Os 10 melhores treinadores do Manchester United de todos os tempos

Os 10 melhores treinadores do Manchester United de todos os tempos










Para muitos, o Manchester United é o maior e melhor time da história do futebol. O clube sediado no noroeste da Inglaterra foi fundado em 1878 e teve um total de 28 gerentes diferentes durante seus 144 anos de existência.

Hoje faremos uma contagem regressiva dos dez melhores treinadores da história do Manchester United, incluindo aqueles que assumiram o controle do clube antes da Segunda Guerra Mundial.

Cada um desses grandes homens teve a honra de comandar o maior clube da Inglaterra e todos experimentaram o sucesso durante seu tempo no comando.

Aqui estão os 10 melhores treinadores do Manchester United de todos os tempos.

10. Scott Duncan

  • Anos como gerente: 1932 – 1937

Começamos nossa lista com um homem que você talvez ainda não conheça, mas que é crucial para o Manchester United ser o gigante do futebol que é hoje.

Scott Duncan foi jogador do Rangers e do Newcastle United antes de se tornar técnico. Duncan assumiu o clube em 1932, liderando os homens de vermelho por 5 anos. O escocês teve uma taxa de vitória de 39% durante seu tempo no comando.

A contribuição mais importante que Duncan fez como técnico foi liderar o clube de volta à antiga Primeira Divisão na temporada 1935-36. Apesar desse triunfo, o United foi rebaixado novamente no ano seguinte e Duncan partiu para o Ipswich Town, onde permaneceu por 18 anos.

9. David Moyes

  • Anos como gerente: 2013 – 2014

Continuando com os escoceses, o próximo homem da nossa lista é um dos treinadores mais problemáticos, mas ainda relativamente bem-sucedidos, do Manchester United de todos os tempos.

Após a saída de Sir Alex Ferguson em 2013, o clube ficou em uma encruzilhada, sabendo que quem quer que assumisse teria uma tarefa difícil nas mãos.

Na época, Moyes era um dos treinadores mais respeitados da Inglaterra, estando no comando do Everton desde 2002. Ele também foi a escolha recomendada ao clube pelo aposentado Ferguson.

Durante seu curto período no Manchester United, Moyes enfrentou duras críticas dos fãs e da mídia, apesar de entregar o Community Shield em um de seus primeiros jogos como técnico. Depois de menos de um ano no comando, Moyes foi demitido e agora está desfrutando de uma temporada bem-sucedida no West Ham United.

8. Ole Gunnar Solskjaer

  • Anos como gerente: 2019 – 2024

A nomeação da lenda do clube Ole Gunnar Solskjaer foi uma das mais populares da memória recente, com os fãs ansiosos para ver o que seu ex-atacante norueguês poderia fazer por um clube que precisa desesperadamente de sucesso.

Infelizmente, o que se seguiu não foi o que nenhuma das partes esperava: mais três anos com um troféu deixaram o clube em uma situação muito pior do que Solskjaer havia encontrado.

Mas essa queda não foi totalmente culpa dele, já que, no final de sua gestão, uma série de jogadores de alto nível se rebelaram contra o clube para promover mudanças na liderança.

Pode parecer que Solskjaer não teve muito sucesso em sua segunda passagem pelo Manchester United, mas ele teve uma forte taxa de vitórias de mais de 50%.

Se tivesse tido mais tempo, com jogadores menos egoístas ao seu lado, os troféus teriam começado a cair em seu caminho.

7. Luís Van Gaal

  • Anos como gerente: 2014 – 2016

Depois que a mídia rotulou o fracasso da nomeação de David Moyes, o Manchester United quis se afastar de deixar que ex-técnicos tivessem uma palavra a dizer sobre como seria o futuro. Com isso em mente, o clube trouxe o técnico holandês Louis Van Gaal em julho de 2014.

Antes de se mudar para Manchester, Van Gaal teve uma brilhante carreira de técnico que incluiu passagens pelo Barcelona, ​​Bayern de Munique e seleção holandesa, além de outros. Foi uma nomeação muito boa, que certamente daria algum tipo de sucesso.

Van Gaal estava ansioso para se afastar dos caminhos de Moyes, alegando que havia herdado um time “quebrado” que precisava ser rejuvenescido com juventude. Como tal, o holandês deu a muitos de seus jovens jogadores a chance de brilhar, trazendo talentos como Marcus Rashford.

Em 2016, apenas dois dias antes de ser demitido, Van Gaal entregou ao Manchester United seu primeiro grande troféu desde a era Ferguson. Uma vitória de 2 a 1 sobre o Crystal Palace foi o suficiente para trazer a FA Cup de volta a Manchester.

6. Tommy Docherty

Incorporar de Getty Images

  • Anos como gerente: 1972 – 1979

“The Doc”, como era conhecido por alguns fãs, foi nomeado técnico do Manchester United em 1972, após uma longa carreira como técnico, na qual o escocês comandou cinco outros clubes, além da seleção nacional escocesa.

Parecia óbvio trazer um homem com tamanha riqueza de conhecimento, no entanto, nem tudo foi fácil para Docherty. Em 1974, após várias temporadas ruins, o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão mais uma vez e Docherty foi encarregado de restaurar o Manchester United para onde ele pertencia.

O que se seguiu foi uma promoção instantânea de volta à Primeira Divisão, o que resultou em uma onda de bons sentimentos que levou o clube ao terceiro lugar na temporada seguinte.

Em 1977, Docherty levou seu time à segunda final consecutiva da FA Cup, onde conseguiu superar o Liverpool e conquistar sua primeira taça desde os tempos de Matt Busby.

Pouco tempo depois dessa vitória, Docherty foi descoberto tendo um caso com a Physio Laurie Brown do clube. Como tal, 'The Doc' foi demitido e substituído por Dave Sexton.

