10 jogadores com mais títulos da Liga dos Campeões (classificados)










A Liga dos Campeões da UEFA e sua antecessora, a Copa da Europa, é o troféu mais cobiçado do futebol europeu de clubes. É um dos troféus mais difíceis de conquistar e igualmente difícil de defender na temporada seguinte.

Desde o início da Copa da Europa em 1955, e até a mudança de nome em 1992 para a Liga dos Campeões, muitos jogadores conquistaram o mais importante dos títulos, mas poucos ganharam o troféu mais de uma vez.

Para alguns clubes, Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona, ​​Manchester United, Liverpool e AC Milan, estamos olhando para você aqui; então as chances foram muito maiores.

Não é nenhuma surpresa que apenas 19 jogadores tenham conquistado o maior troféu da Europa cinco ou mais vezes desde 1955, e menos surpreendente ainda que apenas as equipes verdadeiramente de elite o tenham conquistado.

Hoje veremos quais jogadores realmente dominaram a Liga dos Campeões e a Copa da Europa ao longo das décadas por seus clubes.

Muitas vezes, uma equipe domina por alguns anos, depois parece ter dificuldades, e o padrão disso é evidente o tempo todo. Quando estes jogadores conquistam um troféu europeu, querem mais.

Aqui estão os 10 jogadores com mais títulos da Liga dos Campeões.

10. Ferenc Puskas – 3 títulos

Uma das primeiras superestrelas globais do futebol, Ferenc Puskas, foi um atacante húngaro cujo tempo no Real Madrid fez dele um dos atacantes mais letais da história.

Com 375 gols no campeonato pelo Budapest Honved e 244 pelo Real Madrid, Puskas teve uma taxa de gols de um gol por jogo.

Seu recorde internacional é igualmente impressionante, marcando 84 gols em 85 jogos pela Hungria durante sua carreira internacional de 11 anos.

No cenário europeu, Puskas foi devastador; Tricampeão da Copa da Europa, o húngaro marcou sete gols em duas das finais que disputou.

Como técnico, Puskas mais tarde levaria o Panathinaikos à final da Copa da Europa de 1971, onde os times perderam para o Ajax, inspirado em Cruyff.

Lembrado pelos torcedores húngaros e madridistas como um dos maiores jogadores de todos os tempos, o recorde de Ferenc Puskás no clube, internacional e europeu é incomparável.

9. Johan Cruyff – 3 títulos

Ser eleito o jogador europeu do século em 1999 não deveria ser uma surpresa; durante uma carreira marcante como jogador e uma carreira de gestão que basicamente mudou o futebol para sempre, Johan Cruyff foi um dos jogadores mais importantes do futebol mundial.

Uma placa cujas habilidades combinavam perfeitamente com a ideia de “futebol total”, Cruyff e Ajax conquistaram a Copa da Europa por três temporadas consecutivas.

O tema recorrente de um clube de repente encontrando seu ritmo e dominando a competição é evidente novamente aqui, já que o Ajax conquistou o troféu de 1971 a 1973.

Vencendo Panathinaikos, Inter e Juventus, respectivamente, o Ajax varreu times com seu jogo de passes fanfarrão, intrincado e muitas vezes devastador.

Cruyff se tornou o melhor jogador do mundo, no centro de tudo o que o Ajax fez, e acabaria trocando o Ajax pelo Barcelona após a final das três Copas da Europa dos clubes.

Diz muito que o Ajax levou mais duas décadas para conquistar novamente a cobiçada Copa da Europa, e até o próprio Cruyff não ganhou o troféu novamente como jogador.

Ele, no entanto, ergueu o troféu como técnico quando, em 1992, levou o Barcelona à final, onde derrotou a Sampdoria.

8. Franz Beckenbauer – 3 títulos

O maior zagueiro da história da Alemanha e um dos jogadores mais influentes dos últimos 70 anos, Franz Beckenbauer, foi um ícone do Bayern de Munique.

Enquanto estava no Bayern, Beckenbauer ganhou tudo o que havia para ganhar, incluindo três Copas da Europa consecutivas, de 1974 a 1976.

