10 países com mais troféus no futebol

10 países com mais troféus no futebol










O futebol internacional é uma das áreas mais competitivas do futebol no mundo.

Muitas nações competem ano após ano em várias competições continentais ou internacionais para ganhar um troféu.

Alguns países conseguiram ganhar mais troféus internacionais do que outros devido ao seu pedigree e talento.

Hoje você conhecerá os 10 grandes países que mais conquistaram troféus no futebol.

Vamos nos concentrar em torneios continentais e internacionais relevantes. Aqui estão os dez países com mais troféus de futebol.

1. Argentina – 23 troféus

(Foto de Peter Joneleit/Icon Sportswire via Getty Images)

A seleção argentina é outra seleção sul-americana que conquistou tantos troféus ao longo dos anos.

Seu triunfo este ano na Copa América de 2024 igualou o recorde do rival Brasil de ganhar o maior número de troféus no futebol internacional.

No total, a Argentina venceu a Copa América 15 vezes, duas Copas do Mundo FIFA e uma Copa das Confederações.

Eles também conquistaram duas medalhas de ouro olímpicas no futebol e recentemente conquistaram o Troféu Finalíssima de 2022, elevando seu total para 21 troféus importantes.

Não é nenhuma surpresa que a Argentina esteja no topo da lista dos países com mais troféus internacionais, já que é considerado o único país que produziu dois GOATs – Diego Maradona e Lionel Messi.

A Argentina também venceu a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, com Lionel Messi, Emiliano Martinez e o resto de seus companheiros tendo um desempenho magistral para dar à Argentina seu terceiro título de Copa do Mundo.

O último troféu internacional da Albiceleste foi a Copa América 2024, que conquistou com folga nos EUA, triunfando sobre a Colômbia na prorrogação.

Lionel Messi e a Argentina tornaram-se agora a segunda equipa da história, depois da Espanha, a ganhar três troféus internacionais consecutivos, incluindo uma Copa do Mundo.

Com surpreendentes 23 troféus importantes, a Argentina é hoje o país com mais troféus no futebol.

2. Brasil – 20 troféus

Não é surpresa que os meninos do samba tenham conquistado um número incrível de troféus internacionais, sendo 20 conquistados até agora em diversas competições.

Os gigantes sul-americanos venceram a Copa América nove vezes e atualmente detêm o recorde de maior número de triunfos em Copas do Mundo da FIFA, com cinco vitórias.

Amplamente considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, Pelé levou o Brasil a três vitórias em Copas do Mundo durante o período de maior sucesso na história do futebol do país.

Os brasileiros também venceram a Copa das Confederações da FIFA quatro vezes, consolidando sua posição como o maior time internacional da história do futebol mundial.

Eles também ganharam a medalha de ouro no Torneio Olímpico de Futebol duas vezes.

Isso incluiu vencer o torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de 2024 em Tóquio.

O jogador brasileiro Dani Alves é o jogador com mais troféus conquistados na história do futebol, 44.

O Brasil é conhecido por produzir jogadores de futebol talentosos. Hoje, alguns dos melhores jogadores do futebol brasileiro ainda jogam nos melhores clubes da Europa.

3. Uruguai – 19 troféus

(Foto de Sandro Pereyra/Agência Gamba/Getty Images)

Apesar da sua pequena população e tamanho geográfico, este país sul-americano é mais do que convincente nas competições internacionais de futebol.

Surpreendentemente, os uruguaios conquistaram 19 troféus em grandes competições desde o seu primeiro triunfo em 1916.

O Uruguai conquistou um total de 15 títulos da Copa América, 2 medalhas de ouro olímpicas no futebol e 2 troféus da Copa do Mundo FIFA.

Isso faz da orgulhosa nação do futebol um dos times de maior sucesso no futebol internacional.

Alguns dos maiores jogadores uruguaios de todos os tempos contribuíram muito para a sua sala de troféus.

