Regra do Handebol no Futebol: Um Guia Completo

Regra do Handebol no Futebol: Um Guia Completo










A regra do handebol no futebol é uma das regras mais desafiadoras com as quais os árbitros têm que lidar; ela geralmente é pouco clara, consistentemente divisiva e muda com tanta frequência que é impossível acertar todas as vezes. Por exemplo, você sabia que antes de 2024, onde no braço de um jogador um handebol poderia acontecer não havia sido definido?

Handebol é uma falta no futebol que acontece quando um jogador toca a bola com as mãos ou braços. Quando isso ocorre, um tiro livre direto ou pênalti será concedido ao time adversário e o jogador que fez o handebol pode receber um cartão amarelo ou vermelho.

Durante anos, os jogadores usaram os ombros para controlar a bola, apenas para que isso realmente fosse uma infração. Uma infração que os árbitros sabiam, mas ignoravam, mas ainda assim é um toque de mão. Desde 2024, o IFAB (International Football Association Board) determinou que o ombro não é mais parte do corpo que pode sofrer um toque de mão.

Ajustes constantes na regra do handebol dificultaram a consistência dos árbitros, algo que deixa fãs, jogadores e especialistas loucos de raiva. Mas dificilmente podemos culpar o árbitro; quando o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) não consegue se decidir com imagens de vídeo, como um árbitro pode no calor do jogo?

Vamos analisar a regra do handebol e ver se ela é mais transparente.

Pontos-chave da regra do handebol

Em julho de 2024, a regra do Handebol mudou mais uma vez, graças a um aumento massivo nas penalidades ridiculamente estranhas dadas para o handebol na Premier League inglesa. Os principais pontos a serem retirados dessa nova regra foram:

  • É uma infração se um jogador tocar deliberadamente a bola com a mão ou o braço, inclusive movendo a mão ou o braço em direção à bola.
  • É uma infração se um jogador marcar um gol diretamente de si mesmo usando a mão ou o braço para marcar um gol.
  • Não é uma infração se um toque acidental na bola faz com que um companheiro de equipe marque um gol ou tenha uma oportunidade de gol.

Que parte do corpo é considerada handebol?

A imagem abaixo mostra o que é determinado como handebol e o que não é.

  • Verde=Não é handebol
  • Vermelho=Handebol

Como você pode ver na imagem, as mãos e a maioria dos braços são classificados como handebol, enquanto os ombros não.

Agora que o ombro não é classificado como uma parte do corpo que pode incorrer em uma infração de mão, qual parte do corpo realmente é capaz de fazer com que um jogador cometa uma infração de mão?

Os novos regulamentos parecem indicar (observe que não dizemos estados, o handebol gosta de ser vago) que qualquer parte do braço abaixo de onde termina a manga de uma camisa de futebol de manga curta pode ser classificada como handebol.

Isso porque a regra diz que “qualquer um que tocar a bola com a mão ou braço quando a posição dela fez seu corpo anormalmente maior” fez handball. Você pode mover os braços para o lado ou até mesmo para trás das costas, mas seus ombros permanecem no lugar; então, se a bola bater no seu ombro, você está bem.

Se a bola atingir seu cotovelo enquanto seus braços estiverem esticados contra o corpo, isso também não é impedimento; se você estiver batendo os braços como um pombo bravo ou abrindo os braços para parecer maior, se a bola atingir seu braço, é uma infração de mão.

Infelizmente, é aqui que a regra do handebol se torna insanamente difícil de governar. O regulamento estipula que um jogador é “considerado como tendo tornado seu corpo anormalmente maior se a posição de sua mão ou braço não for uma consequência de, ou justificável por, o movimento corporal do jogador para aquela situação específica.”

Em outras palavras, se você tropeçar nos pés e abrir os braços para evitar bater de cara no chão, e a bola atingir seu braço estendido, é não uma ofensa porque você estava justificado em ter seus braços estendidos. Provavelmente.

Esta parte da regra do handebol existe para permitir que os árbitros usem o bom senso; eles podem analisar cada situação em campo por seu próprio mérito e então tomar uma decisão.

Embora isso possa parecer ótimo, significa que a regra está aberta à interpretação: o que é uma falta em um jogo não é uma falta em outro, e isso deixa os treinadores furiosos.

