Vencedores e perdedores da janela de transferências do verão de 2023










A janela de transferências do verão de 2023 fechou oficialmente na segunda-feira, 5 de outubro de 2023. Apesar do impacto económico da pandemia do coronavírus nas finanças dos clubes, ainda houve algumas transferências grandes e emocionantes e movimentos que ganharam as manchetes (mais notavelmente a de Lionel Messi). Solicitação de transferência para sair de Barcelona). Enquanto isso, alguns clubes fizeram contratações inteligentes que se adequavam à realidade trazida pelo coronavírus.

Aqui olhamos para os vencedores e perdedores da janela recém-concluída.

VENCEDOR: MIKEL ARTETA

Arteta voltou ao Arsenal como técnico em dezembro passado para levar o clube de volta ao topo; Ele enfrentou muitos desafios, sendo o maior a falta de recursos. Quando chegou ao mercado de transferências neste verão com recursos limitados, ele fez algumas contratações absolutamente astutas, trazendo Willian do Chelsea por transferência gratuita, Gabriel Magalhães do Lille para melhorar a defesa, além de Cedric Soares e Pablo Mari (que completaram seus acordos de empréstimo tinham). permanente), Alex Runnarson do Dijon como goleiro reserva para substituir o falecido Emiliano Martinez, Dani Ceballos emprestado do Real Madrid e Thomas Partey do Athletico Madrid. Thomas Partey para o Arsenal era outra transferência potencial que esperávamos antes do final da janela de transferências.

Muitos consideram Thomas o jogador ideal para melhorar o meio-campo e o jogo geral dos Gunners. Arteta (e os torcedores do Arsenal) ficarão felizes com a forma como foi a janela para o clube.

PERDIDO: MANCHESTER UNITED

Que época terrível para ser torcedor do Manchester United! No início da nova temporada, os torcedores do time de Old Trafford esperavam que o clube trouxesse novas contratações para melhorar o ataque, as alas, o meio-campo e, o mais importante, a defesa. Ainda assim, ficaram desapontados porque a administração não conseguiu atingir os seus principais objectivos.

Donny Van de Beek, Alex Telles e Edinson Cavani foram contratados, mas isso não tranquilizou os torcedores, especialmente depois da derrota do time por 6 a 1 para o Tottenham no último jogo do clube, antes do fechamento da janela de transferências. Ole Gunnar Solskjaer tem tudo para fazer agora!

LEIA TAMBÉM: 5 jogadores que contrataram os pais como agentes de futebol

VENCEDOR: CHELSEA

Os reis da janela de transferências do verão de 2023! Os Blues conseguiram garantir o comprometimento dos alvos identificados para melhorar a equipe em determinadas posições. Eles gastaram mais de £ 200 milhões para contratar Timo Werner, Kai Havertz, Hakim Ziyech, Ben Chilwell, Malang Sarr, Thiago Silva e Edouard Mendy.

Com as novas contratações, espera-se que Frank Lampard melhore o quarto lugar na liga na temporada passada.

PERDEDOR: LIONEL MESSI

Lionel Messi

Em meio ao caos do Barcelona dentro e fora de campo no final da temporada passada, Messi tentou forçar sua saída do Camp Nou com um pedido de transferência, mas suas esperanças de garantir uma vida melhor em outro lugar foram frustradas quando o clube se recusou a aprovar sua saída. . Eventualmente, ele foi forçado a ficar lá por pelo menos mais uma temporada, e sua frustração aumentou ainda mais quando o clube vendeu seu amigo e aliado de longa data, Luis Suarez, para o Athletico Madrid!