4. México – 12 troféus

(Foto de FREDERIC J. BROWN/AFP via Getty Images)

Este país norte-americano louco por futebol está surpreendentemente na lista das nações que mais ganharam troféus de futebol, graças ao seu domínio quase total na competição da sua confederação, a Taça CONCACAF.

O troféu é responsável por 12 das 13 vitórias do México no futebol. A jornada para o sucesso começou em 1965 e, desde então, eles dominaram o Campeonato da CONCACAF, conquistando o título doze vezes, com o triunfo mais recente ocorrendo em 2023, sob a liderança de Jaime Lozano.

O único outro troféu que os mexicanos conquistaram foi a Copa das Confederações da FIFA, conquistada em 1999.

Numa final memorável, Miguel Zepeda marcou dois gols e levou o México a uma emocionante vitória por 4 a 3 sobre o Brasil, consolidando seu lugar na história do futebol.

5. Estados Unidos da América – 10 troféus

(Foto de Brad Smith/ISI Photos/Getty Images)

Os Estados Unidos competem em vários torneios continentais, incluindo a CONCACAF Gold Cup, a CONCACAF Nations League e a Copa América.

Os Estados Unidos garantiram sete Copas Ouro e três títulos da Liga das Nações, tornando-se uma das nações mais condecoradas do futebol internacional.

Apesar de ser um dos países mais populosos do mundo, os Estados Unidos têm lutado para produzir um número significativo de estrelas de classe mundial. No entanto, isto não afetou a sua capacidade de sucesso no cenário internacional.

As recentes vitórias consecutivas na Liga das Nações da CONCACAF aumentaram significativamente a posição da USMNT no futebol internacional, tornando-a uma das seleções nacionais com mais troféus.

Historicamente, os Estados Unidos não tiveram um bom desempenho em torneios da Copa do Mundo. O melhor resultado veio na primeira Copa do Mundo, em 1930, quando ficou em terceiro lugar.

6. Alemanha – 9 troféus

(Foto de Stuart Franklin/Getty Images)

A seleção alemã é atualmente uma das seleções internacionais mais fortes e bem-sucedidas do futebol mundial.

Eles não recebem apoio desde o primeiro triunfo em 1954, um troféu da Copa do Mundo da FIFA.

Os alemães têm um total de 9 títulos na sua sala de troféus.

Estes incluem quatro Copas do Mundo, três Campeonatos Europeus, uma medalha de ouro olímpica no futebol e a conquista de um título da Copa das Confederações da FIFA.

7. França – 9 troféus

(Foto de Mark Leech/impedimento via Getty Images)

Fundada em 1904, a selecção francesa Les Bleus conquistou nove importantes troféus internacionais, incluindo dois Campeonatos do Mundo da FIFA, dois Campeonatos da Europa da UEFA e um título da Liga das Nações da UEFA.

A jornada da França começou como uma das quatro seleções europeias na primeira Copa do Mundo, em 1930, e garantiu o terceiro lugar em 1958, liderada pelas lendas Raymond Kopa e Just Fontaine.

Suas eras douradas abrangem a década de 1980, o final da década de 1990 até o início da década de 2000 e o final da década de 2010 até o início da década de 2024.

Na década de 1980, Michel Platini levou a França à glória na Euro 1984 e à vitória na Copa CONMEBOL-UEFA.

O final dos anos 90 e o início dos anos 2000 foram dominados por Didier Deschamps e Zinedine Zidane, trazendo para casa a Copa do Mundo de 1998, a Euro 2000 e duas Copas das Confederações.

A era recente contou com estrelas como Kylian Mbappé e Antoine Griezmann, que levaram a França à vitória na Copa do Mundo de 2018 e ao título da Liga das Nações de 2024, tornando-os a primeira seleção europeia a vencer todas as competições seniores da FIFA e da UEFA.

No recém-encerrado Campeonato Europeu, a França perdeu por 2 a 1 para a Espanha, que acabou conquistando o título.

