A bola é praticamente a coisa mais importante a se considerar quando se trata de jogar futebol e há muitas variações diferentes de bolas disponíveis para comprar ao redor do mundo.
O formato mais tradicional de bola de futebol apresenta uma série de painéis que se juntam para formar um formato esférico que pode ser dobrado em um formato semelhante a um favo de mel.
Esse tipo de bola de futebol é feito de painéis que são pentágonos e hexágonos; hoje vamos perguntar quantos há na bola?
Uma bola de futebol tem painéis que são moldados como pentágonos e hexágonos, com a bola apresentando 12 painéis em forma de pentágonos e 20 painéis em forma de hexágonos. Essas formas ajudam a formar a estrutura da bola e essencialmente formam um quebra-cabeça quando colocados juntos que mantém a bola unida em um formato redondo.
Para que servem essas formas?
Há uma série de razões pelas quais as bolas de futebol são feitas de pentágonos e hexágonos, no entanto, a principal razão tem a ver com a estrutura da bola.
As bolas de futebol são, obviamente, redondas e precisam permanecer assim sempre que são chutadas para evitar qualquer interrupção na partida. Por esse motivo, os pentágonos e hexágonos se encaixam como um quebra-cabeça quando são costurados.
Tudo isso garante que a bola tenha integridade estrutural durante toda a partida.
Outro motivo pelo qual esses painéis são importantes está relacionado à aerodinâmica da bola. Hoje em dia, alguns dos designs mais elaborados não usam o estilo pentágono e hexágono, pois essa não é mais a maneira mais aerodinâmica de fazer uma bola de futebol.
No passado, porém, não havia escolha melhor para os fabricantes, o que fez com que o design prosperasse por muitos anos.
A última razão pela qual os painéis foram usados foi para o nascimento da televisão, tanto em preto e branco quanto em cores.
Com o estilo tradicional da bola de futebol tendo painéis pretos e brancos, era fácil para os telespectadores verem onde a bola estava enquanto assistiam a uma partida em casa.
O mesmo pode ser dito sobre a transferência para a televisão colorida, já que as bolas ainda eram fáceis de separar dos jogadores e do campo. Talvez devêssemos voltar a esse estilo no futuro?
O número muda alguma vez?
O número tradicional de painéis em uma bola de futebol é 12 pentágonos e 20 hexágonos, pois essas são as medidas para uma bola de futebol de tamanho padrão usada em qualquer jogo de futebol sancionado pela FIFA. No entanto, há, é claro, muitas formas diferentes de futebol que usam diferentes variações da bola.
As medidas envolvidas em descobrir quantos painéis precisavam estar em uma bola são incrivelmente difíceis de entender, mas, em essência, elas se relacionam com a maneira como eles precisam se encaixar em um formato esférico. Então, a matemática muda quando o tamanho muda?
Basicamente sim, quando o tamanho da bola muda, as medidas envolvidas também mudam, pois ter o mesmo número de painéis de uma bola de tamanho normal não daria à bola a mesma integridade estrutural.
Quem criou o design de 32 painéis?
Estamos todos familiarizados com o design tradicional de 32 painéis das bolas de futebol dos jogos atuais, mas pouco se sabe sobre o cara que teve essa ideia em primeiro lugar.
Para começar, seu nome era Eigil Nielsen, um goleiro dinamarquês que também trabalhou para uma empresa de calçados ao mesmo tempo em que trabalhava no futebol.
Nielsen era obcecado em pesquisar como tornar a bola de futebol melhor e trabalhou no tópico por muitos anos antes de descobrir o design de 32 painéis que todos nós conhecemos e amamos. Nielsen fundou a Select Sports, uma marca que continua até hoje e ainda produz algumas das melhores bolas de futebol do mundo.
Demorou um pouco para que o mundo tomasse conhecimento da criação de Nielsen, mas assim que a FIFA tomou conhecimento da ideia, eles logo quiseram usá-la na Copa do Mundo.
O design da bola de futebol com 32 painéis se tornou comum na maioria das produções de bolas na década de 1960 e, por isso, a primeira bola da Copa do Mundo a usar o design foi feita pela Adidas antes da Copa do Mundo de 1970 no México.
Agora você sabe quantos pentágonos e hexágonos há em uma bola de futebol, bem como por que eles estão lá e quem criou o design.
Talvez da próxima vez que você estiver discutindo o jogo em um bar você possa surpreender seus amigos com esse novo conhecimento.