mostraram que podiam dominar como poucos outros times na história do jogo, mas o fizeram com um talento difícil de igualar.

O que os torna tão especiais é que eles também podiam mover a bola com tanta habilidade e habilidade que os tornavam impossíveis de parar. Esta é uma forma de as pessoas verem melhor esta equipa dominante, incluindo alguns dos maiores nomes de todos os tempos da equipa, como Lionel Messi.

10. Graham Taylor: um trabalho impossível

Ser o técnico da seleção inglesa pode ser uma das tarefas mais difíceis de todos os esportes. Há muita pressão para ter sucesso, e quando uma pessoa não atende às expectativas, ela é rapidamente difamada como alguém incapaz de superar as expectativas quando é mais necessária.

Em 1982, este documentário foi elaborado seguindo Graham Taylor e sua equipe. Os espectadores têm a oportunidade de assistir a reuniões com jogadores, interações com a mídia e muito mais. É um documentário tão bom que inspirou um dos melhores filmes de futebol de todos os tempos, Mike Bassett: técnico inglês.

11. Diego Maradona

Com o falecimento do astro argentino Diego Maradona, é hora de assistir a alguns dos documentários mais poderosos que cobrem o superastro. Lançado pela HBO em 2019, Diego Maradona pode ser o melhor dos melhores.

A HBO conseguiu obter muitas imagens inéditas pelas quais as pessoas ficam loucas. Eles podiam ver o brilho em campo, mas algumas informações básicas, como drogas e gangsters afiliados à estrela.

Qualquer um que queira ter certeza de que sabe um pouco sobre uma das verdadeiras estrelas do jogo deve tentar isso antes de qualquer um dos outros que levam seu nome.

12. Os Árbitros

É fácil odiar árbitros em todos os níveis do futebol. São eles que levam toda a culpa quando as coisas dão errado, e pareceria que um documentário seguindo um único árbitro seria uma perda de tempo.

No entanto, é tudo menos isso, já que Martin Hansson estrela como árbitro que chega à Copa do Mundo FIFA 2010. Por sorte, também acaba sendo Hansson quem marca o handebol de Thierry Henry. É um tipo notável e diferente de documentário de futebol.

13. Tornando-se Zlatan

Pode não haver um jogador mais interessante atualmente do que Zlatan Ibrahimovic. O destaque sueco ainda joga futebol profissional, mas este documentário disponível na Netflix retrata alguns de seus primeiros dias.

Como muitas estrelas, ele não veio da melhor situação enquanto crescia. Filho de imigrantes, teve que trabalhar muito para se tornar o superastro que tem hoje. Dar uma olhada no outro lado da estrela certamente vale a pena conferir.

14. Istambul United

Os três maiores clubes de futebol de Istambul têm uma rivalidade bastante acirrada. Isso já dura há anos, mas realmente tem estado na vanguarda nos últimos anos. Com a agitação política na Turquia, a situação não parece estar a melhorar.

Este documentário analisa todos os altos e baixos de ser torcedor dos três times. É uma visão interessante para pessoas que talvez não saibam muito sobre o quão apaixonados os torcedores de futebol turcos são pelos seus times favoritos.