Depois de empatar em 1 a 1 contra o Atlético de Madrid na final de 1974, o Bayern venceria o replay por 4 a 0, marcando o início da ascensão do clube bávaro ao domínio europeu. Doze meses depois, o clube alemão manteria o título, derrotando a potência inglesa Leeds United por 2 a 0.

Pode não parecer um grande feito para um clube da estatura do Bayern de Munique vencer três Copas da Europa consecutivas. No entanto, o clube alemão nem havia sido selecionado para a Bundesliga desde o início, apenas uma década antes.

A conquista da terceira Copa da Europa em 1976 contra o Saint Etienne justificou um clube que se tornaria um dos maiores do futebol mundial.

7. Lionel Messi – 4 títulos

Pode surpreender alguns que o maior jogador de futebol de todos os tempos tenha conquistado apenas quatro troféus da Liga dos Campeões. Ainda assim, considerando a multiplicidade de outros prêmios e distinções concedidos a

Lionel Messi, é difícil resmungar. Todas as quatro incríveis vitórias argentinas na Liga dos Campeões aconteceram enquanto faziam parte do time do Barcelona que varreu toda a competição.

Amplamente considerado o maior jogador de futebol que já chutou uma bola, Lionel Messi está atualmente no PSG e, após um início lento, o atacante argentino mostra sinais de retornar à sua melhor forma.

Dado que o PSG está totalmente focado em fazer da Liga dos Campeões uma prioridade, há todas as chances de que Messi possa aumentar sua contagem de quatro troféus.

6. Clarence Seedorf – 4 títulos

  • Clube: Ajax, Real Madrid e Milan x2

Clarence Seedorf é uma anomalia da Liga dos Campeões; Tetracampeão da Liga dos Campeões, o holandês é o único jogador a vencer a competição por três clubes diferentes.

Vencedor com o Ajax em 1995, Seedorf venceria a Liga dos Campeões com o Real Madrid em 1998, antes de vencer duas vezes com o AC Milan, em 2003 e 2007, respectivamente.

Considerado amplamente e com razão um dos maiores jogadores da Liga dos Campeões de todos os tempos, Seedorf sempre parecia encontrar o clube certo na hora certa.

Passando de uma equipe para outra, sempre fazendo a diferença e aparentemente ganhando o troféu europeu mais importante quase à vontade.

Com seu recorde de mais de 16 anos, é improvável que o recorde de Seedorf de conquistar o troféu por três clubes diferentes seja quebrado tão cedo. Se Cristiano Ronaldo conseguir uma passagem final para um time da Liga dos Campeões, não é impossível, mas Seedorf faz parte da lenda da Liga dos Campeões por enquanto.

5. Cristiano Ronaldo – 5 títulos

  • Clube: Manchester United, Real Madrid x4

Depois de ganhar o primeiro de seus cinco troféus da Liga dos Campeões com o Manchester United em 2008, Cristiano Ronaldo se tornaria o jogador de futebol mais cobiçado do planeta.

Era inevitável que a lenda portuguesa acabasse por jogar com a camisola branca do Real Madrid, e foi em Madrid que Ronaldo conquistaria mais quatro troféus europeus.

Em um período de domínio que varreu toda a oposição, o Madrid venceria a Liga dos Campeões em quatro das cinco temporadas e tornaria o clube o vencedor da Liga dos Campeões mais bem-sucedido de todos os tempos.

Em seu caminho para ganhar cinco troféus da Liga dos Campeões, Ronaldo se tornou o jogador de maior sucesso na história da competição, vencendo incríveis 113 jogos da Liga dos Campeões.

Outro recorde são as 183 partidas de Ronaldo na competição, assim como seus 140 gols e 42 assistências. É literalmente uma competição concebida exclusivamente para os incríveis portugueses.

Ele pode ser apenas o segundo maior jogador de todos os tempos, mas certamente é o melhor jogador da Liga dos Campeões de todos os tempos.

4. Alessandro Costacurta, Paolo Maldini – 5 títulos

Dois dos maiores zagueiros que a Itália já produziu também devem estar no seleto clube de jogadores que venceram a Liga dos Campeões cinco vezes.

O zagueiro Costacturta e o lateral-esquerdo Maldini fizeram parte dos maiores times do Milan já vistos. E seu recorde nas competições europeias é quase inigualável.