Handebol dentro da área de grande penalidade

Em 2024, durante 380 jogos da Premier League, 19 penalidades foram concedidas por infrações de mão na bola dentro da área de penalidade, um número bastante razoável. Após as mudanças nas regras de mão na bola do IFAB de 2024, quando apenas 26 jogos foram disputados, seis penalidades foram concedidas por mão na bola dentro da área de penalidade.

Ao extrapolar isso ao longo da temporada, estimou-se que o número de pênaltis marcados teria sido em torno de 88, um aumento impressionante em relação aos 19 da temporada anterior.

Fãs, jogadores e, principalmente, treinadores de futebol ficaram furiosos; os treinadores não conseguiam descobrir como impedir que seus jogadores cometessem pênaltis, então as regras foram novamente examinadas.

Após mais ajustes, as coisas se acalmaram. Ainda assim, um árbitro tem que decidir se um toque de mão foi intencional, se os braços do jogador estavam em uma posição natural ou não, e se uma vantagem clara foi obtida.

Claro, como já dissemos, uma das novas regras diz: “Não é uma infração se um toque de mão acidental fizer com que um companheiro de equipe marque ou tenha uma oportunidade de gol”, complicando ainda mais as coisas.

Em um mundo ideal, um toque de mão acidental dentro da área de pênalti é ignorado, e um proposital é imediatamente marcado como pênalti. Às vezes isso acontece, às vezes não; é a beleza do futebol e sua maldição.

Embora os goleiros possam usar as mãos dentro da área, há alguns casos em que isso não é permitido. Listei todas as regras de uso das mãos para goleiros neste artigo.

Handebol fora da área de grande penalidade

Da mesma forma que um árbitro tem que julgar cada caso de toque de mão com base em seus próprios méritos quando dentro da área de grande penalidade, as mesmas regras se aplicam fora da área.

Um toque de mão no meio do campo é obviamente menos perigoso para o time que está defendendo, então, muitas vezes, os jogadores não discutem com o árbitro.

Como um toque de mão fora da área não resulta em uma chance clara e óbvia de gol, os árbitros estão menos preocupados em tomar uma decisão errada, então, invariavelmente, eles simplesmente marcam uma falta.

O jogador infrator raramente fica indignado, e os treinadores têm menos probabilidade de ficar furiosos.

Handebol acidental

Um árbitro tem vários pensamentos passando pela cabeça ao tentar decidir sobre uma jogada de mão na bola.

Perguntas que vão desde se o toque de mão foi intencional, se houve uma vantagem clara obtida com o toque de mão e se o jogador aumentou o tamanho do corpo quando a bola atingiu seu braço devem ser feitas em todas as ocorrências de toque de mão.

Se a bola atingir outra parte do corpo de um jogador em alta velocidade e depois ricochetear em um braço, o árbitro deve classificar isso como um toque de mão acidental e permitir que o jogo continue.

Da mesma forma, se um jogador tropeça e cai na bola, e seu braço bate na bola, isso é visto como um toque acidental na bola com a mão e não deve ser punido.

Não é incomum que um jogador nessa situação proteja a bola com o braço para tentar manter a posse de bola, e então o árbitro tem que considerar isso uma infração das regras.

Independentemente de onde o jogador esteja no campo, o árbitro deve avaliar se o toque de mão foi acidental e permitir que o jogo prossiga ou marcar uma falta.

A maneira como um árbitro determina se foi acidental ou intencional depende do árbitro e pode variar muito.

Como os jogadores de campo podem usar as mãos no futebol?

Os jogadores podem não conseguir tocar a bola com as mãos, mas as mãos ainda desempenham um papel no jogo de futebol. Como os jogadores de campo ainda confiam nas mãos? Estas são algumas das maneiras pelas quais as mãos ainda são importantes.

Defesa

As mãos podem ser úteis ao jogar na defesa. A luta por posicionamento acontece com frequência ao longo do jogo, o que geralmente significa mais do que apenas empurrar com as pernas.

Embora o futebol seja um esporte de contato, os defensores ainda precisam ser um pouco discretos sobre quantos empurrões e agarramentos eles fazem com seus braços e mãos porque os árbitros marcarão uma falta se houver muita atividade física. No entanto, cada jogador usa suas mãos e braços um pouco para ter uma vantagem.

