10 melhores capitães da história do futebol












Ser o capitão de um time de futebol é a maior honra que um jogador pode receber em seu clube, com a confiança de que ele atue como o homem do técnico em campo. O papel do capitão é agir como um líder e dar o exemplo que o resto do time deve seguir.

Houve alguns capitães verdadeiramente lendários ao longo da história do esporte e hoje faremos uma contagem regressiva dos nossos dez melhores. Vamos direto ao assunto.

Aqui estão os 10 melhores capitães da história do futebol.

10. Bryan Robson

Começamos nossa lista com um homem que tinha o apelido de “Capitão Marvel” durante seu tempo com a braçadeira de capitão no Manchester United.

O meio-campista inglês é também um dos mais famosos detentores da icônica camisa 7 do clube, atualmente usada por Cristiano Ronaldo.

Robson se juntou ao Manchester United em 1981, onde se juntou ao seu antigo técnico no West Bromwich Albion, Ron Atkinson. Atkinson seria mais tarde substituído por Alex Ferguson, que manteve Robson como seu capitão.

Robson se tornaria a definição da era dos anos 1980 em Old Trafford e ajudou a construir o que mais tarde se tornaria a dinastia do futebol de maior sucesso que a Inglaterra já viu. Durante sua passagem por Manchester, Robson fez 345 partidas pelos 'Red Devils' e marcou 74 gols.

9. João Terry

Permanecendo na Inglaterra, o próximo nesta lista é outro jogador que ajudaria a definir uma era para seu clube e se tornar uma de suas estrelas mais lendárias. John Terry jogou pelo Chelsea, de Londres, por 19 anos e liderou o time nos momentos de maior sucesso de sua história.

Durante a sua passagem pelo Chelsea, o clube conquistou um total de 14 troféus, incluindo a UEFA Champions League e a UEFA Europa League. Foi uma era de sucesso quase infinito, personificada por Terry e seu compatriota Frank Lampard.

Quando seu tempo no Chelsea finalmente chegou ao fim, Terry foi para o Aston Villa (que estava na Championship na época), pois não queria enfrentar seu antigo clube.

Terry jogou pelos Villains por apenas uma temporada antes de se juntar à equipe técnica do clube que mais tarde seria promovido de volta à Premier League.

Como afirma a famosa faixa em Stamford Bridge, John Terry foi realmente um “Capitão, Líder, Lenda”.

8. Johan Cruijff

Um dos jogadores mais elegantes que já jogou, o herói holandês Johan Cruyff é o próximo em nossa lista. O holandês segurou a braçadeira durante seus anos no clube local, Ajax Amsterdam.

A década de 1970 foi um período de grande sucesso para o Ajax, com o clube vencendo três Copas da Europa consecutivas com Cruyff como capitão. Parecia que o sucesso simplesmente seguiria onde quer que o holandês chutasse uma bola de futebol.

O que tornou esse time do Ajax tão reverenciado na história do futebol foi o estilo de jogo que eles criaram. Com Cruyff sendo o centro de tudo, o time jogou com uma elegância e mobilidade nunca antes vistas em um campo de futebol. A seleção holandesa ainda joga assim hoje.

Não é sempre que se pode dizer que um jogador mudou o jogo para sempre, mas Johan Cruyff foi um capitão que fez exatamente isso. Enquanto estava no Ajax, Cruyff marcou 190 gols em apenas 240 partidas.

7. Franco Baresi

Da Eredivisie holandesa, passamos para a Série A italiana e um zagueiro icônico que ajudou a levar o Milan à grandeza ao longo de sua longa e histórica carreira com os “rossoneri”.

Nos seus 20 anos no norte de Itália, Baresi supervisionou uma revolução no AC Milan que o levaria a conquistar seis títulos italianos e três Taças dos Campeões Europeus.

O que fez Baresi ser tão amado (além de seus muitos anos de serviço ao Milan) foi que ele era um homem pequeno que tradicionalmente não seria considerado a altura certa para ser um zagueiro lendário.

Isso não importava, já que Baresi personificava a classe do futebol italiano naquela época e era tão excelente com a bola quanto fora dela.

O italiano passou toda a sua carreira de jogador no AC Milan e seria considerado o maior zagueiro e capitão de todos os tempos do clube, não fosse pelo surgimento repentino de Paulo Maldini…

6. Carlos Puyol

Você consegue imaginar como deve ser ter liderado o time que muitos chamaram de o maior de todos os tempos? Bem, para Carles Puyol, essa questão foi sua realidade por muitos anos durante seu tempo como capitão do Barcelona.

O catalão jogou pela seleção local durante toda a carreira e ajudou a guiar o Barcelona a alguns de seus triunfos mais famosos. Ao lado de nomes como Lionel Messi, Xavi e Iniesta, ele faria parte de um time que será lembrado com carinho por décadas vindouras.

Para muitos, o que fez Puyol se destacar de seus companheiros de equipe não foi apenas sua cabeça calma e perspicácia defensiva confiável, mas seu penteado longo e bagunçado que acompanhou sua carreira. Enquanto estava no Barcelona, ​​Puyol jogaria 392 vezes e marcaria 11 gols.

Se um homem consegue liderar com sucesso um time com tantas estrelas, então ele é realmente digno de seu lugar como um dos melhores capitães da história.