5. Ron Atkinson

Incorporar de Getty Images

  • Anos como gerente: 1980 – 1987

Depois que Sexton só conseguiu entregar um Charity Shield compartilhado ao clube, ele foi devidamente substituído por Ron Atkinson em junho de 1981.

Atkinson já havia impressionado durante sua passagem pelo West Bromwich Albion, onde levou os Baggies ao terceiro lugar em 1979, além de levá-los às quartas de final da Copa da UEFA.

Isso chamou a atenção dos principais homens do Manchester United, que viam Atkinson como o tipo de homem que poderia revigorar um clube com aparência cansada.

Por algum tempo, parecia que Atkinson entregaria o título ao Manchester na primeira tentativa, mas uma investida tardia do Liverpool os impediu.

Apesar de nunca ter conseguido levar seu time ao título da Liga que tanto desejava, Atkinson trouxe três troféus de volta ao Old Trafford.

Esse sucesso incluiu dois títulos da FA Cup e um Charity Shield, além de uma série de campanhas promissoras na Europa.

4. José Mourinho

  • Anos como gerente: 2016 – 2018

Uma nomeação que sempre pareceu destinada a acontecer finalmente ocorreu em maio de 2016, após a saída de Louis Van Gaal.

O “Special One”, como é frequentemente chamado, assumiu o Manchester United como o amplamente considerado melhor técnico do mundo. Havia grandes expectativas de que a lenda portuguesa pudesse ser o homem que levaria o clube de volta ao auge.

Como muitos de seus antecessores, o peso da expectativa pode ter sido demais até mesmo para um homem tão condecorado quanto Mourinho. O título da Premier League permaneceu fora de alcance, mas o clube desfrutou de seu melhor resultado desde os dias de Ferguson sob a liderança de Mourinho (Segundo Lugar).

Foi na Europa que Mourinho aproveitou a maior parte de seu sucesso como técnico do Manchester United, assim como fez ao longo de sua carreira. Em 2017, Mourinho levou o clube ao seu primeiro título da Liga Europa.

Os 'Red Devils' derrotaram o Ajax por 2 a 0 e conquistaram seu primeiro troféu europeu desde 2008. Este foi o segundo troféu que o clube conquistou naquela temporada, depois de também vencer a Copa da Liga com uma vitória de 3 a 2 sobre o Southampton.

3. Ernest Mangnall

Incorporar de Getty Images

  • Anos como gerente: 1903 – 1912

Apenas um ano após o clube mudar seu nome de Newton Heath para Manchester United, eles anunciaram a nomeação de Ernest Mangnall como secretário do clube (o antigo termo para gerente). O novo homem no comando já estava no comando do Burnley por três anos antes de assumir em Manchester.

Durante seu tempo como secretário, Mangnall rapidamente se tornou o chefe mais bem-sucedido da curta história do Manchester United. O local de Lancashire entregou um total de cinco troféus durante seus 9 anos no topo, incluindo o primeiro título da Primeira Divisão do clube em 1908.

Este período de sucesso continua sendo o terceiro maior na história do clube, já que uma espera de 40 anos pelo troféu da Primeira Divisão os aguardava. Também é amplamente acreditado que Mangnall foi o principal impulsionador da mudança do clube para Old Trafford em 1910.

Após esse período de triunfo, Mangnall acabou deixando o clube em favor do rival local, o Manchester City, onde levou os Sky Blues ao segundo lugar na Primeira Divisão.

2. Senhor Matt Busby

Incorporar de Getty Images

  • Anos como gerente: [1945–1969e1970–1971

Antes de Sir Alex, houve Sir Matt, outro escocês que é lembrado com carinho pela geração mais velha da torcida do Manchester United.

Matt Busby assumiu o clube após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, determinado a levar sucesso a uma cidade que precisava muito dele.

O sucesso certamente foi o que se seguiu, com um período tão impressionante que muitos pensaram que nunca mais seria visto no clube.

Busby ganhou um total de 13 troféus durante suas duas passagens como técnico, incluindo a Copa da Europa em 1968. Este triunfo foi o primeiro de qualquer time inglês, algo que os fãs sempre fazem questão de mostrar aos seus rivais.

A tragédia também fez parte do tempo de Busby no comando, com o infame desastre aéreo de Munique matando muitos de seu lado 'Busby Babes' que parecia destinado à grandeza. A medida de um grande líder é como você se reconstrói após reveses, e Busby conseguiu isso e muito mais.

1. Senhor Alex Ferguson

  • Anos como gerente: 1986 – 2013

Não há nem como discutir: o grande Sir Alex Ferguson é claramente o melhor técnico do Manchester United de todos os tempos.

Quando ele assumiu em novembro de 1986, houve questionamentos sobre o porquê de o clube ter arriscado tanto ao nomear um jovem técnico.

Em 2013, “Fergie”, como é conhecido pelos fãs, ganhou 38 troféus como técnico, incluindo 13 títulos da Premier League e dois triunfos da Liga dos Campeões.

Ferguson teve uma taxa de vitórias de 59% durante seu tempo no clube, o que não é exatamente o maior da história, embora, dada sua longevidade, isso fosse esperado.

Em 1999, Ferguson foi nomeado cavaleiro pela Rainha da Inglaterra por seus serviços ao futebol, tornando-se o segundo técnico do Manchester United a receber esta honraria.

Desde que se aposentou, Ferguson se dedicou a ser fã e embaixador do Manchester United e pode ser encontrado regularmente nas arquibancadas do Old Trafford.

Pode parecer uma escolha óbvia escolher Ferguson como número um, porém, neste caso, não há como negar que o grande homem é o melhor técnico do Manchester United de todos os tempos. Ele pode muito bem ser o melhor de todos os tempos, ponto final.