VENCEDOR: BARCELONA

Embora as únicas contratações importantes do clube tenham sido Miralem Pjanic e Sergino Dest, da Juventus e do Ajax, respectivamente, a maior vitória do Barcelona neste período foi manter Lionel Messi no Camp Nou. O argentino enviou um pedido de transferência via burofax expressando seu desejo de deixar o clube, mas o clube teimosamente se ateve ao fato de que a cláusula que lhe permitia sair havia expirado em meio à crise do coronavírus, deixando a única opção de Messi de entrar com uma ação judicial. uma opção que o atacante não quer explorar, pois prejudicaria seu legado.

O Barcelona também será impulsionado pelos regressos de Ousmane Dembele (de lesão) e Phillipe Coutinho (de empréstimo), bem como pelo surgimento de jovens jogadores; Ansu Fati, Pedri, De la Fuente, Trincão, Ilaix Kourouma e Riqui Puig.

PERDEDOR: PEP GUARDIOLA

Pep Guardiola

Ao entrar no último ano do seu contrato, Guardiola está sob pressão para entregar ao Manchester City o troféu da UEFA Champions League. Seu elenco ficou esgotado com a saída de jogadores como David Silva, Leroy Sane e Angelino.

Durante a saga de transferência de Messi, Guardiola tentou atraí-lo para Manchester, mas acabou desapontado. Ele também fez tentativas desesperadas de contratar defensores – especialmente um zagueiro de classe mundial – mas não conseguiu atingir seus objetivos principais e teve que se contentar com Ruben Dias, do Benfica, que certamente está caro em £ 62 milhões.

O City também contratou Ferran Torres e Nathan Ake.

VENCEDORES: MOURINHO E TOTTENHAM

Os Spurs realmente apoiaram José Mourinho no mercado; O que impressionou na empresa deles foi o fato de não gastarem demais. Gareth Bale foi emprestado pelo Real Madrid e Sergio Reguilon também foi transferido definitivamente do campeão da La Liga. O experiente goleiro Joe Hart foi contratado por transferência gratuita. Carlos Vinicius, Pierre-Emile Hojbjerg e Matt Doherty também foram adquiridos por quantias justas.

VENCEDOR: BORUSSIA DORTMUND

Numa altura em que os principais clubes estão a recrutar os melhores jogadores aos clubes mais pequenos, é considerado impressionante que uma equipa financeiramente fraca consiga reter os seus melhores jogadores, e foi exactamente isso que o Borussia Dortmund fez na janela de transferências recém-concluída. O clube contratou os serviços dos seus melhores jogadores, nomeadamente Jadon Sancho, Erling Haaland e Giovanni Reyna. (principalmente dada a forte pressão do Manchester United no caso de Sancho). Havia até uma chance de Haaland estar em movimento novamente no verão. No entanto, o Dortmund conseguiu reter com sucesso todos os seus jovens talentos.

O Dortmund também contratou os jovens jogadores Reinier (por empréstimo do Real Madrid) e Jude Bellingham (do Birmingham FC). Os dois adolescentes são considerados os maiores talentos do futebol mundial.

Embora a equipa alemã não tenha conseguido contratar Achraf Hakimi definitivamente do Real Madrid, conseguiu substituí-lo pelo experiente Thomas Meunier, que foi contratado a custo zero do PSG.

VENCEDOR: JAMES RODRIGUEZ

James Rodríguez no Everton

Depois de desempenhar papel de destaque na Copa do Mundo de 2014, James transferiu-se para o Real Madrid, mas sua passagem pela capital espanhola não saiu como planejado. Ao longo de sua permanência, não conseguiu consolidar seu lugar na equipe. Seu pesadelo em Madrid finalmente terminou neste verão, quando ele se transferiu por £ 20 milhões para o Everton – para se juntar a Carlo Ancelloti pela terceira vez em sua carreira. Ele é um dos jogadores que tem que provar seu valor na temporada 2023/21.

James começou a correr em Goodison Park, marcando três gols e dando o mesmo número de assistências em apenas cinco jogos até agora. Sua contribuição de gols já ultrapassa 1 gol e 2 assistências em 14 partidas pelo Real Madrid na temporada passada.