14 melhores árbitros de futebol do mundo

14 melhores árbitros de futebol do mundo










Existe realmente os melhores árbitros de futebol do mundo? Acredite ou não, eles desempenham um papel importante em todas as partidas e esse tipo de informação é necessária para ver como as coisas podem correr. Um bom árbitro permanecerá imparcial e se concentrará em ajudar a tornar o jogo o mais justo possível.

O que os leitores notarão é que a maioria dos árbitros que compõem esta lista está na faixa dos 40 anos. Este parece ser o auge da carreira de um árbitro, dadas as exigências físicas de correr para cima e para baixo no campo o tempo todo. Os árbitros têm muita experiência aos 40 anos, mas ainda são jovens o suficiente para lidar também com os aspectos físicos.

Atualmente, estes são os 14 melhores árbitros de futebol do mundo. Eles têm uma forte reputação de serem justos, geralmente têm muita experiência e a maioria dos fãs não sente que precisa se preocupar com o fato de eles guardarem rancor.

1. Daniele Orsato

Como o mais recente vencedor do prêmio de melhor árbitro da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, Orsato está certamente no topo de muitas listas. Ele trabalha como árbitro internacional em tempo integral para a FIFA há uma década e já tem um total de três partidas em seu currículo.

O jogo mais notável em que trabalhou recentemente foi a final da UEFA Champions League de 2024. Aos 45 anos, ainda lhe restam muitos anos para montar um currículo sólido como alto funcionário.

2. Bjorn Kuipers

Kuipers arbitrou vários jogos importantes desde que ingressou no grupo de elite em 2006.. Ele é um dos árbitros mais aptos fisicamente no jogo atualmente e só lidou com algumas pequenas controvérsias ao longo de sua carreira.

Ele não apenas fez muitas partidas excelentes em sua carreira, mas também as fez por um tempo. Ele experimentou o maior palco pela primeira vez por volta de 2011, mas está na lista de fazer muitas aparições diferentes em grandes jogos em todo o mundo.

3. Félix Brych

Depois de se formar em direito e focar nessa parte de sua vida por tanto tempo, Felix Brych decidiu se tornar um árbitro de futebol de alto nível.. Isso funcionou bem para ele, pois se tornou um dos melhores do mundo como árbitro do grupo de elite da UEFA. Ele participou de muitas partidas de qualidade, incluindo algumas importantes na Copa do Mundo FIFA de 2008, na Rússia.

Sempre que ele está em campo, as polêmicas são relativamente mínimas. Parece que ele tem um grande controle do jogo e sabe como fazer com que tudo fique o mais justo possível. Quando necessário, ele toma a iniciativa e resolverá os problemas da maneira mais rápida e eficiente possível.

4. Antonio Mateu Lahoz

O cara que muitos acreditam ser o melhor árbitro do futebol espanhol no momento, Antonio Mateu Lahoz sempre se sai bem ao ser julgado por profissionais e jogadores. Ele participou de muitas competições internacionais, incluindo a Copa do Mundo FIFA de 2014 e 2018.

Muitos fãs de futebol espanhóis o conhecem como árbitro de vários El Clasicos. Ele faz partidas constantemente em seu país, mas não tem medo de fugir da Espanha e ir para outros lugares também.

5. Damir Skomina

Vindo da Eslovênia, Skomina está na FIFA desde 2003. Ele conseguiu entrar bem cedo, o que lhe permitiu construir seu caminho para enfrentar algumas partidas importantes.

Quer se trate de finais da Liga dos Campeões ou da Liga Europa, não é incomum vê-lo em campo quando os jogos são mais importantes. Ele é um dos árbitros mais calmos e controlados do jogo atualmente e é conhecido por nunca demonstrar qualquer favoritismo.

6. Anthony Taylor

Relativamente novato em comparação com muitas pessoas acima dele, Anthony Taylor tem apenas cerca de oito anos de história na FIFA. Aos 42 anos, o árbitro inglês começa realmente a se destacar como um dos melhores dos melhores.

Ele conseguiu fazer algumas partidas importantes durante sua carreira, mas apenas no ano passado, conquistou o lugar de árbitro principal na SuperTaça Europeia de 2024. Espere ver muito mais dele nos próximos anos em todo o mundo.