O que é ainda mais incrível é que a primeira vitória desses dois gigantes do futebol italiano conquistou o troféu pela primeira vez em 1989 e conquistou seus últimos 17 anos depois, em 2007.

A carreira da maioria dos jogadores não dura tanto tempo, muito menos vencer a competição de clubes mais desafiadora do mundo.

Se não fosse pelo heroísmo de um time do Liverpool que recuperou de uma derrota por 3 a 0 na final da Liga dos Campeões de 2005, Maldini e Costacurta estariam empatados no maior número de vitórias na Liga dos Campeões.

Tendo jogado em oito finais, Maldini poderia ter sido o maior jogador da Liga dos Campeões de todos os tempos.

3. Luka Modric, Karim Benzema, Toni Kroos, Marcelo, Casemiro, Dani Carvajal, Isco, Gareth Bale – 5 Títulos

Uma das equipes europeias mais dominantes dos últimos trinta anos, este grupo cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões será lembrado como um dos melhores times de todos os tempos.

Com muitos membros da equipe já se mudando ou em seus últimos anos, será difícil chegar ao sexto título, mas descartá-los por sua conta e risco.

Com galácticos como Gareth Bale, Karim Benzema e o inconstante Luka Modric, esse grupo de jogadores sempre desafiou as probabilidades, vencendo finais da Liga dos Campeões que deveriam estar além deles.

Muitas vezes começando devagar, o Real Madrid obtinha resultados na fase de grupos, muitas vezes perdendo para um adversário que normalmente seria derrotado.

À medida que o torneio avança, com Modric puxando as cordas e Benzema marcando para se divertir, o rolo compressor que é o Real Madrid lentamente atingiu seu ritmo.

Chegando a final após final e colocando seus nomes nos livros de história para garantir, este grupo é o mais próximo que podemos ver das cinco vitórias consecutivas que Di Stefano e companhia conquistaram na década de 1950.

2. Alfredo Di Stefano, Rafael Lesmes, Marquitos, Hector Rial, Juan Alonso, Jose Maria Zarraga – 5 Títulos

É revelador que, em várias ocasiões, um time de estrelas vencerá a Liga dos Campeões muitas vezes como um grupo.

Uma equipe que permanece unida, especialmente quando os jogadores são tão talentosos quanto Di Stefano, Lesmes, Marquitos, Rial, Alonso e Zarraga, muitas vezes pode dominar uma competição por vários anos.

De 1955 a 1960, o Real Madrid dominou absolutamente a Copa da Europa e venceu seus contemporâneos modernos no segundo lugar simplesmente porque manteve o troféu a cada ano. Ganhar cinco troféus da Liga dos Campeões é quase impossível; ganhar cinco no salto é impressionante.

Embora não seja impossível para os atuais jogadores do Real Madrid, que somam cinco vitórias na Liga dos Campeões, registrar mais uma vitória, Di Stefano e companhia têm um longo caminho a percorrer para serem superados.

A final da Taça dos Campeões Europeus de 1960, em que o Real Madrid venceu o Eintracht Frankfurt por 7-3, continua a ser a final da Taça dos Campeões Europeus com mais golos de sempre.

1. Francisco Gento – 6 Títulos

Francisco Gento não só venceu a Taça dos Campeões Europeus seis vezes sem paralelo, como também é um dos dois únicos jogadores que disputou oito finais.

Um dos jogadores mais queridos da história do Real Madrid, Gento viria a se tornar o Presidente Honorário do clube em 2014.

Jogando como lateral esquerdo, Gento jogaria pelo Real Madrid por impressionantes 18 temporadas, fazendo 427 jogos no campeonato.

Com uma conquista de troféus quase inacreditável, Gento conquistou 12 títulos da La Liga e seis Copas da Europa, e é improvável que a conquista do espanhol seja vencida.

O futebol espanhol lamentou em 2022 quando Francisco “Paco” Gento faleceu pacificamente enquanto dormia aos 88 anos, mas com um histórico de clube como o dele, ele não será esquecido.

Uma carreira verdadeiramente marcante, e que se tivesse alcançado esses resultados na era moderna, Gento teria sido uma das maiores estrelas do futebol mundial.