5.Tony Adams

Chegando à metade da nossa lista, voltamos para a Inglaterra e outro zagueiro lendário que foi capitão de seu time durante alguns de seus melhores anos.

Como muitos nesta lista, Tony Adams era um homem de um clube só. O inglês jogou 672 vezes pelo seu amado Arsenal ao longo de 19 anos de serviço.

Similarmente a Bryan Robson, que foi mencionado anteriormente neste artigo, Adams representou a era pré e pós Arsène Wenger nos 'Gunners'. Foi quando o maior técnico de todos os tempos do clube chegou em 1996 que Adams se tornaria o líder que seu time realmente precisava.

Adams passou por alguns períodos difíceis em sua vida, com o alcoolismo sendo uma parte importante disso. Hoje em dia, porém, o grande homem está sóbrio e curtindo uma carreira como comentarista de futebol.

Como capitão, Adams levou o Arsenal a 10 troféus importantes, incluindo impressionantes três títulos da liga em três décadas diferentes.

4. Franz Beckenbauer

Mais um jogador desta lista que ajudou a criar uma nova função no futebol, o homem apelidado de 'Der Kaiser' é um dos maiores defensores que já agraciou o jogo.

Franz Beckenbauer foi capitão de um dos grandes times do Bayern de Munique que conquistou três títulos consecutivos da Liga dos Campeões entre 1974 e 1976.

O que Beckenbauer é mais famoso (pelo menos em termos de posição) é criar a agora amplamente usada posição de sweeper defensivo. Essa função envolve sentar-se na frente da linha de fundo, interromper os ataques da oposição e, então, iniciar um ataque próprio.

O alemão também foi um dos melhores defensores do mundo e tinha uma gama de passes com a qual a maioria dos defensores só pode sonhar. Beckenbauer venceu a Copa do Mundo e o Campeonato Europeu com a Alemanha Ocidental.

Em termos de honras pessoais, Beckenbauer foi nomeado membro da 'Seleção Mundial do Século 20' em 1998, bem como do Dream Team da Copa do Mundo da FIFA em 2002.

3. Paulo Maldini

Anteriormente falamos sobre o grande Franco Baresi que foi certamente um dos melhores capitães da história do AC Milan. Só existe um jogador que pode ser considerado 'melhor' que Baresi para os 'rossoneri' e esse é sem dúvida o melhor defesa de todos os tempos, Paulo Maldini.

Assim como Baresi, Maldini passou toda a sua carreira em Milão e fez parceria com o primeiro durante muitos de seus anos de formação. A dupla formaria uma das parcerias defensivas mais fortes da história. Quando Baresi finalmente se aposentou, Maldini já estava perto do topo de seu jogo e tinha um grande lugar para ocupar como capitão.

O italiano jogou por mais 12 anos, disputando mais de 900 partidas pelo AC Milan e levando-o a inúmeras honras. Foi um período de imenso sucesso para os gigantes italianos e o homem apelidado de 'Il Capitano' personificou isso.

2. Roy Keane

Foi uma decisão difícil separar os dois primeiros desta lista, mas alguém tem que ficar em segundo lugar e esse homem é o impetuoso irlandês Roy Keane. Keane foi capitão do Manchester United no final dos anos 90 e supervisionou um período de sucesso incomparável para os 'Red Devils'

A razão pela qual Keane está tão no topo desta lista é que ele é o capitão mais combativo que já jogou. A lenda irlandesa nunca teve medo de fazer um desarme e era amplamente conhecida por sua rivalidade com o jogador do Arsenal, Patrick Viera.

Enquanto Keane era capitão do clube, o United conquistou quatro títulos da Premier League e, talvez mais importante, conquistou seu segundo título da Liga dos Campeões da UEFA em 1999. A segunda partida da semifinal desta competição é amplamente considerada o melhor jogo de Keane pelo United.

No estilo típico de Keane, ele teve uma das performances mais altruístas já vistas em um campo de futebol. Keane dominou sozinho o meio-campo da Juventus, lançando intermináveis ​​​​desarmes e atacando os adversários sempre que podia.

O fato de Keane ter recebido um cartão amarelo naquele dia, o que o fez perder a final, parece condizente com a lenda.

1.Steven Gerrard

Aqui está, chegamos ao fim da nossa lista e ao maior capitão de todos os tempos. Depois de todos os homens de um clube apresentados anteriormente nesta peça, parece certo terminar com o jogador que personifica o que significa jogar por apenas um time ao longo de sua carreira.

O homem apelidado de 'Capitão Fantástico' foi o maior goleiro que já jogou pelo clube de sua cidade natal, o Liverpool, e levou-os aos triunfos mais famosos da história. O inglês foi nomeado capitão do clube em 2003 e manteve a braçadeira durante 12 anos.

O que torna a lenda de Gerrard ainda maior é que ele nunca conseguiu conquistar o título da Premier League com o Liverpool, apesar de muitos anos de proximidade.

O mais famoso foi o próprio Gerrard deixar o título “escapar” das mãos do Liverpool em 2014, depois de cair e permitir que Demba Ba, do Chelsea, acabasse com as chances de seu time ganhar o título.

Foi uma carreira incrível para Gerrard, mas como Ba disse depois de seu gol: “Nem todas as histórias podem terminar em contos de fadas”.