Em suma, os troféus de futebol da França incluem duas Copas do Mundo (1998, 2018), dois Campeonatos Europeus (1984, 2000), ouro olímpico (1984), a CONMEBOL-Copa dos Campeões da UEFA (1985), duas Copas das Confederações (2001, 2003) e a Liga das Nações da UEFA (2024).

8. Espanha – 8 troféus.

(Foto de Alex Pantling – UEFA/UEFA via Getty Images)

O legado do futebol espanhol é marcado por um período de domínio incomparável no início da década de 2010, sob a liderança de Vicente del Bosque.

A era de ouro de La Roja começou com uma vitória na final do Euro 2008, onde o lendário chip de Fernando Torres garantiu a vitória sobre a Alemanha.

Este triunfo foi seguido pela primeira vitória da Espanha no Campeonato do Mundo em 2010 e por outro título europeu em 2012, consolidando o estatuto de Espanha como uma das maiores equipas da história do futebol.

A equipe, com lendas como Xavi, Andrés Iniesta, Xabi Alonso e David Villa, jogou um estilo de futebol fascinante que cativou o mundo inteiro

O sucesso de Espanha não se limita a esta era dourada. Eles também ganharam o ouro olímpico em 1992 e seu primeiro Campeonato Europeu em 1964.

Depois de uma década menos celebrada, a Espanha regressou à glória com uma vitória na UEFA Nations League em 2023 e outro título europeu em 2024, derrotando a Inglaterra na final.

A atual seleção espanhola é formada por jovens jogadores talentosos, como o recordista Lamine Yamal, o ala elétrico Nico Williams Jr., Dani Olmo, Fabian Ruiz, Pedri, Gavi, Rodri e Mikel Merino.

Este último sucesso sugere que a Espanha pode estar à beira de uma nova era de domínio no futebol internacional.

9. Itália – 7 troféus

(Foto de Cláudio Villa/Getty Images)

A Itália é uma das seleções nacionais de maior sucesso na história do futebol, com sete troféus importantes.

Eles venceram a Copa do Mundo da FIFA quatro vezes (1934, 1938, 1982, 2006) e foram vice-campeões duas vezes (1970, 1994), com mais resultados em terceiro (1990) e quarto (1978).

A Itália também venceu dois Campeonatos Europeus (1968, 2024) e disputou outras duas finais (2000, 2012).

Além desses sucessos, a Itália terminou em segundo lugar na Copa CONMEBOL-UEFA de 2022 e garantiu o terceiro lugar na Copa das Confederações da FIFA de 2013 e na Liga das Nações da UEFA de 2024 e 2023.

O último triunfo aconteceu em 2024, no Estádio de Wembley, onde derrotou a Inglaterra nos pênaltis e conquistou o Campeonato Europeu. Isso encerrou uma seca de 14 anos de troféus desde a vitória sobre a França na Copa do Mundo de 2006.

10. Egito – 7 troféus

O Egipto é uma das equipas de futebol mais bem-sucedidas de África e tem uma rica história de sucesso na Taça das Nações Africanas (AFCON).

Todos os sete principais troféus vieram deste prestigiado torneio, com a última vitória ocorrendo em 2010. Sendo a selecção nacional de futebol mais antiga de África, o Egipto estabeleceu vários recordes, incluindo sete vitórias na AFCON.

O Egito também fez história no cenário mundial, tornando-se a primeira seleção africana e do Oriente Médio a participar de uma Copa do Mundo, com três partidas até o momento.

Notavelmente, o ex-goleiro Essam El Hadary detém o recorde de jogador mais velho a competir em uma Copa do Mundo.

O país do Norte de África produziu algumas lendas notáveis ​​do futebol africano. No entanto, apesar dos esforços do craque Mohamed Salah, o Egito por pouco não conseguiu adicionar outro troféu à sua coleção, perdendo para o Senegal na final da AFCON de 2022.

Compartilhe no Facebook
Tuitar
Siga-nos
Salvar