7. Martin Atkinson

Seja arbitrando na Inglaterra ou como representante da FIFA, Atkinson se tornou conhecido como um árbitro muito competente. Ele é um árbitro muito cerebral que ainda cobre bastante terreno, apesar de ser um pouco mais velho aos 49 anos. Ele já existe há algum tempo, mas ainda não parece ter perdido um passo.

Na Inglaterra, muitos torcedores estão sempre discutindo sobre certos árbitros mostrarem favoritismo de um lado em detrimento do outro. Embora Atkinson não esteja totalmente imune a essas alegações, ele recebe muito menos reclamações do que outros.

8. Nestor Pitana

A maioria dos árbitros de topo são europeus, mas Nestor Patana é a excepção. Ele é um destaque argentino e já fez muitas partidas importantes na América do Sul. No entanto, ele também trabalhou internacionalmente nas Copas do Mundo FIFA de 2014 e 2018.

Na verdade, Pitana se destacou como um dos árbitros da final da Copa do Mundo FIFA 2018. A partida transcorreu sem nenhum incidente e muitas pessoas o elogiaram por sua capacidade de controlar o jogo em todos os momentos.

9. Slavko Vincic

Com mais de uma década de experiência como internacional pleno pela FIFA, Vincic mostrou que pode controlar a partida em todos os momentos. Ele evitou muita controvérsia na maior parte do tempo, o que é uma grande parte de ser um dos melhores árbitros do mundo.

Muitos acreditam que ele estará na lista de árbitros para grandes jogos nos próximos anos, já que está entrando no auge da carreira. Será interessante ver quantas oportunidades se abrem para ele, mas os fãs parecem estar muito felizes com o que ele traz para a mesa em geral.

10. Marcos Geiger

Já existem muitos árbitros de primeira linha nos Estados Unidos, mas Mark Geiger mostrou que também há potencial no futuro para ele. Ele evoluiu para um dos melhores árbitros, graças a muita experiência e feedback positivo. Não importa em que nível ele esteja arbitrando, ele controla muita polêmica nas partidas e mantém as coisas relativamente calmas.

Ele certamente gosta de arbitrar em sua liga local, a Major League Soccer, mas também é árbitro internacional da FIFA. Ele teve a chance de apitar algumas partidas importantes e ainda está forte como uma opção confiável.

11. Cüneyt Çakır

Como árbitro mais respeitado da Superliga Turca, Çakır também ignorou alguns jogos muito importantes da história do futebol.. Por exemplo, ele foi árbitro de vários jogos importantes da Liga dos Campeões e de muitos dos grandes jogos nacionais da Superliga Turca.

Alguns podem considerá-lo um pouco polarizador, mas as estatísticas contam uma história diferente. A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol o vê como um dos árbitros mais precisos e justos do jogo atualmente.

12. Clemente Turpin

Como um dos caras mais jovens a fazer parte desta lista, Clement Turpin tem um futuro brilhante pela frente como árbitro de futebol.. É árbitro listado na FIFA desde 2010 e faz parte do grupo de elite da UEFA desde 2012. Desde então, tornou-se um dos melhores árbitros da Federação Francesa de Futebol e de todo o mundo.

Ele participou dos Jogos Olímpicos no Brasil e também apitou a Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia. Não se surpreenda ao vê-lo cada vez mais em grandes partidas com o passar do tempo.

13. Danny Makkelie

O holandês é árbitro listado na FIFA desde 2011, o que lhe permitiu disputar partidas importantes ao longo de sua carreira.. Em particular, ele trabalhou em campeonatos internacionais de futebol e fez parte da equipe de arbitragem assistente de vídeo na final da Copa do Mundo FIFA 2018.

Ele parece estar tendo oportunidades cada vez maiores à medida que continua a provar seu valor, e muitos times e torcedores estão satisfeitos com o que ele traz para a mesa.

14. José Sánchez Martínez

Completando a lista está Jose Sanchez Martinez, da Espanha. Ele participa de muitos jogos nas grandes ligas, mas também é árbitro do segundo grupo da UEFA.

Com apenas 17 anos, Sanchez subiu rapidamente na classificação na Espanha. Isso permitiu-lhe assumir mais algumas responsabilidades na Europa, incluindo alguns jogos internacionais. Sua primeira partida internacional sênior aconteceu em 2019, quando integrou a equipe de arbitragem da partida entre Argentina e Venezuela.

Atuando tanto no futebol masculino quanto no feminino, ele é um jogador a ser observado nos próximos anos. Ele está a caminho de conseguir partidas cada vez maiores com a forma como está no controle o tempo todo.