Jogadores ofensivos podem se safar usando um pouco as mãos também, e o mesmo tipo de regras se aplicam. Há sempre um pouco de disputa pela bola quando os jogadores estão realmente tentando abrir as coisas para si mesmos.

Comunicação

Muita comunicação acontece no campo de futebol graças às mãos e braços. Os companheiros de equipe precisam saber para onde todos estão indo em uma jogada específica.

Gestos de mão realmente são úteis se o estádio estiver muito barulhento. Pode ser difícil ouvir a comunicação verbal, então sinais de mão são a melhor maneira de fazer isso.

A equipe técnica também usará ocasionalmente sinais de mão pelos mesmos motivos. Os times geralmente repassam alguns sinais para que cada jogador esteja na mesma página. Alguns deles são autoexplicativos, enquanto outros são jogadas definidas retransmitidas para o time e/ou capitão.

Equilíbrio

Seria impossível para os jogadores correrem e jogarem sem usar as mãos para equilíbrio, postura e outras pequenas coisas que acompanham o jogo regular.

Os jogadores são livres para usar as mãos e os braços para correr normalmente, desde que não entrem em contato com a bola.

Exemplos de infrações de handebol

Embora as infrações de mão no futebol não sejam raras, algumas têm chamado mais atenção do que outras.

Aqui está um dos handebol mais famosos da história do futebol, assim como um dos mais recentes.

A mão de Deus

O ataque de mão mais óbvio já visto foi o incidente da “Mão de Deus” durante a Copa do Mundo de 1986, onde o atacante argentino Diego Maradona deu um soco na bola que passou pelo goleiro gigante da Inglaterra, Peter Shilton.

O pequeno, mas talentoso Maradona de alguma forma pulou mais alto que o gigante goleiro da Inglaterra, e enquanto todos no campo e no estádio viram Maradona usar a mão para socar a bola na rede. Incrivelmente, o árbitro não fez isso, e a Argentina venceu o jogo e a Copa do Mundo.

Manchester City x Everton – Premier League 2022

https://www.youtube.com/watch?v=NK_l0eq8T-w

Com um time do Everton desesperado por cada ponto e o time olhando por cima do ombro para a séria ameaça de rebaixamento, a última coisa que o técnico Frank Lampard precisava era de um erro de arbitragem.

Mas foi exatamente isso que o Everton conseguiu em um jogo da Premier League em fevereiro de 2022, quando os Toffees receberam o campeão Manchester City. O Everton perderia o jogo por 1 a 0, mas um claro e flagrante toque de mão na própria área pelo meio-campista do Manchester City, Rodri, teria dado ao Everton um ponto valioso.

Mesmo com o VAR, o árbitro tomou a decisão errada, levando o chefe do corpo de árbitros profissionais a ter que ligar para o técnico do Everton, Frank Lampard, para se desculpar. Este cenário é outro exemplo de quão difícil é acertar uma decisão de mão na bola, mesmo com tecnologia de vídeo.

Considerações finais

Os árbitros têm um trabalho impossível; eles devem acompanhar um jogo de futebol em uma velocidade incrível enquanto 22 jogadores fazem o melhor para enganá-los. Além disso, uma multidão grita a cada decisão que eles tomam; metade deles concorda com eles, e metade acha que eles são idiotas.

Câmeras de TV, comentaristas, gerentes, mesmo com a ajuda do VAR, um árbitro ainda pode errar. As regras não ajudam, e elas provavelmente já mudaram quando você leu este artigo. O braço de uma pessoa é o cotovelo de outra; uma semana, é um pênalti, e na semana seguinte, a jogada é acenada.

É uma parte irritante, mas integral, do futebol; sem a controvérsia, onde está a paixão? Se cada decisão fosse preto e branco, sim ou não, onde os fãs encontrariam suas razões para passar a semana inteira discutindo a sorte boa ou ruim do seu time?

A regra do handebol veio para ficar, esteja ela em seu estado atual ou não. Nós, fãs de futebol, não teríamos de outra forma. Tentamos dizer a nós mesmos que está tudo equilibrado no final, mesmo que não esteja. Afinal, sempre há o próximo fim de semana.