O número de jogadores japoneses que jogam nas cinco principais ligas da Europa triplicou drasticamente, por isso escolher os cinco melhores jogadores de futebol do Japão em 2022 foi uma tarefa e tanto.
Já se foi o tempo em que era possível contar na ponta dos dedos o número de jogadores japoneses jogando na Europa.
Os dias de Shinji Kagawa, Okazaki e Keisuke Honda acabaram, e na Ásia e em toda a Europa há muitos jogadores mais jovens lutando por vagas limitadas na seleção nacional.
Aqui estão os sete melhores jogadores de futebol do Japão em 2022.
1. Takehiro Tomiyasu
Posição: defensor
Idade: 23
Ele é facilmente o jogador japonês mais popular no momento, e não apenas porque joga pelo Arsenal na Premier League, mas também porque a sua ascensão nos últimos três anos foi fenomenal.
Chegou à Europa através da Bélgica, em Sint-Truiden, na Itália, onde jogou pelo Bologna antes de se transferir para o Arsenal.
A principal força e qualidade de Tomiyasu são suas proezas defensivas e sua habilidade de defender como lateral-direito. Seu uso do espaço em uma formação defensiva.
Ele disputou 29 partidas pela seleção nacional, chegou à final da Copa AFC e está pronto para vencer sua primeira Copa do Mundo da FIFA.
2. Kyogo Furuhashi
Posição: Avançar
Idade: 27
Com 8 gols e 1 assistência em 10 jogos da Premier League escocesa, Kyogo Furuhashi é um sucesso no Celtic.
A ascensão do atacante ao mais alto nível não veio de imediato, já que ele estreou pela seleção nacional em 2019 e disputou apenas 16 partidas pela seleção japonesa desde então.
No entanto, ele tem fortes argumentos para uma vaga na Copa do Mundo com o Celtic, tendo marcado 20 gols em 30 jogos pelos gigantes escoceses.
Kyogo Furuhashi é um atacante rápido, atlético e mortal, o que o torna um dos melhores jogadores de futebol do Japão.
3. Maya Yoshida
Posição: defensor
Idade: 34
O Japão precisará de experiência defensiva na Copa do Mundo para complementar os jovens talentos ofensivos e encontrará um em Maya Yoshida.
O jogador de 34 anos terá anos de experiência se for selecionado, tendo disputado a Copa do Mundo FIFA desde 2014, embora tenha estreado pela seleção japonesa em 2010.
Yoshida faz parte da impressionante seleção japonesa que chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Ele foi nomeado capitão da seleção japonesa em 2019.
Yoshida joga semana após semana pelo Schalke 04 na Bundesliga alemã.
4. Takumi Minamino
Posição: Avançar
Idade: 27
Takumi Minamino é atualmente um dos jogadores japoneses mais condecorados. Ele venceu várias vezes a Liga e a Copa da Áustria, a Premier League e conquistou o vice-campeonato da UEFA Champions League com o Liverpool.
O atacante de 27 anos, que agora joga pelo Mônaco, onde atua atualmente, tinha grande potencial no início de sua carreira, ao ser eleito o Estreante do Ano da J-League 1 em 2013.
A passagem por Anfield não produziu os resultados desejados e esperados, mas como atualmente é um dos jogadores mais experientes da seleção nacional, certamente é um jogador a ser observado pelo Japão na Copa do Mundo.
5. Takefusa Kubo
Posição: meio-campista
Idade: 21
Kubo é o jovem japonês com melhor classificação. Já esteve na academia do Barcelona, depois assinou pelo Real Madrid e agora está na Real Sociedad.
Ele ainda é um dos melhores jovens talentos do futebol asiático e é sem dúvida um dos melhores jogadores de futebol japoneses do momento.
O jovem de 21 anos está envolvido na seleção japonesa desde os Sub-15 e a sua integração nas seleções das faixas etárias subsequentes foi perfeita, o que sublinha a sua importância para os supervisores da seleção nacional.
Ele também é um jogador versátil que pode atuar tanto no meio-campo ofensivo quanto na lateral.
Kubo também é um driblador muito habilidoso.
6. Takuma Asano
Posição: atacante
Idade: 28
Takuma Asano é o atacante mais forte do Japão.
O jogador de 28 anos joga pelo VfL Bochum na Bundesliga alemã.
Asano fez parte da seleção sub-23 do Japão que conquistou a medalha de ouro no Campeonato AFC Sub-23 de 2016, onde marcou dois gols contra a Coreia do Sul na vitória por 3 a 2 na final.
Ele estreou pelo Japão em 2015, mas ficou de fora da seleção para a Copa do Mundo de 2018.
Em julho de 2016, Arsène Wenger contratou Asano para o Arsenal, mas foi-lhe negada uma autorização de trabalho para jogar na Premier League.
Mesmo assim, o veloz atacante marcou oito gols em 40 partidas pelo Japão.
Asano marcou o gol da vitória na vitória monumental do Japão sobre a Alemanha no primeiro jogo da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar.
7. Ritsu Doan
Posição:Extremo
Idade: 24
Ritsu Dōan é outro importante jogador de futebol japonês que atua na Bundesliga alemã.
Dōan atualmente joga pelo SC Freiburg depois de ingressar no clube após o fim de seu período de empréstimo ao Arminia Bielefeld.
Ele fez sua estreia pelo Japão em 2018 e foi convocado para a Copa do Mundo de 2022.
O jogador de 24 anos é um extremo habilidoso, tecnicamente talentoso e clínico. Até agora, ele disputou 32 partidas internacionais pelo Japão e marcou 5 gols.
Dōan desempenhou um papel crucial para o Japão na Copa do Mundo de 2022, marcando o empate após entrar como reserva nos jogos contra Alemanha e Espanha.
Meu nome é Collins Nwokolo e sou seu principal blogueiro de futebol! Assim como você, gosto do belo jogo de futebol ou futebol americano. Escrevo artigos informativos sobre tópicos importantes do futebol em todo o mundo e adoro compartilhá-los com os amantes do futebol. Você pode se conectar comigo no LinkedIn e no X.